1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual seria a melhor ordem dos livros ?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Brunildo, 5 Jan 2011.

1. Brunildo

Brunildo Rei sob a Montanha

Fala pessoal ... Eu não sei se existe um tópico igual ao que eu estou criando ... e se ja existir, desculpem minha tolice ...

Mas gostaria de saber, NA OPNIÃO DE VOCÊS, qual é a melhor ordem dos livros para entender melhor a historia criada por Tolkien ?
    Coloquem a ordem e expliquem o motivo !

Pode 'envolver' todos os livros QUE TENHAM REFERENCIAS DA TERRA MÉDIA !

Valeu pessoal, e mais uma vez, desculpem minha tolice caso ja tenha um tópico assim .. :cerva:

2. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Não existe uma ordem exata. Os livros relacionados à Terra-média com uma história una coesa são o Hobbit, o Senhor dos Anéis, o Silmarillion e os Filhos de Húrin. Pra mim as únicas coisas que deve ser feita em relação a ordem de leitura desses livros é ler o Hobbit antes de SdA (isso não é absolutamente necessário, mas se você tiver os dois é muito melhor ler o Hobbit primeiro); e ler o Silmarillion antes dos Filhos de Húrin (isso acredito ser necessário).

Quantos aos outros, você pode ler em qualquer ordem. Só recomendo ler os The History of Middle-earth em ordem de publicação.

3. zorba

zorba VAI CORINTHIANS!

pra mim:

"O Hobbit"
    "SdA" (completo)
    "Silma"
    "Contos"
    "Os Filhos de Húrin"

4. lisseminte

lisseminte Nox!

é, existe a ordem cronológica, que é começar pelo Silmarillion, depois O Hobbit e O Senhor dos anéis (aqui não incluo livros "extras", considerados assim, por exemplo, os contos inacabados, filhos de húrin, enciclopédias de arda, curso de línguas élficas, etc.)

Também há a ordem do livro mais "fácil"- vamos dizer assim- de ler para o mais "complicado, complexo" : Hobbit, SdA e Silmarillion e depois "extras".

Mas, acho que a maioria dos leitores deve ter começado lendo SdA, O hobbit e depois o Silmarillion e os contos (eu fiz isso). Aí, é você quem sabe.

Última edição: 5 Jan 2011
  5. Fefe_Helena

Fefe_Helena Who's that girl

acho que para melhor entendimento
    A trilogia de SDA, O hobbit e o silmarillion

6. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Eu seguiria esta ordem:

1. O Hobbit
    2. O Senhor dos Anéis (em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - como primeira leitura, melhor ler normal)
    3. O Silmarillion (pulando a parte de Túrin e Nienor)
    4. Contos Inacabados (ídem)
    5. Os Filhos de Húrin

7. Pityë Lómelindë

Pityë Lómelindë numa Gondolin imaginária

Acredito que, para primeira leitura:

1 - O Hobbit
    2 - SdA
    3 - O Silmarillion
    4 - Contos Inacabados
    5 - Os Filhos de Hurin
    6 - As Aventuras de Tom Bombadil
    7 - Nivel de aprofundamento (curso de linguas, atlas, biografias, cartas, enciclopédias e etc)

Pra mim essa é a ordem perfeita. Mas, a obra de Tolkien, mesmo o 'O Hobbit', é muito complexa. A primeira leitura só funciona como apresentação dos textos... Para uma boa compreensão, várias leituras são necessárias e, claro, pesquisas paralelas pra tapar os furos temporais e textuais. Depois que sentir-se mais amadurecido com o ambiente da Terra Média, o melhor é reler tudo seguindo a ordem histórica dos livros.

1 - O Silmarillion
    2 - Os Filhos de Hurin
    3 - O Hobbit
    4 - SdA
    5 - Contos Inacabados
    6 - Etc

• Gostei! Gostei! x 1
  8. Brunildo

Hmmmm ...
    Valeu pessoal !
    Eu ja li O Hobbit, Senhor dos Anéis ( TO ACABANDO ), e Silmarillion ( comecei, mas to no final XD )

E eu tenho alguns amigos que querem começar a ler, e eu queria "facilitar" a leitura deles ... acho que vocês concordam comigo que a leitura de Tolkien, é no minimo "phodastica" ...
    Valeu ! (Y)'

9. CaiÒ.ó

CaiÒ.ó Usuário

Já avisando que não li todos os posts, irei postar minha opinião, nada além disso xD

Phodastica? Hmm, eu não diria isso... Mesmo sendo uma obra extremamente grande e complexa, acho que a leitura é apenas 'pesada' se é que me entende. Mas de fato, realmente tem muito conteudo e informações...

Eu preferi ler pela ordem dos acontecimentos... Primeiro o ínicio de tudo (Silmarillion), e depois fui seguindo a história na ordem ( O Hobbit e depois SdA).

Mas se os seus amigos nunca leram nenhuma obra do sensei, eu recomendaria começar pelo O Hobbit ( que de todos, eu acho que é a leitura mais 'simples' e gostosa de ler, prazeroso, mesmo para aqueles que não tem o habito e o costume de ler). Depois passaria para O Senhor dos Anéis, que seria a continuação, e depois deles O Silmarillion, pois acho que o silma é o mais complexo por se tratar de contos distintos e algumas vezes incompletos, e por conter o maior número de informações... Pois depois de ler O Hobbit e o SdA, a pessoa acaba tomando gosto pelo estilo do Tolkien-sensei e acaba querendo mais informações do passado e da própria história da Terra Média.

Bom, se fossem meus amigos eu recomendaria que fosse nessa ordem, O Hobbit, SdA e Silmarillion. Já recomendei para alguns dos meus nessa ordem, e nenhum teve 'problemas' ^_^

Abraços, e boa leitura! ;D

Tenken :lily:

10. BeorZenni

BeorZenni Usuário

a ordem cronologica seria:
    1- o Silmarillion
    2- O Hobbit
    3- SDA:1, 2 e 3
    etc...

enfim, apesar de seguir um ordem ordem cronológica de acontecimentos nesses 3 primeiros, outros como Contos Inacabados, Os Filhos de Hurin ou As Aventuras de Tom Bombadil não são historias que acabam em um livro e continuam no outro, mas muitas se passam em livros distintos no entanto na mesma época
    sendo assim, recomendo ler o silmarillion, o hobbit e a triologia do SDA antes das outras obras para entender melhor a base de tudo

no entanto, não recomendo começar a leitura pelo que seria o 1ºLivro (o silmarillion) pois muitas coisas podem nao fazer sentido numa primeira leitura, e só após ler o hobbit e o SDA eu leria o silmarillion para uma compreensão mais adequada da obra

sendo assim a ordem com que eu leria seria:

1º O hobbit
    2º triologia SDA (na ordem, obvio)
    e 3º o silmarillion

já outros como:

- Contos Inacabados
    - Os Filhos de Hurin
    - As Aventuras de Tom Bombadil
    etc...
    não teriam muita importancia na ordem de leitura, desde que fossem lidos os 3 primeiros antes

11. Fefe_Helena

Fefe_Helena Who's that girl

kkk...As Aventuras de Tom Bombadil fala sobre o que???

12. Meneldur

Meneldur We are infinite.

É uma coletânea de poemas de Tolkien. A maioria não tem relação direta com as lendas da Terra-média, e só dois desses poemas falam de Bombadil.

13. Brunildo

\o/ ?
    Sério Saitor ? :O'
    eu achava que era TOTALMENTE á respeito de Tom Bombadil ! :think:

14. ancalagon_killer

ancalagon_killer Usuário

Eu leria primeiro O Hobbit, depois o Senhor dos Aneis. Então leria o Silmarillion, (parando no capitulo de Turin Turambar, e lendo Narn I Chin Hurin no lugar deste), e depois de o Silmarillion leria o Hobbit e Senhor dos Aneis mais uma vez para entender perfeitamente a história. Então leria Contos Inacabados, pulando a parte de Turin. Então, compraria as Cartas de J.R.R. Tolkien.

15. Finwë Fëfalas

Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

O Hobbit
    O Senhor dos Anéis 1, 2 e 3
    O Silmarillion
    Os Filhos de Húrin
    Contos Inacabados

O correto seria ler O Silmarillion por primeiro, porém como é muito confuso para o leitor iniciantes eu acredito que seria melhor deixar por terceiro.

16. Lesien

Lesien Usuário

O Hobbit, Sda, Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin

17. the-hobbit

the-hobbit Restar é Igual a Um

Concordo com o zorba

O Hobbit
    Senhor dos Anéis (Os 3)
    O Silmarillion
    Contos Inacabados
    Os Filhos de Húrin

18. Myreal

Myreal Usuário

Como vários disseram aqui, considero melhor começar por 'O Hobbit', para então ler a trilogia de 'O Senhor dos Anéis', e então Silmarillion, Contos Inacabados e Os Filhos de Húrin, então, se quiser, Aventuras de Tom Bombadil.
    A ordem correta seria começar pelo Silmarillion, mas é um pouco complexo demais, então é mais fácil começar com a aventura de Bilbo. Por sinal, não acho que exista uma diferença sensível entre ler Contos Incabados e então Filhos de Húrin ou o inverso. Eu li primeiro Contos Inacabados e achei mais simples de ler Filhos de Húrin, mas acho que não faz tanta diferença se o leitor tiver conhecimento das obras mais divulgadas como Hobbit, SdA e Silmarillion...
    Para leitores de primeira viagem, os Apêndices nos livros ajudam muito para ter uma idéia mais geral do universo tolkieniano.

19. Fable_Master

Fable_Master Amante do infinito

Acho que não existe uma ordem necessaria para se ler as obras de Tolkien.
    Acho que o unico que seria relativamente necessario seria ler O Hobbit antes de O Senhor dos Anéis.

Última edição: 23 Jan 2011
  20. Luz do leste

Luz do leste Usuário

Defendo e sempre e defenderei até a morte que o melhor é ler seguindo a ordem de publicação, porque foi assim que o autor pensou em apresentar a obra. Quanto ao que foi publicado depois do falecimento do escritor, pode-se ler conforme cada um achar mais fácil.

Compartilhar