1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quanto tempo Gollum viveria se ele não tivesse morrido em Mordor?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ilithien, 28 Set 2008.

1. Ilithien

Ilithien Usuário

Me surgiu uma duvida: se o anel fosse destruido e se Gollum não tivesse morrido em Mordor quanto tempo ele conseguiria viver sabendo que nunca mais veria seu ''Precioso'' outra vez??
    Ele iria morrer de ''remorso'' por não ter conseguido evitar o acontecido ou de velhice??
    Algum tempo depois quando Bilbo se separou do Um, ele disse a Frodo: ''Acho que finalmente a idade me alcançou'', e o envelhecimento de Bilbo pareceu que se acumulou e veio de repente, de uma só vez.
    Isso seria a mesma coisa a acontecer com Gollum??? Ele não mais seria agil e perigoso??Comentem...

2. _ Sauron _

_ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

Acho que Gollum seria atacado por uma velhice tão mortal que morreria imediatamente!

3. Calenardhon

Calenardhon Cavalariço de Rohan

Acho que ele iria morrer imediatamente, porque era o Anel que tinha feito ele ter uma vida longa. Sem Anel, sem vida longa.

4. cristhian_back

cristhian_back Usuário

Acho que ele morreria imediatamente, mas não pela idade. O único motivo que Gollum tinha pra viver era o anel, logo, com o anel destruído ele não tinha mais motivos pra viver. Então ele se mataria, assim que seu preciosssso fosse destruído.

5. ARABAEL

ARABAEL Ema Infame e

Não viveria por muito mais tempo sem o poder do anel.

6. Lord Treville

Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

O anel dava essa incrivel longevidade a Gollum, mesmo quando separados por 60 anos. Após a destruição do Um, todo o seu poder tambem se dissipou, o que provocaria em Gollum um efeito mortal. 500 anos em posse do Anel fez com que Gollum dependesse dele a tal ponto que já estava ligado ao destino do Anel.

Última edição: 29 Set 2008
  7. Deriel

Deriel Administrador

Exato. Não reiniciou logo depois da separação dele do Um mas sim ocorreu quando o Um foi destruído. Quem nos revelou isso foi Arwen (!!!):

“Surpreende-se com isso, Portador do Anel? Pois você conhece o poder da coisa que agora foi destruída, e sabe que tudo que foi realizado por aquele poder agora está morrendo. Mas o seu parente ... agora está avançado em anos, de acordo com a sua espécie; e ... não deverá mais fazer qualquer viagem longa, exceto uma” [SdA VI 6]

O próprio Gollum predisse que sim: “quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja” [SdA VI 3]

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

8. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Eu ia comentar algo que o Deriel já explicou. Porém, só pra complemtar, vamos lá:

Já vi que gente que considera uma falha o fato de Bilbo envelhecer tão rápido após perder o Anel, enquanto Gollum permanece o mesmo, mesmo após 60 anos.

Porém, como está aí no post acima, o que os faria envelhecer seria a destruição do Um e não a perda deste.

Essa citação da Arwen, feita pelo Deriel, realmente esclarece muita coisa. Nunca tinha dado muita atenção a ela!

9. JPHanke

JPHanke Usuário

Concordo que Gollum morreria pela idade que lhe alcançaria repentinamente com a destruição do Um, mas não apenas por isso. Também pela destruição em si do anel, que estava profundamente ligado a Smeagol, mas não acho que ele "precisaria" se matar. Penso que seria tipo uma depressão muito profunda que, somada à velhice que viria, o mataria muito rápido.

10. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Concordo, já que a ligação/obsessão de Gollum em relação ao Um e sua "exposição" a ele, foi e era muito maior do que a de Bilbo.

11. Tis

Tis There and back again...

Gollum viveu por centenas de anos graças ao anel, e a destruição deste, como disseram acima, traria uma morte praticamente instantânea (idade) a ele. Mas levando em consideração a tua segunda colocação, caso ele sobrevivesse, acredito que definharia, sua alma estava muito corroída pelo anel, ele jamais sobreviveria sem ele, a única coisa que o incentivava a prosseguir sem seu precioso era a possibilidade de tê-lo de volta.

12.  
  13. Ben Kenobi

Ben Kenobi Aprendendo com um

Acho que ele não conseguiria viver mais de um mês.Sem o Anel qualquer sentido da vida perderia,a não ser que por algum motivo a parte Smeagol dele fosse mais forte e ele fosse morar com frodo.

14. F. M. Kalyma

F. M. Kalyma Felicidade é andar de chinelo!

. não muito, visto que o anel havia sido destruído!

15. Yulië

Yulië Usuário

Bom eu acho que como o Um Anel apenas fazia com que seu portador não envelhecese nem voltase a sua juventude ficando como ele era quando o encontrou, Gollum finalmente teria sua velhice, porém ela chegaria rapido demais em relação ao normal, e ele não iria sobreviver muito tempo sabendo que seu precioso havia sido destruido.Creio eu que juntaria o ''remorso'' por não ter conseguido evitar o acontecido e de velhice, chegando a conclusão de que Gollum iria morrer rápido.

16. Ulca

Ulca Usuário

Antes da destruição do Um, Gollum envelhecia vagarosamente, assim como Bilbo enquanto possuia o Anel. Quando Bildo se separou do Um, ele recebeu toda "carga" dos anos, envelheceu de uma só vez [como já disseram acima].

O envelhecimento de Gollum não se deu da mesma forma porque os dois (Gollum e Anel) já estavam, de certa forma, ligados. Os efeitos do Anel em Gollum só cessaria com a destruíção do primeiro. O "peso" da idade cairia sobre Gollum de tal forma, que seu corpo não iria suportar.

“quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja”. Isso me fez lembrar de Dorian Gray, em A Liga Extraordinária e, principalmente n'O Retrato de Dorian Gray.

17. É uma explicação ;)

18. Primula

Primula Moda, mediana, média...

:eek:

Vocês dois estão interpretando errado as palavras do Deriel. Leiam com cuidado e vocês verão que não é "uma forma" de enxergar o problema, mas pura simplesmente a resposta.

19. Tonso

Tonso Hum! Carne de

Alguns dias, talvez, ou nem isso. Mas não acho que ele morreria de desgosto ou pela dor de perder o Um. Pode ser que o Sméagol ficasse realmente aliviado por ter tirado um fardo gigantesco de si e morresse tranqüilo. Gosto de imaginar Gollum sentado embaixo de uma árvore, sorrindo, enquanto a Cara Amarela se ergue.

20. Thalion

Thalion Mas que puxa!

Muito bem lembrado...Embora haja uma diferença entre os dois exemplos citados (o retrato de Dorian e o Anel), é um paralelo muito bem feito. Porém, há uma outra grande questão a ser feita: Se Gollum não tivesse morrido em Mordor teria o Anel sido destruído???

----------------
    Now playing:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

via

Compartilhar