• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quarta era

Salve meu caro amigo, 10º Membro.
Creio que na questão de Malîthor, sua longevidade seja ponto de discussão.
Ele estava presente na queda de Sauron no ano de 3441 da Segunda Era, e mais tarde esteve ele em negociações com Aragorn em Morannon, e é dito no texto The New Shadow que ele estaria a frente de cultos a Melkor e Sauron na Quarta Era. E sua origem remete a época das primeiras instalações númenoreanas em Endor, provávelmente em Umbar, antes mesmo de aliarem-se a Sauron. E há resquícios de sua participação no caso dos Eredrim, de Erech. Não teria ele, por alguma arte de Sauron, uma vida prolongada até mesmo para um númenoreano?
Me diga o que acha dessas questões, para enriquecermos mais essa questão. =]

E quanto ao que peguntou Neithan, creio que não haja mais textos, apenas podemos problematizar e levantar algumas questões sobre a Quarta Era. Após o Reino Re-Unido, creio que nada mais fora escrito, nem mesmo temos algo muito claro sobre as ações de Eldarion.

Abraços.
 
Última edição:
Alguem aí sabe se o reino Re-Unido sucumbiu, e outro reino tomou o poder? Ou uma rebelião dos homens de Umbar ( me corrijam se eu estiver errado, mas Elessar capturou Umbar certo? Ele não matou o povo de lá, não é do seu feitio), ou uma aliança dos inimigos de Gondor e Rohan (Khând, Harad, Umbar)??Algo do tipo, ou Tolkien não escreveu nada após New Shadow??

Tudo o que se sabe é o que é referido no texto - não, Tolkien não escreveu nada que se passasse após esse texto, acho que nem pretendia.

Umbar foi sim capturado, e sim, é provável que se tenha rebelado mais tarde. Estava em território Haradrim e sempre tinha sido uma zona muito instável.

Salve meu caro amigo, 10º Membro.
Creio que na questão de Malîthor, sua longevidade seja ponto de discussão.
Ele estava presente na queda de Sauron no ano de 3441 da Segunda Era, e mais tarde esteve ele em negociações com Aragorn em Morannon, e é dito no texto The New Shadow que ele estaria a frente de cultos a Melkor e Sauron na Quarta Era. E sua origem remete a época das primeiras instalações númenoreanas em Endor, provávelmente em Umbar, antes mesmo de aliarem-se a Sauron. E há resquícios de sua participação no caso dos Eredrim, de Erech. Não teria ele, por alguma arte de Sauron, uma vida prolongada até mesmo para um númenoreano?
Me diga o que acha dessas questões, para enriquecermos mais essa questão.

Onde é dito que esse tal Malîthor estava vivo no final da 2ª Era? Que eu saiba (se calhar até estou errado) só é mencionado no The New Shadow. Nem se sabe se era o Boca de Sauron, e mesmo este, como já defendi, dificilmente viveu uma Era inteira - o mais provável é que fosse parte de um grupo de numenorianos aliados a Sauron, o último vivo, e tenha morrido quando este caiu devido à destruição do Anel.
 
Vais me desculpar, mas cometi um tremendo engano.
É dito que um dos grupos de resitência de Umbar, chamado de Irmandade de Malîthor, eram contra o Reino Re-Unido. Mas não estava mais vivo o próprio Malîthor, era uma homenagem dos homens de Umbar. Mas sim, era ele o Boca de Sauron.
Está no The New Shadow. Porém, ele viveu, da época de Isildur, próximo a sua morte, até a Queda de Sauron na Terceira Era (como o amigo havia ja mencionado). Isso nos remeteria por volta de 3400 da Segunda Era, até 3019, da Terceira. Creio que não seja um prolongamento pequeno, porém não é de atravessar-se mais de uma Era. Mas creio que isso deva-se ao fato de Sauron usar de alguma arte [necromântica?] sobre Malîthor.

Abraços, e desculpe o equívoco.
 
Última edição:
Até agora só vi suposições e teorias malucas sobre o Condado ser Grã-bretanha. Fatos ainda não temos nenhum.

A única coisa que realmente podemos afirmar é o que Tolkien disse. E ele disse que os Hobbits ainda perambulam por aí. :mrgreen:

Mas falando sério, fora isso e o pouco que está descrito no The New Shadow, nada mais podemos afirmar senão o fato de que toda a Mitologia Tolkieniana foi criada para dar a Inglaterra uma mitologia, que até então ela não possuia.

Ou seja: A TM hoje é conhecida como Europa, África e Ásia. No lugar de Aman surgiram as Américas. Valinor ainda está por aí, perdida no limbo, fora dos Círculos do Mundo. Os anões foram extintos, os elfos partiram todos e os homens dominaram o mundo. E os hobbits ainda andam furtivos por aí, sorrateiros, invisíveis aos nossos olhos destreinados.

Nossa! Parece que eu escrevi com tanta convicção, né?! :hihihi:

Obrigado pela consideração!
 
Creio que, além do colocado amigo Snaga, a obra O Senhor dos Anéis, e suas extenções orgânicas (contos da primeira, O Hobbit, etc) sejam não só uma criação mitológica da Inglaterra, mas sim de toda Europa. Com relação aos Hobbits, ainda me intriga a questão da localização.
A questão da "falta" de um Mito inglês, é uma visão mais cunhada no nacionalismo de Tolkien, acalorada, quando ele diz que os "Contos Arthurianos não bastam", e que de certa forma há algo de errado neles, como por exempo, a presença nítida do cristianismo. A busca dos ideais pagãos são o cerne da obra. Pois juntamente do cristianisno, as idéias pagãs iriam (num futuro da terra-média), na Instituição-Mor, chamada Idade Média, dar origem ao mundo moderno, e ao que mais tarde, seria cunhado como Europa.

Abraços.
 
Vais me desculpar, mas cometi um tremendo engano.
É dito que um dos grupos de resitência de Umbar, chamado de Irmandade de Malîthor, eram contra o Reino Re-Unido. Mas não estava mais vivo o próprio Malîthor, era uma homenagem dos homens de Umbar. Mas sim, era ele o Boca de Sauron.
Está no The New Shadow. Porém, ele viveu, da época de Isildur, próximo a sua morte, até a Queda de Sauron na Terceira Era (como o amigo havia ja mencionado). Isso nos remeteria por volta de 3400 da Segunda Era, até 3019, da Terceira. Creio que não seja um prolongamento pequeno, porém não é de atravessar-se mais de uma Era. Mas creio que isso deva-se ao fato de Sauron usar de alguma arte [necromântica?] sobre Malîthor.

Abraços, e desculpe o equívoco.

Desculpe, mas onde é afirmado que Malîthor é o Boca de Sauron afinal? Tenho a memória um pouco enferrujada em relação a esse assunto, mas estou quase certo de que Malîthor apenas é mencionado naquele texto, e Tolkien nunca comentou o assunto, então qualquer associação com o Boca é pura especulação - e além do mais, difícil de acreditar. Sauron não pode fazer com que um Homem viva mais de 3000 anos assim sem mais nem menos. Os próprios espectros do Anel apenas foram mantidos tanto tempo porque eram espectros, sem um corpo físico, algo totalmente diferente.

Obrigado pela consideração!

Acho que me expressei mal, não li a indicação ao texto, o resto dos seus posts vi, claro. =]

Snaga disse:
Até agora só vi suposições e teorias malucas sobre o Condado ser Grã-bretanha. Fatos ainda não temos nenhum.

Quando se diz que o Shire é a Grã Bretanha quer-se dizer não que esse sítio acabou por virar Inglaterra, mas que Tolkien se baseou na sua terra Natal, situada ao norte e com paisagens campestres caracterizadas por colinas e vantos campos verdejantes, para criar a terra dos Hobbits.

Vocês estão encarando esse assunto como um estudo geológico/histórico, o que, na minha opinião, é um exagero. Podemos comentar que, no âmbito do legendarium tolkieniano, a Terra Média acabaria por se tornar no que hoje é a Europa, mas não requerer "provas".
 
De certo compreendo a colocação de que é difícil de acreditar, e que possa ser especulação.
Pois de certo realmente não está no texto The New Shadow, mas mesmo assim lembro-me desta colocação em algum texto, com relação a Irmandade de Malîthor, e o fato dele ser, ou especular-se que seja Boca de Sauron. E creio que não tenha sido apenas uma vez que vi referências dele como Boca de Sauron. Mas de qualquer forma compreendo, e é de todo válido o que disse.

Abraços.

ps: A questão de Malîthor achei presente num dos textos da Dúvendor, que fala sobre a Quarta Era. De fato não sei até onde possa ser confiável, mas não me parece de todo sem sentido, pois não me lembro de ter sido apenas aí que li sobre Malîthor ser Boca de Sauron. Mas de qualquer forma não era canônico.
 
Última edição:
Então houve uma dissenção, uma ruptura permanente entre Hobbits e raça humana?
Que acha disso, amigo Menegroth?
=]
Sim,
Acredito que podemos coexistir sem interferencias das raças.

Imagino que para se tornarem praticamente invisiveis para nós eles tenham que tomar cuidado para que nada em suas atividades influencie na nossa existência...
 
Imagino que para se tornarem praticamente invisiveis para nós eles tenham que tomar cuidado para que nada em suas atividades influencie na nossa existência...

No tempo de Tolkien acredito que até fosse possível, mas acho que os satélites de hoje em dia invalidam um pouco isso, isto sem mencionar a crescente sobreexploração de recursos que leva o Homem ao recantos mais obscuros do planeta. :g:

Pobres Hobbits.
 
No tempo de Tolkien acredito que até fosse possível, mas acho que os satélites de hoje em dia invalidam um pouco isso, isto sem mencionar a crescente sobreexploração de recursos que leva o Homem ao recantos mais obscuros do planeta. :g:

Pobres Hobbits.
Mesmo tendo adotado um fator de invisibilidade (mágico)???

Nossa que viagem........

Acho que é melhor eu parar de tomar coca-cola
 
Bom, creio que os Hobbits tenham sido extintos.
Mesmo Tolkien dizendo que eles ainda perambulavam, vistos apenas se desejassem, nos dias atuais, de qualquer forma, metafóricamente ou não eles teriam sido esmagados pela "modernidade".

Abraços.
 
Acredito que Boca de Sauron não estava vivo para causar os problemas para o Reino Reunido na Quarta Era, mas seguidores e admiradores dele e/ou de Sauron seriam os responsáveis, alguns reinos tentando se libertar ou mesmo derrubar o poderoso Reino Reunido.
 
Na vaga hipótese de o Boca de Sauron ter sobrevivido à queda de Sauron, teria de ter vivido os 120 anos que durou o reinado de Aragorn. Não havia Homens vivos com essa esperança de vida durante a 4ª Era, mesmo entre descendentes de Númenor.

sei lá algum resticio de poder de saurom poderia dar sim essa longeividade ao boca por que não? com certeza boca deve ter recebido algum tipode feitiço de saurom um batismo talvez quem sabe...
 
Olá, gente, correndo o risco de chover no molhado, pois só li os últimos dez posts deste tópico, acredito que a quarta era, na visão de Tolkien, ainda não terminou! explico: A Quarta Era é a era dos homens, em que a magia e o poder dos Valar são efetivamente retirados do mundo. O que resta, é aquilo que é dito entre Legolas e Guimli quando estes estão viajando juntos, no finalzinho do Retorno do Rei. Não me lembro muito bem, mas é mais ou menos assim: Estão falando sobre as obras dos homens, e legolas diz lamentar que, assim como os homens em sua vida, suas obras nascem para fenecerem após uma primavera de beleza e explendor, e esta seria a cina da raça humana, para ele incompreendida: Construir e elevar, destruir e cair, achar e perder sempre e indefinidamente... como esperança, ele diz que, apesar disto tudo, a semente dos homens mesmo que tardia, raramente falha, e a esperança, o valor e a beleza renascem sempre, mesmo nas mais adversas condições. Assim, a quarta era ainda estaria em curso, com os humanos sendo cada vez menos cientes das tradições antigas, cada vez mais próximo da Dagor Dagorlad..
 
Bom, creio que sobre Malithor, vai dar muita conversa, pois eu também só achei sobre Malithor aqui no Valinor.
Sobre a era dos Homens, gostaria de saber se, mesmo com o Reino Re-Unido, Rohan, e tudo mais, os anõe de Erebor, Cavernas cintilantes, Colinas de Ferro, Montanhas Azuis, onde foram parar. Pois Gimli foi habitar as Cavernas Cintilantes só na quarta era, e se ele foi para o Oeste, o povo dele ficou lá. Sobre os Orcs, os Trolls, o que aconteceu com eles depois da queda de Sauron? E os Hobbits, bem a última aparição deles, eu vi no filme a fantástica fabrica de chocolates :mrgreen: brincadeira. Eu acho que eles vivem ainda, mesmo com satélites e tudo mais, só que ãgora vivem em toccas bem pequenas, em baixo da terra, em florestas e bosques.:yep:
 
Sobre Malîthor concluímos no tópico "Malîthor", era de um fan-fic da Dúvendor.
Sobre os servos de Sauron, orcs e Trolls, assim como visto no The New Shadow, no reinado de Elessar, e de Eldarion, eles ainda causariam problemas, e seriam temidos, e discutidos pela sociedade humana. São máculas de Arda, não fáceis de se curar. Sobre os anões, é dito que Gimli, por exemplo, trouxe para o sul os anões de Erebor, e tornou-se senhor das Cavernas Cintilantes. Ele e seu povo fizeram grandes trabalhos para Rohan e Gondor, por exemplo, substituindo os portões de Minas Tirith.
Os Hobbits continuariam isolados, devido a política de não intervenção de Elessar para com eles na Quarta Era. De acordo com Tolkien, ainda habitam Arda, vistos apenas quando quiserem o ser.

Abraços.
 
Acredito que Tolkien não se interessou em escrever sobre a quarta era por que passou a ser o dominio dos homens, e o legal de suas historias é a mitologia, os seres, as raças diferentes, se fosse escrever sobre os homens não haveria nada de bacana para se fazer, é só a gente ler essas historias da idade média e coisa e tal...
Alguem concorda comigo?
 
:yep: Sim, eu concordo, pois so iria acontecer guerras, ou romances, ou qualquer coisa entre homens :blah: (acabaria a graça). Mas poderiam fazer uma história sobre algum humano, ou hobbit que tentasse achar a rota plana, sel lá.:think:
 
Talvez, não seja falta de interesse apenas, mas falta de tempo também, e falta de "importância", ao que se referia a "ser importante" para suas obras.
Ao menos no contexto de um novo mito ânglico, ou mesmo europeu, a Quarta Era seria desnecessária, e fujiria ao alongar-se dos anos, dos propósitos de Tolkien como escritor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo