• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual seria a altitude da Montanha Solitária?

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Pois bem!

Existe alguma informação a respeito da altitude de Erebor? Não tenho muita certeza sobre isso, e um dia, tinha visto em algum lugar, não me lembro onde que falava a altitude média da montanha, que era em torno de 4.000 metros.

Eu imagino uma montanha muito alta se colocando bem superior ao planalto adjacente, bem imponente, e ao mesmo tempo agourenta quando da época de Smaug.
Também penso que ela não teria a altitude do Monte Everest ou do Aconcágua, até porque seria incompatível para com a realidade de uma habitação dentro e fora dela, devido a pressão atmosférica ser menor, falta de oxigênio, ventosfortes justamente pela pouca presenta da coluna de ar. Uma altitude entre 3.500 a 4.000 talvez seria o mais coerente, humanamente falando para os nossos padrões.

E então!
O que vocês pensar a respeito da altitude de Erebor?
 
De acordo com a geologia de Erebor, sua origem provavelmente é devido aos movimentos tectônicos de formação da Terra Média em períodos anteriores pelo choque entre placas tectônicas formando terrenos mais antigos. Pode-se perceber isso, pelas grandes áreas de planícies e terrenos alagados nos domínios geomorfológicos de Erebor e adjacências. Não é por acaso que Erebor possui o nome de a Montanha Solitária; os terrenos vizinhos sofreram grandes processos de erosões e denudação com o passar do tempo geológico. Pelas formas ali existentes tem-se o consenso de levar em consideração sua formação composta por quartzito, um material muito resistente aos processos denudacionais. Pelas suas configurações bem como pelo privilégio de se avistar grandes extensões dos ermos da Terra Média, estima-se que sua altitude tenha uma variação de mais ou menus creio eu de 3.700 a 4.500 metros de altitudes.


^^
 
De acordo com a geologia de Erebor, sua origem provavelmente é devido aos movimentos tectônicos de formação da Terra Média em períodos anteriores pelo choque entre placas tectônicas formando terrenos mais antigos. Pode-se perceber isso, pelas grandes áreas de planícies e terrenos alagados nos domínios geomorfológicos de Erebor e adjacências. Não é por acaso que Erebor possui o nome de a Montanha Solitária; os terrenos vizinhos sofreram grandes processos de erosões e denudação com o passar do tempo geológico. Pelas formas ali existentes tem-se o consenso de levar em consideração sua formação composta por quartzito, um material muito resistente aos processos denudacionais. Pelas suas configurações bem como pelo privilégio de se avistar grandes extensões dos ermos da Terra Média, estima-se que sua altitude tenha uma variação de mais ou menus creio eu de 3.700 a 4.500 metros de altitudes.


^^

8-O Interessante! Mas quais são as fontes que fundamentam seu argumento?
 
De acordo com a geologia de Erebor, sua origem provavelmente é devido aos movimentos tectônicos de formação da Terra Média em períodos anteriores pelo choque entre placas tectônicas formando terrenos mais antigos. Pode-se perceber isso, pelas grandes áreas de planícies e terrenos alagados nos domínios geomorfológicos de Erebor e adjacências. Não é por acaso que Erebor possui o nome de a Montanha Solitária; os terrenos vizinhos sofreram grandes processos de erosões e denudação com o passar do tempo geológico. Pelas formas ali existentes tem-se o consenso de levar em consideração sua formação composta por quartzito, um material muito resistente aos processos denudacionais. Pelas suas configurações bem como pelo privilégio de se avistar grandes extensões dos ermos da Terra Média, estima-se que sua altitude tenha uma variação de mais ou menus creio eu de 3.700 a 4.500 metros de altitudes.


^^
Dale Geologia! :grinlove:

Tenho duas hipóteses:

1. Erebor esta em processo de elevação ainda, aonde as placas estão se atraindo ainda uma com a outra e aumentando a sua elevação que nem o caso do nosso Everest;
2. Ou então esta acontecendo o processo de erodibilidade na Montanha; ou seja, erode as rochas da montanha e deposita os sedimentos nas regiões mais baixas formando solos profundos com os sedimentos da Montanha, ocasionando em um futuro a extinção da Montanha.

Porém acho que se encaixa a primeira hipótese.

Sobre a referência, seria interessante conter para que outras pessoas possam ler a respeito da geografia e geologia da Terra Média.
 
Última edição:
De acordo com o Atlas da Terra Média:

O mapa de Thror indicava que o diâmetro da Montanha Solitária era aproximadamente igual à metade da distância até o Lago Comprido, que ficava cerca de 20 milhas ao sul. O topo era alto o bastante para permanecer coroado de neve pelo menos até a primavera e, portanto, podia ter 3.500 pés de altura.

Convertendo para medidas mais comuns a nós, brasileiros:
3.500 pés = 1.066,8 metros de altura
10 milhas = 16.093,44 metros de diâmetro

Outras curiosidades sobre a montanha:

1 - Túnel secreto entre a entrada de "cinco pés de altura a porta e três podem passar lado a lado" e a câmara onde estava Smaug: 2 milhas de comprimento (3.218,688 metros) descendo suavemente em linha reta

2 - Porão mais profundo (Salão de Smaug): pelo menos 180 pés (54,864 metros) de comprimento.

3 - Smaug teria cerca de 60 pés (18,288 metros) de comprimento.

É um belo dragão para uma tropa de Anões e um Hobbit enfrentarem!

Espero ter ajudado! :joinha:
 
De acordo com o Atlas da Terra Média:
Convertendo para medidas mais comuns a nós, brasileiros:
3.500 pés = 1.066,8 metros de altura
10 milhas = 16.093,44 metros de diâmetro
Outras curiosidades sobre a montanha:
1 - Túnel secreto entre a entrada de "cinco pés de altura a porta e três podem passar lado a lado" e a câmara onde estava Smaug: 2 milhas de comprimento (3.218,688 metros) descendo suavemente em linha reta
2 - Porão mais profundo (Salão de Smaug): pelo menos 180 pés (54,864 metros) de comprimento.
3 - Smaug teria cerca de 60 pés (18,288 metros) de comprimento.
É um belo dragão para uma tropa de Anões e um Hobbit enfrentarem!
Espero ter ajudado! :joinha:

Obrigado Meglin pelas informações. :joinha:

Agora uma dúvida:

Se 3.500 pés é equivalente a 1.066,8 metros de altura a montanha não seria muito alta para contar neves eternas no topo, a não ser que a região fosse de um clima muito frio, tendendo a zonas bem boreais dos climas temperados não? :think:
 
Obrigado Meglin pelas informações. :joinha:

Agora uma dúvida:

Se 3.500 pés é equivalente a 1.066,8 metros de altura a montanha não seria muito alta para contar neves eternas no topo, a não ser que a região fosse de um clima muito frio, tendendo a zonas bem boreais dos climas temperados não? :think:

Primeiramente, a Montanha Solitária não tinha neves eternas no topo. A neve só durava um pouco mais; não indo embora com o fim do inverno.

Mas olhando no Atlas da Terra Média, Erebor está em uma região de inverno frio e verão moderado com clima úmido recebendo, prioritariamente, ventos nortes vindo de regiões polares.

A comitiva dos anões e Bilbo chegam à saliência oculta da montanha no dia 19 de Outubro. Portanto, no Outono. Por isso não encontraram neve no topo da Montanha Solitária.
 
Primeiramente, a Montanha Solitária não tinha neves eternas no topo. A neve só durava um pouco mais; não indo embora com o fim do inverno.

Mas olhando no Atlas da Terra Média, Erebor está em uma região de inverno frio e verão moderado com clima úmido recebendo, prioritariamente, ventos nortes vindo de regiões polares.

A comitiva dos anões e Bilbo chegam à saliência oculta da montanha no dia 19 de Outubro. Portanto, no Outono. Por isso não encontraram neve no topo da Montanha Solitária.

Eu não tenho esse atlas, é uma pena viu! :mrgreen: Mais uma vez, obrigado!

Agora, ainda tenho uma dúvida onde Erebor teria apenas pouco mais de mil metros, e de acordo com a nomenclatura usada pelos profissionais da geologia e geografia, no Brasil não existem montanhas e temos picos com mais de 3.000 metros de altitude.

Exemplo, o pico do Itambé em Minas tem mais de 2.000 metros e não é considerado uma montanha em si. Dessa forma, Erebor tendo pouco mais de 1.000 metros, seria muito pouco não para ser considerada uma Montanha Solitária, pois existem regiões de planaldos e áreas de depressão com colinas e morros que podem ultrapassar os 500 metros de altitude.
 
Ainda não vi mapas, mas se a montanha solitária for mesmo solitária existe a possibiliade de ela ser um maciço isolado de origem vulcânica... Capaz até de ter ferreiros anões trabalhando com fogo natural embaixo dela. Outras origens a se cogitar podem ser a de um relevo velho desgastado, se bem que todas as montanhas que li nos livros eram acidentadas e agudas.

Na minha imaginação eu sempre imaginei um lugar imponente como o monte Kilimanjaro na África ehehehe...
 
De acordo com o Atlas da Terra Média:



Convertendo para medidas mais comuns a nós, brasileiros:
3.500 pés = 1.066,8 metros de altura
10 milhas = 16.093,44 metros de diâmetro

Outras curiosidades sobre a montanha:

1 - Túnel secreto entre a entrada de "cinco pés de altura a porta e três podem passar lado a lado" e a câmara onde estava Smaug: 2 milhas de comprimento (3.218,688 metros) descendo suavemente em linha reta

2 - Porão mais profundo (Salão de Smaug): pelo menos 180 pés (54,864 metros) de comprimento.

3 - Smaug teria cerca de 60 pés (18,288 metros) de comprimento.

É um belo dragão para uma tropa de Anões e um Hobbit enfrentarem!

Espero ter ajudado! :joinha:


Faço minhas as palavras de Meglin Celebrandir.
 
Repondendo a pergunta do tópico... Eu não faço a minima ideia, mas o Meglin convenceu com toda a explicação q ele nos deu a respeito...

E muito bom o artigo... :joinha:

Obrigado Meglin, por nos passar essas informações e o link do artigo...
 
Muito interessante esse post, om aqui no Rio emos o DEDO de DEUS que tem 1692 m exaos, e tambem é conseiderado um pico, e não montanha.
Não entendo muito de geologia, mas tenho uam dúvida pertinente ( qual seria a idade da montanha solitária) , e as informações colocadas pelo MEGLIN são muito detalhadas, e outra 1.066,8 m não seria elevado demais p/ uma montanha? Atravessala então praticamente impossivél pelo oxigênio, ar rarefeito e pelo frio elevado seria um risco fisíco a quem tentasse.
 
Acredito eu que essa montanhas não seria a maior, mas com certeza deveria ter entre 3.500 metros a 4.500 metros, uma montanha grande o suficiente para ser referência no leste de Rhovanion.
 
Wikipedia disse:
Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação. Assim, cada autoridade no assunto assume valores convenientes, embora a montanha seja tipicamente escarpada, de grande inclinação e com sobreposição de relevos.

[ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Montanha[/ame]

Portanto não dá pra falar que 1.000 metros de altura seja insuficiente pra chamar de montanha. Não entendo nada de geologia, mas é o que tá escrito na Wikipedia (que não é totalmente confiável).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo