Bom, sobre os feiticeiros, eles tem mais magias que mago, mas, eles tem um limite de magias conhecidas ENORME, naum recebem talentos metamagico a cada 5 niveis, tem menos magias em circulos mais elevados, e atingem os circulos mais devagar q os magos. Ainda, muitos talentos metamagicos exigem q se prepare a magia, para o talento ter efeito. Ele tem o mesmo dado de vida, bonus de ataque, de resistencia, e pontos de pericia de um mago, com o detalhe q magos ganham bastante pontos em pericia, devido a inteligencia, q os mago mantem num nivel, no minimo, razoavel....claro, isso eh soh analisando o ponto de vista game, soh q se a parte game enfraquece o seu pc, consequentemente, o teu rule-play acaba sendo limitado tb, ao menos um pouco. Ninguem consegue interpretar um personagem morto em jogo(leia-se morte final).
Quanto aos rangers, eles saum sim uma classe muito massa, deixando o poder deles em segundo plano, na hr de se escolher um ranger, mas o da 3.5 conseguiu o equilibrio com as outras classes q faltava.
Quanto aos monges, saum muito massa de intepretar, e jah tinham boas habilidades no 3e. No 3.5, eles viraram "metralhadoras" de golpes, e tiveram outras habilidades revisadas, o q os deixou ainda melhores...