1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Queda de Gondolin

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Denethor II, 20 Mar 2005.

  1. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    As aguias de manwe protegiam permanentemente a entrada e arredores das montanhas circundantes, então pq os gondolir não souberam da invasão? Aposto que se eles estivessem preparados ou soubessem da invasão, nem mesmo com a invasao de todos os orcs e balrogs, ainda assim gondolin nao cairia
     
  2. Excluído028

    Excluído028 Excluído a pedido

    Boa pergunta cara! Nunca pensei desse modo. :o?:
     
  3. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Mas as Águias não precisavam avisar nada já que o Supremo Rei Turgon já estava bem consciente de que Gongolin iria cair desde a época que Tuor chegou à cidade trazendo o aviso de Ulmo o Vala. Eles foram todos avisados que a Maldição de Mandos muito em breve se faria cumprir por lá. O problema era que Turgon se tornara muito orgulhoso e apegado à sua cidade, todos os Noldor para falar na verdade, e confiante de suas defesas. Eles fecharam os ouvidos para todas as notícias ruins que as Águias traziam. A queda de Nargothrond, a morte de Thingol e Dior, e a queda de Doriath.
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    O ataque foi surpresa, numa noite em que Gondolin estava em festa. Os servos de Morgoth vieram pelo lado norte, onde as colinas eram mais altas e a vigilância menor.
    E por ser noite creio que as águias estavam menos vigilantes. E mesmo que pudessem ter tido tempo de avisar da chegada do inimigo não adiantaria muito, creio eu. Parece que foi tudo rápido e planejado exatamente para que Gondolin não pudesse se defender de forma ideal. E sinceramente, mesmo que pudessem eu acho que a cidade tombaria ainda assim, mas haveria um número maior de sobreviventes escapando.
     
  5. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Mas então porque as águias não ajudaram??
    Isso é uma pergunta bem peculiar...
    Talvez, pelo meu ponto de vista, Gondolin não estaria de pé até a Terceira Era, pois mesmo com o aviso, os Balrogs são muito poderozos. A não ser que eles tivessem ajuda das águias.
    Balrogs tem gente que parece que ignora seu poder. Para vocês terem uma idéia, Gandalf apenas venceu o Balrog de Moria porque o Balrog já estava enfraquecido e Gandalf tem o anel do fogo dos Elfos, a Chama Secreta de Arnor.
    Acredito que se as águias soubessem, teriam avisado. E se tivessem avisado, Gondolin teria mais dias de glória.
     
  6. Erúnamo Kalring ¥

    Erúnamo Kalring ¥ Templo do Conhecimento

    E só uma observação: Maeglin sem duvida falaria cintra elas. ele era o traidor.
     
  7. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Ponto para Karling!!!
    Tem esse pequeno detalhe...
     
  8. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    Além de tudo o que já foi dito, vamos lembrar que Crissaegrim (a cordilheira onde as águias habitavam) ficava a sudoeste de Gondolin e os orcs vieram pelo norte numa noite escura, centenas de quilômetros distante delas!
    Como elas sabiam que Turgon tinha decidido ficar, talvez a sua vigilância tivesse minguado. E mesmo durante o fatídico ataque elas ajudaram, como pode ser lido no Silmarilion (Ah, se existisse Silmarilion em versículos).
    Penso que mesmo que Turgon soubesse da invasão ele não venceria já que Maeglin devia ter dado a Morgoth a dimensão exata das suas forças...
     
  9. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Não? E quem ajudou Glorfindel e trouxe seu corpo para as montanhas para ser sepultado? Tá escrito com todas as letras no Silmarillion que ninguém teria sobrevivido, incluindo Eärendil, Tuor e Idril, se Thorondor não tivesse chegado.
     
  10. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Mas Gondolin sobreviveria se as águias tivessem ciência do ataque e assim, avisado e ajudado desde o início.
     
  11. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Sobreviveria nada, as forças de Morgoth eram muito superiores em número e potência.
     
  12. <_Witch King_>

    <_Witch King_> O Maior dos Nove

    Não estou falando que Gondolin sobreviveria, estou falando que os HABITANTES de Gondolin seriam sobreviventes em mais número.
     
  13. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Ah, tipo, eu não sei ler mentes..... :roll:
     
  14. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    :think:

    :roll:

    :lol:

    (isso não é flood, viu :p?)
     
  15. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Vamos fazer um levantamento:

    - As águias não eram bichinhos de estimação de Turgon, elas não tem obrigação de ficar dando notícias. E Turgon estava ignorando parte das not´cias das Águias por achar que ninguém sabia a localização de Gondolin.

    - As águias ajudaram sim, elas ajudaram Glorfindel e os outros fugitivos a se livrarem dos Orcs, que os estavam perseguindo.

    - Ninguém esperava o ataque, pois todos, assim como Turgon, achavam que ninguém sabia da localização de Gondolin. E os inimigos ainda chegaram em uma data festiva, quando todos estavam na muralha leste para celebrar o Verão. Os inimigos chegaram do Norte e sitiaram a cidade antes que eles pudessem se mobilizar.

    As águias ajudaram sim, sem elas muita coisa teria sido perdida, entre elas o famoso Eärendil e Tuor, seu pai, mensageiro de Ulmo.
     
  16. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Ah! acho que essa sua resposta num é muito coerente. As aguias desde o principio ajudaram Turgon, e pelo que eu saiba os orcs justamente espiavam a noite, logo, se elas não estivessem em permanente vigilancia, Gondolin ja teria ido pro breju

    Acho que o termo certo é "remediaram".

    Que legal! as aguias tambem comemoram festinhas elficas heheh. Alem disso, apenas no inicio Gondolin alguma vez esperou ser atacada. Depois de tanto tempo em paz, como esperariam guerra? Alem disso, as aguias não deviam estar dormindo neh? Onde elas estavam (ou pior, com quem estavam :o?: )

    Acho que as aguias foram Filhas da mãe e foram complicentes com o morticidio! Por isso eu falo que aguia é um bichinho traiçoeiro! :disgusti:
     
  17. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Bom Denethor, o que eu quis dizer é que as águias não tinham obrigação nenhuma de ficar avisando Turgon, elas só avisavam pq eram boazinhas, a vida delas não girava em torno de conseguir notícias para ele.
     
  18. Dyeison

    Dyeison Usuário

    MAs era de noite, nunca vi Aguia vendo no escuro.
    Foi um ataque surpresa do outro lado do lar das aguias, num dia de festa (tirando que muitos inimigos vieram por caminhos subterraneos ou, pelo meio das montanhas), as aguias não tinham como esperar um ataque, talvez ate menos do que Turgon.
     

Compartilhar