1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quando usar e quando não usar personagens famosos?

Tópico em 'Jogos Tolkienianos' iniciado por rhodesbauer, 17 Ago 2007.

  1. rhodesbauer

    rhodesbauer Merilon Kemmotar

    Uma das dúvidas que sempre me acometem quando estou narrando uma história, principalmente em Senhor dos Anéis, é quando eu devo usar e quando não devo usar personagens importantes, tais como Aragorn, legolas, Arwen, Gil Galad , entre outros.

    São personagens com uma história tão rica e com tantos detalhes a serem considerados que além de bater o medo de manchar a imagem de algum deles fico com aquela indecisão de quão importante é a cena para que personagens como esses possam participar sem parecer um desfile de celebridade sem motivo.

    Como que você lidam com esses pontos e caso apenas joguem, o que imaginam quando no meio de um combate surge um dos 9 andantes para te ajudar (só exemplo, só exemplo...)?
     
  2. noght

    noght Cão Ninja

    Depende muito da sua aventura. Se você deseja influenciar diretamente a história dos personagens famosos, vai fundo. Não tenha medo nem mesmo de matar um ou dois deles.
    Mas se vc não deseja tocar no cenário de maneira drástica, então use muito raramente...



    Eu particularmente não tenho medo de usar personagens famosos. Mesmo que morram, sempre rola de a história ficar com uma linearidade legal. Invente seus proprios caminhos de aventura =D
     
  3. Fearroth

    Fearroth A morte é só o inicio...

    mas o fato de usar personagens conhecidos faz com q a terra-media pareça pequena e tb q os jogadores se liguem muito à historia do filme/livro...
     
  4. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    É, eu concordo de não usar alguém famoso...
    Mas quando mestrava, eu usava um personagem famoso como bonus de algo que os players conseguissem fazer.
    Me lembro de uma aventura, de Gurps, sobre o Santo Graal em que o proprio Merlin curava os players depois de uma batalha... porque precisava deles curados e precisava mostrar o quanto importante foi aquela batalha.
     
  5. Fearroth

    Fearroth A morte é só o inicio...

    eh interessante esse uso...mas tem q ser muito bem administrado!
     
  6. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Sim... basicamente é não tornar banal..e sempre ser uma surpresa.
     
  7. Victroo

    Victroo Ranger

    Eu acho que deve se ponderar bem o uso de personagens famosos...
    Eles devem aparecer com certeza pelo menos uma vez na campanha senão, na minha opinião, os jogadores devem ficar pensando "ok, estou na terra-média, já faz 5 meses que tou jogando, até hoje nunca encontrei ninguem q eu conheça dos filmes, livros, etc..."
    Um encontro com um personagem famoso dá um clima de magia ao jogo, por exemplo, os jogadores estão em valfenda vão para o salão onde o pessoal conta as histórias e conseguem ver o elrond cantando uma música, ou recitando uma poesia, entende?? Não precisar ser nada grande...
    Agora tb há a possibilidade de um personagem bem famoso ser o centro da crônica, mas isso é bem mais arriscado, pois ai deve-se tomar cuidado de interpretar tal personalidade de maneira coerente, por mais que, por exemplo, os personagens estejam em apuros lutando contra uma horda de Orcs o Gandalf não vai aparecer lá soltando raio em todo mundo e matando todos os orcs, o máximo que ele faria seria ajudar os personagens a fugir.
    É interessante o uso desses personagens como um estimulo aos jogadores, mesmo pois é legal encontrar um desses personagens, então um bom uso deles seria por exemplo: os personagens ajudaram o filho do regente, ou alguem de influência no reino de Gondor, a fugir de uma tropa enorme de sulistas e graças a isso foram convoncados à presença do regente para receberem gratidões dele.Não precisa ser nada envolvido diretamente com a crônica ou o objetivo primário dos personagens na História.
    Na minha opinião, como eu disse antes, é sempre bom usar um personagem famoso, não precisar ser em todas as sessões, mas tipo de vez em quando, mesmo porque isso dá um incentivo aos jogador, estimula o "roleplay" (principalmente quando o personagem tem q barganhar algo com alguem, sendo essa uma coisa bem divertida :D) e dá a sensação de que realmente estamos na terra-média sem ,no entanto, fazer a terra-média parecer pequena de mais.
     
  8. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Todo mundo quer uma foto com o Tio Gandy =D

    É muito legal usar, mas quando você muda a história original com isso ou faz uso excessivo fica uma droga...

    Não banalizando fica bom, é gratificamente encontrar alguem famoso na história, ainda mais se o cara for bem interpretado pelo mestre.
     
  9. Victroo

    Victroo Ranger

    Bem lembrado...
    Tem várias pessoas que gostam de mudar a história de alguns personagens famosos e tudo mais, eu não gosto e tb não acho nada legal....
    Quanto ao usos excessivo, tem uma matéria de uma dragão brasil de uns dois , talvez três anos atrás que fala sobre issu na antiga sessão dica de mestre se não me engano, o nome da matéria era "PDM - os Poderosos Do Mestre", uma matéria muito boa que falava sobre o uso demasiado de personagens cavalos.
     
  10. Tsu

    Tsu Bardo

    Bom, já mestrei LotR pra Gurps e para não alterar muito a história original, enviava os jogadores para batalhas diferentes da batalha principal. Locais que o filme/livro não fala com clareza. Pois nestes lugares, os jogadores podem fazer a diferença. E eu faço os NPCs famosos aparecerem só de longe, cercados de guardas, ou ocupados demais para falar com os Personagens. Ou então, alguém cita o nome de alguém famoso para os jogadores no meio do diálogo.
    Atualmente estou conduzindo uma campanha de Gurps Conan, mas fiquei com medo dos personagens matarem personalidades famosas, por isso fiz o jogo se situar duzentos anos antes do Conan nascer.
    Mas, se vc fizer uma personalidade aparecer, estude bastante sobre ela. Histórico, personalidade, manias, falas principais, para que sua interpretação seja a mais convincente possível.
     

Compartilhar