• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual seria a melhor ordem dos livros ?

Brunildo

Rei sob a Montanha
Fala pessoal ... Eu não sei se existe um tópico igual ao que eu estou criando ... e se ja existir, desculpem minha tolice ...

Mas gostaria de saber, NA OPNIÃO DE VOCÊS, qual é a melhor ordem dos livros para entender melhor a historia criada por Tolkien ?
Coloquem a ordem e expliquem o motivo !

Pode 'envolver' todos os livros QUE TENHAM REFERENCIAS DA TERRA MÉDIA !

Valeu pessoal, e mais uma vez, desculpem minha tolice caso ja tenha um tópico assim .. :cerva:
 

Meneldur

We are infinite.
Usuário Premium
Não existe uma ordem exata. Os livros relacionados à Terra-média com uma história una coesa são o Hobbit, o Senhor dos Anéis, o Silmarillion e os Filhos de Húrin. Pra mim as únicas coisas que deve ser feita em relação a ordem de leitura desses livros é ler o Hobbit antes de SdA (isso não é absolutamente necessário, mas se você tiver os dois é muito melhor ler o Hobbit primeiro); e ler o Silmarillion antes dos Filhos de Húrin (isso acredito ser necessário).

Quantos aos outros, você pode ler em qualquer ordem. Só recomendo ler os The History of Middle-earth em ordem de publicação.
 

zorba

VAI CORINTHIANS!
pra mim:

"O Hobbit"
"SdA" (completo)
"Silma"
"Contos"
"Os Filhos de Húrin"
 
é, existe a ordem cronológica, que é começar pelo Silmarillion, depois O Hobbit e O Senhor dos anéis (aqui não incluo livros "extras", considerados assim, por exemplo, os contos inacabados, filhos de húrin, enciclopédias de arda, curso de línguas élficas, etc.)

Também há a ordem do livro mais "fácil"- vamos dizer assim- de ler para o mais "complicado, complexo" : Hobbit, SdA e Silmarillion e depois "extras".

Mas, acho que a maioria dos leitores deve ter começado lendo SdA, O hobbit e depois o Silmarillion e os contos (eu fiz isso). Aí, é você quem sabe.
 
Última edição:

Eriadan

Usuário
Usuário Premium
Eu seguiria esta ordem:

1. O Hobbit
2. O Senhor dos Anéis (em ordem cronológica - como primeira leitura, melhor ler normal)
3. O Silmarillion (pulando a parte de Túrin e Nienor)
4. Contos Inacabados (ídem)
5. Os Filhos de Húrin
 

Pityë Lómelindë

numa Gondolin imaginária
Acredito que, para primeira leitura:

1 - O Hobbit
2 - SdA
3 - O Silmarillion
4 - Contos Inacabados
5 - Os Filhos de Hurin
6 - As Aventuras de Tom Bombadil
7 - Nivel de aprofundamento (curso de linguas, atlas, biografias, cartas, enciclopédias e etc)

Pra mim essa é a ordem perfeita. Mas, a obra de Tolkien, mesmo o 'O Hobbit', é muito complexa. A primeira leitura só funciona como apresentação dos textos... Para uma boa compreensão, várias leituras são necessárias e, claro, pesquisas paralelas pra tapar os furos temporais e textuais. Depois que sentir-se mais amadurecido com o ambiente da Terra Média, o melhor é reler tudo seguindo a ordem histórica dos livros.

1 - O Silmarillion
2 - Os Filhos de Hurin
3 - O Hobbit
4 - SdA
5 - Contos Inacabados
6 - Etc
 

Brunildo

Rei sob a Montanha
Hmmmm ...
Valeu pessoal !
Eu ja li O Hobbit, Senhor dos Anéis ( TO ACABANDO ), e Silmarillion ( comecei, mas to no final XD )

E eu tenho alguns amigos que querem começar a ler, e eu queria "facilitar" a leitura deles ... acho que vocês concordam comigo que a leitura de Tolkien, é no minimo "phodastica" ...
Valeu ! (Y)'
 

CaiÒ.ó

Usuário
Já avisando que não li todos os posts, irei postar minha opinião, nada além disso xD

E eu tenho alguns amigos que querem começar a ler, e eu queria "facilitar" a leitura deles ... acho que vocês concordam comigo que a leitura de Tolkien, é no minimo "phodastica" ...
Valeu ! (Y)'


Phodastica? Hmm, eu não diria isso... Mesmo sendo uma obra extremamente grande e complexa, acho que a leitura é apenas 'pesada' se é que me entende. Mas de fato, realmente tem muito conteudo e informações...

Eu preferi ler pela ordem dos acontecimentos... Primeiro o ínicio de tudo (Silmarillion), e depois fui seguindo a história na ordem ( O Hobbit e depois SdA).

Mas se os seus amigos nunca leram nenhuma obra do sensei, eu recomendaria começar pelo O Hobbit ( que de todos, eu acho que é a leitura mais 'simples' e gostosa de ler, prazeroso, mesmo para aqueles que não tem o habito e o costume de ler). Depois passaria para O Senhor dos Anéis, que seria a continuação, e depois deles O Silmarillion, pois acho que o silma é o mais complexo por se tratar de contos distintos e algumas vezes incompletos, e por conter o maior número de informações... Pois depois de ler O Hobbit e o SdA, a pessoa acaba tomando gosto pelo estilo do Tolkien-sensei e acaba querendo mais informações do passado e da própria história da Terra Média.

Bom, se fossem meus amigos eu recomendaria que fosse nessa ordem, O Hobbit, SdA e Silmarillion. Já recomendei para alguns dos meus nessa ordem, e nenhum teve 'problemas' ^_^

Abraços, e boa leitura! ;D



Tenken :lily:
 

Brunno Zenni

Usuário
a ordem cronologica seria:
1- o Silmarillion
2- O Hobbit
3- SDA:1, 2 e 3
etc...

enfim, apesar de seguir um ordem ordem cronológica de acontecimentos nesses 3 primeiros, outros como Contos Inacabados, Os Filhos de Hurin ou As Aventuras de Tom Bombadil não são historias que acabam em um livro e continuam no outro, mas muitas se passam em livros distintos no entanto na mesma época
sendo assim, recomendo ler o silmarillion, o hobbit e a triologia do SDA antes das outras obras para entender melhor a base de tudo

no entanto, não recomendo começar a leitura pelo que seria o 1ºLivro (o silmarillion) pois muitas coisas podem nao fazer sentido numa primeira leitura, e só após ler o hobbit e o SDA eu leria o silmarillion para uma compreensão mais adequada da obra

sendo assim a ordem com que eu leria seria:

1º O hobbit
2º triologia SDA (na ordem, obvio)
e 3º o silmarillion

já outros como:

- Contos Inacabados
- Os Filhos de Hurin
- As Aventuras de Tom Bombadil
etc...
não teriam muita importancia na ordem de leitura, desde que fossem lidos os 3 primeiros antes
 
Eu leria primeiro O Hobbit, depois o Senhor dos Aneis. Então leria o Silmarillion, (parando no capitulo de Turin Turambar, e lendo Narn I Chin Hurin no lugar deste), e depois de o Silmarillion leria o Hobbit e Senhor dos Aneis mais uma vez para entender perfeitamente a história. Então leria Contos Inacabados, pulando a parte de Turin. Então, compraria as Cartas de J.R.R. Tolkien.
 

Finwë Fëfalas

Nas Echoriath...
O Hobbit
O Senhor dos Anéis 1, 2 e 3
O Silmarillion
Os Filhos de Húrin
Contos Inacabados

O correto seria ler O Silmarillion por primeiro, porém como é muito confuso para o leitor iniciantes eu acredito que seria melhor deixar por terceiro.
 

the-hobbit

Restar é Igual a Um
Concordo com o zorba

O Hobbit
Senhor dos Anéis (Os 3)
O Silmarillion
Contos Inacabados
Os Filhos de Húrin
 

Myreal

Usuário
Como vários disseram aqui, considero melhor começar por 'O Hobbit', para então ler a trilogia de 'O Senhor dos Anéis', e então Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin, então, se quiser, Aventuras de Tom Bombadil.
A ordem correta seria começar pelo Silmarillion, mas é um pouco complexo demais, então é mais fácil começar com a aventura de Bilbo. Por sinal, não acho que exista uma diferença sensível entre ler Contos Incabados e então Filhos de Húrin ou o inverso. Eu li primeiro Contos Inacabados e achei mais simples de ler Filhos de Húrin, mas acho que não faz tanta diferença se o leitor tiver conhecimento das obras mais divulgadas como Hobbit, SdA e Silmarillion...
Para leitores de primeira viagem, os Apêndices nos livros ajudam muito para ter uma idéia mais geral do universo tolkieniano.
 

Fable_Master

Amante do infinito
Acho que não existe uma ordem necessaria para se ler as obras de Tolkien.
Acho que o unico que seria relativamente necessario seria ler O Hobbit antes de O Senhor dos Anéis.
 
Última edição:

Luz do leste

Usuário
Defendo e sempre e defenderei até a morte que o melhor é ler seguindo a ordem de publicação, porque foi assim que o autor pensou em apresentar a obra. Quanto ao que foi publicado depois do falecimento do escritor, pode-se ler conforme cada um achar mais fácil.
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$150,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo