• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quantas palavras por dia?

Será que criar um blog aqui no Meia Palavra e escrever x palavras por dia, ajuda? Deve ajudar; Mas e quando vc está sem inspiração? Porque às vezes a inspiração é só um trecho, uma imagem de um(a) personagem, uma frase solta no meio do nada. E não vai adiante.

Deve ajudar, sim, viu? Se vc animar, animo também. Agora vou ter tempo pra isso. Minha prof de literatura dizia que inspiração não existe, é só firula. Bora fazer um 500 Project?

eu dou outra sugestão, o nanowrimo. já participei 2x e dá pra tirar mtas experiências práticas sobre escrever 1 livro. é um evento q ocorre anualmente em todo mês d novembro. basicamente, vc tem 1 mês pra escrever 50 mil palavras (1 romance mediano). já fiz as contas e dá 1666 palavras por dia, ou 3 pgs do word. pode parecer fácil inicialmente, mas ser regular escrevendo 3 pgs por dia durante 1 mês, chova ou faça sol, com amigos chamando pra sair ou vc enfrentando diarréia, ressaca, preguicite aguda ou falta d imaginação é pra botar vc como escritor à prova. ah, o nano se baseia em uma das técnicas d escrita sugeridas em mtos livros: escrever todo o romance d uma só vez, num só fôlego, para somente depois d pronto, fazer as revisões, modificações e aparas seja na parte d pesquisa ou gramatical do texto. tem gente q ama o método, ou odeia.
 
Manu M.
"Deve ajudar, sim, viu? Se vc animar, animo também. Agora vou ter tempo pra isso. Minha prof de literatura dizia que inspiração não existe, é só firula. Bora fazer um 500 Project?"


Gostaria de conhecer a professora de literatura que disse que inspiração é só firula. Como explicar que andando por aí, do nada, um poema ou um trecho de uma prosa vem “perturbar” a cabeça da gente. Já aconteceu comigo diversas vezes. Acompanhei uma entrevista de João Paulo Cuenca escritor carioca que disse que sempre anda com um bloco de anotações, deve ser por causa dessa “inspiração firulenta”. Acho que o melhor é respeitar o ritmo próprio como bem disse a Tayana. Manuais de técnica de escrita podem ajudar, mas é apenas uma peça nesse complexo jogo de palavras .Não é só inspiração, mas também não é só a técnica fria.
 
Bom uma vez li um livro muito interessante do Isaac Asimov chamado, No mundo da Ficcção Científica. Bom o livro falavra sobre ficção cientifica em geral, mas havia uma parte bastante interessante sobre as tecnicas que ele usava para escrever. Na verdade eram mais conselhos do que tecnicas, porque ele começa logo dizendo que não existe uma fórmula mágica para se seguir e virar um escritor. Outro ponto interessante é que ele diz que para se ser um bom escreitor, tem-se que ser primeiramente um bom leitor. O conselho é leia o máximo possível, para que você consiga ter um senso critico decente do que os outros e você mesmo escreve. O por último, pratique.
O livro não é um guia, tipo guia de compras de roupas...mas é legal para quem quer se tornar escritor, e quer a opnião de alguem altamente reconhecido.

Obrigado pela dica, Sophia. Meu foco não é ficção científica, mas de qualquer forma vou ver se encontro esse livro. Nunca li nada do Asimov, mas já ouvi falar muito bem da série Fundação.
 
Descrição exige sempre pesquisa, seja por relatos de outros, pesquisa bibliográfica ou de campo mesmo. Afinal é muito mais fácil falar do que conhecemos e já vivenciamos, não? O modo como a descrição será feita é que tem maior valor, como nos casos que o próprio Voltaire citou.

Era a isso que me referi quando respondi ao Rodrigo. A relação de quão fidedignas são suas palavras a cada parte de um determinado ambiente. No caso, citei uma catedral como primeiro exemplo. É importante saber os termos arquitetônicos da mesma, se quiser ser específico em algum momento. Saber o que é a nave, transepto, abóbada, charola, etc. Palavras que devem ser usadas para descrever com mais precisão do que chamar de topo, passagem, palco, etc. Por serem coisas semelhantes mas com nomes bem distintos. Mesmo palco e púlpito serem sinônimos, eu gosto de descobrir palavras novas nos livros que leio, considero isso uma qualidade de um bom escritor.
 
eu dou outra sugestão, o nanowrimo. já participei 2x e dá pra tirar mtas experiências práticas sobre escrever 1 livro. é um evento q ocorre anualmente em todo mês d novembro. basicamente, vc tem 1 mês pra escrever 50 mil palavras (1 romance mediano). já fiz as contas e dá 1666 palavras por dia, ou 3 pgs do word. pode parecer fácil inicialmente, mas ser regular escrevendo 3 pgs por dia durante 1 mês, chova ou faça sol, com amigos chamando pra sair ou vc enfrentando diarréia, ressaca, preguicite aguda ou falta d imaginação é pra botar vc como escritor à prova. ah, o nano se baseia em uma das técnicas d escrita sugeridas em mtos livros: escrever todo o romance d uma só vez, num só fôlego, para somente depois d pronto, fazer as revisões, modificações e aparas seja na parte d pesquisa ou gramatical do texto. tem gente q ama o método, ou odeia.

O site é inglês. Vc deve escrever em inglês também para concorrer a algum prêmio? Ou existe uma versão brasileira?
Eu vi que existem alguns desafios aqui no fórum. Qualquer pessoa pode sugerir um desafio ou existe alguma regra/exigência para isso? Eu tenho algumas ideias para desafios que eu não vi aqui ainda...
 
O site é inglês. Vc deve escrever em inglês também para concorrer a algum prêmio? Ou existe uma versão brasileira?

o nanowrimo é internacional e vc escreve na língua q quiser. eu mesmo escrevi em português. para vc ser declarado ganhador do desafio (com selo, certificado e tudo) existe um contador d palavras no site q é liberado lá pro dia 28/11. o site tb tem a ferramenta gráfica d acompanhamento do seu progresso em relação à meta diária, e tb um fórum bastante participativo ond vc pode trocar ideias com outros participantes ou até desafiá-los pra ver quem escreve +. existem até desafios entre cidades, estados e países, com ranking e tudo.

ah, e o prêmio é vc escrever 1 livro em 1 mês. quer + ?

Eu vi que existem alguns desafios aqui no fórum. Qualquer pessoa pode sugerir um desafio ou existe alguma regra/exigência para isso? Eu tenho algumas ideias para desafios que eu não vi aqui ainda...

quem posta o desafio faz as regras. porém, qto + complicadas - participantes.
 
espero que você esteja escrevendo enquanto discute aqui no tópico. é a melhor maneira de passar por cima de todos os percalços da escrita. se estiver bloqueado, escreva o porque de estar bloqueado.
 
gostei da ideia de criar um desafio coletivo aqui no Meia. sei que a gente já tem alguns, mas poderíamos criar um novo, mais... digamos, focado.
 
Tayana, qual as suas sugestões para as minhas perguntas? Quantas palavras? Tu já tentou algo assim? Como... por uma semana, todos os dias, escrever mil palavras por dia. Já tentou?

Seguinte Voltaire, eu escrevo de acordo com o que vem. Tem dia que escrevo vários poemas, temdia que não escrevo nenhum. Tem dia que escrevo ouvindo música e em cima dela escrevo algumas palavras, tem dias que preciso do silêncio. Não acho que exista uma quantidade mínina ou máxima, por dia, por semana, por mês... É variado. Pra estipular quantidade iria acabar virando, muitas vezes, estilos que vc pode não se encaixar, exemplo, versos alexandrinos, sonetos... Eu gosto de ter meu "próprio estilo", escrevo a torto e a direito.

Escreva da forma que você se sentir melhor, se você se sente confortável estipulando números de palavras, faça isso, se não deixa fluir. É relativo isso. XD
 
Ah, se estipular uma quantidade por dia ajudar na regularidade, então especifique e escreva...

A minha maior dificuldade é exatamente esta, regularidade. Reviso meus textos e sempre tenho a impressão que nunca ficarão bons, mas me falta a regularidade da escrita diária...

E mudando os bugalhos, surgiram muitos temas curiosos para serem discutidos como construção de personagem, enredo. Bora abrir os tópicos especificos galera...


Experimentei escrever três contos de uma vez. Não achei muito confortável. Poesia, às vezes, até que dá pra desenrolar melhor no meu caso. Sinceramente, isso tudo é muito subjetivo. Não consegui fechar questão no assunto. Revisão é outro problema, o autor revisar o próprio texto é tão complicado quanto achar essa fórmula da escrita. Palazo dá uma olhada nesse vídeo aí e me fala o que achou.Voltaire, talvez ajude a esclarecer ou embaralhar de vez sua cabeça..rsrs (vídeo). Numa parte da entrevista ele fala sobre o processo de criação.Meu processo é o caos também, não tem hora, lugar, não posso nem receitar.É o lado amador.

http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/imagem-da-palavra/joao-paulo-cuenca
 
O site é inglês. Vc deve escrever em inglês também para concorrer a algum prêmio? Ou existe uma versão brasileira?
Eu vi que existem alguns desafios aqui no fórum. Qualquer pessoa pode sugerir um desafio ou existe alguma regra/exigência para isso? Eu tenho algumas ideias para desafios que eu não vi aqui ainda...

Pode criar quantos desafios quiser, a ideia é mesmo promover o diálogo e criar dinamismo criativo por aqui.

E podemos discutir ideias de desafios, pois como disse o JLM, quando mais complexo o desafio menor o número de participantes. Então a discussão de ideias de um desafio pode ser benéfico, e vir a simplicar as regras com a finalidade de atrair mais gente.

Vou abrir um tópico para discutirmos ideias de desafios.
 
Palazo dá uma olhada nesse vídeo aí e me fala o que achou.Voltaire, talvez ajude a esclarecer ou embaralhar de vez sua cabeça..rsrs (vídeo). Numa parte da entrevista ele fala sobre o processo de criação.Meu processo é o caos também, não tem hora, lugar, não posso nem receitar.É o lado amador.

http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/imagem-da-palavra/joao-paulo-cuenca

O video é ótimo, e a entrevista com ele ficou bem bacana. E acho que todos temos esse lado amador...

Eu tenho predileção por escrever a noite, de madrugada se for possível. As vezes deixo para escreve nesse horário e ocorrem outros eventos que me impedem. Preciso provocar o caos na minha escrita, buscar qualquer brecha de tempo para escrever e fugir de qualquer padrão. A caderneta já é mnha fiel companheira, só preciso usá-la. hehehe
 
Não ultimamente, que não tenho escrito tanto, mas sempre achei que a disciplina combina melhor com a escrita. Mas quando estou em períodos sabáticos, confio no caos e anoto o que vem.
 
Ultimamente tenho escrito pouco, quase nada, ainda rabisco umas coisas, mas geralemente jogo fora...
 
Esse Paulo Cuenca só falta usar um chapéu em forma de ponto de interrogação. O cara não responde nenhuma pergunta objetivamente.


Embaralhou então. Voltaire, a parte que gostei foi do processo de criação dele.
O cara também é caótico. Quer dizer ele possui um processo próprio.
 
Embaralhou então. Voltaire, a parte que gostei foi do processo de criação dele.
O cara também é caótico. Quer dizer ele possui um processo próprio.

Tu quer dizer que ele não possui processo algum, não é mesmo? hahahahaha

Entrevistadora - Quando vc escreve vc tem um tempo sagrado, se retira ou vai em meio às viagens?

João Paulo Cueca - Não, nada é sagrado, não tenho nem tempo nem hora e nem lugar, é tudo uma bagunça. Tem colegas que dizem que acordam às sete e trabalham de sete à uma da tarde e têm seu caderninho, têm o seu cantinho... Eu costumo andar com um bloco e escrevo quando posso, quando consigo, é sempre um ato de resistência, é sempre complicado. Não tem nenhum tipo de... Nem de ritual, eu fico pensando muito, penso o tempo todo, mas... é um caos.

Entrevistadora - Como é que está o seu processo criativo agora?

João Paulo Cuenca - Tá uma bagunça.


Isso é um processo próprio ou a falta de um?


Talvez, Ricardo, o que vc queira dizer é semelhante àquilo que foi escrito no livro Oficina de Escritores, que é impossível criar sua história até que vc já esteja de fato escrevendo. Isto é, as coisas acontecem a medida que vc vai fazendo. Os personagens vão surgindo e ganhando "vida própria" na sua mente e as coisas vão se encaixando. Mas é algo que "surge" a medida que vc vai escrevendo. Se sentar e disser: Certo, agora vou criar um personagem ele vai ser assim e ter essas características... isso não funciona. Não é mesmo? Tu precisa ir escrevendo e tentando e descrevendo cenários e assim as coisas vão surgindo... é isso que vc queria dizer?
 
Tu quer dizer que ele não possui processo algum, não é mesmo? hahahahaha

Entrevistadora - Quando vc escreve vc tem um tempo sagrado, se retira ou vai em meio às viagens?

João Paulo Cueca - Não, nada é sagrado, não tenho nem tempo nem hora e nem lugar, é tudo uma bagunça. Tem colegas que dizem que acordam às sete e trabalham de sete à uma da tarde e têm seu caderninho, têm o seu cantinho... Eu costumo andar com um bloco e escrevo quando posso, quando consigo, é sempre um ato de resistência, é sempre complicado. Não tem nenhum tipo de... Nem de ritual, eu fico pensando muito, penso o tempo todo, mas... é um caos.

Entrevistadora - Como é que está o seu processo criativo agora?

João Paulo Cuenca - Tá uma bagunça.


Isso é um processo próprio ou a falta de um?


Talvez, Ricardo, o que vc queira dizer é semelhante àquilo que foi escrito no livro Oficina de Escritores, que é impossível criar sua história até que vc já esteja de fato escrevendo. Isto é, as coisas acontecem a medida que vc vai fazendo. Os personagens vão surgindo e ganhando "vida própria" na sua mente e as coisas vão se encaixando. Mas é algo que "surge" a medida que vc vai escrevendo. Se sentar e disser: Certo, agora vou criar um personagem ele vai ser assim e ter essas características... isso não funciona. Não é mesmo? Tu precisa ir escrevendo e tentando e descrevendo cenários e assim as coisas vão surgindo... é isso que vc queria dizer?


É estranho isso né. Qual o seu processo? Não tenho processo nenhum.
“Tu precisa ir escrevendo e tentando e descrevendo cenários e assim as coisas vão surgindo... é isso que vc queria dizer? “ sim.Mas isso é apenas uma opinião pessoal.Nada mais.


É por aí, mas não quer dizer que é a única forma. Na própria entrevista o escritor afirma que outros escritores são metódicos. É uma coisa muito pessoal.Por isso cada um precisa procurar um método próprio de criação.
Numa entrevista semelhante Ferreira Gullar disse que poeta não é profissão porque ele não sabe quando a poesia vem. Quer dizer no caso de Gullar a inspiração é fundamental. É questionável, sim, mas é uma opinião considerável.
 
Podemos criar um blog e lançar o desafio de 500 palavras por dia. O que acha? Quem se inscrever lá tem que escrever 500 palavras por dia, todos os dias enquanto estiver inscrito. Depois de algum tempo iremos descobrir se esse tipo de coisa funciona ou não. Pode funcionar para uns e não para outros. Ainda assim, acho que não custa tentar.

Podemos dividir por estilos, aí o cara escreve onde quiser, seja poesia, romance, seja de drama, de aventura, de fantasia...
 
Por que criar o Blog Voltaire? Afinal não acabamos de falar aqui que existem escritores metódicos, caóticos e dependentes assumidos de inspiração? E se as 500 palavras não vierem?

Acho que podemos começar como um desafio aqui mesmo no forum, criar um tópico com esse desafio e ver quem participa, quantos encaram o desafio... se vingar, bora pro blog.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo