• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quando é hora de ser mestre?

Lord Leonan

Usuário
Eu ainda sou iniciante em D&D.

Por sorte, encontrei um grupo de jogador e estou aprendendo.

Até agora, somente um integrante do meu grupo de RPG foi o Mestre, afinal ele é o mais experiente.

Gostaria de saber do pessoal quanto tempo levou até se tornar um Mestre.

Não que eu queira ser mestre, é somente uma curiosidade, porque acredito que para ser mestre é necessário um bom conhecimento prévio.
 
Cara se voce é bom em criar histórias, escrever enredos e domina bem algum sistema a ponto de poder mestrar ao inves de jogar. Tenta ai. Conheco gente que nunca foi jogador e já iniciou como mestre.

Eu sou ambos, apesar de preferir mestrar.
 
Boa pergunta Leonan!

Na minha opinião, acho que o momento em que você tiver vontade de narrar é o momento certo.
Com vontade, o tempo de preparação e estudo das regras vira algo prazeroso.

Não tenha medo de ficar atrás do escudo!
 
Poxa clockworklinux, começar como mestre deve ser bem complicado. Mas a pessoa deve ter estudado bem os livros antes né?

Então Anwel, acho que é bem por ai. Conhecendo as regras básicas já deve ser possível narrar um jogo.

Quando vocês vão narrar, se preparam antes ou deixam a imaginação fluir na hora do jogo?

Você ficam mais amarrados as regras do livro ou são mais tolerantes quanto as regras?

E quanto ao uso de dados? Tem mestres que utilizam eles para tudo, e outros já utilizam menos.
 
Eu escrevo a história antes, faço todos npc's e locais que terá na aventura num arquivo de word ou em folhas de papeis.

Quanto as regras cara eu deixo o jogo fluir dando bonificações a jogadores que tenham melhor interpretação do personagem.

Dados faço raras rolagens somente quando tem algum impasse ou tem alguem nao se entendendo no que fazer ai faço a rolagem, mais prefiro deixar o jogo fluir. Uso a regra só para guiar algum impasse mais nunca ficar parando o jogo pra rolar isso ou aquilo outro, só se for realmente importante.

Tem uma seção de RPG aqui no forum voce pode treinar a narrativa por aqui, na área PBF (play by forum).
 
Legal clockworklinux.

Acho que a sua forma de narrar deixa o jogo mais fluído.

Vou ver a área que você citou :D.
 
Eu costumava me preparar bastante antes de narrar: deixar pronto fichas, anotações das cidades, elementos da história que poderiam entrar na aventura...
Mas ultimamente eu tenho mestrado mais baseado no improviso, deixando os próprios jogadores criarem o mundo comigo.

Quanto aos dados e regras, além da postura do Mestre, depende do sistema escolhido.
Tem sistema que precisa de rolagem toda hora e pra qualquer ação.

Nesses últimos anos tenho me preocupado em jogar com sistemas mais livres e dinâmicos, sem grandes tabelas, lista de itens e etc.
 
Então, meu primeiro grupo (eu era player) acabou porque o mestre tava com preguiça de narrar (mau mestre, oi). Aí uma amiga desse grupo resolveu narrar mas o jogo não andava porque ela queria TUDO nos minimos conformes, e acabou que todo mundo desisitiu (pra ter noção, a gente ficou quase uma semana dentro da mesma taverna porque TUDO tinha que ser feito na linha do livro que ela tinha :roll:).
Eu vou começar a mestrar D&D com esse grupo desanimado, e vou usar até papelzinho porque eu nao tenho dados :dente: Pelo que eu vi do meu anitgo mestre quando ele ainda tava com gás, o ideal é começar analisando o perfil dos players e aí ir colocando a trama pra desenrolar, porque as vezes você tem todo um plano mas os proprios players nao vao saber lidar com a sua visão de jogo e combates e acontecimentos. Mas uma estrategia inicial todo mestre tem que ter, assim como o objetivo da campanha que será iniciada.
Além disso, acho que pra ser mestre tem que ter vontade e paciência de conduzir tooooda uma trama, tem que saber lidar com player chato, tomar cuidado pra nao perder o foco da campanha e principalmente, gostar do que estar prestes a fazer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo