• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quanto custaria filmar O Silmarillion?...

Bom, eu imagino que o silmarillion seja impossivel de ser filmado, a não ser que ele tenha várias e várias horas de duração.
Talvez alguns trechos da historia, como a balada de Beren e Luthien ou de Turin Turumbar, sejam possíveis de serem filmadas.


P.S.: Tenho a leve impressão de que esse tópico está no lugar errado..
 
Olorin Roux disse:
Bom, eu imagino que o silmarillion seja impossivel de ser filmado, a não ser que ele tenha várias e várias horas de duração.
Talvez alguns trechos da historia, como a balada de Beren e Luthien ou de Turin Turumbar, sejam possíveis de serem filmadas.


P.S.: Tenho a leve impressão de que esse tópico está no lugar errado..

Ou poderia ser filmado, caso fosse em dividido em vários filmes, como LOTR. Mas eu acho impossível, não por questões financeiras, mas por as estórias não foram terminadas, e sobre alguns personagens temos informações incompletas.
 
Shantideva disse:
Ou poderia ser filmado, caso fosse em dividido em vários filmes, como LOTR. Mas eu acho impossível, não por questões financeiras, mas por as estórias não foram terminadas, e sobre alguns personagens temos informações incompletas.

Os roteiristas completam. Eles sempre fazem isso, adaptando o texto literário ao cinema, essa não seria a preocupação :think:

Arrisco dizer que não seria muito diferente do SdA
 
Deriel disse:
Os roteiristas completam. Eles sempre fazem isso, adaptando o texto literário ao cinema, essa não seria a preocupação :think:

Arrisco dizer que não seria muito diferente do SdA

É exatamente isso que me daria arrepios...imagina só, eles fariam exatamente o que fizeram com Faramir no filme, ou pior, olha que Faramir era um personagem acabado.
 
Bom, vou mover pro Filmes. A discussão se enquadra melhor lá. :D


E eu ainda sou da opinião de que o Silmarillion não deveria virar um filme, mas um seriado! A quantidade de contos que o livro possui se encaixa melhor em roteiros de seriados do que de um filme.

E gastos? Bom, se é pra fazer algo bom mesmo, seria um preço beeeeem alto, mas não dá pra ficar chutando um valor aproximado. :think:
 
Seriados seriam interessantes, mas teriam que ser seriados com uma Grande Produção senão iria ficar com aqueles efeitos especiáis tipo "Star Trek"... Mas seria legal ver o Silma na televisão, seria legal poder passar a emoção do livro para as pessoas que não o leram.
 
Statues Argonath disse:
Seriados seriam interessantes, mas teriam que ser seriados com uma Grande Produção senão iria ficar com aqueles efeitos especiáis tipo "Star Trek"... Mas seria legal ver o Silma na televisão, seria legal poder passar a emoção do livro para as pessoas que não o leram.

Exatamente! Seriados com uma grande produção, com grande investimento financeiro capaz de financiar proffisonais competentes e uma tecnologia que desse conta do recado, pra não deixar o seriado com uma cara bizonha. :D

Isso é possível hoje em dia, nbasta ter boa vontade e um tanto de insanidade - creio. Estão gastando, por exemplo, em cada episódio da série de Star Wars o equivalete ao que se gasta por filme.O problema é se todos esses gastos altíssimos compensarão no final, dando o retorno esperado.
 
Sei lá, eu gostaria de ver o Silma na TV, mas acho que é impossível filmar algumas partes, já que cada um imagina de um jeito completamente diferente. Ia ser uma grande responsabilidade
 
Pois eh, muitos seriados agora estão com grandes produções, um exemplo disso foi o "Band of Brother" que foi produzido pelo Tom Hanks :D... O seriado "Lost" também é muito bom, agora há uma tendencia a fazer esses seriados mais lentos porém com maior produção, pois o "Lost" já está anunciando que haverá nova temporada desde dezembro e somente em março é que vai ser lançada O.O...
 
ah seriados não tem graça e a maioria nem ia poder assistir, filme é muito melhor, só que teria que fazer vários filmes daí ficaria legal, mas com certeza não ia ser muito diferente de sda e quanto a informações incompletas tem muita coisa no CI que dá usar e em filme tudo se dá um jeito, mas que vai demorar pra fazerem um filme desses vai, até teriam que fazer o hobbit antes e olha a dificuldade que ta tendo pra sair o filme imagina então o silma...
 
Eh, se fosse pra fazer o Silmarillion todo, o melhor seria um seriado.
Mas eu ainda acho que fazer filmes do livro todo seria praticamente imposivel, os filmes seriam muito complicados (pra quem não conhece a estoria).
Eu acho que o mekhor seria filmar pedaços separados do livro, como o Akallabêth (seria fodástico) ou a balada de Beren e Lúthien :grinlove: .
E os dois (ou qualquer outra parte) provavelmente não seriam nada baratos de filmar.
 
Última edição:
Eu prefiro um filme. O diretor Peter Jackson é genial o bastante para adaptar o enredo para criar um filme (apesar de que eu não gostei de algumas adaptações do SdA). Se ele souber o que mudar e o que tirar dá pra fazer um bom filme, eu creio. E afinal, eu fico louco pra ver batalhões enormes de elfos lutando nas Nirnaeth Arnoediad :mrgreen: . Além disso, tornaria o livro do Silmarillion mais popular.

Porém, pra fazer um filme de tamanha magnitude seria necessária aproximadamente 3:30 h pelo menos (quase a mesma duração do Retorno do Rei). Isso resumindo bastante a história. E iria custar meio caro os efeitos, sei lá... alguns milhares de dólares :think: . Mas os outros diretores teriam que ter muito trabalho pra fazer algo mais dramático e uma boa produção de O Silmarillion renderia alguns Oscars em troca.

Vale lembrar que apesar dos livros do Tolkien serem bem "gordinhos", grandes parágrafos são só de descrição (o nosso mestre gosta de detalhar tudo desde a grama até a cor da borboleta que voôu acima da cabeça do cavalo do Rohirrim que está na direita à frente do Palácio Dourado *exagerado :lol: *). O problema do SdA foram alterações longíquas do que deveria acontecer. Se, por exemplo, um filme sobre a história de Númenor é feito, Tar-Palantír logo se torna um rei cruel que escolhe Ar-Pharazôn como herdeiro e coloca Sauron como conselheiro do rei :blah:
 
:eek:

O Silmarillion em 03:30h de filme???
Do Ainulindalë ao Akallabêth??
Nunquinha mesmo!!
Se fizer o Silmarillion todo terão de ser feitos vários filmes de 03:30h!!
 
Olorin Roux disse:
:eek:

O Silmarillion em 03:30h de filme???
Do Ainulindalë ao Akallabêth??
Nunquinha mesmo!!
Se fizer o Silmarillion todo terão de ser feitos vários filmes de 03:30h!!

Eu adoraria, mas a espera seria longa, mas que valeria a pena...eles podiam começar a fazer... um seriado seria uma boa pedida...são inúmerasa histórias que tem que ser exibiadas da forma mais detalhada possível...
 
Post original de Idril
E eu ainda sou da opinião de que o Silmarillion não deveria virar um filme, mas um seriado! A quantidade de contos que o livro possui se encaixa melhor em roteiros de seriados do que de um filme.

E gastos? Bom, se é pra fazer algo bom mesmo, seria um preço beeeeem alto, mas não dá pra ficar chutando um valor aproximado.

Concordo com a Idril, um seriado seria bem mais apropriado. No entanto, com todos aqueles "to be continued" e cenas de batalhas cortadas no meio seria muito chato de ver.
Acho que uns três filmes também cairia bem, afinal de contas, Tolkien só dividiu o SdA mesmo pois seus editores na Allen & Unwin pediram (sim, eu leio os jornais da Terra-Média).
Mas, bem... whatever. Silmarillion é bom de qualquer jeito, com ou sem Peter Jackson no elenco.
 
Cálion_Erupoldon disse:
Eu prefiro um filme. O diretor Peter Jackson é genial o bastante para adaptar o enredo para criar um filme (apesar de que eu não gostei de algumas adaptações do SdA). Se ele souber o que mudar e o que tirar dá pra fazer um bom filme, eu creio. E afinal, eu fico louco pra ver batalhões enormes de elfos lutando nas Nirnaeth Arnoediad :mrgreen: . Além disso, tornaria o livro do Silmarillion mais popular.

Sim, P.J. é genial, porém essa questão de adaptação para o Silmarillion é algo arriscado demais. Tem horas em que o roteiro poderá ter total nexo, seguindo a cronologia das histórias do livro, mas tem hora em que não vai ficar tão bom assim. E neste ponto entram muito mais mudanças na história do que cortes de certos pontos que não se encaixariam.

E essa de filme tornar livro mais popular que seriado, sei não. "Sex and the City" é um livro que ficou muito popular com o seriado - que por sua vez, também ficou muito famoso. Ou seja, se o trabalho é bem feito, o livro torna-se popular de qualquer forma. :D

Porém, pra fazer um filme de tamanha magnitude seria necessária aproximadamente 3:30 h pelo menos (quase a mesma duração do Retorno do Rei). Isso resumindo bastante a história. E iria custar meio caro os efeitos, sei lá... alguns milhares de dólares :think: . Mas os outros diretores teriam que ter muito trabalho pra fazer algo mais dramático e uma boa produção de O Silmarillion renderia alguns Oscars em troca.

A história inteirinha do Silmarillion em 3:30, em um único filme, não daria certo. Ia ficar que nem Tróia, que dava pra ter sido pelo menos 2 filmes e jogaram tudo em um único longa-metragem. Se for filme, terá de ser mais de um de 3:30 de duração.

Vale lembrar que apesar dos livros do Tolkien serem bem "gordinhos", grandes parágrafos são só de descrição (o nosso mestre gosta de detalhar tudo desde a grama até a cor da borboleta que voôu acima da cabeça do cavalo do Rohirrim que está na direita à frente do Palácio Dourado *exagerado :lol: *)

Sim, são só de descrições. No Silmarillion é assim também, pois esta é uma das caracterísitcas mais marcantes de Tolkien. Mas você sabe muito bem que O Senhor dos Anéis, os filmes, duraram em média 02:30 mesmo com os livros tendo longos parágrafos de descrições. O problema do Silmarillion são os detalhes dos contos em sí, é um livro mais minucioso do que O Senhor dos Anéis; portanto o problema para uma duração longa não são as descrições de paisagens em sí. =]

O problema do SdA foram alterações longíquas do que deveria acontecer. Se, por exemplo, um filme sobre a história de Númenor é feito, Tar-Palantír logo se torna um rei cruel que escolhe Ar-Pharazôn como herdeiro e coloca Sauron como conselheiro do rei :blah:

A história de Númenor não precisa ser isolada em um único filme; ela pode se juntar com outros contos em outro filme. Daí a grande responsabilidade que um roteirista deve ter. Tem que se ter todo o cuidado de não juntar a história de Númenor com um conto que nada combine ou que não puxe assunto para tal conto. E esse é mais um dos motivos pelo qual ainda prefiro um seriado. :hanhan::wink:
 
Mas o Silmarillion é beem diferente de SdA..
Tipo, SdA segue uma estoria mais linear.. o livro é grande, mas a estoria nem tanto.
O Silmarillion é gigantesco comparado ao SdA, tem uma estoria (ou melhor, vaaarias) muito complexa...
Não acho que seja possível fazer um filme sobre o Silma todo..
 
Olorin Roux disse:
Mas o Silmarillion é beem diferente de SdA..
Tipo, SdA segue uma estoria mais linear.. o livro é grande, mas a estoria nem tanto.
O Silmarillion é gigantesco comparado ao SdA, tem uma estoria (ou melhor, vaaarias) muito complexa...
Não acho que seja possível fazer um filme sobre o Silma todo..


Lolo Milkybar, você roubou as palavras que eu queria ter dito no post anterior: SdA possue uma história linear, diferentemente do que ocorrem no Silmarillion! =]

Uma história linear é muito mais fácil de ser trabalhada para um filme e é mais recomendada do que uma história como a que encontramso no Silma. Não é impossível adpatar o Silma e podem ficar várias peças sem qualquer encaixe no longa. Por isso que um seriado seria beeem melhor.
 
Post original de Orolin Ruoux
Mas o Silmarillion é beem diferente de SdA..
Tipo, SdA segue uma estoria mais linear.. o livro é grande, mas a estoria nem tanto.
O Silmarillion é gigantesco comparado ao SdA, tem uma estoria (ou melhor,
vaaarias) muito complexa...
Não acho que seja possível fazer um filme sobre o Silma todo..


De certa forma concordo com você, Olorin. Mas se não for para se fazer um Silmarillion arasa-quarteirão, igual ou melhor que o SdA, nenhum estúdio grande (New Line, Dimension, WB. etc.) vai se interessar em filmá-lo, pois, por exemplo, se só a história de Túrin for mostrada o público-alvo será os já fãs de Tolkien que, embora sejam muitos, não são todas as pessoas do mundo que podem ir ao cinema ou alugar um dvd/vhs (público-alvo de um filme como o SdA).

Por essas e outras, continuo sustendando a minha trilogia silmarillística, a não ser que alguém me dê uns bons reais ou uma idéia que a minha cabeça aceite como melhor!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo