• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que Monstro era aquele em Moria????

Saphyra Horyon

Usuário
Sabe quando a sociedade tá em frente dos Portões de Moria, dai o Gandalf finalmente consegue abri-lo, os hobbits ficam na entrada e o Frodo é puxado pelo pé por um mostro que esta no lago em frente a Porta???
Pois é... que mostro era aquele????
Eu sei que ele é um mostro antigo mais só pode ter chegado lá no lago depois que os anões foram atacados pelos orcs.... não consegui encontrar nenhuma referência sobre que tipo de mostro ele era.... alguem sabe que criatura era aquela?????
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Hmm. Acho que no BFME II menciona algo sobre ele vou procurar...
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

O Guardião das Água, ele tinha tentáculos verdes e luminosos, tinha também dedos no final dos tentáculos. Não se sabe de onde ele vieram, mas Gandalf diz que ele pode ter vindo das Águas embaixo das Hithaeglir. Ele passou a viver do lado do Portão Oeste de Moria com o lago que foi formado, graças a represa do Sirannon, um rio perto do Portão.

Quando os Anões vieram para Moria ele já estava lá, ele matou Óin, um dos anões que foram com Bilbo, no ano 2994 (acho que era o 40º ano da colônia).

EDIT: Na verdade, era o 50º ano da Colônia de Moria.

A Sociedade chegou no Portão em Janeiro de 3019, e descobriu o lago formado no Sirannon. Frodo sentiu desgosto quando seus pés tocaram a água, e ondas formaram-se no lago. Boromir tacou uma pedra (não Pippin), mais ondas apareceram.

EDIT: A Sociedade chegou lá em 13 de Janeiro de 3019.

Quando a Sociedade entrou os Portões, o Vigia agarrou o pé de Frodo. Sam cortou o tentáculo com a espada, mas 20 mais tentáculos surgiram da água. A Sociedade fugiu para Moria, que teve os Portões destruídos pelo Vigia. Vale lembrar, Bill, o pônei, escapou do Vigia, fugiu por 300 milhas, atravessou dois rios e chegou, magro, mas salvo, até Bri.

Não sabemos se ele os atacou por vontade própria ou se teve o dedo de Sauron, ou Saruman, mas Gandalf diz que o Vigia foi, possivelmente, atraído pelo Portador do Anel. O destino do Vigia não é conhecido. Ninguém sabe de onde veio, ou para onde foi... Espero ter ajudado, mesmo que com migalhas que caem da mesa.
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Eu acho que ele nao era como o balrog...
O balrog nao era afectado por armas humanas ao contrario dessa criatura(na minha opiniao claro)
Esse monstro era apenas um guardiao, que talvez guardasse moria ou simlesmente as aguas que cercavam moria...

Mas mesmo assim, esse monstro nao era nem de longe poderoso como o balrog ou qualquer outra criatura do mundo antigo...
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Eu penso que deve ter sido uma maia encarnado em corpo de monstro, com a missão de atrapalhar comk a Comitiva do Anel. existem muitos seres servos de Sauron na TM!!

Talvez um tipo de Kraken:think:
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Não creio ser um Maia. O que diabos um Maia faria na forma daquele bicho, e justo naquele local? E se fosse um Maia, creio que usaria um fána, assim como o balrog, e as armas dos membros da comitiva não o atingiriam.

Minha idéia é a de que seja uma criatura dos tempos antigos, assim como aquelas que Gandalf diz viverem no fundo de Moria, nos precipícios da ponte. Por algum motivo, quando a água foi represada à entrada de Moria, o bichão conseguiu parar lá de algum jeito.
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Eu realmente acho que ele foi atraído pelo poder do Um. O Gandalf cita que é estranho, dentre nove andantes, ele ter ido direto no Frodo.

Sobre mais informações acho que o post do istimo tá mais que completo, acho difícil encontrar mais que isto. As vezes Tolkien simplesmente deixava em aberto, nem tudo (infelizmente) nas obras dele tem aprofundamento e informações completas.

Valeu =]
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Nossa.. realmente muito bom isso aqui.. Nunca tem tinha parado pra pensar sobre, mas realmente acho que nao tenha nada a ver com um balrog.
Eu acho mais que seja um guardião da água sim, como haviam vários guardiões na TM, e creio que o poder do anel o tenha atraido justamente para Frodo sim.. XD
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Como eu já falei nos posts anteriores todas as opiniões valem..... eu não estava afirmando que aquele monstro é um maiar... era só uma hipótese... afinal criei o tópico para tentar chegar a uma conclusão sobre esse assunto que vem me perseguindo.... é uma pena que Tolkien não tenha feito mais menções sobre as criaturas do mundo antigo... eu gostaria era saber de que espécie aquele Guardião da Água era... um kraken ou um parente dele... se realmente existe em algum livro alguma coisa sobre ele.... o post do Istimo Ainencaitor, i manaquenta ajuda muito... mais almenta mais a minha curiosidade.... alguem sabe se tem algum livro ou carta do Tolkien que fale sobre as criaturas do mundo antigo????
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Ele poderia ser algum daqueles mosntros que habiavam a TM antes do despertar dos Elfos, na época que Morgoth ainda habitava Utummo.
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Pensar sobre esses fatos é lembrar que as representações extraordinárias ecoam no reprimido cultural e propiciam a irrupção aterradora da irracionalidade que faz parte do mundo cotidiano. Nesse contexto é que se pretende refletir sobre as personagens monstruosas que aparecem em A sociedade do anel, pois as leis da natureza, como estabelecidas pela ciência, são aí violadas. A narrativa, com seus lugares e seres fantásticos, convida a explorar novas maneiras de perceber o mundo, recusar a ordem classificatória das coisas e penetrar no terreno povoado pelo medo, pelo desejo e pela fantasia. Assim, A sociedade do anel exibe o hibridismo de seres cujas formas ameaçam apagar as distinções, ocupando a limiaridade ontológica, questionando o pensamento binário do "isto ou aquilo", exigindo a organização polifônica e a repulsa na atração. Está em jogo a estabilidade das fronteiras entre o humano e o não-humano, entre o sublime e o terror: "o terror é, em todo e qualquer caso, ou mais aberta ou mais lentamente, o princípio orientador do sublime (BURKE,1985, p. 58).

Depois desta leitura, este monstro pode ser uma espécie de criatura das águas, uma espécie de polvo, lula ou kraken um guardião do mal plantado lá na frente de Minas Moria para não permitir a sua reabitação pela porta da frente, ou ainda uma simples criatura neutra acordada pelo simples fato de uma pedra ser atirada na água...
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Bem, coloco aqui algumas das suposições que eu faço, embora alguns amigos as compartilhem comigo...Antes, o vale do portão não era inundado, logo, o vigia (realmente inspirado no Kraken da mitologia nordica) nao se encontrava naquele local. Com o represamento do rio e inundação do vale do portão, o monstro saiu das profundezas das Hithaeglir, talvez atraido pelas ordens de alguem que nao queria que a comitiva passasse por Moria...Tenho alguns motivos para crer que foi Saruman o responsavel pela presença do monstro no local, ja que el parecia ser o unico a conhecer o itinerario da Comitiva até aquele momento. Porem, Sauron pode ter colocado o Vigia la para evitar uma possivel invasao de anões, ou qualquer coisa do tipo...Mas todas essas teorias sao suposiçoes minhas e nao devem ser encaradas como verdade absoluta, embora algumas partes estejam de acordo com a realidade...

Espero ter ajudado

Abraços
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Bem, coloco aqui algumas das suposições que eu faço, embora alguns amigos as compartilhem comigo...Antes, o vale do portão não era inundado, logo, o vigia (realmente inspirado no Kraken da mitologia nordica) nao se encontrava naquele local. Com o represamento do rio e inundação do vale do portão, o monstro saiu das profundezas das Hithaeglir, talvez atraido pelas ordens de alguem que nao queria que a comitiva passasse por Moria...Tenho alguns motivos para crer que foi Saruman o responsavel pela presença do monstro no local, ja que el parecia ser o unico a conhecer o itinerario da Comitiva até aquele momento. Porem, Sauron pode ter colocado o Vigia la para evitar uma possivel invasao de anões, ou qualquer coisa do tipo...Mas todas essas teorias sao suposiçoes minhas e nao devem ser encaradas como verdade absoluta, embora algumas partes estejam de acordo com a realidade...

Espero ter ajudado

Abraços

Concordo...:abraco:
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

No legendarium da Médio-terra do J.R.R. Tolkien, o Watcher na água é uma besta misteriosa e horrific com tentacles. Aparece no Fellowship do anel, o primeiro volume da novela o senhor dos anéis como impressa originalmente.
Lurked em um lago causado represar do rio de Sirannon, abaixo das paredes ocidentais de Moria. A criatura teve pelo menos 21 tentáculos, com que atacou a Comitiva.
O Watcher atacou a Comitiva do anel porque estavam a ponto de entrar nas minas de Moria através das portas de Durin. Tolkien escreve muito pouco sobre a criatura. Mesmo Gandalf não soube o que o Watcher era, ou se havia muitos de seu tipo. Agarrou Frodo com um tentáculo longo, possivelmente com uma extremidade com dedos, que fosse verde e luminosos pálidos. Muitos outros tentáculos emergiram da água depois que essa que agarrou Frodo foi dirigido afastado, mas não é totalmente desobstruído se estas eram toda a parte da mesma besta multi-armada, ou um número de monstros que agem junto. Em todo o caso, a criatura ou as criaturas possuíram a força grande; após o escape da Comitiva em Moria, os braços retorceram as portas de pedra enormes fechadas e desarraigaram as árvores que vieram a um ou outro lado, exceto as portas.
Mais tarde, quando a Comitiva encontra o jornal documentar a perdição da expedição de Balin para recuperar Moria, relaciona-se: “… o funcionamento o poço é até a parede do Portão oeste. Nós não podemos sair.” Este é o único Tolkien conhecido deu sempre à criatura. Gandalf ele mesmo assim como outro anotou que o Watcher tinha agarrado Frodo primeiramente fora de todo.



O dia de David, em um bestiário de Tolkien, chama o Watcher um Kraken e implica que há algumas diferenças entre kraken da legenda dos Nórdicos e do Kraken da mitologia de Tolkien. Entretanto, Tolkien nunca consultou ao Watcher como a kraken ou descreveu a presença dos krakens na TM. No companheiro de Tolkien por J.E.A. Tyler, sob o “Dragão” diz, “Dragões gelados… estes dragões confiam em suas força e velocidade sozinho (a criatura que atacou o Anel-Portador perto do lago de Moria pode ter sido uma destes).”
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Adivinho...Ei você se baseou pelo BfM II?:think:

As almas penadas me disseram. BUU!!! :uhu:

Enfim, foi o estilo, a forma em que o texto é apresentado, e aqueles links direccionando para páginas do Wiki. Basicamente.
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

Se ele pegasse o anel, ele o usaria ou levaria para quem o alertou sobre a comitiva?
 
Re: Que Mostro era aquele em Moria????

The Watcher is a unique being, nowhere else alluded to, and in fact we cannot even say for certain that it was a single creature. It's generally depicted as a many-tentacled squid-like monster, but in fact Tolkien never states this certainly. Indeed, when Frodo asks Gandalf 'What was the thing, or were there many of them?', Gandalf's only answer is 'I do not know.' (The Fellowship of the Ring II 4 A Journey in the Dark.
Fonte:encyclopedia of arda.


Coloco o vigia de moria no mesmo patamar de ungoliant.
Uma besta-fera muito doida e muito antiga.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo