• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quanto pesa a internet?

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O mesmo que um morango. Isso, claro, considerando a massa de todos os elétrons necessários pra formar a energia suficiente pra manter a Internet funcionando. Um matemático calculou recentemente que e-readers ganham massa quando você salva um novo livro dentro dele. Isso porque a quantidade de elétrons pra armazenar mais informações é maior.

morangos.jpg

Alimentar um kindle com livros faz ele ganhar uma massa minúscula, tão pequena que a massa ganha por recarregar a bateria é 100 milhões de vezes maior. E aí entrou um canal de ciência no Youtube, que calculou usando o mesmo princípio a massa de toda a Internet. E descobriu-se que tudo pesa o mesmo que um morango comum, ou seja, 50 gramas.

Já a informação dentro pesa menos que um grão de poeira. 50 gramas é o peso de todos os elétrons existentes na energia necessária pra manter a Internet funcionando (assume-se que haja de 75 a 100 milhões de servidores mantendo o funcionamento da Internet, excluindo-se os PCs domésticos). O montante de energia atinge a casa dos 40 bilhões de Watts. E se incluíssemos os PCs domésticos? A soma iria pra incríveis três morangos. É quase impossível estimar o tamanho da Internet, pra essa pesquisa foi usada uma estimativa de Eric Schmidt, do Google. Ele estimou que há 5 milhões de terabytes de dados (algo como 5 exabytes) de dados de informações na Internet, e o Google já conseguiu indexar incríveis 0,04%.

Fonte
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo