• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que idioma os elfos de valfenda falavam?

Acho que todos falavam sindarin, mas usavam quenya em registros, documentos, etc.
 
o Sindarin era a linguagem mais comum entre todos os elfos na Terra Média, o Quenya só era usado pelos Altos-elfos, como Galadriel, Celeborn, Elrond... só que mesmo assim só em ocasiões especiais...
 
No uso diário, seria Sindarin. Dificilmente seria Quenya, pois apenas em Gondolin, na casa de Turgon, essa língua continuou a ser usada correntemente. Mas, como o Fallen lembrou, eles usavam Quenya em registros escritos, e vários deles deviam falar Quenya fluentemente.

Por exemplo, a fala de Gildor no capítulo 3 do SdA (Anar kaluva tyelyanna) é Quenya, e não Sindarin.
 
Sem dúvida alguma o idioma mais falado em Valfenda era o Sindarin, com o Quenya para registros e outras aplicações como bênçãos, canções e orações. O Westron devia ser usado para se tratar com viajantes que não tinham facilidade com as línguas élficas.
 
Sindarin.... o quenya era pouco usado na TM .... :|

Mas eles deviam usar ( além dos documentos, e ocasiões especiais) muito nos nomes dos "elfinhos" :lol: :lol: :lol:
 
Gildor fala Anar kaluva tyelyanna (embora eu nao tenha achado aqui :? ), que é Quenya. Frodo fala Elen síla lúmenn' omentielvo, que tb é Quenya. :wink:
O Sindarin foi a língua mais usada depois que Thingol baniu o Quenya, para nao ser igual aos Noldor. Quenya era só usado para manter registros, e para a nomeação de pessoas de alto-escalão, tal como em Númenor, onde quase todos os registros eram em Quenya, e os nomes também, por exemplo, Tar-Calion, o nome registrado de Ar-Pharazôn. Logo, pode se acreditar que o mesmo tenha acontecido em Valfenda.
Quenya também era ocasionalmente usado para fazer saudações honrosas, como quando Frodo (e depois Sam) grita "A Elbereth Gilthoniel!", em Cirith Ungol, ou quando Frodo sauda Gildor. :D
 
A frase Quenya que eu falei (Anar kaluva tielyanna) não tem nada a ver com Gildor. Foi Gelmir quem disse isso para se despedir de Tuor, e está no Contos. :oops: :oops:

Bem, pelo menos Gelmir era um Noldor.
 
Um noldo, sem "r", pois é singular.

Mas não ligue: to só de passagem e sem muito o que fazer...
 
Tilion disse:
Um noldo, sem "r", pois é singular.

Mas não ligue: to só de passagem e sem muito o que fazer...

Nota-se :roll:

Zueira, ei Tilion, aproveitando o tópico, me diz uma coisa.

Eu sei que singular de Noldor é noldo, de Vanyar é vanya, e etc e tal, só que saber duas coisas:

Singular de Teleri, é Telerë ou Teler??

Singular de Avari, é Avarë ou Avar??

São os únicos que eu realmente tenho dúvidas :?
 
Teler = singular
Teleri = plural

Avar = singular
Avari = plural

A desinência de plural -i não é "tão" usual quanto a -r, mas ocorre sem maiores problemas.
 
Mithrandir the White disse:
Gildor fala Anar kaluva tyelyanna (embora eu nao tenha achado aqui :? ), que é Quenya. Frodo fala Elen síla lúmenn' omentielvo, que tb é Quenya. :wink:
O Sindarin foi a língua mais usada depois que Thingol baniu o Quenya, para nao ser igual aos Noldor. Quenya era só usado para manter registros, e para a nomeação de pessoas de alto-escalão, tal como em Númenor, onde quase todos os registros eram em Quenya, e os nomes também, por exemplo, Tar-Calion, o nome registrado de Ar-Pharazôn. Logo, pode se acreditar que o mesmo tenha acontecido em Valfenda.
Quenya também era ocasionalmente usado para fazer saudações honrosas, como quando Frodo (e depois Sam) grita "A Elbereth Gilthoniel!", em Cirith Ungol, ou quando Frodo sauda Gildor. :D


Mas Elbereth não é Quenya, e sim Sindarin.
Inclusive, acho isso bem estranho. Frodo diz que Gildor e seus companheiros são Altos-elfos por terem falado Elbereth. Mas o correto seria Varda.
 
bom, eu axo q o sindarin todos usavam no dia-a-dia e o quenya em ocasioes especiais, cançoes, registros etc.

Tauraherion disse:
o Sindarin era a linguagem mais comum entre todos os elfos na Terra Média, o Quenya só era usado pelos Altos-elfos, como Galadriel, Celeborn, Elrond... só que mesmo assim só em ocasiões especiais...
o Celeborn eh Alto-elfo???? 8-O 8-O 8-O eu axava que os altos-elfos eram akeles que moravam em Aman... e Celeborn era parente de Thingol, e morava na Terra-média...
 
Beatriz Greenleaf disse:
o Celeborn eh Alto-elfo???? 8-O 8-O 8-O eu axava que os altos-elfos eram akeles que moravam em Aman... e Celeborn era parente de Thingol, e morava na Terra-média...
Tomando por base o Silmariollion publicado, ele não seria alto-elfo mesmo não. Mas se levarmos em conta uma das versões do Conto de Galadriel e Celeborn, presente no "Contos Inacabados", na qual diz que Celeborn era um Teleri de Aman, aí sim ele seria um Alto-Elfo.
Mas prefiro a versão que diz que ele era filho de Galadhon, de Doriath, ou seja, um Sinda.
 
Beatriz Greenleaf disse:
bom, eu axo q o sindarin todos usavam no dia-a-dia e o quenya em ocasioes especiais, cançoes, registros etc.

Certo, mas Frodo os reconheceu como "Altos-elfos" por utilizarem um termo sindarin? Acho que não!
 
O termo pode ser sindarin, que é a principal língua usada por todos os altos-elfos na Terra-média, mas somente eles conhecem o que invocaram. Acredito que deve ser interpretado desta maneira: um elfo-cinzento não invocaria Elbereth, porque não a conhece.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo