• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que diabos era Tom Bombadil?

Nem adianta pedir pra usar o procurar gente..
TODO, eu disse TODO novato quer saber sobre Tom
eu mesma fui uma das que criou mais um tópico sobre ele XD
O negócio é criarem um tópico fixo mesmo
 
Eu tb criei um assim que entrei...

Isso foi... faz tanto tempo que nao me lembro... xo ver ... :think:

Lembrei!

Quinta passada!

lol

:lol:
 
Tem mtaaaaaaaaaaaaa coisa e quase nenhuma conclusão, hehe.
:lol:

Nem adianta pedir pra usar o procurar gente..
TODO, eu disse TODO novato quer saber sobre Tom
eu mesma fui uma das que criou mais um tópico sobre ele XD
O negócio é criarem um tópico fixo mesmo
É, também acho que deveriam fixar um tópico sobre ele. Além de todos termos dúvidas, é um assunto que cria muta discussão.
 
Tom Bombadil era o cara mais chato da Terra-Média. E mais mal vestido também. Foi banido quando criança por que nunca parava de cantar e se escondeu na Floresta das Trevas para se refugiar das pessoas que tinha audição sensível e uma aversão terrível a sua música infernal. Tão infernal que até mesmo o Anel e algumas árvores o renegavam. Corre um boato que as integrantes de um grupo adorador do silêncio conhecido como "entesposas" tiveram morte fulminante ao ouvirem a sua voz pela primeira vez.
 
huahauhuahauahu boa Lucaz

Tom é Tom, o cara de botas e chapéu, que faz rimas idiotas e mora com a Fruta d'ouro. Acabou... uahauhauhau
 
Tom Bombadil era o cara mais chato da Terra-Média. E mais mal vestido também. Foi banido quando criança por que nunca parava de cantar e se escondeu na Floresta das Trevas para se refugiar das pessoas que tinha audição sensível e uma aversão terrível a sua música infernal. Tão infernal que até mesmo o Anel e algumas árvores o renegavam. Corre um boato que as integrantes de um grupo adorador do silêncio conhecido como "entesposas" tiveram morte fulminante ao ouvirem a sua voz pela primeira vez.

Sabia que havia uma explicação pra o Um Anel não se manifestar :lol:!
Tenho a impressão que, Tolkien assusta os leitores com uma floresta que trama contra seres que se movem. Se eu fosse bem jovem, ninguém me faria enfrentar uma floresta novamente. Desfazer esse pavor, só criando o alegórico Tom Bombadil. Caso esse chute fosse verossímil, eu pensaria o porquê de criar um cara assim - O medo aguça ouvidos e aumenta a percepção e seria muito difícil superar esse incidente - e um personagem desses traz confiança e magia para uma situação tão apavorante. Acompanhado de uma Fruta D'Ouro protegendo os sonhos, pronto... >>> pra ser tragado por criaturas tumulares, gelado até os ossos :joy:
 
Enquanto decidem, vou postar o que encontro sobre o assunto:

Carta 144 de Tolkien - pág. 169 do Livro
[...] Como uma história, creio que seja bom que existam várias coisas não-explicadas especialmente se de fato existir uma explicação);e talvez, desse ponto de vista, eu tenha errado em tentar explicar demais e em fornecer história de tempos passados em demasia. [...] E mesmo em uma Era mítica deve haver alguns enigmas, como sempre há. Tom Bombadil é um (intencionalmente).
 
Quem vai saber?Acho que Tolkien quis que o bom velho e cantate Tom fcasse somente em nossas lembranças como "O CARA"(como disse o amigo acima), bem le não dá palpite na Guerra enada faz para ameniza-la...Sinceramente esse é um dos segredos amsi bem guardados de Tolken. Afinal ném ele mesmo sabia o que era Tom...
radagast.jpg
 
Quem vai saber?Acho que Tolkien quis que o bom velho e cantate Tom fcasse somente em nossas lembranças como "O CARA"(como disse o amigo acima), bem le não dá palpite na Guerra enada faz para ameniza-la...Sinceramente esse é um dos segredos amsi bem guardados de Tolken. Afinal ném ele mesmo sabia o que era Tom...
:mrgreen:
hauhuauhaah
Acho q isso era verdade mesmo
Mistério q nem tOlkien explica!
O Bom Tom Bombadil ainda me tira o sono com um monte de coisas e vai tirar por um bom tempo ( e de uma galera também).:joy:
Tem uma cara alegórica meio infantil....meio Peter Pan. Ele parece viver e vir de um mundo onírico louco e alucinado como se se dormisse uma vida toda.
O próprio Tolkien assume q as rimas dele são discondizentes e sem sentido!
Na descrição dele ainda procuro saber se ele usava calças ou não(observem q é o unico item q falta no guarda roupa dele se depender de uma simples descrição:hihihi: )
Não acho o tom chato...só resultado de uma lombra lascada!
Mas p mim é um héroi: canta um monte de coisa tosca e tudo em sua área tudo se dobra a ele! o cara saltita feito louco com roupas ridículas e é a marca da felicidade e da hiperatividade (hummm...só queria saber onde ele arranja esses narcóticos...)
Cara...Tom não é um Sãtiro grego ou um dos Meninos Perdidos por muito pouco.:ahhh:
Acho q a unica coisa verídica sobre ele é:
"Tom só pertence a si mesmo."
Enquanto não sabemos o q ele é vamos supor e aguardar...talvez nem a Alice(personagem mais lombrada da litertura responda isso) resolva a questão ,mas ,sejamos felizes e satisfeitos em saber do Tom, sua alegria e cantoria e tenhamos bons sonhos ao dormir com Nenúfares, nenecas, campos verdes e pôneis pastantes. É só um sonho feliz...
É só uma questão de sentimento.
 
Olha, eu não sei! Só sei q fiquei triste q ele não apareceu nem na versão extendida!!! rs*
 
Última edição:
Mistério... hehehehhe

Acredito eu que ele possa ser um Maiar!
E Fruta d'Ouro também!

Achei um site em inglês que diz um pouco a respeito de Tom, o link é esse:
http://www.glyphweb.com/ARDA/default.asp

Trata-se de uma enciclopédia, uma referência fácil para achar Tom é indo em "forests", "Old forest" e clicar no nome de Tom no comecinho do texto. Há boas explicações do que ele possa ser, mas, reforçando, o site é todo em inglês.

:cerva:
 
O que mais me intriga é que o Anel não tinha influencia sobre ele, logo acho que isso é uma pista que ele não era das raças da Terra Media. Talvez um Maiar ou um Vala? Agora Qual não sei, sempre o achei deslocado do resto da obra de Tolkien... talvez Tom é apenas Tom.
 
Ele é um ser que não pertence ao universo cosmogônico de Arda.
Pode ser uma simples estratégia literária, pode ser uma questão elaborada do plano cosmogônico em geral, no entanto, essas questões não podem ser resolvidas por falta de trechos e documentos relativos a Tom e sua origem, sua essência.
O que apenas podemos supor, é que, ele não era um Maia, não era sequer um Ainu (balisando-se pela questão de ter adentrado Arda entes de Melkor, como citado nos apêndices de O Senhor dos Anéis).

O autor nega a questão dele ser uma encarnação de Eru, o que é coerente, no entanto, análogamente isso é plausível, ainda mais quando se anlisa a estrutura da personagem diretamente ligada aos moldes cristãos.

Sendo assim, dizer o que ele "é" parece-me uma tarefa impossível, algo que não atravessa o campo das "hipóteses".
 
ELE é um daquela raça......os mistérios, isso mesmo, só Tolkien pra responder tais questões........HUMMM pq o pessoal dos Necromancers não vai de excurção para Inglaterra e ressucita o prof. HAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAU!!!! (ele deve estar se remexendo no caixão)
 
Exatamente, Tom é apenas Tom. Ele às vezes parece nem mesmo pertencer ao mito tolkieniano por estar aparentemente deslocado.

Cada um procure em sua alma e ache a resposta para a pergunta: o que diabos é Tom?

Abraços.
 
isso é uma coisa q nem Eru deve saber.... a proposta dele ter tido a origem na erva de cachimbo, foi ate boa, mais creio eu q a origem dele seja um pouco mais divina vamos dizer assim....
Na minha opinião ele é algum espirito e q junto com Fruta'd Ouro vinheram viver na terra media com a permissão de Eru, talvez....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo