1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quantos Elfos vivem na Terra-Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Falcão Branco, 26 Ago 2008.

  1. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Após ler o Sillmarilion, fiquei curioso sobre a quantidade de Elfos que habitam a Terra-Média. Tolkien nunca foi expecifico em relação a numeros, e fica dificil para mim ter alguma noção de quantidade nessa questão. Básicamente quantos Elfos viviam em uma cidade grande como Gondolin? E quantos em média restarm no inicio da quarta éra. Grato pela atenção.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Na Guerra das Lágrimas Incontáveis, quando Húrin foi preso, Gondolin contava com um exército de 10 mil guerreiros. Sendo assim, creio que sua população era bem grande. Talvez 10 vezes mais que isso.

    Eu também não sei ao certo, mas acho que, na Terra-média toda, passa-se fácil de uma dezena de milhão de elfos.
     
  3. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    Então basicamente no inicio da quarta era, os "poucos Elfos" que lá viviam deviam ser algo em torno 10.000 ou mais?
     
  4. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Acredito que bem mais.

    Existiam elfos em Valfenda, Lórien, Floresta das Trevas e nos Portos Cinzentos.

    Os Portos e Valfenda talvez fossem pequenos, mas Lórien era grandinha e o Reino da Floresta era bem grandão! Creio que existiam bem mais de 100 mil elfos ainda na TM.
     
  5. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Mais de 100 mil. Ainda assim, em se tratando de uma "Nação elfica" (e quando digo nação me refiro a Valfenda, Lórien, Floresta das Trevas, Portos Cinzentos e etc. juntos), não é muito pouco? Elfos, por serem imortais (e, não indestrutíveis, já que por algum motivo ou outro eles morriam), poderiam povoar toda Terra-média. E não falo do final da Terceira Era, mas sim de todas as Eras em que habitaram a TM, desde sua época de ouro. O que explicaria esse "contole de natalidade" elfico? Seria o próprio fato de serem imortais?
     
  6. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Eu penso que o que impediu os Elfos de se prosperarem mais na Terra-Média durante a Segunda e Terceira Era foi o grande poderio de Sauron e os males que ele causou. Muitos Elfos abandonaram a Terra-Média após o fim da Primeira Era por causa dos conflitos lá existentes e, no caso da Segunda e Terceira Era, esses conflitos foram causados pelo poder malígno de Sauron. Não sei se esse "controle de natalidade" que você diz, Eädsohn, pode também ter sido influenciado pelo caos na Terra-Média, mas é uma hipótese.
     
  7. Falcão Branco

    Falcão Branco Sacrifiquei um

    E que no livro dá a entender que eles quase entraram em extinção... Em relação ao controle de natalidade, acho que pelo fato de serem seres nobres e imortais, não ficam tendo filhos lá e acolá. Mas ainda acho que se eles quizessem, dominariam a Terra-Média em "pouco tempo".
     
  8. Elendil

    Elendil Equipe Valinor


    Então, é mais ou menos por aí que eu entendo a questão (mas posso, ou podemos, estar errado). O fato da imortalidade os impediria de sentir tanta necessidade da procriação.
     
  9. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Durante a Primeira Era os elfos dominaram e povoaram toda Beleriand (que tinha quase o tamanho de Eriador).

    Mas aí entram dois fatores:

    1) Guerras: milhões de elfos morreram nas guerras constantes contra Morgoth durante todo o decorrer da PE. Foi praticamente um extermínio; e

    2) Natalidade: o que você disse sobre o controle de natalidade é real. Não acreditam que eles faziam isso concientemente, eles simplesmente não sentiam necessidade de procriação.

    Claro que existem excessões, como o pai de Fëanor (esqueci o nome dele) e o próprio Fëanor. Mas temos vários exemplos de filhos únicos, como Lúthien e Idril. Elrond teve apenas 3 filhos e já contava com milênios de idade.

    E, sim, como você disse, ao fim da TE os elfos estava quase extintos na TM. Pode-se notar isso pelos diálogos entre Frodo e Sam no início da Sociedade.
     
    • Ótimo Ótimo x 6
  10. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Exatamente 139.479 Elfos. Se não acredita em mim pode contar.

    Acho que deveria ter uma tabela com a quantidade de cada raça, ou ao menos um gráfico. Mas por outro lado é muito detalhe para a cabeça de um escritor não acham?

    By Raphael S
     
  11. Tuor

    Tuor Usuário

    Concordo. Eles já tinham um sentimento de que aquele local não era mais para eles. Mas foi também porque eles tinham essa idéia de não procriação em demasia.

    Com certeza. E o pior é que Arda se tornaria muito povoada, pois como os elfos perduram enquanto o mundo perdurar, com muitos filhos, estes que não morrem (exceto por outros fatores relacionados ao hröa) teriam mais filhos, e assim por diante.

    De qualquer forma, estive pensando que, se elfos continuassem vivendo na Terra-Média sem Sauron para perturbá-los, e tendo poucos filhos como tinham, de uma forma ou de outra um dia o local se encheria, pois "de grão em grão a galinha enche o papo". :lol:

    E me pergunto mais: Aman não se encheria até o final dos tempos? :think:
     
  12. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Não há como saber mesmo, infelizmente.

    A única coisa que eu posso afirmar é que durante a primiera era haviam milhoes de elfos tanto é que as maiores batalhas com numeros altos de contingentes ocorreram em Beleriand.

    Com relação a Batalha das Lágrimas Incontáveis há uma parte que citam 10,000 guerreiros, mas era apenas uma pequena parte do total de guerreiros envolvidos.

    Durante a Terceira Era o numero de elfos era muito baixo em comparação com o passado.
    Mas com certeza não eram gatos pingados, mas estavam na casa dos milhares.

    Haviam milhares em Lórien, Lindon, Rivendell e Floresta das Trevas.
     
  13. wsnjr

    wsnjr Sir Auron


    Concordo... imagina a dor de cabeça que seria fazer um estudo ao estilo do IBGE na TM e com várias raças além dos humanos? :omfg: Mas pelo menos uma estimativa de população já ajudaria bastante o leitor pois senão coisas como a população das cidades ou perdas de guerras ficam muito abstratas.
     
  14. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    ************

    E quem, em nome de Eru, foi o monge budista que contou??? :lol:
     
    Última edição: 28 Ago 2008
  15. ARABAEL

    ARABAEL Ema Infame e

    Vc realmente acredita que em algum lugar vai ter um senso Élfico?????
     
  16. Deriel

    Deriel Administrador

    Tenho um artigo que eu tinha quase esquecido, pra vocês se divertirem (é nessas horas que eu me surpreendo com a quantidade de coisas que temos :g:)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  17. arwensp

    arwensp quer falar comigo? manda MP!!

    eu acho que nao dá pra saber, pelos livros que li (SdA e O Hobbit, naoi consigo achar outras pra ler aqui, e nao dá pra comprar)
    porém, acho que se não é citado, não era importante para o desenvolvimento e decorrer da história, não é?
    apesar de ser um fato que me deixou curiosa... ^^

    ótima pergunta moço
     
  18. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Elfos evitavam ter relacionamentos duradouro, ou seja, forma uma família, ter filhos etc, quando estão em guerras.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  19. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Esse estudo do Elfos em números é impressionante.

    Eu tenho uma dúvida, desculpem minha ignorãncia nesta parte, mas elfos podiam ter filhos com humanos também? Queria saber da possibilidade de elfos mestiços no universo de tolkien.

    By Raphael S
     
  20. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Sim temos exemplos claro disso, Elros e Elrond são gerados a partir da união de um homem e uma elfa.

    Eldarion é filho de Arwen com Aragorn.:D
     

Compartilhar