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Quando é hora de ser mestre?

Tópico em 'D&D 4ª Edição' iniciado por Lord Leonan, 6 Jun 2012.

  1. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Eu ainda sou iniciante em D&D.

    Por sorte, encontrei um grupo de jogador e estou aprendendo.

    Até agora, somente um integrante do meu grupo de RPG foi o Mestre, afinal ele é o mais experiente.

    Gostaria de saber do pessoal quanto tempo levou até se tornar um Mestre.

    Não que eu queira ser mestre, é somente uma curiosidade, porque acredito que para ser mestre é necessário um bom conhecimento prévio.
     
  2. haereticus

    haereticus Horror psicológico

    Cara se voce é bom em criar histórias, escrever enredos e domina bem algum sistema a ponto de poder mestrar ao inves de jogar. Tenta ai. Conheco gente que nunca foi jogador e já iniciou como mestre.

    Eu sou ambos, apesar de preferir mestrar.
     
  3. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Boa pergunta Leonan!

    Na minha opinião, acho que o momento em que você tiver vontade de narrar é o momento certo.
    Com vontade, o tempo de preparação e estudo das regras vira algo prazeroso.

    Não tenha medo de ficar atrás do escudo!
     
  4. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Poxa clockworklinux, começar como mestre deve ser bem complicado. Mas a pessoa deve ter estudado bem os livros antes né?

    Então Anwel, acho que é bem por ai. Conhecendo as regras básicas já deve ser possível narrar um jogo.

    Quando vocês vão narrar, se preparam antes ou deixam a imaginação fluir na hora do jogo?

    Você ficam mais amarrados as regras do livro ou são mais tolerantes quanto as regras?

    E quanto ao uso de dados? Tem mestres que utilizam eles para tudo, e outros já utilizam menos.
     
  5. haereticus

    haereticus Horror psicológico

    Eu escrevo a história antes, faço todos npc's e locais que terá na aventura num arquivo de word ou em folhas de papeis.

    Quanto as regras cara eu deixo o jogo fluir dando bonificações a jogadores que tenham melhor interpretação do personagem.

    Dados faço raras rolagens somente quando tem algum impasse ou tem alguem nao se entendendo no que fazer ai faço a rolagem, mais prefiro deixar o jogo fluir. Uso a regra só para guiar algum impasse mais nunca ficar parando o jogo pra rolar isso ou aquilo outro, só se for realmente importante.

    Tem uma seção de RPG aqui no forum voce pode treinar a narrativa por aqui, na área PBF (play by forum).
     
  6. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Legal clockworklinux.

    Acho que a sua forma de narrar deixa o jogo mais fluído.

    Vou ver a área que você citou :D.
     
  7. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Eu costumava me preparar bastante antes de narrar: deixar pronto fichas, anotações das cidades, elementos da história que poderiam entrar na aventura...
    Mas ultimamente eu tenho mestrado mais baseado no improviso, deixando os próprios jogadores criarem o mundo comigo.

    Quanto aos dados e regras, além da postura do Mestre, depende do sistema escolhido.
    Tem sistema que precisa de rolagem toda hora e pra qualquer ação.

    Nesses últimos anos tenho me preocupado em jogar com sistemas mais livres e dinâmicos, sem grandes tabelas, lista de itens e etc.
     
  8. Lissa

    Lissa Chocolatier Honoris Causa

    Então, meu primeiro grupo (eu era player) acabou porque o mestre tava com preguiça de narrar (mau mestre, oi). Aí uma amiga desse grupo resolveu narrar mas o jogo não andava porque ela queria TUDO nos minimos conformes, e acabou que todo mundo desisitiu (pra ter noção, a gente ficou quase uma semana dentro da mesma taverna porque TUDO tinha que ser feito na linha do livro que ela tinha :roll:).
    Eu vou começar a mestrar D&D com esse grupo desanimado, e vou usar até papelzinho porque eu nao tenho dados :dente: Pelo que eu vi do meu anitgo mestre quando ele ainda tava com gás, o ideal é começar analisando o perfil dos players e aí ir colocando a trama pra desenrolar, porque as vezes você tem todo um plano mas os proprios players nao vao saber lidar com a sua visão de jogo e combates e acontecimentos. Mas uma estrategia inicial todo mestre tem que ter, assim como o objetivo da campanha que será iniciada.
    Além disso, acho que pra ser mestre tem que ter vontade e paciência de conduzir tooooda uma trama, tem que saber lidar com player chato, tomar cuidado pra nao perder o foco da campanha e principalmente, gostar do que estar prestes a fazer.
     

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