• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qualquer opinião

Lingwilóke

Usuário
Vocês podem dar qualquer opinião sobre estas duas línguas? Eu as criei.

Lo Entromanç:
La primavera èst la saçon plu fegunda. Orna con colors nòas e moltas las ribas dlos rodyos, dlos rios, los campos, la tèra tuta. Las arbs dyeneran una avondor ed frutta. Dunc, las irondinas venin nòament e façen los nios nlos tettos. L’alota canta plo air, oìmo la luxinya cantant nlos boscs. La natura tuta rii, çenyida ep unas flors primaverengas.
'ç' soa 'ts'; 'dy' soa 'dj'; 'ny' soa 'nh'; sem nasalização; 'r' como em italiano.

Vaslimbul:
Giril esëþ saſërël fli iuchund. Unduþ chuluruv nog pë gair rybirel erujusol, rygisol, chambrërol, þerëril þut. Abbë’l ghinirin ëvundurur fryttis. Þun, irunnini riginin pë fachën nyðirol ni þettërol. Eluþil chandët airëv, auðëm luſingiril channand ni lychivol. Neþiril þut ryðiþ, chyngiþ fluruv giring.
'ë' soa como 'e' de "father"; 'ſ' soa como 'sh'. O acento cai sempre na antepenúltima sílaba. O resto se pronuncia como em sindarin.

Português:
A primavera é a estação mais fecunda. Enfeita com cores novas e várias as margens dos riachos, dos rios, os campos, a terra toda. As árvores geram uma abundância de frutos. Então, as andorinhas voltam e fazem os ninhos nos tetos. A cotovia canta pelo ar, ouvimos o rouxinol cantando nos bosques. A natureza toda ri, cingida por flores primaveris.
 
A primeira língua é quase igual ao português e ao espanhol. A segunda ficou mais legal e bem diferente das línguas derivadas do latim. Muito legal mesmo!!

:roll: Parece que o vício secreto de Tolkien também afeta outras pessoas. :lol:
 
Bom, não foi muito difícil, não tenho escritas as gramáticas devido apenas a falta de tempo, mas tudo está mais ou menos na minha cabeça. Eu usei todo o meu conhecimento sobre línguas, que é essencialmente sobre o latim e as línguas românicas. As duas línguas têm base no latim, mas a primeira foi desenvolvida como uma evolução simples do latim falado e de modo que a possa entender um falante de qualquer língua românica, por isso se chama entromanç, isto é, inter-romanço. A segunda foi desenvolvida a partir do latim clássico, mas com uma mudança extrema na forma e na estrutura. Imaginei como se fosse um latim aprendido por mentes extremamente racionais. Acabei criando uma fonololgia tão harmônica quanto complexa, e uma morfossintaxe tão singela que faz inveja ao português. Tenho também mais ou menos definda as histórias de cada língua; "vaslimb" significaria por exemplo "língua baixa", seria a língua de um povo reprimido
Bom, quem quiser inventar as suas e precisar de uma forcinha, posso dar qualquer dica, e mais dicas são bem-vindas sobre o entromanç e o vaslimb. No fim das contas, este vício é bem melhor do que fumar ou injetar qualquer porcaria. Além disso, é um recurso sem igual quando você quer criar as suas próprias histórias.
 
Gostei bastante, a primeira até dá para fazer a relação entre um palavra e outra, mas a segunda é esquisita, e esquisito, dito da minha boca geralmente é um elogio, como no caso.

como se pronuncia isso: ð , da palavra nyðirol que eu suponho que seja ninhos?
 
O 'ð' é uma letra germânica antiga que é usada hoje só em islandês. Tem o mesmo som do 'th' da palavra inglesa "father". Em inglês antigo, as palavras "think" e "father" eram escritas "þinc" e "faðer".
 
Quanto tempo você demorou para criá-las? Elas ainda estão sendo aprimoradas ou estão completamente prontas?
 
Mais vocÊ inventou a lingua mesmo ou apenas passou aquela frase em portugues para al ingua inventada ???
Se existe mesmo vocÊ poderia escrever:
Que importância tem o resto? – O resto é somente a humanidade. – É preciso tornar−se superior à
humanidade em poder, em grandeza de alma – em desprezo..."
( verso do Nini )
na segunda lingua que vocÊ criou ?
 
Primeira pergunta: Estou aprimorando-as ainda sim, tenho um esboço das gramáticas muito primitivos, que venho atualizando de acordo com o que me dispõe o tempo. Imagine que a casa já está levantada, mas ainda falta rebocar e pintar.
Segunda pergunta: Os seus versos ficam assim: "Py altrurul avëþ frincifinſir? Altrurul seþ soluþu ondurol. Sufreir chalëþ iþ-gitt immund ondurol fir fuþinſir, mandiþindir ambës, fir isfriſir.". Se quiser, digo-lhe depois de onde sai cada palavra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo