• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quando usar e quando não usar personagens famosos?

rhodesbauer

Merilon Kemmotar
Uma das dúvidas que sempre me acometem quando estou narrando uma história, principalmente em Senhor dos Anéis, é quando eu devo usar e quando não devo usar personagens importantes, tais como Aragorn, legolas, Arwen, Gil Galad , entre outros.

São personagens com uma história tão rica e com tantos detalhes a serem considerados que além de bater o medo de manchar a imagem de algum deles fico com aquela indecisão de quão importante é a cena para que personagens como esses possam participar sem parecer um desfile de celebridade sem motivo.

Como que você lidam com esses pontos e caso apenas joguem, o que imaginam quando no meio de um combate surge um dos 9 andantes para te ajudar (só exemplo, só exemplo...)?
 
Depende muito da sua aventura. Se você deseja influenciar diretamente a história dos personagens famosos, vai fundo. Não tenha medo nem mesmo de matar um ou dois deles.
Mas se vc não deseja tocar no cenário de maneira drástica, então use muito raramente...



Eu particularmente não tenho medo de usar personagens famosos. Mesmo que morram, sempre rola de a história ficar com uma linearidade legal. Invente seus proprios caminhos de aventura =D
 
mas o fato de usar personagens conhecidos faz com q a terra-media pareça pequena e tb q os jogadores se liguem muito à historia do filme/livro...
 
É, eu concordo de não usar alguém famoso...
Mas quando mestrava, eu usava um personagem famoso como bonus de algo que os players conseguissem fazer.
Me lembro de uma aventura, de Gurps, sobre o Santo Graal em que o proprio Merlin curava os players depois de uma batalha... porque precisava deles curados e precisava mostrar o quanto importante foi aquela batalha.
 
Eu acho que deve se ponderar bem o uso de personagens famosos...
Eles devem aparecer com certeza pelo menos uma vez na campanha senão, na minha opinião, os jogadores devem ficar pensando "ok, estou na terra-média, já faz 5 meses que tou jogando, até hoje nunca encontrei ninguem q eu conheça dos filmes, livros, etc..."
Um encontro com um personagem famoso dá um clima de magia ao jogo, por exemplo, os jogadores estão em valfenda vão para o salão onde o pessoal conta as histórias e conseguem ver o elrond cantando uma música, ou recitando uma poesia, entende?? Não precisar ser nada grande...
Agora tb há a possibilidade de um personagem bem famoso ser o centro da crônica, mas isso é bem mais arriscado, pois ai deve-se tomar cuidado de interpretar tal personalidade de maneira coerente, por mais que, por exemplo, os personagens estejam em apuros lutando contra uma horda de Orcs o Gandalf não vai aparecer lá soltando raio em todo mundo e matando todos os orcs, o máximo que ele faria seria ajudar os personagens a fugir.
É interessante o uso desses personagens como um estimulo aos jogadores, mesmo pois é legal encontrar um desses personagens, então um bom uso deles seria por exemplo: os personagens ajudaram o filho do regente, ou alguem de influência no reino de Gondor, a fugir de uma tropa enorme de sulistas e graças a isso foram convoncados à presença do regente para receberem gratidões dele.Não precisa ser nada envolvido diretamente com a crônica ou o objetivo primário dos personagens na História.
Na minha opinião, como eu disse antes, é sempre bom usar um personagem famoso, não precisar ser em todas as sessões, mas tipo de vez em quando, mesmo porque isso dá um incentivo aos jogador, estimula o "roleplay" (principalmente quando o personagem tem q barganhar algo com alguem, sendo essa uma coisa bem divertida :D) e dá a sensação de que realmente estamos na terra-média sem ,no entanto, fazer a terra-média parecer pequena de mais.
 
Todo mundo quer uma foto com o Tio Gandy =D

É muito legal usar, mas quando você muda a história original com isso ou faz uso excessivo fica uma droga...

Não banalizando fica bom, é gratificamente encontrar alguem famoso na história, ainda mais se o cara for bem interpretado pelo mestre.
 
É muito legal usar, mas quando você muda a história original com isso ou faz uso excessivo fica uma droga...
Bem lembrado...
Tem várias pessoas que gostam de mudar a história de alguns personagens famosos e tudo mais, eu não gosto e tb não acho nada legal....
Quanto ao usos excessivo, tem uma matéria de uma dragão brasil de uns dois , talvez três anos atrás que fala sobre issu na antiga sessão dica de mestre se não me engano, o nome da matéria era "PDM - os Poderosos Do Mestre", uma matéria muito boa que falava sobre o uso demasiado de personagens cavalos.
 
Bom, já mestrei LotR pra Gurps e para não alterar muito a história original, enviava os jogadores para batalhas diferentes da batalha principal. Locais que o filme/livro não fala com clareza. Pois nestes lugares, os jogadores podem fazer a diferença. E eu faço os NPCs famosos aparecerem só de longe, cercados de guardas, ou ocupados demais para falar com os Personagens. Ou então, alguém cita o nome de alguém famoso para os jogadores no meio do diálogo.
Atualmente estou conduzindo uma campanha de Gurps Conan, mas fiquei com medo dos personagens matarem personalidades famosas, por isso fiz o jogo se situar duzentos anos antes do Conan nascer.
Mas, se vc fizer uma personalidade aparecer, estude bastante sobre ela. Histórico, personalidade, manias, falas principais, para que sua interpretação seja a mais convincente possível.
 
Olha eu sou (ou fui) mestre de rpg de O Senhor dos Anéis.

Joguei principalmente no sistema CODA, mas joguei também n’O Um Anel. Prefiro CODA.

Eu sou um grande fã de Tolkien, e quando eu mestrava sabia muitas páginas de cor, inclusive as páginas em que se encontravam.

Uma vez joguei a Campanha: “A Conquista de Moria”, inclusive alguns membros aqui do fórum jogaram. Tratava-se da campanha de Balin, e todos sabemos como ela terminou. Todos os jogadores adoraram a Campanha.

Outra campanha que mestrei foi “O reino do Norte”. Tratava-se da queda de Arnor nas guerras contra o Rei-Bruxo de Angmar.

As duas campanhas são cânones envolvem personagens cânones.

Qual é a minha regra?

O que Tolkien escreveu é lei. Eu não vou mudar. Isso não impede dos personagens do rpg encontrarem Gandalf, Passolargo, Frodo, Barbárvore, ou algum outro figurão. Agora esses caras vão aparecer, fazer alguma fala/dar alguma orientação e vão seguir suas vidas. Eles não vão acompanhar nossos heróis, e não vão mudar nada cânone.

Isso enriquece muito a história.

Quando algum dos seus jogadores ler/assistir alguma das passagens cânones eles vão poder dizer: “eu estava lá, e foi exatamente assim”.

Quando você muda um acontecimento cânone, pode dar a impressão que os jogadores estão vivendo uma fanfic e não a Terra-Média original que eles conhecem. Por isso quando eu mestro peço para ninguém reler as obras enquanto jogamos (só após o final da campanha) e eu mesmo as estudo muito para quando eles lerem eles se lembrarem dos incríveis momentos que viveram na Terra-Média, e perceberem que eles viveram a história cânone.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo