• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que diabos era Tom Bombadil?

O Aldamar não acredito estar errado, mas pra mim é importante sempre ressaltar sim a importância de Tom na obra de Tolkien, não é possível dizermos que raça ou o que exatamente ele é, pois ele é simplesmente a representação da excessão (não sei escrever essa palavra:oops:), do inusitado e dá um ar mais "leve" e descontraído pra obra, há quem goste e quem não goste, quem ache necessário e desnecessário, então ele também cria dúvida, mistério e discussão ( não sei escrever isso também!:blah:) e isso tudo é legal para um livro, ainda mais tão grande como o SdA!

Sim, sim, ele é importante... Mas exatamente por dar esse ar descontraído numa obra séria eu falei que ele era um "recorte" ali dentro. Se você analisar a linearidade da Obra, ele não se encaixa, não "pertence" àquela linha-base da história.

Estamos falando da mesma coisa... você também acha que ele é um recurso de Tolkien, e eu acho que ele é um capricho... praticamente a mesma coisa. :smile:
 
Sim, sim, ele é importante... Mas exatamente por dar esse ar descontraído numa obra séria eu falei que ele era um "recorte" ali dentro. Se você analisar a linearidade da Obra, ele não se encaixa, não "pertence" àquela linha-base da história.

Estamos falando da mesma coisa... você também acha que ele é um recurso de Tolkien, e eu acho que ele é um capricho... praticamente a mesma coisa. :smile:

Deixa eu ver se entendi.. Você quer dizer que Tolkien só colcou Bombadil na história por um capricho? Sem razão nenhuma, apenas para dar uma "graça" à história?
Concordo com você no sentido de ele não pertencer à história, justamente por ser um personagem engraçado numa história séria. Mas acho que Tolkien tinha um motivo para colocá-lo lá, não somente para descontrair. É o que eu acho.
 
Também não acho que ele tenha apenas a função de deixar a história mais "bonita", se fosse assim porque o sábio Gandalf iria fazer uma vizita (quase um pedido de desculpas) para o velho Tom no fim de tudo?
Bombadil guarda mais importancia e segredos do que podemos imaginar, ele é peça chave na transição do enredo da história. Antes dele há o condado, só apartir dele as coisas começam a adquirir realmente um aspecto de expedição, cheia de perigos e obstaculos.
 
Também não acho que ele tenha apenas a função de deixar a história mais "bonita", se fosse assim porque o sábio Gandalf iria fazer uma vizita (quase um pedido de desculpas) para o velho Tom no fim de tudo?
Bombadil guarda mais importancia e segredos do que podemos imaginar, ele é peça chave na transição do enredo da história. Antes dele há o condado, só apartir dele as coisas começam a adquirir realmente um aspecto de expedição, cheia de perigos e obstaculos.


Sabe o que me passou pela cabeça agora? Será que Tolkien não tinha a pretensão de explicar quem era Bombadil posteriormente e acabou morrendo sem falar mais nada sobre ele? Há possibilidade disso? Porque eu não duvido da sua importância na história e em toda a mitologia tolkieniana.
Apesar de ele não estar no "tom" do enredo, mas não acredito que ele seja um "capricho" ou um "recorte". Como já foi falado, ele deve guardar muito mais segredos do que possamos imaginar... e talvez nem descubramos quais.
 
Bommmmmmm
na época que estavam filmando, o herdeiro do Tolkien não deixou que fizessem o Tom, pois era seu "presente", falou que o Tolkien fez esse personagem pra ele... e talz

Pelos boatos, eu ouvi dizer que ele aparece no Silmarilion, só que com outro nome XD
Ou seja, ele é dos antigos (calma gente, faz algum tempo que li o Silmarilion, então não lembro exatamente o nome da classe dele, mais eu vou pesquisar depois)

Eu acho que prefiro acreditar nisso... acho que ele não colocaria o Tom atoa...

Bjus^^
 
Há quem diga que Tom Bombadil era um Maia (Linhagem dos Ainur), outros que dizem que era até o próprio Eru, por que não "sucumbiu" ao poder do anel...

Mas, na minha opinião, Tom Bombadil foi um mistério que Tolkien pretendia deixar no ar, como de fato acabou fazendo. Esse personagem teria uma participação misteriosa na história, fazendo com que a mente dos leitores viajassem (mais) quando estivessem lendo.
Foi um personagem criado para passar uma sensação de realidade, e de fato funcionou! Por acaso nós sabemos de tudo sobre este mundo? Por que haveria de ser assim no livro, só por que é uma mitologia?
Tolkien criou um desígnio em sua mente para Tom Bombadil, e esse desígnio morreu com ele. cabe a nós tentarmos pensar como o mestre que ele foi e tentar compreender.

=)
 
Deixa eu ver se entendi.. Você quer dizer que Tolkien só colcou Bombadil na história por um capricho? Sem razão nenhuma, apenas para dar uma "graça" à história?
Concordo com você no sentido de ele não pertencer à história, justamente por ser um personagem engraçado numa história séria. Mas acho que Tolkien tinha um motivo para colocá-lo lá, não somente para descontrair. É o que eu acho.

Não, não. Tom não foi posto lá para dar graça à história, de maneira alguma...

Quando eu digo capricho, digo que Tolkien achou um propósito pra colocar o Tom lá, algo que somente ele sabia e que provavelmente levou para o túmulo. Era como se fosse um toque mais "pessoal" à obra, algo fora de contexto.
 
Não, não. Tom não foi posto lá para dar graça à história, de maneira alguma...

Quando eu digo capricho, digo que Tolkien achou um propósito pra colocar o Tom lá, algo que somente ele sabia e que provavelmente levou para o túmulo. Era como se fosse um toque mais "pessoal" à obra, algo fora de contexto.

Acho que realmente concordamos nisso! Tom era algo misterioso e especial, pode ser que tenha uma explicação, pode ser que não... muitos "criadores" autores, pintores, ARTISTAS, escondem detalhes em suas obras que sempre guardam o ar de mistério ou até mesmo nunca são encontrados...Tom é algo próximo disso, ele não precisa ser explicado, ele é, e podem ter certeza que é muito significativo e necessário por vários motivos, Tolkien revisou esse livro, se fosse algo irrelevante o teria retirado da obra!
 
Acho que realmente concordamos nisso! Tom era algo misterioso e especial, pode ser que tenha uma explicação, pode ser que não... muitos "criadores" autores, pintores, ARTISTAS, escondem detalhes em suas obras que sempre guardam o ar de mistério ou até mesmo nunca são encontrados...Tom é algo próximo disso, ele não precisa ser explicado, ele é, e podem ter certeza que é muito significativo e necessário por vários motivos, Tolkien revisou esse livro, se fosse algo irrelevante o teria retirado da obra!

Aaaham... Tom é aquele personagem que é o que tu fizer dele... e só. :smile:
 
Já me perguntei isso milhares de vezes. Já li muita coisa a respeito e cheguei à seguinte conclusão: Tom Bombadil é.
 
Eu ainda prefiro acreditar que a unica função do Tom é porque o Tolkien fez especialmente pro filho dele^^"""
Acho fofo...:hihihi:

Bjusssss
 
o tom é o tom.
quando eu li o livro eu tive a impressao que ele era tipo um espirito da floresta que tava lá para ajudar os hobbits! mas eu fiquei taaaaaao curiosa que vim procurar. eu acho que o tolkien morreu e acabou nao nos contando o que ele é, entao ele viro uma icognita para agente. haha
 
Ele é parte da história, mesmo que ab initio não o fora, tornou-se parte, não pode ser lido como um "enfeite".

Depende muito do ponto de vista
Se vermos como ele participou em O Senhor dos Anéis, enchergamos apenas como um bom e velho "amigo" da floresta que ajuda os pequeninos
 
A questao e a seguinte, ele nao tem passado, nem raca. Entao ele e algo de superior que surgiu junto com Arda, sem a intervencao de outros, senao de Eru. Ele tambem e! Bom e claro, existem muitas outras explicacoes plausiveis, mas essa, eu adotei.
 
Sabe o que me passou pela cabeça agora? Será que Tolkien não tinha a pretensão de explicar quem era Bombadil posteriormente e acabou morrendo sem falar mais nada sobre ele? Há possibilidade disso? Porque eu não duvido da sua importância na história e em toda a mitologia tolkieniana.
Apesar de ele não estar no "tom" do enredo, mas não acredito que ele seja um "capricho" ou um "recorte". Como já foi falado, ele deve guardar muito mais segredos do que possamos imaginar... e talvez nem descubramos quais.
E verdade.
 
Não li muito sobre este tópico, mas em referência à Tom Bombadil eu coloco apenas uma frase sobre sua personagem: ''...Às vezes, o desconhecido é mais interessante do que o conhecido...'', creio que todos entenderam o que eu quis dizer.
 
Ele é parte da história, mesmo que ab initio não o fora, tornou-se parte, não pode ser lido como um "enfeite".

Sim, ele é, de fato, parte da Obra. Mas ao mesmo tempo, ele parece meio que um "corpo estranho" ali dentro. Vocês não têm essa impressão?
 
Foi o que eu quis dizer, creio que Tom Bombadil foi criado por Tolkien para incentivar a imaginação do leitor de alguma forma, ele não teve nenhuma participação muito importante dentro da obra ''O Senhor dos Anéis'' mas para mim, ele foi criado justamente para o leitor se perguntar: ''quem seria este ser?''.
 
Não acho ele um corpo estranho, acho ele importante... sei lá, continuo com o pensamento que Tolkien ainda desejava falar mais sobre ele...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo