• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que autor conseguiu criar um mundo "quase" tão perfeito como Tolkien?

Eu adoro o universo que Michael Ende criou em A História sSem Fim, não é tão complexo quanto a Terra Média, ou melhor, também é bastante complexo, mas não tão bem fundamentado, tão bem aprofundado.
 
Existem várias obras que o autor se aprofundou bastante no mundo que o criou.

Mais que nem Tolkien não há ninguém, nossa, Tolkien criou umonte de línguas e fez umonte de histórias e relatos de toda a Terra Média, é tanta coisa que parece ser impossível um homem apenas fazer.

E foi isso, claro que sozinho ele não fez, mais a maior parte pelo menos, levou toda a sua vida para fazer.
 
Estávamos quase nos esquecendo também de Phillip Pullman, com a incrível trilogia "Fronteiras do Universo" (His Dark Materials, 1995), cuja primeira parte ficamos conhecendo pelo filme "A Bússola de Ouro" (New Line,2007), seguidas pelas publicações "A Faca Sutil" (1997) e "A Luneta Âmbar" (2000).

O cara cutucou a onça (leia-se Igreja Católica) com vara curta... :lol:


Fantasia tipo universo paralelo. Vale a pena conferir, é muito bom! :cerva:
 
Eu já postei por aqui, mas faz muito tempo e agora estava lendo as postagens mais recentes quando me vieram algumas idéias na cabeça...

-Sobre a J.K. Rowlling: ela não pode ter sua obra comparada com a de Tolkien porque não criou elementos novos. A história se passa numa escola, frequentada por bruxos onde a novidade é que a maioria da população é de trouxas. Tolkien criou línguas, mapas, povos... Rowlling me deixou com a impressão de que existem somente três escolas de magia e bruxaria no mundo (vai ver que foi por isso que eu não recebi a minha carta!). Eu gosto muito de Harry Potter, mas não consigo dizer que ela tenha conseguido criar um mundo quase tão perfeito quanto Tolkien o fez.

-Aproveitando o gancho do Potter, eu li Artemis Fowl, o gênio do mal (só o 1º livro) e gostei muito das criaturas mágicas que foram descritas. É um ponto pro autor, porque até então eu nunca tinha visto nada parecido em relação às fadas. Mas Tolkien é insuperável porque descreveu hobbits, elfos, anões, orcs...

-Douglas Adams, o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias não só criou outros mundos como também deixou que os vogons destruíssem a Terra. Seus quatro livros mais o quinto, Praticamente Inofensiva são um show de bom humor, críticas e verdades sobre a humanidade e nossa existência "sozinha" no Universo. Leiam.

-Pra terminar, quero citar um autor português, Jose Saramago. Eu só li um livro dele até agora. Em As Intermitencias da Morte, Saramago não cria nenhum mundo novo, nem quase perfeito como o de Tolkien, longe de querer comparar isso... mas ele cria a morte. Não como a morte humanizada, mas simplesmente a morte. Não consigo explicar pra vcs, mas é algo que supera tudo o que eu já tinha lido sobre a morte (personagem) e por isso citei Saramago, para comparar a qualidade/novidade da sua personagem com as personagens de Tolkien.
 
Citação:
Post Original de beatrizvexille
Eu acho que o C.S. Lewis, nas Crônicas de Nárnia, criou um mundo bem convincente. Não é a toa que ele era amigo do Tolkien xD.

Tb acho o mundo de Crônicas de Nárnia muito interessante... e tb acho muito difícil comparar os dois...

concordo... o mundo de Nárnia é o que pode mais se aproximar
 
Acho que os chegam perto são aqueles que se basearam em Tolkien...
Não conhece alguém que tenha sido tão específico.
Apenas Tolkien (para mim), consegue nos fazer duvidar se tudo o que criou foi, apenas criado......
Eu acredito nesse mundo! E nenhum outro autor conseguiu despertar tal crença em mim...:cool:
 
Acho que os chegam perto são aqueles que se basearam em Tolkien...
Não conhece alguém que tenha sido tão específico.
Apenas Tolkien (para mim), consegue nos fazer duvidar se tudo o que criou foi, apenas criado......
Eu acredito nesse mundo! E nenhum outro autor conseguiu despertar tal crença em mim...:cool:

eu tambem... mas Narnia tambem é bem real
pelo menos na minha opinião
 
J.K. Rowling.. E acho que Geroge Lucas.. Claro que nuca vai haver algo tão profundo e perfeito quanto Tolkien.
Ele era iluminado!
 
Última edição:
J.K. Rowling.??
não, acho que nao
até porque ela nao criou outro mundo
a historia se passa aqui
num "plano" diferente
e também não criou uma nova lingua (sem contar a das cobras... mas acho que nem contaria mesmo)
 
Proporcionalmente acho que foi Douglas Adams (O Guia Do Mochileiro Das Galáxias), que criou (superficialmente) o universo inteiro, durante toda sua existência e até realidades alternativas... :yep:
 
Eu concordo com Peonia Cachopardo.
Acreditu que não houve e não havera alguem que consiga escrever como Tolkien, principalmente pq umas das grandes diferenças das obras dos outros comparadas a de Tolkien mostra uma grandeza de seus pensamentos, adoro ler e ja ouvi falar sobre Saramago, nuca li mas ouvi, mas nunca dentro da literatur do nosso país ou de fora algo conseguiu me encantar assim.
Na maioria das vezes livros são feitos para serem lidos e imaginados contudo pra mim os livros de Tolkien foram feitos para serem lidos, imaginados e sentidos. Quem aqui nunca viajou com as maravilhosas descrições que ele fez?
E outra, nunca gostei de contos de fadas onde as fadinhas vinham com suas magias e resolviam tudo, Tolkien nas suas obras não usou de magia mas sim alquimia.... Resumindo Tolkien é o melhor escritor de "historias criadas" que ja houve....
 
As obras de Tolkien são tão fascinantes... ele não criou um mundo apenas, ele criou um mundo completo, em perfeita harmonia! Suas raças, suas línguas, sua geografia, sua fauna e flora, sua criação, suas mudanças, sua história!
Nenhum outro autor que eu tenha lido conseguiu fazer algo de tal dimensão...
Mas.... o George Lucas criou mundos, raças e línguas, não tão desenvolvidas e harmoniosas quanto as de Tolkien, claro, mas ele se deu bem! Bom, me disseram que ele é fã de Tolkien declarado...
C.S. Lewis, ah, eu o amo! Narnia é um mundo maravilhoso! A Narnia de Lewis me fez ver o mundo com outros olhos (antes de eu conhecer Tolkien, e ver o mundo com outros olhos²)
Fico com Lewis e sua bela Narnia.

:)
 
Realmente Milena
Nárnia é um mundo maravilhoso
não é melhor que o do SdA...
mas é muito perfeito tambem
 
com certeza Stefhen King em a Torre Negra, realmente não é a Terra Média mas é "bão" também, principalmente a partir do terceiro livro quando King já está bem amadurecido.
 
Stefhen King?? nunca li... apesar de ja ter ouvido falar beem... é bom mesmo???
 
Eu concordo com a Milena, realmente George Lucas foi criativo a ponto de se assemelhar ao Tolkien. Mas o problema é que GL criou muita coisa para pouca explicação, até mesmo porque os episódios 1, 2 e 3 tem muitos erros de concordancia entre os 4, 5 e 6, além de que você só descobre o porque da "vingança dos sith" só jogando KOTOR ou procurando pela internet.
 
com certeza Stefhen King em a Torre Negra, realmente não é a Terra Média mas é "bão" também, principalmente a partir do terceiro livro quando King já está bem amadurecido.


Ahhh eeee...finalmente mais pra concordar comigo q Stephen King tbm conseguiu criar um tão contagiante quanto o de Tolkien!! Porém, digo-lhes que o livro no começo parece ser "chato" sim, até eu quase desisti de ler, e tbm são sete livros né!! Mas com o decorrer do livro vc não consegue mais parar...ele consegue prender sua atenção!!! É muito bom msm..e claro, inspirado na obra de Tolkien de quem ele é grande fã tbm =p
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo