1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quantos anos durou a Guerra da Ira

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Gildor, 17 Ago 2002.

  1. Gildor

    Gildor Usuário

    Pessoal, dando uma passada nos textos da Valinor, encontrei esse texto interessante do nosso amigo Imrahil:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Tolkien escreveu pouquíssimo material a respeito do fim da Primeira Era depois que O Senhor dos Anéis foi concluído e publicado. Praticamente os únicos dados que temos a respeito da Guerra da Ira, a grande batalha na qual os Dias Antigos terminaram, está no Conto dos Anos da Primeira Era, publicado no livro The War of the Jewels.

    Como em quase todos os manuscritos de Tolkien, a quantidade de mudança e correção no Conto dos Anos foi imensa. Porém, de acordo com Christopher Tolkien, a decisão final de seu pai sobre a data do início da Guerra da Ira foi 545 da Primeira Era. Mais surpreendente, porém, é o fato de que a data de TÉRMINO da guerra é o ano 587. Ou seja: uma longa guerra de quarenta e dois anos foi necessária para que Morgoth pudesse ser derrotado. E olha que o texto do capítulo "Da Viagem de Eärendil e da Guerra da Ira" parece dar a impressão de que houve apenas uma grande batalha...

    Outro fato interessante: o Contos dos Anos também indica o líder do exército dos Vanyar na Guerra, que teria sido Ingwiel, filho do Rei Supremo Ingwë.


    Tá, eu sei que tem gente que acha que os HoME não são confiáveis ou não refletem o que o professor pensava só porque ele não teve tempo de publicá-los, mas pra mim esse texto é razoavelmente surpreendente.

    42 anos seria um tempo considerável, o que explicaria a grande destruição do território de Beleriand sem que as populações da Terra Média morressem, porque esse tempo seria mais do que suficiente para que todos migrassem para leste do continente.

    E o melhor de tudo: já imaginaram a quantidade absurda de detalhes que Tolkien poderia incluir aí, considerando esse tempo todo de guerra? Tá, eu sei que algumas guerras anteriores duraram bem mais que isso, mas uma guerra envolvendo o exército de Vanyar e Maiar versus todo o resto das forças de Morgoth... teríamos muuuuito a ser explorado aí, caso o professor tivesse vivido mais. 8)
     
  2. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Pois é...dá pra rolar muita coisa em 42 anos.
    Mas eu acho tempo demais...por exemplo, a batlaha de Earëndil contra Ancalagon e seus dragões duraram um dia só no Silmarillion, mas talve eles tivessem durado até um mês...
    Eu acho muito improvavél.pra mim, foi uns dois anos no máximo, até eles derrubarem os portões e as muralhas de Angband.Mais uns dois meses pra eles vasculharem toda a Angband, e descobrir Morgoth isolado na última das minas, e exterminar tudo o que tivesse escondido em Angband
     
  3. Pearl

    Pearl Usuário

    Humm...

    É verdade, seria talvez uma das melhores batalhas, e com certeza a mais desesperada... imagina a cara dos maias quando vissem um bando de dragões?

    E uma coisa que eu acho interessante que eu ouvi falar, é que Ingwiel teria tido vontade de permanecer na TM depois da Guerra da Ira, mas por algum motivo decidiu partir, imaginem uma cidade Vanyar em plena TM?
    Mas eu sou só ouvi falar, será que alguém poderia conferir?

    :)
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Fico impressionado com sua capacidade de achar sem qualquer base. Totalmente sem sentido né? :roll:

    Confiável por confiável o Silmarillion também não é, afinal, ele provém d amesma fonte e dos mesmos textos que os HoME mais recentes. A diferença é que os textos do Silma tiveram a sorte de serem escolhidos e alguns (não digo todos, tem muita porcaria também) não.
     
  5. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Sempre iamginei a Guerra da Ira durando uns 10 anos... 42 anos seria bem interessante....
     
  6. Pearl

    Pearl Usuário

    Com certeza, há textos no HoME que poderiam ter aparecido no Silm.

    Exemplo o Athrabeth ( diálogo entre Finrod e Andreth) se encaixa muito bem no Silm, no capítulo 17.. Da chegada dos Homens ao oeste... mas talvez CT achou que isso mudaria o foco da história, que era principalmente sobre a história dos elfos..

    A Lei e o Costume dos Eldar também, mas acho que serviria bem como um apendice no Silm... bom, pelo menos em ambos os casos é a minha opinião.

    :)
     
  7. Shadow_theOld

    Shadow_theOld Usuário

    E eu q pensei q ela só tinha durado uns 2 anos?
    Achava q os vanyar e os Maia passavam como uma avalanche...mas parece q foi mais complicado,hehe...

    Agora,mudando de assunto,eu queria q Tolkien tivesse escrito mais sobre ela...42 anos não é brincadeira,principalmente pela força dos dois exércitos...ia ficar muito bom...
     
  8. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Sem dúvida teria sido interessante se o Tolkien tivesse detalhado o que aconteceu dentro desse período de 40 anos que a Guerra da Ira durou. Mas, se a gente pensar bem, não é no fundo tão surpreendente assim que ele tenha definido um período tão longo para esta Guerra. Isso parece que é uma coisa muito comum em todo o legendário: os intervalos de tempo são sempre longos, tanto para eventos importantes quanto para os períodos entre eles.

    Sobre Ingwiel, eu chequei e não encontrei nada a respeito no HoME XI. Imagino que a informação de que ele teria desejado permanecer na Terra Média, se foi relatada nos HoME, esteja ou no HoME IV ou no HoME V, que eu não tenho. Mas, em todo caso, parece que essa informação faz parte da fase mais antiga do desenvolvimento do Quenta (antes de o Tolkien escrever o SdA), e assim não precisa ser tomada muito ao pé da letra. Eu tenho a impressão que, se fosse tomada como válida para o legendário, essa informação estaria em desacordo com a idéia de que os Vanyar sempre estiveram contentes em viver em Valinor.
     
  9. Pearl

    Pearl Usuário

    Obrigada por olhar pra mim Swanhild. :)

    Lembro que pelo que eu li Ingwiel só quis permanecer na TM, mas acaba partindo. Você tá certa dos Vanyar não quererem permanecer na TM, e nem sei onde eu li isso e pode ser apenas um "boato" num desses sites pequenos na net.

    :)
     
  10. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Não foi nada. Eu quis verificar se haveria mesmo a contradição que eu falei.

    Mas pode ser que haja algo mais sobre a sua informação em outros HoME, sim. :)
     

Compartilhar