1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Que fim levou Scadufax?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Mr. Mxyzptlk, 25 Jan 2004.

1. Mr. Mxyzptlk

Mr. Mxyzptlk Usuário

O que aconteceu com Scadufax depois que Gandalf deixou a Terra Média? Terá ele retornado para Rohan?

2. Finarfin

Finarfin Usuário

Ele deve ter ido para Aman com Gandalf.... foi passear com o Nahar (cavalo de Oromë).... mas isso é o que eu acho, naum me lembro de ter algo escrito sobre o que aconteceu com ele....

3. Helluin

Helluin Usuário

Acho que naum é falado nada sobre o que acontece com o Scadufax depois...
    Mas minha opinião é que ele voltou para Rohan. Não acho que foi para Valinor.

4. DarkRider

DarkRider Só uma torturazinha.

Acredito que tenha voltado pra Rohan... Afinal, ele era um Meara, e seu lugar era em Rohan, e além disso ele foi criado lá.
    Pra Valinor eu não acho que ele foi não. Teria ido com Gand no capítulo Os Portos Cinzentos.
    Mas talvez Tolkien tenha escrito algo sobre o caso. Alguem sabe?

5. Théoden o cedeu como presente por serviços prestados a Rohan, foi o pedido que Gandalf fez e foi aceito pelo rei. Shadowfax (maneira correta) esta sob o dominio de Gandalf e o mesmo era muito apegado ao cavalo por isso minha opnião é simples. Théoden caiu no Pelennor, e Gandalf disse ¨guarde as memórias, sempre¨ pra mim ele o levou para Valinor :wink:

6. Lothiriel

Lothiriel Usuário

eu acho q voltou pra rohan, nao acredito que tenha ido com gandalf pra valinor :eek:

7. ele foi pra Valinor com Gandalf...acho q ele não voltou pra Rohan pq ele foi dado d presente...entaum ele seguiria o dono entre aspas, pq se tratanto d Scadufax...

8. Idril

Idril Usuário

Acho que ele foi pra Valinor, ou antes ou depois (meio improvável) que Gandalf.
    Dado que ele foi um presente dado a Gandalf, ele não poderia ter voltado para Rohan.

9. Oakshield

Oakshield Usuário

Scadufax estava presente do embarque dos portadores dos aneis para o oeste.

Ele eh um Mearas, e dizem q esses cavalos possuem sangue de valinor.. dos cavalos de orome..

Logo, acho que ele partiu para Valinor junto com Gandalf :wink:

10. Knight

Knight Rider On The Storm

Sei lá, minha opinião é que ele deve ter ficado livre, já que era um cavalo selvagem e domado por poucos...deve ter ficado lá, cavalgando pelos ermos, feliz e contente...

11. Curunír

Curunír Usuário

De acordo com a Enciclopédia de Arda (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ), eles dizem que Tolkien nunca deixou explícita essa questão em suas obras. Mas em suas cartas ele dá várias pistas, com as quais, de acordo com esse site, fica claro que o cavalo navegou com seu grande amigo Gandalf para Valinor.

12. Pandatur

Pandatur Usuário

Se não me engano é citado um cavalo branco ao lando de gandalf no capítulo dos Portos... ou não?

13. Unedë

Unedë Usuário

acho q naum, q scadufax voltou para Rohan, pelo q me lembro

14. Mr. Mxyzptlk

Mr. Mxyzptlk Usuário

Nesse capítulo fala de um cavalo cinzento.

15. Deriel

Deriel Administrador

Podem ficar sossegados, no HoME 9, onde está publicado o Eílogo do SdA que não coube na edição em papel ficar claramente estabelecido que sim, Scadufax foi para Aman junto a Gandalf. Segue o trecho do diálogo entre Merry Gamgee, quartro filho de Sam, e o próprio Sam:

16. bem que eu disse, seria disfeita Théoden
    pelo menos ao meu ver 8O

17. Gary

Gary ~ Renan®

Concordo com ti! Falow tudo q ia dizer.... :eek: hehehehehe mas eu t tenho essa msm opiniao!

Hey!! Alguem tradiziu alguma parte do HoME!!!!!! EEEEEE 1ª na vida q consigo ler!!! uhauahahuauha :obiggraz:

VAlew Deriel!!!

18. PO bem que a equipe da Valinor poderia traduzir os Home´s aqui e expor no fórum ia ser muito 10 :wink:

19. **Aragorn**

**Aragorn** Usuário

Shadowfax com certeza foi pa valinor mesmo!!!
    um cavalo Meara não ficaria sem seu verdeiro dono
    ele era realmente apegado a Gandalf...
    com certeza foi com ele!

20. Deriel

Deriel Administrador

Direitos Autorais. Nós traduzimos alguns trechos mais importantes e essenciais para o estudo com base no "Fair Use", que é o direito de estudo e tradução de um pequenopercentual da obra, sem qualquer conotação de ganho financeiro ou próprio. Mais do que isso é pirataria,. e a gente já tá no limite do "Fair Use", mas também não restam muitos textos importantes.

Quanto a Shadowfax/Scadufax, usem Scadufax, que é o termo apropriado para ser utilizado em português, como Tolkien deixou explícito no "Tolkien Compass - A Guide to the Names in the Lord of the Rings". Shadowfax é o termo em inglês ;)

Compartilhar