1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qualquer um poderia ir p/ o Vazio?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Proview, 4 Dez 2003.

1. Proview

Proview Go

Eu tava olhando umas coisas do Silma., especificamente, a parte me q Morgoth foi banido p/ o vazio e dai eu pensei... Se os Valar quisessem eles poderiam fazer o mesmo com Sauron ou Morgoth foi um caso especial? E mais os Valar poderiam fazer isso com qualquer ser de Arda?

Isso pq se bem me lembro os Valar e Maiar estão ligados a Arda e ele só poderam "sair" dos cículos do mundo no final dos tempos....

2. Pooka

Pooka Usuário

Se podem ou não eu não sei, mas a questão é, pra q fariam iso?

Acho q esse castigo seria so pra seres indestrutíveis, pros "resto" a morte é o bastante.

3. Witch King

Witch King Usuário

Poder poderiam, mas esse é um castigo muito grande, eu acho que apenas Morgoth mereceria isso porque ele é o mal puro, sem um pingo de bondade.
    Imagine estar vivo por eras e eras mas completamente inútil, pensando e repensando em sua vingança, mas absolutamente sem poder.
    Mais ou menos o que Húrin passou...

4. Glorfindel

Glorfindel Usuário

Também acho que eles (valar) não têm motivo para fazer isso com ninguem. Melkor foi realmente um caso a parte. Ele começou com todo o mal em Arda.

5. Witch King

Witch King Usuário

Exatamente, assim ele merecia um castigo exemplar. :twisted:

6. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Os Valar nasceram em alguma região do Vazio Circundante. Da criação do mundo eles escolheram penetrar neste e nele habitar. Suponho que eles poderiam "voltar" para o lugar de onde nasceram, mas aí seria só um "achismo" e o titio Deriel não gosta de "achismos" neste fórum.... :aham:

7. Witch King

Witch King Usuário

Mas esse era um grande castigo para Melkor! Ele era "viciado" pela TM ele queria possuí-la acima de tudo. Mas acho que não poderiam voltar porque Eru fala em algm lugar que os Poderes teriam que ficar ali até o fim e o Apocalipse. Para mim Melkor foi banido para o Vazio, vazio mesmo sem absolutamente nada.

8. Claro que poderiam fazer isso com qualquer um. Não tinha ninguem mais poderoso pra impedir. Mas acho que só fizeram isso com Melkor pq ele realmente era mau. Sauron não era nada perto da maldade do Morgoth. O que ocorreu com ele após a destruição do Anel já era o suficiente.

Não podem não. Eles, assim como os elfos, estão presos à Arda

9. Witch King

Witch King Usuário

Exatamente o que eu disse Aragorn! Melkor foi punido assim porque ele era o mal puro, o mal original, sem nenhum vestígio de bem nele! :x :x

10. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Humm... e onde tem escrito que lhes era negado deixar Arda? Porque se for isso mesmo, como eles conseguiram enviar Melkor para o Vazio? E se poderiam fazer isso com qualquer um, porque um Ainu X não poderia fazer consigo mesmo?

11. Tilion

Tilion Administrador

Ainulindalë: "(...) No entanto, essa condição Ilúvatar impôs, ou talvez fosse consequência necessária de seu amor, que o poder deles [dos Valar] a partir daí fosse contido no Mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo; e o mundo, a deles. (...)"

No caso de Melkor, provavelmente Ilúvatar permitiu que ele fosse retirado de Arda e mandado para o Vazio, por ter sido um menino tão mau. :)

12. Swanhild

Swanhild Usuário

Olha, tem uma coisa interessante aqui: no Ambarkanta, que é um texto dos primeiros tempos da elaboração do legendário, fica implícito que foi necessário abrir uma brecha no Muro em torno do mundo para colocarem Melkor para fora. Isso aí não devia ser algo que se fizesse a toda hora, eu imagino.

No Ambarkanta, Arda era concebida como se fosse uma ilha flutuante posta no Vazio, com o céu por cima e as estrelas como pontinhos brilhantes de luz nele. E tudo isso envolto por uma especie de casca, que separava o conteúdo do Vazio. Eä não existia ainda no legendário. Então para colocar Melkor para fora tiveram que fazer um buraco nessa casca.

13. Witch King

Witch King Usuário

Esse buraco poderia trazer Melkor de volta, como Mandos profetizou, então aconteceria o Apocalipse.

14. Swanhild

Swanhild Usuário

Isso aí eu não sei. Eu lembrei dessa história do Ambarkanta porque justamente ali fala de quando o Melkor foi colocado no Vazio. Mas a gente precisa ter cuidado pra não misturar as comcepções de Universo que o Tolkien bolou em épocas diferentes.

15. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Taí a minha memória me deixando na mão mais uma vez... :oops: :mrgreen:

16. Loky

Loky Usuário

ai...e dpois q Arda virou uma bolinha, ainda tem a tal "casca"?

17. Swanhild

Swanhild Usuário

Eu não conheço nenhum texto que dê grandes detalhes sobre como ficou Arda depois da Queda de Númenor, que seja mais esclarecedor do que o Akallabêth (e ele não ajuda muito). O que a gente tem de melhor no caso dessa concepção antiga de Arda com a casca em volta são os diagramas do Ambarkanta. O diagrama de Arda depois do cataclisma não nomeia mais a tal casca (que é chamada Ilurambar), mas eu acho difícil que ela tenha deixado de existir (alguma coisa tinha que continuar protegendo Arda do Vazio).

18. *#_Detrenor_#*

*#_Detrenor_#* Usuário

Acho, os valar São acima de tudo piedosos, e o vazio é o pior de todos os castigos, pior ate q a morte, pq qando se esta no vazio, vc naum pode morer, nem pode viver, vc é um nada, vc é a Ausencia e a,resença, uma vez tentei imginar, cara fpi horrivel!

19. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Algumas considerações: Nâo, nem todos podiam ir pro Vazio. Os Valar ganharam Arda pagando com isso a pena de se tornarem presos a sua matéria, logo não podiam sair. Os maiar que com eles vieram, ídem. Os primogênitos também estavam presos a matéria de Arda, morrendo, iam pra Mandos. Os edain e os naugrin, é um mistério... Sobre Melkor, acho que ele foi um caso excepcional de conduta punida, sendo preso nos limites do Mundo, no Vazio. Isso eu acho.

Será que Ungoliant poderia fugir pro Vazio de novo? Ela não fez nenhum contrato... :roll:

20. Finrod-Felagund

Finrod-Felagund Usuário

ungoliant estava no vazio??

qto a esse negocio da casca, acho q faz todo o sentido, pois earendil eh o guardiao dos ceus, q vigia morgoth no vazio e no dia do apocalipse ele jogaria morgoth dos ceus e o resto vcs ja leram na 2a profecisa de mandos.

Compartilhar