• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Bom devo dizer que sou Muito fã de Harry Potter, li todos os livros mais de cinco vezes, vi todos os filmes (apesar de não me agradarem muito) outras tantas vezes. Admito que Rowling não criou um mundo da forma como Tolkien, mas sim adaptou. E fez uma boa mesclagem do mundo real com o fantastico. Não é uma leitura muito complexa, nem tão abrangentemente elaborada, mas é um mundo bem interessante o que ela fez. Simplesmente há coisas por demais fascinantes nos livros, mas acho que isso não vem ao caso
Outro que tenho de citar é o Mundo de Fronteiras do Universo de Philip Pulman, Simplesmente adorei toda a história, e o mundo criado é simplesmente fantastico. Outro claro é Star Wars, comecei a gostar de aventuras espaciais e lutas de espadas por causa dele.rs
Se "mundo quase perfeito" é aquele que têm detalhes minimos de cada pequeno fato ocorrido na historia feita por uma mente brilhante...creio que seja dificil encontrar algo que se rivlize com Tolkien e talvez tambem com Star Wars.
 
Sem dúvida sou suspeita, pois Tolkien é um Gênio.
E não creio que laguém possa ter pensado em algo como ele, somente após ele, como um AT(antes de Tolkien) e um DT(depois de Tolkien).
Porém li em algum lugar "do passado" (eu nunca lembro o lugar aonde li as coisas) que George Lucas teria se a partir de Tolkien criado Star Wars. Bem tendo ele se basedo ou não é sem dúvida brilhante.
 
Eu sou completamente apaixonada por Harry Potter, concordo que a J. K. Rowling não criou um mundo ''próprio'', apesar de ter criado tudo o que já foi dito.

Acho que o que mais se aproximou do mundo criado por Tolkien, foi o mundo de Narnia.
É um mundo que tem varios lugares, povos, mitos e etc...

Outro autor que chega quase ao nivel Tolkien (na minha opinião) é o do Eragon (que eu não sei o nome :oops:), ele retrata também um mundo com varios lugares, povos e cada povo com a sua cultura.
 
Bem, eu acredito, como já foi mais que comentado aqui, que Tolkien não tem comparação. E a palavra que me vem em mente para tentar explicar isso é "profundidade". Assim como cada um ama e define Tolkien e a sua criação com suas próprias palavras, profundidade é o termo q me vem em mente ao pensar no universo criado por ele.
Mas não é por isso que deixo de apreciar obras de outros autores, pq penso que não podemos deixar de levar em conta, na criação de um 'novo mundo', o contexto, o público alvo, a mensagem a ser transmitida.
Considero Nárnia uma criação impressionante, principalmente dentro daquilo que se propõe a fazer, e uma leitura extremamente agradável.
Assim como, já foi citado aqui, considero o Discworld, de Terry Pratchett, um mundo muito interessante. Para quem o conhece sabe o quanto ele é diferente, é cômico, sarcástico, joga com as comparações com o mundo real, enfim, é impossível compará-lo com outro mundo criado. E nem por isso ele deixa de ter o seu brilho.
 
CS Lewis, amigo de Tolkien, conseguiu desenvolver muito bem o mundo de Nárnia nos sete livros das Crônicas de Nárnia, assim como Philip Pullman na Trilogia Fronteiras do Universo ( A Bússula de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar. Mas cabe citar também J.K. Rowling, autora de Harry Potter, por ter criado o mundo como conhecemos habitados por bruxos.
 
Última edição:
O título do tópico é "Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien? ", e J.K Rowling não pode nem fazer parte do debate, por que:

1-Ela não criou um mundo, mas criou (poucas, já que a maioria foram adaptações ou plágios) e ambientou criaturas míticas e elementos mágicos na Europa principalmente, diferente de Tolkien que criou realmente um mundo à parte.

2-Ela não foi autora genuína, sua obra "Harry Potter" foi baseada nas histórias de um outro bruxo que inclusive tinha uma coruja de estimação:

http://fazendavirtual.wordpress.com/2009/05/25/harry-potter-x-tim-hunter/

J.K Rowling não foi nem 1/20 de genio comparado a Tolkien.Essa é minha opinião pessoal, eu já vi alguns livros mas naõ tive paciência de le-los todos e nm ver a todos os filmes.Quem gosta de Senhor dos Anéis tem um gosto bastante apurado.

Fora que os livros dela fizeram sucesso muito por terem sido lançados juntamente ou praticamente nos mesmos períodos que seus filmes, ou seja, este é um tipico trabalho que é vendido por causa da fama do filme (tal como Crepúsculo por exemplo), diferentemente de Tolkien, qu criou seu mundo e inspirou filmes, seus livros já eram sucesso antes mesmo das versões cinematográficas serem feitas.
Oka Oká! Atentando ao comentário muito inteligente feito pelo interneuta R no mesmo link caso alguém não tenha descido aos comments.

Ok, seguinte. Na verdade, 30 anos antes de sairem Livros da Magia, uma escritora (não lembro se americana ou britância) escreveu sobre um pequeno garoto que se descobre bruxo. Anos depois ela entrou em contato com o Gaiman e disse “olha, eu queria que tu desse uma vida nova ao meu personagem Tim Hunter. modifique-o.”. E o Gaiman fez.
Quanto ao Harry Potter, essa mesma escritora disse que a JK leu seus livros quando era criança e o personagem ficou no seu subconsciente e foi “despertado” durante aquela viagem de trem em quie a JK criou os personagens e enredo.
Então, HP não é cópia dos Livros da Magia, já que os próprios Livros da Magia são uma releitura do Tim Hunter antigo; e o Harry Potter é, sei lá, baseado nele, por assim dizer.
Os escritores da última saga do Tim Hunter pros Livros da Magia (Os Números da Magia) fizeram um lance pra pacificar essa história de Tim Hunter VS Harry Potter. O “meio-irmão” do Tim Hunter sabe que ele é mago, mas é incapaz de fazer qualquer coisa. Com a ajuda de uma Pedra de Glamour, ele se transforma num garoto idêntico ao Harry Potter e pega o trem pra Hogwarts. Os caras fizeram isso e disseram: “Não há motivos pra discórdia entre os fãs. Nós já lemos HP e gostamos dele como um conto pra crianças. É válido e bom.”
Eu sou fã de Gaiman faz mais de 10 anos, e também ficava nessa discórdia. Mas já li 6 dos 7 livros do HP e posso dizer que, realmente, as coincidências são poucas. Então a saga HP e´válida, sim.
Desculpem o comentário grande aqui, mas achei válido fazer tal apontamento.

Palmas para o feliz e válido comentário, CLAP CLAP!

Também sou fâ do Gaiman.

By Raphael Silvério
Olhos de Coruja
 
Posso citar um autor que, no caso, não criou um mundo completo, cheio de detalhes, mas criou uma ótima fantasia.
É Garth Nix, com a obra A Sétima Torre.
Eu gostei muito desta obra, e até recomendo a quem não conhece.
 
Um mundo tão perfeito como o de Tolkien é muito difícil de se encontrar, o C.S. Lewis conseguiu criar um mundo e eu gosto das histórias dele...Por mais que sejam infantis. J.K. Rowling criou o mundo bruxo por mais que não pode se dizer um mundo á parte. Mas esse mundo que ela criou é também muito bom como suas obras.
 
C.S.Lewis q por sinal era amigo do Tolkien; acredito q Phillip Pullman tambem criou um mundo fantastico tal qual ao de tolkien. Em breve lançara um filme chamado a Bussola de ouro q é o primeiro libro da trilogia, mas quem puder LER ANTES DE ASSISTIR seria MUUUUUUUUUUITO melhor


isso mesmo, Phillip Pullman, mas, como não é de se esperar, não superou Tolkien no seu mundo... mas vale muito apena conferir.
 
Um mundo tão perfeito como o de Tolkien é muito difícil de se encontrar, o C.S. Lewis conseguiu criar um mundo e eu gosto das histórias dele...Por mais que sejam infantis. J.K. Rowling criou o mundo bruxo por mais que não pode se dizer um mundo á parte. Mas esse mundo que ela criou é também muito bom como suas obras.

Bom mais que eu ainda não tenha lido CS, convercei com algumas pessoas e o feedback foi positivo. Com relação a JK não tem nem o que falar, curto muito o mundo que ela criou e adoro os livros. Acho que assim como "Luna..." meu voto vai para esses dois ;)
 
Sim, não posso negar que existem alguns escritores bons...
Mas nenhum chegou perto da perfeição de Tolkien, criar um mundo todo novo, com criaturas novas, cultura, linguagem e tudo mais que o Mestre fez...

Não, na minha opnião não tem nenhum escritor que criasse um mundo como Tolkien...
 
Rowling C.S.Lewis mandaram muito bem criando mundos paralelos..mas agora estou lendo o LAdrão de Raios Rick Riordan e ta mandando bem...clar oque Tolkien foi o mestre deles todos ou pelo menos ele tiveram laguma inspiração nele....ele consegue colocar deta-lhes até nas entrelinhas...! E se fale ide Rick Riordan como não falar da Íliada de Homero, viajo nesse mundo!
 
Como o mundo de Tolkien não há.Concordo com Thorin J.K.Rowling não criou um mundo por isso não faz parte dessa dicusão.Me desculpem os fãs de "Eragon" mas os livros e o filme são ruins para mim ele não criou uma história que empougase e prendesse o leitor,e chega até a ser infantil em algumas partes.Mas C.S Lewis criador das"Crônicas de Nárnia"ficou muito bom.
Mas Tolkien é o melhor e sempre será.
 
Última edição:
Fora que os livros dela fizeram sucesso muito por terem sido lançados juntamente ou praticamente nos mesmos períodos que seus filmes, ou seja, este é um tipico trabalho que é vendido por causa da fama do filme (tal como Crepúsculo por exemplo), diferentemente de Tolkien, qu criou seu mundo e inspirou filmes, seus livros já eram sucesso antes mesmo das versões cinematográficas serem feitas.

Sem querer ser chato mas sendo... daonde foi tirada essa informação? O filme de Harry Potter foi lançado quase 2 anos depois do lançamento do livro. Porém apenas porque o livro tinha virado uma febre mundial ANTES de pensarem em fazer o longa. Crepusculo no caso foi lançado em 2005, sendo que o filme saiu só depois de quase 4 anos. E o mais interessante, com contrato de fime B.

Aliás, sabiam que o último filme corre o risco de não sair justamente por causa disso?

De qualquer forma, falar que ambos fizeram sucesso apenas por causa dos filmes é ridículo. É o mesmo que verificar apenas o aumento de vendas do filme do SdA e falar que o filme foi o responsável pelo grande sucesso dele.

Tudo bem que Harry Potter e Crepusculo não chegam aos pés de Senhor dos Anéis, mas também não precisa alterar fatos pra corrobar com isso, até porque não é preciso.
 
Sem querer ser chato mas sendo... daonde foi tirada essa informação? O filme de Harry Potter foi lançado quase 2 anos depois do lançamento do livro. Porém apenas porque o livro tinha virado uma febre mundial ANTES de pensarem em fazer o longa. Crepusculo no caso foi lançado em 2005, sendo que o filme saiu só depois de quase 4 anos. E o mais interessante, com contrato de fime B.

Aliás, sabiam que o último filme corre o risco de não sair justamente por causa disso?

De qualquer forma, falar que ambos fizeram sucesso apenas por causa dos filmes é ridículo. É o mesmo que verificar apenas o aumento de vendas do filme do SdA e falar que o filme foi o responsável pelo grande sucesso dele.

Tudo bem que Harry Potter e Crepusculo não chegam aos pés de Senhor dos Anéis, mas também não precisa alterar fatos pra corrobar com isso, até porque não é preciso.

Até concordo com vc, mas... acho q nosso amigo quis por ênfase pelo fato do longo período de tempo desde que os livros de Tolkien foram lançados até sua chegada ao cinema (em obras cinematográficas)!!!
Que o grande sucesso de vendas dos livros de Tolkien após as obras cinematográficas pode (veja bem, estou dizendo que pode ser, não que é de fato) ter sido um dos fatores de impulsionamento para que outros diretores fizessem o msm com sagas como Harry Potter e Crepúsculo.
 
Parecido tem vários, mas igual, nenhum chega aos pés.

Acho bastante difícil que dps de Tolkien alguém o supere, pois, "dps" dele todos os outros serão comparados mas nenhum será igual. Se fosse "antes" talvez teriam chance.

Sempre haverá comparações com o mundo de Tolkien pelas obras dele serem mais antigas deste tipo de literatura, e, tbm, por ser a mais conhecida dentre elas.
 
Eu acho que o C.S. Lewis, nas Crônicas de Nárnia, criou um mundo bem convincente. Não é a toa que ele era amigo do Tolkien xD.

Com certeza...tudo em Cronicas de Narnia eh mto show. O mundo criado, os personagens, a historia....vale mto a pena ler.

Eragon, tem seus reinos e seu povo, tá certo que foi tudo baseado na obra de Tolkien, mas tem.

Naum sei se eh tudo baseado em Tolkien naum, mas gostei mto de ler Eragon...os 3 livros. Em Eragon a magia eh bem mais explorada, explicada, usada do q em SDA. APesar de ter magia nas obras de Tolkien, naum acho q ela eh mais trabalhada q em Eragon.

Creio eu que George Lucas criou um mundo(universo) que, não creio eu que possa competir, mas é bem complexo como as terras de Tolkien, no caso de Forgotten Realms Arcavius, creio eu que apesar de complexo, foi mais uma inspiração que tiveram os mestres do D&D no próprio Tolkien e não merece esse título, é claro que é complexo, mas se falarmos em ponto de vista ''inovador'' creio que George Lucas se enquadra melhor nessa descrição.

O Universo de SW eh mto bom tb...naum tanto elaborado q SDAm mas mto bom tb...

Tem um cara chamado E.R. Eddison que escreveu um livro chamado The Worm Ouroboros. O próprio Tolkien considera ele o melhor inventor de mundos.

Credo!!! Esse deve ser Chuck Norris.8-O
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo