1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quando um Hobbit põe o anel ele faz sombra?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por MagoMatematico, 27 Ago 2007.

  1. MagoMatematico

    MagoMatematico Usuário

    Uma duvida que surgiu no conselho de leitura lendo O Hobbit e acho que ninguém postou ainda.
    Na parte que ele pega o anel do Gollum o livro fala que o anel deixa o Hobbit totalmente invisível “a não ser por uma sombra sobre a luz do sol”. O problema é que não lembro de nenhuma passagem na trilogia que confirme esta sombra, porem, no próprio O Hobbit ele confirma no fim do capitulo, falando que os orcs viram um sombra a porta e seguiram Bilbo pela floresta...
    Então, o anel realmente deixa uma sombra quando os Hobbits o usam? :think:
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Creio que sim. Mas só uma leve somrba, vista apenas no sol do meio dia. Frodo usou o Anel em lugares escuros, aí, diz que ele desapareceu...mas não duvido de que o ANel deixa sombra.
     
  3. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Acho que esse termo queria dizer uma "distorção", ou uma opacidade, nao uma sombra per se! Mas não deixo de pensar que seria ridicula a proteção de invisibilidade se houvesse sombra! rsrs
     
  4. gelloneth

    gelloneth Usuário

    Realmente a sombra deixaria a invisibilidade inutil, vc só poderia usar o anel no "escuro", o que nao adiantaria muita coisa, pois já estaria meio ruim de ver, mas se o anel realmente mostrasse alguma sombra, muitas coisas nao poderiam ser feitas.
    O Aragorn por exemplo, sabe se enconder na sombra fazendo com que ninguem o veja...Ou seja na minha opinião, ele não possui sombra a não ser numa grande exceção, acho que só o sol do meio-dia não faria uma sombra.

    Minha humilde opinião

    Abraços
     
  5. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Concordo com Denethor II, sempre imaginei que fosse uma distorção ou algo assim. Também não da para questionar muitas coisas do filme com relação aos livros, por exemplo: No filme, Gandalf pede para Frodo ir para o ponei saltitante, mas no livro que da esse conselho é Tom Bombadil, etc.
     
  6. grlopez

    grlopez Usuário

    Faz sombra sim, mas sigo os companheiros que é uma sombra distorcida, como seria a distorção do mundo quando do uso do anel.
    Inclusive, os anéis dos reis homens também uma vez usados fazem sombra.

    Valeu
    =]
     
  7. Müller

    Müller Eorlingas

    Apenas nos filmes, os lugarem onde são colocados Anel, são lugarem escuros, como o Topo do Vento e a Montanha da Perdição. Quando Bilbo colocou o Anel, no início do livro não deveria mostrar alguma sombra?
     
  8. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    está falando de seu aniversário?Se for, acho que era noite(ou era dia?:think:), isso poderia ajudar a esconder a sombra, ou talvez os hobbits ficaram surpresos demais quando Bilbo desapareceu para prestar atenção em sombras.
     
  9. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Exato, ele faz sombra, pois, a matéria não pode ser totalmente transposta, fica uma tênue ligação entre o mundo "material", e um mundo necromântico, o mundo "vivo" e o "morto".
     
  10. Tuor

    Tuor Usuário

    Pensei que ficasse completamente invisível...literalmente!
     
  11. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    É uma invisibilidade, praticamente perfeita, ao menos aos olhos humanos. =]
     
  12. No livro O hobbit, fala que deixa uma Sombra sim,seria uma sobra meio fraca não oO...

    Mas de fato os Orc's descobriram Bilbo pela sobra...
     
  13. Filiph

    Filiph Hardcore Soldier

    É claro, não é só porque ele está invisivel não quer dizer que ele deixou de existir.
     
  14. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim, ele fez sombra na porta, quando seu botão ficou preso na porta (maliciosos). Não só um Hobbit, mas qualquer portador do Um.
     
  15. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Já que dizem que sim tudo bem, mas eu não acreditaria muito se me dissessem que algo que sumiu fez sombra.
     
  16. Radagasth

    Radagasth Banned

    Eu não entendo como uma pessoa invisivel faz sombra?...essa dúvida também surgiu comigo, mas foi somente passageira.
    Alias um Hobbit nem sombra direito ele produzem devido ao sei tamanho:lol:.
    Mas pode ser uma silhueta pelo sol refletido em algo como um vidro(transparente), e faria esse efeito, de "sombra".
     
  17. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Não sou físico nem nada, mas acho que uma quantidade de matéria que não interfere nas ondas de luz (pois está invisível), não deveria projetar sombra...

    Mas se o papel diz que faz sombra, então faz sombra. A história é do Tolkien, e ele faz o que quiser com ela.
     
  18. Srta. Pippin

    Srta. Pippin Usuário

    concordo totalmente!!!
     
  19. Oromë

    Oromë Purge 'em all

    Acontece que mesmo estando invisível a pessoa ainda está ali, e ainda bloqueia a luz, o que acaba por resultar na dita sombra. Não sei se a dobra de luz, que seria uma invisibilidade "artifícial" (falta de um termo melhor...), viria a projetar sombra também, mas acho que sim. Não é porque em todos os lugares que tem seres invisíveis nunca é mencionado algo sobre sombra que ela não viria a realmente existir caso se conseguisse realmente tornar uma pessoa invisível.

    Ah, acho difícil a hipótese do sol do meio-dia apenas, levando-se em conta que eles estavam em uma caverna quando viram a sombra de Bilbo, além do fato de que na floresta a luz do Sol seria bloqueada pela copa das árvores e não viria a ser muito forte também.
     
  20. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Acontece que ele não está de fato invisível.
    Esse é o cerne da questão, a invisibilidade. O que ocorre é uma transposição, do "mundo dos vivos" para um mundo paralelo, entre o "mundos dos vivos" e o "mundo dos mortos".
    O estado que alguém que usa o Um Anel se encontra é nesta transitoriedade necromântica.
    Ele é tido como invisível, por exemplo, aos olhos humanos, mas, como podemos notar, em locais escuros, com seres já adaptados a ele, como na caverna onde Gollum habitava (em O Hobbit) os orcs puderam vislumbrar rastros de "sombra".
    É quase como a questão da "magia", para os humanos aquilo era uma "invisibilidade" (por isso Sméagol, que é humano, não enxergou Bilbo).
    A projeção da sombra é verdadeira, pois, de fato, o usuário não se torna invisível. Tom Bombadil, que provavelmente enxergava tanto o "mundos dos vivos" quanto o dos "mortos" pode ver Frodo com clareza, mesmo esse estando com o Anel no dedo.

    Abraços.
     

Compartilhar