• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que culpa tem os orcs?

Entendi tudo. Sobre Melkor é bem isso mesmo. Mas, os Orcs não tiveram livre-arbítrio. Eles foram torturados e deformados, e assim foi gerada a raça dos Orcs. Não mostra nenhum tipo de escolha dos orcs. Um orcs, se pudesse escolher o que ele "quer ser quando crescer", ele preferiria uma pedra, do que ser um orc. Os orcs não tiveram escolha. Se tornaram esses monstros só por culpa de Melkor. Certo?
 
Na criação Eru fez seres diferentes e com poderes diferentes. Melkor usou de seu livre arbítrio para corromper seres mais fracos. Alguns foram capturados e levados a força, outros se disvirtuaram e escolheram o lado de Melkor. Independente se capturados ou por escolha, em ambos os casos estavam a enfrentar uma força muito maior que a deles e no fim terão direito ao perdão.

Mértio sim foi de quem tentou ser enganado ou seduzido e conseguiu dizer não. Estes não precisaram esperar pelo fim para terem a "salvação".

E você, 11°, está perfeito quando coloca que é impossível ao homem saber o que se passa no coração de Deus. Tem um trecho muito interessante no Ainulindalë que afirma exatamente isso. deixa eu citar um outro tópico que houve um pouco dessa discussão:

"Mas algumas coisas há que eles (Ainur) não conseguem ver, nem sozinhos nem reunidos em conselhos"

Se nem os Ainur conseguiam entender todas as coisas de Deus, o que dirá nós.
 
Última edição:
Muitos elfos foram enganados pela lábia de Sauron e levados até as profundezas de Utmno, onde lá foram mal tratados, torturados, mutilados e corrompidos, tranformando em orcs... servos do Senhor do Escuro.

1) Teria Ilúvatar amor e um sentimento de tristeza e aflição por saber da existência dos orcs?

2) Os orcs, mesmo sendo uma criação corrompida por Melkor, seriam dignos de perdão e uma vida dígna?

3) Que culpa tem os orcs de serem orcs?

4) Teria Ilúvatar condições de transformar esses corações cheios de ódio em amor e respeito, com senso de limites e uma vida "digna"?

Boas perguntas mesmo. Cara acho que sim, Ilúvatar deve ter mita tristeza pelos seus filhos renegados, porque de certa forma eles são filhos dele, apesar de se tornarem orcs. Acho que mesmo ele sentindo tristeza ele não poderia interferir na história. Mas perdão para os orcs creio que não seja uma hipotese legal. Porque eles mesmo eles não tendo culpa, eles mudaram completamente, eles não tem nada de bom em si.
 
Creio q Ilúvatar deveria trazer consigo uma imensa tristeza pelo fato de sua criação ter sido pervertida desta maneira, mas, como toda criatura (mesmo a ruim até os ossos por ter sido corrompida de uma maneira q me arrepio toda só de imaginar) tem livre arbítrio, ele nada poderia fazer para mudar isso, mesmo que quisesse, pois, ao meu ver, para alguém querer melhorar, tem q desejar melhorar.
Os orcs não tem culpa de serem orcs, mas nada pode ser feito em relação isso. E como eles não parecem muito chegados a pensar sobre qualquer assunto q não envolva guerras, sangue e mutilação, a coisa fica meio complicada...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo