• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que fatos do livro vcs sentiram falta no filme ??

MissLegolas

Usuário
Não sei se esse tópico já foi abordado aqui, mas procurei algo parecido e não encontrei então...
Dois fatos ocorridos no filme me incomodaram e um terceiro deixou-me intrigada.
O primeiro foi a ausência de Tom Bombadil, sei que algumas coisas deveriam ser cortada, pois o livro é muito extenso, mas não gostei desse corte, acho o personagem essencial, principalmente por não ser influenciado pelo poder maléfico do anel.
Segundo, a despedida de Frodo e Aragorn no final do filme foi de muito mau gosto, foi contraditória ao livro, ficou mais educado, não sei se seria esse o termo, mas tirou a idéia que Frodo pasou no livro, seu medo, seu desespero...
E o terceiro fato que me deixou intrigada é como Sam fará para replantar o Condado, no final do Retorno do Rei, já que não recebeu a caixinha com terra ofertada por Galadriel qdo saem de Loth Lorien.
Qto ao resto do filme gostei. Sei que o filme, como toda adaptação, sofre reformas e cortes, pois livro é livro e filme é filme. Nem td que está no papel fica bem na tela.
Gostaria de ouvir a opiniões dos demais membros.
 
No Pônei...

Pode parecer bobo, mas... Senti falta da cena em Frodo está com os hobbits no Pônei Saltitante, declamando o poema, qd cai e utiliza o anel... Ri muito quando lia a passagem... :)
 
MissLegolas disse:
O primeiro foi a ausência de Tom Bombadil, sei que algumas coisas deveriam ser cortada, pois o livro é muito extenso, mas não gostei desse corte, acho o personagem essencial, principalmente por não ser influenciado pelo poder maléfico do anel.

No início, não gostei muito do Bombadil. Sei lá, um momento tão tenso da história, e parece que você encontra um personagem da Disney... Só quando reli as vezes seguintes foi que saquei melhor o espírito do personagem, e hoje quase gosto dele. Por isso, acho que não ficaria legal num filme. Ia cortar o ritmo da história, e como não ia aparecer depois, ia ficar no estilo "apareceu só por aparecer". Achei que essa foi uma alteração sensata do PJ.

MissLegolas disse:
Segundo, a despedida de Frodo e Aragorn no final do filme foi de muito mau gosto, foi contraditória ao livro, ficou mais educado, não sei se seria esse o termo, mas tirou a idéia que Frodo pasou no livro, seu medo, seu desespero...

Com certeza, essa foi a alteração que eu mais abominei no filme. Além de totalmente desnecessária, atrapalhou o sentido que Tolkien quis deixar: a dúvida desesperadora de Aragorn por não saber onde ir, e os outros sem a mínima idéia do que aconteceu com Frodo. Esse tipo de tensão é uma das coisas mais legais no estilo de Tolkien, mas o PJ não gosta.

MissLegolas disse:
E o terceiro fato que me deixou intrigada é como Sam fará para replantar o Condado, no final do Retorno do Rei, já que não recebeu a caixinha com terra ofertada por Galadriel qdo saem de Loth Lorien.

Mas recebeu! Apenas não foi mostrado, mas pode esperar a versão completa que vai sair no DVD, que você verá a cena dos presentes. Pelo menos isso, né? 8)
 
O q eu menos gostei foi da reação da sociedade frente à chegada do Balrog... no livro eles se borram de medo e no filme mal e mal se assustam.....
 
Skywalker disse:
O q eu menos gostei foi da reação da sociedade frente à chegada do Balrog... no livro eles se borram de medo e no filme mal e mal se assustam.....

Fora o fato que o Balrog é leeeeeento que deu agonia. Dava tempo dos orcs terem matado e devorado a Comitiva antes do Balrog chegar a eles.

E eu não tô com o livro aqui, mas lembro de alguma referência a trolls que ajudavam o ataque do balrog.. não sei ao certo. Alguém lembra?
 
O que eu menos gostei foi a Arwen invocando as águas.... Até achei achei aceitável ela no lugar do Glorfindel..... mas invocando as águas foi demais.
No livro era coisa do Elrond.... e os cavalos de espuma era um toque especial do Gandalf..... mas se no filme foi a Arwen que fez a invocação, meio que no desespero.... qual a utilidade dela colocar cavalos de espuma hein????
 
Gildor disse:
Fora o fato que o Balrog é leeeeeento que deu agonia. Dava tempo dos orcs terem matado e devorado a Comitiva antes do Balrog chegar a eles.

E eu não tô com o livro aqui, mas lembro de alguma referência a trolls que ajudavam o ataque do balrog.. não sei ao certo. Alguém lembra?
Se eu não me engano o Balrog tava junto com os trolls no ataque a comitiva dentro daquela sala onde tem o túmulo do anão (não lembro o nome) só que ae o Gandalf lançou uma magia na porta que bloqueou temporariamente a mesma.
 
Passolargo disse:
Se eu não me engano o Balrog tava junto com os trolls no ataque a comitiva dentro daquela sala onde tem o túmulo do anão (Durin?) só que ae o Gandalf lançou uma magia na porta que bloqueou temporariamente a mesma.

Lembrei: os trolls jogaram lajes pesadas no chão pra servir de passarela, por cima do fogo do local. Se uma cena dessas estivesse no filme, com certeza ajudaria a enriquecer a sensação de desepero da Comitiva. E não seria tão difícil de fazer, porque esses trolls não teriam interação com mais nenhum outro personagem.
 
Eu senti falta do Glorfindel. Os elfos, fora o Elrond, a Arwen e o Legolas; estavam muito "apagados".
No topo do vento o Frodo simplesmente cai diante dos espectros. Nada de "Elbereth, Giltoniel(se escreve assim :( ?)". Ficou covardão demais.
Mas o que eu mais senti falta mesmo foi " A vaca pula pra lua " ficaria muuuito divertido :D
 
MissLegolas disse:
E o terceiro fato que me deixou intrigada é como Sam fará para replantar o Condado, no final do Retorno do Rei, já que não recebeu a caixinha com terra ofertada por Galadriel qdo saem de Loth Lorien.
.

Como o Gildor disse, terá no DVD, mas mesmo que não tivesse não seria tão grave, já que o Expurgo foi cortado....
 
Eu senti falta das conversas entre o Gimli e o Legolas...principalmente lá em Lórien, com o negócio das vendas nos olhos. Eu ri muito nessa parte :D .
E por falar em Lórien, achei o cenário bem humildizinho. No livro, vc imagina algo tão mais majestoso e dourado ( não sei se alguém teve essa impressão... :roll: )
Mas as provocações entre o Legolas e o Gimli achei muito superficial...
 
Tisf disse:
Mas as provocações entre o Legolas e o Gimli achei muito superficial...

Eu também, mas espero sinceramente pela competição da Batalha de Helm. "Quarenta", "Quarenta e um" :twisted:
 
Knolex disse:
MissLegolas disse:
E o terceiro fato que me deixou intrigada é como Sam fará para replantar o Condado, no final do Retorno do Rei, já que não recebeu a caixinha com terra ofertada por Galadriel qdo saem de Loth Lorien.
.

Como o Gildor disse, terá no DVD, mas mesmo que não tivesse não seria tão grave, já que o Expurgo foi cortado....

Não haverá o expurgo do Condado no Retorno do Rei ????
Como ficou sabendo ????
Estou super ansiosa para ver os demais filmes, mas já fico com aquele medinho... Embora ache a adaptação de PJ muito boa, com aquelas ressalvas que já fiz.
A rivalidade entre elfos e anões tb poderia ser melhor explorada... Aquela parte da venda nos olhos é muito boa !!! Mas, enfim, como falei, não se pode colocar tuudo que tem no livro.
 
O que eu senti falta foram as várias coisas que uns aí escreveram. Mas sinto de verdade a retirada do Expurgo. Já deixou com saudades antes de lançar...
Claro que muitas coisas devem ser tirada devido ao baixo limite de tempo, mas coisas REALMENTE boas não devem ser cortadas! Nem que não altere em nada a história! É o caso do Expurgo do Condado.

Seria emocionante ver todos aqueles hobbits que antes derrotados, lutam para a inverter a situação. Uma guerra só de hobbit contra os meios-orcs (?).
Acho que todas as modificações eu consegui engolir, mas essa não. Essa o PJ errou feio.

De qualquer jeito, tem que saber a não julgar uma coisa antes de ver, mas continuo achando que não vou deixar essa passar... :evil:
 
A pergunta é legal porque não é "o que eu não gostei", é "o que eu senti falta".
O Tom é um dos meus favoritos, mas como já sabia que ele não estava não posso dizer que senti falta. O que eu mais senti falta foi a ausência de qualquer das canções dos hobbits, principalmente a que o Frodo canta no Pônei. Não tinha necessidade de tirar. Só se o tal do Elijah Wood cantar muito mal. Aquela enrolação do filme comigo não colou.
Faltou Gimli no filme. Só mostrava o Legolas lutando, e o Anão??? Tomara que esteja no dvd pelo menos, aquele machado dele parecia enfeite.

E sobre o a "lerdeza" do balrog, eu achei que a cena ficou muito legal, criou um clima de suspense na platéia. E ele demorou porque não tinha passagem pra ele mesmo, ele tinha que ir quebrando os túneis pra chegar...

Ah, e eu sei que isso não foi ausência de nada, mas faço questão de dizer de novo que aquela Galadriel estava triste de fraca. E o Bilbo-Gollum também totalmente dispensável...
 
Hm...oq eu menos gostei do filme foi Lothlórien, eu acho q deveria ter aparecido a cena em q a comitiva tinha percorrido o caminho de olhos vendados, para mostrar mais a desavença entre elfos e anões...
E tb eu naum gostei da parte em q o aragorn permitiu frodo partir sozinho...
 
Gimli

Bom, dizem as más linguas que nas cenas cortadas que vão estar no DVD, mostram o "estilo de luta Gimli", ou seja, machadadas e desmembramentos. Segundo esse boato, essas cenas (em Amon Hen, se me lembro o nome... bom, na briga com os Uruk-hai) elevariam ainda mais a censura do filme, então PJ as cortou... vamos esperar para ver

Sir_Mordred
 
MissLegolas disse:
Segundo, a despedida de Frodo e Aragorn no final do filme foi de muito mau gosto, foi contraditória ao livro, ficou mais educado, não sei se seria esse o termo, mas tirou a idéia que Frodo pasou no livro, seu medo, seu desespero...

É, pelo jeito Peter jackson, que reinventar a história, mudando o sensito de vários episódios imaginados por Tolkien, além dessa alterção no A Sociedade do Anel, ele vai mudar o sentido das duas torres, que eram Orthanc e Minas Morgul, e no filme vão ser Orthanc e Barad-Dûr...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo