• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quarta Era, alguém...?

Hakar

Usuário
Aguém poderia me explicar, por gentileza, o desenrolar da quarta era. queria saber um pouco mais sobre os fatos que marcaram tal era, se é que eles foram registrados, é claro.

Obrigado, Hakar.

Que a glória dos antigos Generais Ytuclium jamais seja esquecida!!!
 
Deriel, você falou que os anões desapareceram na Quarta Era, mas no texto "Explorando a Quarta Era de Tolkien", no final, é dito que eles poderiam estar em maior número e que o hobbits teriam se expandido para outras áreas

Como diria o falecido Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
 
A quarta era é a era da informatica, do aviao e tudo mais...nós estamos vivendo na quarta era, por que de fato a terra-media se encontra aqui no globo terrestre, e segundo tolkien toda a historia de sda se passou aqui nesta mesma terra que voce esta pisando, há mais ou menos uns 7.000 anos atrás...Acho que com o filme do sda vai começar a quinta era, a era daluz, onde os homens serão guiados pelo istari PJ, ou entao se iniciara a era das trevas, com o ultimo servo do senhor do escuro, PJ. Vamos ver...

"Aí o cavalo entrou num boteco e pediu um copo de uísque..."
 
EU acho que comparar o mundo de Tolkien com o nosso é besteira total, na verdade é fanatismo e dar mais razão para aqueles fantaicos religiosos que dizem que o SdA quer criar um novo Deus.

--------------------------------------------------
O Nacionalismo é o Caminho para o Desenvolvimento.
 
Nós estamos no final da Sexta Era ou começo da Sétima, segundo Tolkien.

O mundo de Tolkien É o nosso mundo, num passado alternativo. Bom, pode-se gostar disso ou não, mas não dá pra refutar, já que foi o próprio autor (Tolkien) que o disse.

Não na Quarta

:)
 
Isso foi o que eu ressautei fanatismo não importa qual seja sempre gera intolerancia. Acretitar cegamente em uma pessoa, se vc não percebeu SdA é uma obra de Ficção não uma verdade absoluta.

--------------------------------------------------
O Nacionalismo é o Caminho para o Desenvolvimento.
 
Esse texto da Nova Sombra é, desculpem o que vou dizer, uma PORCARIA! Tá, foi Tolkien quem o escreveu, mas realmente faltou MAGIA!
O próprio Tolkien não continuou pois sentiu que não havia magia, que se escrevesse só sairia titica...
Legal seria se Tolkien falasse um pouco de Harad, ou das terras Orientais... daí seria Olifântico!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Quarta Era? Os Elfos voltaram para Aman, os Hobbits se tornaram fugidios e difíceis de encontrar, os Anões desapareceram. As Eras dos Homens começaram.

Não tem nada detalhado não.

Pode dar uma olhada em

Explorando a Quarta Era de Tolkien
http://www.valinor.com.br/michaelmartinez/michaelmartinez_03_quartaera.asp
e
A Nova Sombra (The New Shadow)
http://www.valinor.com.br/textos/texto.asp?Idtexto=03001

VALEU, aí, Deriel!

Ao Bombadil: Quando se escreve sobre um assunto e não se aprofunda, seja lá qual for o motivo que nos tenha impedido, não quer dizer que não é um texto mágico. O que faltou foi apenas tempo para nosso Tolkien, que deveria ter nascido elfo para colocar no papel todas as idéias que tinha. Cansei de ler que ele escrevia e reescrevia seus textos e que, às vezes, deixava-os guardados por longos e longos tempos para depois voltar a olhá-los...

Escrever é uma arte e pode não acontecer num primeiro momento aquele TCHAN, a originalidade. Mas achei o texto bem legal, apesar de não estar familiarizada com nenhuma das personagens, hohhohohho!
 
Última edição:
Ok nós estamos no começo da sétima ou final da sexta mas quais foram os acontecimentos da quinta e sexta era de acordo com Tolkien.
Para onde foram todas as criaturas????
 
Faz muito tempo que não discuto por aqui na área Tolkien, mas esse assunto eu adoro!

O fato é que Arda e a Terra são uma coisa só. Todas as histórias contadas na Obra de Tolkien se passam aqui mesmo, no nosso planeta, porém em uma passado muito, muito distante, em tempos remotos, dos quais já não restam mais memórias.

UMA DAS intenções de Tolkien era criar uma mitologia para a Inglaterra, sendo que ela não possui nenhum. Além do que, Tolkien achava o mito de Arthur um pouco pobre demais. Sendo assim ele criou sua própria mitologia.

O Senhor dos Anéis marca o fim da Terceira Era e Início da Quarta, aquela chamada de Era dos Homens. Entretanto muito pouco existe sobre a Quarta Era (The New Shadow e os Apêndices de SdA somente), pois dali em diante a história caminha para aquilo que conhecemos hoje: eu, você e o nosso mundo.

Segundo o que Tolkien diz nas Cartas, estaríamos hoje no fim da Sexta Era ou início da Sétima. Pensando nisso, pode-se chegar a várias conclusões sobre a passagem de uma Era para outra.

O fim da Quarta Era pode ter sido um grande cataclisma. Algum fenômeno, natural ou não, que mudou a geografia do planeta e enterrou para sempre os vestígios das antigas civilizações terramedianas. Iniciando assim a Quinta Era.

Lembrando que nos livros as mudanças de Era sempre ocorrem relacionadas a um evento "divino" (criação do sol, queda de Morgoth, 1 e 2ª quedas de Sauron), podemos chegar a conclusão que o fim da Quinta Era e início da Sexta deu-se com a vinda de Cristo para o mundo, há mais de 2 mil anos atrás.

Daí pra frente existem teorias de quem a Revolução Industrial teria sido o marco entre a Sexta e a Sétima Eras. Enquanto outros dizem que esse marco seriam a Segunda Grande Guerra Mundial.

Eu, particularmente, acredito que a Sétima Era ainda se iniciou. Portanto ainda estamos no meio ou final da Sexta Era.

---
Só lembrando a todos que essa teoria já foi discutida aqui na Valinor há muuuuuito tempo atrás e que não é de toda minha, mas sim a conclusão de uma vasta discussão (que, por sinal, tentei encontrar nos arquivos do forum, mas não achei). Em outras palavras, são apenas deduções sobre aquilo que é dito por Tolkien, ou seja, não é algo canônico.
 
Última edição:
É como o Snaga disse.

Existe com isso a possibilidade de explorar o imaginário Tolkien, ou seja, carregamos um legado de Arda dos tempos antigos, entretanto, não são todos que possuem esse discernimento. Somente nós, amantes das obras é que percebemos isso.
 
Caramba, só agora que vi o quanto esse tópico é antigo. Foi criado em 2001!!! O.O

Como é que desenterram coisas assim??? :lol:
 
Isso foi o que eu ressautei fanatismo não importa qual seja sempre gera intolerancia. Acretitar cegamente em uma pessoa, se vc não percebeu SdA é uma obra de Ficção não uma verdade absoluta.

Mesmo sendo obras de ficção, acredito que possuem fortes semelhanças com a realidade. Assim como na Bíblia ou nos livros sagrados de algumas religiões, existem fatos místicos e, digamos, um tanto surreais. Creio, porém, que o mundo "fictício" de Tolkien é o mundo em que vivemos e fiquei mais convicta disso após ler o post do Snaga (onde, muito bem, percebe-se a linha dos acontecimentos que vão decorrendo até chegar à atualidade). Não é fanatísmo por Tolkien (ou talvez não somente), é uma dedução a partir das obras, aliás, o próprio mestre afirma isso. Me surpreende que alguns não o compreendam
 
Algo que não vi sendo comentado no tópico (ou se vi deixei passar batido) é que as eras do sol acabam com algo envolvendo a queda de algo relacionado ao divino e não apenas um evento importante. Isso explicaria porque a queda de Númenor não é contada como uma passagem de Era, já que a meu ver fora mais importante que a primeira queda de Sauron: houve a queda de um importante império, o arredondamento do mundo, a retirada de Aman do mundo acessível aos mortais, a abdicação de Manwë como Rei de Arda... Mesmo assim não deixa de ser um critério entranho, este que privilegia a queda (provisória) de Sauron a estes acontecimentos.

Mas se assim for, a passagem da Quarta para Quinta era envolvendo o esquecimento do mundo tolkienriano não entraria, pois não vejo como encaixar a queda ou o envolvimento de algo divino aqui. Só se aceitarmos que, a partir da Quarta Era, conta-se o tempo a partir de eventos humanos e não élficos ou divinos, afinal trata-se do Tempo dos Homens e importantes feitos humanos contariam como transição.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo