• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que diabos era Tom Bombadil?

O Tom eh um bom companheiro, TomBom eh um bom companheiro. Bombadil bom companheiroooo! Ninguem pode negar!!

Num sei o que ele eh, soh sei que eh uma figurinha muito divertida e com uma esposa bem bonita!
 
Com que certeza vc me diz isso!?:cerva:
Com a certeza de ler sobre Tom Bombadil desde os meus 12 anos e mais uns 4 de leitura aqui na Valinor...

Elven, ninguém sabe o que ele é. Tolkien não disse.
Mas disse o que ele não era. E Eru ele não era.
 
Como tudo no livro era a representacao de algo da sociedade, como os orcs eram as as fabricas, Tom deve ser alguma coisa, soh nao sei o que dentro do universo real.. mas Tolkien nao colocaria algo assim, do nada.. o fato de Tom nao ser influenciado pelo anel e de ser mais velho que tudo deve ter um significado..
e o anel, seria o que?
 
Vc se contradiz....


Se nos livros Tolkien NÃO deixou claro quem ou o que era o Tom....
Como você podi dizer o que ele não é?


Eu acho na realidade que o Tolkien fez de propósito, para que os seus fãns, mais tolos, que pensam que sabem de tudo sobre tudo, só porque leem, alguns livrinhos, e gibis, e se gabam por isso, e que não tem pensamentos próprios e lógicos, ficarem descutindo, sobre o que ou quem vem a ser o Tom...

O que eu disse sobre ele ser o "Um", era apenas, uma mera brincadeira... Mas até que poderia ser sim, já como em um outro tópico, deste mesmo forum, que estavam descutindo as origens católicas de Tolkien, e como os católicos dizem, que o seu Deuz anda entre eles, e sempre está dentre todos e em todos os lugares, o mesmo pode ser dito para o "Um" e Tom... Por que não!?


A questão, Tom Bombadil, é um (possivelmente) um pensamento aberto de Tolkien, para discusão de seus fãns.


Eu acho francamente que ele deve estar lendo isso, da onde ele estiver e esta dando muita risada do que seus "fãns" que NÃO pensam por si mesmo dizem e escrevem sobre o seus trabalho de uma vida enteira....
 
Se ninguém sabe o que "é", apenas o que ele não é, torna-se algo complicado.
A questão de Tom fugiu até mesmo da intenção do autor, quando ele é analisado desta forma, Tom deveria permanecer sendo uma icógnita, quando se pensa o que ele "é", temos um impasse. =]
 
Vc se contradiz....


Se nos livros Tolkien NÃO deixou claro quem ou o que era o Tom....
Como você podi dizer o que ele não é?


Eu acho na realidade que o Tolkien fez de propósito, para que os seus fãns, mais tolos, que pensam que sabem de tudo sobre tudo, só porque leem, alguns livrinhos, e gibis, e se gabam por isso, e que não tem pensamentos próprios e lógicos, ficarem descutindo, sobre o que ou quem vem a ser o Tom...

O que eu disse sobre ele ser o "Um", era apenas, uma mera brincadeira... Mas até que poderia ser sim, já como em um outro tópico, deste mesmo forum, que estavam descutindo as origens católicas de Tolkien, e como os católicos dizem, que o seu Deuz anda entre eles, e sempre está dentre todos e em todos os lugares, o mesmo pode ser dito para o "Um" e Tom... Por que não!?


A questão, Tom Bombadil, é um (possivelmente) um pensamento aberto de Tolkien, para discusão de seus fãns.


Eu acho francamente que ele deve estar lendo isso, da onde ele estiver e esta dando muita risada do que seus "fãns" que NÃO pensam por si mesmo dizem e escrevem sobre o seus trabalho de uma vida enteira....
Então rapaz...
Espero que todos os elogios que você mesmo citou (vamos recordar)
para que os seus fãns, mais tolos, que pensam que sabem de tudo sobre tudo, só porque leem, alguns livrinhos, e gibis, e se gabam por isso, e que não tem pensamentos próprios e lógicos, ficarem descutindo, sobre o que ou quem vem a ser o Tom...
também caibam a você.

Vou dizer porque. Sim, ninguém sabe o que ele é. Mas é muito simples saber o que ele é. O próprio Tolkein (deixa eu escrever isso maior porque acho que dá outra vez você pode não ter lido) O próprio Tolkein deixou claro algumas coisas que ele não era.
Vejamos...
Aqui mesmo na Valinor (lugar esse oned o Senhor veio buscar informações) temos esse artigo.

Enquanto que a refutação de Tolkien elimina as chances de Tom ser Iluvatar, eu não vejo que ela elimina a possibilidade de que ele seja originário dos pensamentos de Iluvatar, um Vala ou um Maia, pois eu não vejo nenhum problema teológico na existência ser um predicado de uma parte de Deus.
Fonte: http://www.valinor.com.br/forum/showthread.php?t=34922&highlight=Tom+Bombadil


Então. Por favor...ao menos seja mais educado quando você tem uma dúvida que outras pessoas podem responder. Não significa que você saiba menos ou que a outra pessoa saiba mais.
Ela só teve o trabalho de ler mais que você.
 
Cara, eu achei isso:

Era uma vez um inocente boneco de casaco azul e botas amarelas, que pertencia a um menino inglês chamado Michael. O pai desse garoto era um professor muito criativo, que costumava inventar histórias para divertir os filhos. Um belo dia ele resolveu incluir o simpático bonequinho em uma daquelas histórias, que depois ele transformou em um poema. O ano era 1933, o pai do menino se chamava John Ronald Reuel Tolkien, e o nome do boneco era Tom Bombadil.

Provavelmente ele começou assim...Pra virar o maior mistério de Tolkien...

O grande problema é que o alegre Tom é diferente de todos os outros personagens que Tolkien criou, e não parece possível enquadrá-lo em nenhuma das raças existentes no universo tolkieniano. Tom Bombadil é o maior mistério do trabalho de Tolkien. Não temos nenhum detalhe nem qualquer explicação a respeito de sua origem, seus propósitos ou seu destino. Tudo o que sabemos dele, dentro do contexto da obra de Tolkien, é que ele era antigo e poderoso. Fora isso, conhecemos apenas alguns de seus muitos nomes: Tom Bombadil entre os Hobbits, Forn entre os Anões, Orald para os Homens e Iarwain ben-Adar (o mais velho e sem pai) entre os Elfos. Graças a essa aparente inconsistência, existe uma acalorada discussão sobre a origem e a natureza de Tom Bombadil.

Temos três hipóteses:

1- Mas uma vez que não sabemos o que o nosso amigo Tom era, vamos primeiramente verificar o que ele não era, e assim reduzir o nosso leque de opções. A julgar pela sua aparência, poderes e atitudes, é fácil perceber que ele não era um Hobbit, um Anão ou um Homem, e certamente não podemos supor que ele fosse um Ent, Orc, Troll, dragão ou uma das grandes Águias. Alguns sugerem que Tom poderia ser um Elfo antigo e poderoso, principalmente por causa de suas canções e sua sabedoria, mas essa hipótese é facilmente descartada. Em primeiro lugar, Bombadil tem uma longa barba castanha, algo extremamente incomum entre Elfos (só um Elfo é descrito como tendo barba: Círdan, o construtor de barcos). Além disso, Tom é bem mais baixo que a maioria dos Elfos, e os poderes que ele demonstra o colocam numa escala bem superior aos demais filhos de Ilúvatar. Mas a principal evidência de que Tom não era um Elfo são suas próprias palavras no capítulo 7 de “A Sociedade do Anel”, quando ele diz que "'quando os Elfos foram para o Oeste, Tom já estava aqui...". Isso mostra que, além de não ser um dos Primogênitos, Tom era extremamente antigo, já que a Grande Jornada dos Elfos, a que ele se refere, ocorrera muitos milhares de anos antes de seu encontro com os Hobbits.

2- Uma outra hipótese aparentemente natural, rejeitada veementemente pelo próprio Tolkien em uma carta escrita em 1954, é que Tom seria Eru Ilúvatar, o Deus criador do Universo, “vestindo” uma forma humanóide para visitar sua criação. A origem dessa suposição é a resposta que Fruta d’Ouro, esposa de Tom, dá a Frodo sobre a identidade do marido: “Ele é!” (semelhante à expressão bíblica “Eu sou aquele que sou”). Tolkien, católico fervoroso, afirmou que jamais ousaria representar Deus ou qualquer outro aspecto do cristianismo em sua obra.

3- A hipótese mais popular diz que Tom Bombadil era um Maia, e muitos leitores tendem a aceitar essa possibilidade como um fato concreto. As razões para isso são fáceis de entender: os Maiar são seres antiqüíssimos e muito poderosos, e a maior parte dos personagens misteriosos presentes no SdA – Gandalf, Sauron, Saruman e o Balrog de Moria - eram na verdade Maiar. Essa hipótese, embora atraente, apresenta algumas dificuldades impossíveis de ignorar. A maior delas é o fato de Tom ser completamente imune ao poder do Anel, sendo capaz até mesmo de enxergar Frodo quando este se encontrava invisível. Todos os outros Maiar estavam sujeitos, em grau maior ou menor, aos efeitos do Anel. Além disso, se ele fosse um dos Maiar, ele certamente seria reconhecido como tal por outros seres de sua espécie (coma Gandalf, Sauron e Saruman) e pelos Elfos que o teriam conhecido em Aman (como Galadriel). E nenhum desses personagens parece conhecer a verdadeira origem de Tom Bombadil.

Acredito que estas aqui estão bem formuladas, quem quiser que crie a sua...
 
Ele não pode ser um Maia, simplesmente pelo fato de que estava em Arda antes do primeiro dos Ainur entrar - Melkor.
Tolkien nega que ele seja Eru; o que é simples de se entender: colocando Tom como sendo Ilúvatar faria dessa personagem a maior e mais explícita alegoria da obra - Cristo.

Sendo assim, temos a incógnita; mas podemos eliminar certas análises. Partindo do pressuposto factual de que Tom tenha adentrado Arda antes de todos os Ainur, isso nos coloca que ele não pode ser um Ainur; pois não é dito que ele foi o primeiro dos Espíritos da Primeira Criação a entrar, mas sim que o fez antes mesmo do primeiro destes - ou seja, ele não é um Ainu.

Assim como colocado por Witch, Tom nasce com a questão do boneco e desenvolve-se de forma a tornar-se um deleite aos leitores, creio que nem mesmo o fora de forma intencional.
 
Ele não pode ser um Maia, simplesmente pelo fato de que estava em Arda antes do primeiro dos Ainur entrar - Melkor.
Tolkien nega que ele seja Eru; o que é simples de se entender: colocando Tom como sendo Ilúvatar faria dessa personagem a maior e mais explícita alegoria da obra - Cristo.
O que te levou a achar isso?
 
A questão da alegoria? É simples, Tolkien se preocupava demais com a difusão de elementos como "a moral" e a religião em suas obras, sua preocupação é explicada através do repudio para com abusos alegóricos presentes em obras, como ele mesmo diz, que possuem o "faerie"; os elementos de "contos de fadas". Quando faz sua crítica as crônicas arturianas cita a presença em demasia do cristianismo, quando critica seu amigo C.S Lewis coloca a questão da alegoria (religiosa) em destaque - sendo o maior erro.
A carta 131 serve como pano de fundo para essa questão, da alegoria, e pude através dessas leituras desenvolver essa idéia - citada acima.
Partindo do pressuposto atual - hoje queremos ver Tom, senão como um Ainu, como o próprio Ilúvatar - imagino que o autor estava englobando questões como essas ao repudiar a alegoria.
Pensando os poderes de Tom (no contexto da presente discussão) podemos entendê-lo como uma "força natural e boa", que não possue um território, mas é Senhor (como na passagem acerca de Tom em O Senhor dos Anéis) de todas as terras ali presentes, dando a entender que mesmo da natureza. Essa alusão a uma divindade, ou ao espírito da netureza já nos coloca a alegoria em destaque; e isso se agrava ao pensarmos em Eru - Tom Bombadil está presente em Arda, em hröa, há um corpo - encarnado - caso pensemos em Tom como sendo Ilúvatar teremos a questão de um Deus (cristão) encarnado - Jesus Cristo.

Caso a referência seja a menção de ele não ser (colocação categórica) um Ainu, simplesmente se deve a questão factual, presente no livro, de que Tom esteve presente em Arda antes de qualquer Ainu - não o primeiro dos Ainur, pois no mesmo trecho é colocado que Melkor fora o primeiro; ou seja, ele não era um Ainu.

Espero ter esclarecido um pouco Mene, qualquer coisa, pode continuar questionando. =]

Abraços!
 
Cara... eu juro que to me esforçando para ver Jesus Cristo em Tom Bombadil mas não to conseguindo.
Eu até aceitaria o fato de que ele sendo Iluvatar, ele fosse uma alegoria...mas em Cristo não achei nenhum reflexo de Tom a não ser que ambos são poderosos
 
Não era a intenção do autor que ele fosse Cristo, por isso coloquei o fato de ele negar que Tom seja Ilúvatar; mas, assim como visto em Athrabeth, sabemos que há a crença (dentro da cosmogonia tolkieniana) de que um dia Eru entrará em Arda - o que pode-se entender como a vinda de Cristo, de forma clara, já que Eru é baseado no Deus judáico/cristão.
Sendo assim, quando a interpretação acerca de Tom recaí em Ilúvatar, a menção é direta - Tom é um ser corpóreo, encarnado - Cristo é a encranação de Deus - logo, se Tom é Eru (Deus) ele se torna uma alegoria a Cristo.

Veja bem, isso não é uma afirmação minha dizendo: Tom é Cristo; mas sim uma análise que entende que: caso Tom seja analisado como Eru ele se torna Cristo.
 
Meu, eu acho tudo isso muito confuso, mas não acredito que Tolkien tenha pensado nisso (Bombadil como Cristo). E... na boa, com todo o respeito e por favor NÃO ENTENDA COMO GROSSERIA, mas estamos discutindo o que Tom era ou não na obra de Tolkien e não o que ele representaria. Estou certo?
Então, com base nisso, gostaria de manifestar minha humilde opinião: Bombadil é um personagem que Tolkien deixou em discussão para que houvesse muito o que comentar de sua obra depois de ela concluída.

Não sei se eu viajei legal, mas de qualquer forma, por mais que isso não fosse intencional, acabou acontecendo.
 
Opinião já batida, mas é minha: Bombadil é um personagem que não tem razão nem lógica dentro da obra, ele é quase como um "recorte" colocado dentro do livro por algum piti psicodélico de Tolkien. Ao mesmo tempo em que ele pode significar toda e qualquer coisa que você queira que ele signifique, ele pode também ser apenas um cara chato de botas e chapéu.

Ele está lá por um capricho, e como um capricho ele deveria permanecer. Na verdade ele é um personagem incirvelmente simples, se deixarmos de lado nossa tendência de procurar nas personagens mais do que elas podem nos oferecer.
 
Não sei se eu já respondi isso nesse tópico, mas com certeza já respondi em um outro e lendo as últimas postagens resolvi postar de novo.
O Aldamar não acredito estar errado, mas pra mim é importante sempre ressaltar sim a importância de Tom na obra de Tolkien, não é possível dizermos que raça ou o que exatamente ele é, pois ele é simplesmente a representação da excessão (não sei escrever essa palavra:oops:), do inusitado e dá um ar mais "leve" e descontraído pra obra, há quem goste e quem não goste, quem ache necessário e desnecessário, então ele também cria dúvida, mistério e discussão ( não sei escrever isso também!:blah:) e isso tudo é legal para um livro, ainda mais tão grande como o SdA!
 
Prefiro acreditar que ele era um espírito bom da floresta que apareceu para ajudar os hobbits... pelo menos foi essa a impressão que eu tive qdo lí o livro pela primeira vez...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo