• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual seria a melhor ordem dos livros ?

Brunildo

Rei sob a Montanha
Fala pessoal ... Eu não sei se existe um tópico igual ao que eu estou criando ... e se ja existir, desculpem minha tolice ...

Mas gostaria de saber, NA OPNIÃO DE VOCÊS, qual é a melhor ordem dos livros para entender melhor a historia criada por Tolkien ?
Coloquem a ordem e expliquem o motivo !

Pode 'envolver' todos os livros QUE TENHAM REFERENCIAS DA TERRA MÉDIA !

Valeu pessoal, e mais uma vez, desculpem minha tolice caso ja tenha um tópico assim .. :cerva:
 
Não existe uma ordem exata. Os livros relacionados à Terra-média com uma história una coesa são o Hobbit, o Senhor dos Anéis, o Silmarillion e os Filhos de Húrin. Pra mim as únicas coisas que deve ser feita em relação a ordem de leitura desses livros é ler o Hobbit antes de SdA (isso não é absolutamente necessário, mas se você tiver os dois é muito melhor ler o Hobbit primeiro); e ler o Silmarillion antes dos Filhos de Húrin (isso acredito ser necessário).

Quantos aos outros, você pode ler em qualquer ordem. Só recomendo ler os The History of Middle-earth em ordem de publicação.
 
pra mim:

"O Hobbit"
"SdA" (completo)
"Silma"
"Contos"
"Os Filhos de Húrin"
 
é, existe a ordem cronológica, que é começar pelo Silmarillion, depois O Hobbit e O Senhor dos anéis (aqui não incluo livros "extras", considerados assim, por exemplo, os contos inacabados, filhos de húrin, enciclopédias de arda, curso de línguas élficas, etc.)

Também há a ordem do livro mais "fácil"- vamos dizer assim- de ler para o mais "complicado, complexo" : Hobbit, SdA e Silmarillion e depois "extras".

Mas, acho que a maioria dos leitores deve ter começado lendo SdA, O hobbit e depois o Silmarillion e os contos (eu fiz isso). Aí, é você quem sabe.
 
Última edição:
Eu seguiria esta ordem:

1. O Hobbit
2. O Senhor dos Anéis (em ordem cronológica - como primeira leitura, melhor ler normal)
3. O Silmarillion (pulando a parte de Túrin e Nienor)
4. Contos Inacabados (ídem)
5. Os Filhos de Húrin
 
Acredito que, para primeira leitura:

1 - O Hobbit
2 - SdA
3 - O Silmarillion
4 - Contos Inacabados
5 - Os Filhos de Hurin
6 - As Aventuras de Tom Bombadil
7 - Nivel de aprofundamento (curso de linguas, atlas, biografias, cartas, enciclopédias e etc)

Pra mim essa é a ordem perfeita. Mas, a obra de Tolkien, mesmo o 'O Hobbit', é muito complexa. A primeira leitura só funciona como apresentação dos textos... Para uma boa compreensão, várias leituras são necessárias e, claro, pesquisas paralelas pra tapar os furos temporais e textuais. Depois que sentir-se mais amadurecido com o ambiente da Terra Média, o melhor é reler tudo seguindo a ordem histórica dos livros.

1 - O Silmarillion
2 - Os Filhos de Hurin
3 - O Hobbit
4 - SdA
5 - Contos Inacabados
6 - Etc
 
Hmmmm ...
Valeu pessoal !
Eu ja li O Hobbit, Senhor dos Anéis ( TO ACABANDO ), e Silmarillion ( comecei, mas to no final XD )

E eu tenho alguns amigos que querem começar a ler, e eu queria "facilitar" a leitura deles ... acho que vocês concordam comigo que a leitura de Tolkien, é no minimo "phodastica" ...
Valeu ! (Y)'
 
Já avisando que não li todos os posts, irei postar minha opinião, nada além disso xD

E eu tenho alguns amigos que querem começar a ler, e eu queria "facilitar" a leitura deles ... acho que vocês concordam comigo que a leitura de Tolkien, é no minimo "phodastica" ...
Valeu ! (Y)'


Phodastica? Hmm, eu não diria isso... Mesmo sendo uma obra extremamente grande e complexa, acho que a leitura é apenas 'pesada' se é que me entende. Mas de fato, realmente tem muito conteudo e informações...

Eu preferi ler pela ordem dos acontecimentos... Primeiro o ínicio de tudo (Silmarillion), e depois fui seguindo a história na ordem ( O Hobbit e depois SdA).

Mas se os seus amigos nunca leram nenhuma obra do sensei, eu recomendaria começar pelo O Hobbit ( que de todos, eu acho que é a leitura mais 'simples' e gostosa de ler, prazeroso, mesmo para aqueles que não tem o habito e o costume de ler). Depois passaria para O Senhor dos Anéis, que seria a continuação, e depois deles O Silmarillion, pois acho que o silma é o mais complexo por se tratar de contos distintos e algumas vezes incompletos, e por conter o maior número de informações... Pois depois de ler O Hobbit e o SdA, a pessoa acaba tomando gosto pelo estilo do Tolkien-sensei e acaba querendo mais informações do passado e da própria história da Terra Média.

Bom, se fossem meus amigos eu recomendaria que fosse nessa ordem, O Hobbit, SdA e Silmarillion. Já recomendei para alguns dos meus nessa ordem, e nenhum teve 'problemas' ^_^

Abraços, e boa leitura! ;D



Tenken :lily:
 
a ordem cronologica seria:
1- o Silmarillion
2- O Hobbit
3- SDA:1, 2 e 3
etc...

enfim, apesar de seguir um ordem ordem cronológica de acontecimentos nesses 3 primeiros, outros como Contos Inacabados, Os Filhos de Hurin ou As Aventuras de Tom Bombadil não são historias que acabam em um livro e continuam no outro, mas muitas se passam em livros distintos no entanto na mesma época
sendo assim, recomendo ler o silmarillion, o hobbit e a triologia do SDA antes das outras obras para entender melhor a base de tudo

no entanto, não recomendo começar a leitura pelo que seria o 1ºLivro (o silmarillion) pois muitas coisas podem nao fazer sentido numa primeira leitura, e só após ler o hobbit e o SDA eu leria o silmarillion para uma compreensão mais adequada da obra

sendo assim a ordem com que eu leria seria:

1º O hobbit
2º triologia SDA (na ordem, obvio)
e 3º o silmarillion

já outros como:

- Contos Inacabados
- Os Filhos de Hurin
- As Aventuras de Tom Bombadil
etc...
não teriam muita importancia na ordem de leitura, desde que fossem lidos os 3 primeiros antes
 
Eu leria primeiro O Hobbit, depois o Senhor dos Aneis. Então leria o Silmarillion, (parando no capitulo de Turin Turambar, e lendo Narn I Chin Hurin no lugar deste), e depois de o Silmarillion leria o Hobbit e Senhor dos Aneis mais uma vez para entender perfeitamente a história. Então leria Contos Inacabados, pulando a parte de Turin. Então, compraria as Cartas de J.R.R. Tolkien.
 
O Hobbit
O Senhor dos Anéis 1, 2 e 3
O Silmarillion
Os Filhos de Húrin
Contos Inacabados

O correto seria ler O Silmarillion por primeiro, porém como é muito confuso para o leitor iniciantes eu acredito que seria melhor deixar por terceiro.
 
Concordo com o zorba

O Hobbit
Senhor dos Anéis (Os 3)
O Silmarillion
Contos Inacabados
Os Filhos de Húrin
 
Como vários disseram aqui, considero melhor começar por 'O Hobbit', para então ler a trilogia de 'O Senhor dos Anéis', e então Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin, então, se quiser, Aventuras de Tom Bombadil.
A ordem correta seria começar pelo Silmarillion, mas é um pouco complexo demais, então é mais fácil começar com a aventura de Bilbo. Por sinal, não acho que exista uma diferença sensível entre ler Contos Incabados e então Filhos de Húrin ou o inverso. Eu li primeiro Contos Inacabados e achei mais simples de ler Filhos de Húrin, mas acho que não faz tanta diferença se o leitor tiver conhecimento das obras mais divulgadas como Hobbit, SdA e Silmarillion...
Para leitores de primeira viagem, os Apêndices nos livros ajudam muito para ter uma idéia mais geral do universo tolkieniano.
 
Acho que não existe uma ordem necessaria para se ler as obras de Tolkien.
Acho que o unico que seria relativamente necessario seria ler O Hobbit antes de O Senhor dos Anéis.
 
Última edição:
Defendo e sempre e defenderei até a morte que o melhor é ler seguindo a ordem de publicação, porque foi assim que o autor pensou em apresentar a obra. Quanto ao que foi publicado depois do falecimento do escritor, pode-se ler conforme cada um achar mais fácil.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo