1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quando vai acabar os copyrights de Tolkien?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Denethor II, 19 Fev 2005.

1. Denethor II

Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

Alguem sabe quando vai poder estar com o direito de livre publicação as obras de tolkien? Se alguem souber, avise!!!

2. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Bom, são 100 anos após a morte do autor. A partir daí vira patrimônio da humanidade ..

3. Mith

Mith This server is too busy!

Tirou as palavras de mim, Varatar. :lol:

4. Harathiel

Harathiel Usuário

Eu nào tenho bem certeza, mas eu me lembro de ter lido uma vez que depois desses cem anos, se a família do autor quiser, ela pode manter os copyrights da obra renovando-os por mais algum tempo.

5. Após estes 100 anos, outra pessoa pode reivindica-los?! :o?:

ate mais....

6. Anakruss

Anakruss Usuário

e até la todos nós vamos estar junto ao mestre...ou quase

7. Kakashi Sensei

Kakashi Sensei Por que é de mim que elas gost

Não ,na verdade esses direitos so são patrimonio da humanidade se não houver nenhum contrato vigorando , se existir algum e esperado ate o fim , ou se a familia depender finaseiramente deles , se sim eles podem entrar com um recurso ...]

Dior

8. Skywalker

Skywalker Great Old One

A coisa é um pouco mais complicada do que isso. Até pouco tempo atrás eu também pensava assim, mas não é. Como o herdeiro dos direitos é filho do Tolkien, o copyright é vitalício pra ele. Mas o Christopher é um cara muito bem esperto e assessorado. Ele montou uma sociedade, a Tolkien Estate pra cuidar do patrimônio intelectual do pai dele, e passou os direitos pra essa empresa. Sendo assim, o copyright é da Tolkien Estate enquanto durar a Tolkien Estate.

9. No entanto, Christopher está velho não?!

ele tem filhos?! alguem sabe quem vai comandar a Tolkien Estate quando ele morrer?!

ate mais...

10. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Provavelmente as outras pessoas da sociedade, mesmo que ele não deixe herdeiros ele vai treinar alguém para tomar o lugar dele.... e com isso fico com uma pergunta. Onde estão as cartas e ensaios não publicados por tolkien?

11. Arnostalion ¥

Arnostalion ¥ Usuário

As cartas e textos não publicados de Tolkien estão com Cristopher Tolkien e com a Tolkien Estate.

Segundo li no livro do Curso de Quenya, os direitos autorais vencem em 2023 ou em 2048 :?

Compartilhar