1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quantos Anos dos mortais Arda possui?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Senhor_de_Gondor, 24 Out 2007.

1. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Olá novamente amigos da Valinor, fazia um bom tempo que eu não postava aqui e pesso perdão pois não posso postar mais como fazia antigamente por estar mais ocupado hoje em dia^^. A questão é que eu estive interessado em saber quantos anos Arda possui, certo, pra isso precisamos de uma data fixa pra estipular o valor, me respodam então sábios amigos, quantos anos mortais haviam se passado desde a criação de Arda no início da Terceira-Era?:think:

2. Deriel

Deriel Administrador

Isso mudou muito e nunca chegou a ser publicado. O "último" valor é 50.775 Anos do Sol até o primeiro nascer da Lua, valor que consta no Annals of Aman do The History of Middle-earth 10 (que eu já traduzi e falta revisar pra poder publicar na Valinor).

Somando-se isso à Primeira Era (cerca de 583 Anos do Sol), Segunda Era (3.441 Anos do Sol) e a Terceira Era (3.021 Anos do Sol) temos algo em torno de 57.820 Anos do Sol desde a Criação de Arda até o início da Quarta Era. Colocando mais uns 6 ou 7 mil até os dias de hoje, teríamos que Arda tem por volta de 64.000 Anos do Sol.

3. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Mas desde a canção dos Ainur os anos devem estar além da compreenção, não?

4. Deriel

Deriel Administrador

Não. A Canção foi logo antes da Criação, então... não que o Tempo em si existisse antes da Criação, portanto tal conceito não se aplica =]

5. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

é verdade^^', mas então Arda em si possuia no máximo 50.775 anos?

6. Deriel

Deriel Administrador

Isso segundo a última datação do Annals of Aman e até o início da Primeira Era, fique bem claro.

7. Melimë Úndomiel

Melimë Úndomiel Just freak out, let it go!!!

Nossa, não imaginava que eram tantos anos assim oO

Apesar de que é pouco, se tratando de história.

8. Deriel

Deriel Administrador

Considerando-se que a nossa história tem apenas uns 6.000 anos, dá 10x mais :g:

9. Melimë Úndomiel

Sim, mas sei la, acho que muito tempo pra mim seria mais de 1 milhão de anos.

10. Deriel

Deriel Administrador

Mais do que 30 anos pra mim já é um tempão :g: Dependendo do que, algumas horas já são um infinito, ainda mais nestes tempos atuais, no qual o tempo se acelerou um bocado.

11. Melimë Úndomiel

SimXD verdade...não aguentamos mais esperar por nada, tem que ser tudo na hora.

12. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

é pq eu creio que Tolkien se baseou mais na teoria criacionista do que na evolucionista, já que suas obras tem ligações claras com o cristianismo, mas só uma pequena pergunta: 50.775 até o começo da Primeira-Era né?

13. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

A temporalidade pode ser analisade de diferentes formas. No caso em questão, com grande influência cristã, sessenta mil anos é um longuíssimo período.
    Após a implantação do paradigma galileano, com a revolução "científica", a questão da temporalidade (antes criacionista) assume novas roupagens, os métodos científicos apontavam para milhões, bilhões de anos, em detrimento aos milhares de anos antes canônicos cristãos.

Baseando-se nos Anais de Aman a contagem é coerente, e tomando por base a temporalidade mais comum ao autor, a cristã, e sendo essa corrente adotada em muitos outros pontos das obras, é totalmente lógico.

14. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Eu gostaria de tirar uma dúvida: quantos anos se passaram desde o despertar dos elfos até o início da Terceira-Era?

15. cinz3nt0

cinz3nt0 Usuário

há quem acredite que nossa existentencia em essência tem alguns kalpas já...

ps> 1 kalpa = 4.320.000 anos

16. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

A existência humana, ou a do planeta em si?
    Creio que seja a do planeta, não?
    Seriam esses os moldes científicos, estamos lidando com o universo cosmogônico de Tolkien.
    Mas, é claro, a ciência hoje é um canône, que por execelência exerce o mesmo papel que a Igreja exercia durante a Idade Média, tão categórica quanto, tão "dona da verdade" quanto; é uma análise que não pode deixar de ser feita. =]

17. Senhor_de_Gondor

Senhor_de_Gondor Usuário

Mas antes de contiuarmos a discurção, alguém poderia me tirar essa dúvida? Quantos anos mortais se passaram desde o surgimento dos elfos até o início da Terceira-Era.

18. Deriel

Deriel Administrador

Impressionante como o Aracáno posta, posta e não fala absolutamente nadica de nada e nem responde a questão do tópico :lol:

Vou olhar no Annals pra ver qual o Ano do Acordos dos Elfos e posto aqui =]

19. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

Uma dúvida, Deriel. E a Era das Estrelas? As Duas Árvores não entram na soma do tempo da Primeira Era?

20. Deriel

Deriel Administrador

As Duas Árvores são anteriores à Primeira Era. Como Anos "formais" temos Anos dos Valar, Anos das Árvores e Anos do Sol. As Eras são organizadas de maneira diferente, e contadas de acordo com o ano vigente naquele período. Se não me engano as Estrelas de Varda foram "acesas" com a água da luz (sério!) das Duas Árvores, então elas são contadas em Anos das Árvores.

Compartilhar