1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual região da Terra Média se tornou mais perigosa e hostil na 4ª Era?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 5 Fev 2008.

  1. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Amigos!!!!

    Eu tenho essa dúvida e gostaria de saber a opinião de vocês com relação ao meu questionamento.

    Após a Guerra do Anel, qual região da Terra Média se tornou mais perigosa? Aquela que apresentou uma certa hostilidade com os povos livres, especificamente com os homens e remanescentes dos anões das Colinas de Ferro e Erebor.

    Com suas opinões e indicações de bibliografias poderei compreender melhor e até ter uma opinião mais consolidada.

    Obrigado!
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    Lendo os Apêndices ficamos sabendop - algumas vezes nas entrelinhas - que Aragorn teve problemas e foi à guerra muitas vezes depois de assumir o Trono de Anor & Gondor. De uma certa forma isso indica que ele pacificou todo o Oeste da Terra-média, incluindos os Reinos dos Anões que, embora não fizessem parte do Reino de Anor & Gondor (como também não o fazia Gondor) eram "tributários" ou "dependentes".

    Foi uma época de paz, o início da Quarta Era, após as campanhas militares de Aragorn contra os Orcs. Eu diria que, se algum lugar ficou tumultuado foi o extremo sul e o extremo leste, mas nenhuma região do Oeste ou Centro da Terra-média.

    Nem mesmo as picuinhas entre Anões e Homens com relação à Montanha Solitária e seus tesouros parecem ter entrado na Quarta Era, pois (se não me engano) é dito que o povo do Valle e dos Anões lutaram juntos na entrada da Montanha para defender o Norte ao final da Terceira Era.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Obrigado Deriel.

    Com relação as divergências entre Valle (Dale) e Erebor, elas foram sanadas sim.
    Realmente nos apêndices do SDA há referências interessantes sobre o que você disse. A sua fala é muito pertinente.

    As terras ocidentais de certa forma ficaram vivenciando períodos "pacíficos", entretanto, mesmo com o fim de Sauron como senhor do escuro há em outras fontes bibliográficas referencias de regiões inóspitas e que de certo modo ameaçaram a soberia de Gondor, Valle e Erebor?

    Obrigado pelas orientações e fico no aguardo.

    Um abraço!
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Não há muito sobre o SdA além do publicado. Há o que se convencionou chamar de "The History of The Lord of the Rings", que nada mais é do que uma subdivisão do the History of Middle-earth, englobando do volume 6 até a metade do volume 9.

    Eu acho que talvez o volume 11 (the war of the jewels) possa ter alguma informação que você deseja, pois ela tem alguns apêndices não-publicados, mas eu não teria muita esperança nisso. Faz tempo que eu reli o home 11 :think:

    Resumindo, 95% da informação que temos foi publicada de forma canônica nO Senhor dos Anéis mesmo, principalmente nos Apêndices.
     
  5. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Beleza meu caro!!!

    Vou dar uma verificada lá e depois eu coloco minhas observações.

    Obrigado!
     
  6. Wilwarin Vanya

    Wilwarin Vanya Usuário

    Gostei mto de seus comentarios Deriel d Belfalas :D

    mas fico pensando... como ficou a região d Mordor dpois da queda d Sauron?
    Bem, pq imagino eu q não foram tdos os orcs mortos após sua queda e não tenho informações sobre se eles voltaram a se reunir ou não...

    Aguardo resposta
    :abraco:
     
  7. Muito boa a pergunta de Vania, mas também muito esclarecedor as explicações dos posts acima...

    Realmente, como será que ficou Mordor? E como ficou Ithilien? O lugar foi totalmente purificado dos orcs?
     
  8. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Eu nao sei muito bem, mas tenho motivos para crer que a regiao de Mordor passou a ser muito bem vigiada, pois Faramir tornou-se principe em Ithilien, e la podia manter guarnecida as entradas da Terra Negra e impedir qualquer tentativa de retaliaçao por parte dos orcs. Eu porem, penso na regiao das montanhas onde se localiza Moria...Sabe-se que la hanitavam muitos orcs e as pessoas nao se aventuravam a entrar la para expermina-los. Creio que aquela ainda era uma regiao perigosa...

    Algum comentario a fazer Deriel???Belfalas??Wilwarin??


    Abraços a todos.
     
  9. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Sim, é dito isso mesmo. E de qualquer maneira, para além de todas as alianças, é suposto o poderio e influência dos Anões ter vindo a decrescer ao longo da Quarta Era, então não me parece que tenham constituído ou alguma vez constituíssem ameaça alguma.

    Acredito, tal como a maioria do pessoal, que as principais ameaças viriam de Sul e Este, dos sempre problemáticos Haradrim e outros povos para lá do Rhûn. Apesar da derrota de Sauron os Haradrim não devem ter visto o seu poder muito abalado (desconhecemos as dimensões do seu reino mas é provável que fosse consideravelmente vasto e rico) e devem ter continuado as seus contendas contra Gondor, algum tempo depois de terem sido rechaçados.

    Provavelmente Mordor foi abandonada. Era uma terra infértil e praticamente inabitável, que só criaturas negras como os orcs suportavam. Ora já não havia Sauron nem havia orcs, trolls ou outros seres semelhantes (sem dúvida que Aragorn tomou as devidas providências para os erradicar da Terra Média), daí a minha opinião.

    Quanto a Ithilien, tenho a certeza de que todos os orcs foram expulsos de lá - de lá e de quase todo o lado. Aindo por cima sendo um local relativamente povoado, com direito até a governante próprio (o primeiro foi Faramir).

    Deve ter havido um período de incerteza após a queda de Sauron, mas mesmo Moria deve ter sido "desinfectada", mais cedo ou mais tarde - tanto que os Anões voltaram a estabelecer-se lá. Mas é possível que nos recantos mais profundos das Montanhas Nebulosas algumas pequenas comunidades tenham sobrevivido, sim; embora também acho que tenham desaparecido mais cedo ou mais tarde. Em princípio a Quarta Era significa o início do domínio dos Homens e o desaparecimento de muito que era característico dos tempos antigos, e criaturas como os orcs não devem ter sobrevivido muito tempo.
     
  10. Asca

    Asca Usuário

    Sim. Tanto que muitos fãs acreditam que a 4ª foi o princípio, a evolução dos homens para os dias de hoje. Onde passaria a existir os homens e os seres normais do mundo.
     
  11. Wilwarin Vanya

    Wilwarin Vanya Usuário

    Perfeitas colocações acima!!:clap:

    Então em todo caso é preferível aceitar que todas as regiões antes habitadas por orcs foram aos poucos sendo retomadas pelos povos livres. Os orcs foram se extingüindo aos poucos.

    Mas agora me pergunto, que destino tiveram os demais homens? Os orientais, das terras ermas, eriador e os terrapardenses apresentados? Aceitaram o reinado de Elessar ou tinham seus próprios governantes e richas?

    Pois dizia-se que os homens da terra parda freqüentemente invadiam as terras de Rohan, entao penso se houve alguma outra batalha por terras na 4ª era :think:

    Os homens do Extremo Sul eu penso que devem ter se virado por lá mesmo ^^

    Respostas?

    abraços e obrigada!
     
  12. Palando

    Palando Mago Azul

    é óbvio que era mordor mas tenho certeza que vâo surgir psicopatas gritando que era o condado :P`

    fumei erva do condado hoje muito cuidado comigo!
     
  13. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    E Moria? Boa pergunta Ulmo.

    Bom, enquanto escrevo estou ao mesmo tempo verificando nos meus books sobre Moria. Estou procurando informações sobre seu questionamento nos apêndices do RDR e nos Contos Inacabados.

    É sabido que ocorreram várias investidas de Aragorn e Faramir no Leste e não estou encontrado nada sobre uma re-consquista de Mória pós queda do Balrog e Sauron.

    E aí!!!!!!!!! Algúem sabe?
     
  14. Palando

    Palando Mago Azul

    houve sim o filho de aragorn fez

    fumei erva do condado hoje muito cuidado comigo!
     
  15. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário


    Desculpe! Mas eu não entendi o que você disse.
    Poderia explicar melhor sua frase. Acho que eu estou meio doido e confuso com o que você disse.

    Valeu!
     
  16. Palando

    Palando Mago Azul

    depois da ultima guerra contra sauron,aragorn como todos sabem teve um filho com a elfa gostosa o filho deles fez diversas investidas em moria em seu reinado e acabaram por libertar moria e devolve-la aos anõs sob supervisâo do rei
     
  17. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Há bom!!!

    Agora sim.... valeu!

    Com relação ao que vc disse, está em qual livro? Nos C.I.? Qual capítulo?
     
  18. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Ainda há muitos lugares inóspitos para os viajantes, como A Floresta Velha na divisa do Condado, a Charneca Etten, a Floresta Drúadan, Caradhras, os Morros Frios (é esse o nome?) onde habitam os Gigantes, a entrada para Moria onde se encontra o Vigia, Angmar (até onde sei nenhum rei após Elessar reclamou aquela região...posso estar enganado), Lossarnach... e outros lugares que não lembro mais.
     
  19. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Tendo em vista a situação, a região de Harad para lá, ainda sim era perigosa, tendo em vista aragorn ter guerreando com eles por lá e depois vencido e tomado o controle, eu vi não me lembro bem onde diz isso, vou procurar, depois da terceira era o local que aragorn teve mais trabalho foi a região de harad, onde ele com batalhas os colocou contra aparede.
     
  20. Alcarinollo

    Alcarinollo Usuário

    Denethor não conhecia Aragorn, apesar deste já ter combatido por Gondor e ter estado sob as ordens de Denethor como um valorosos capitão (não me lembro agora o nome certo). Gandalf observa bem em seu encontro com denethor que ele Rege Gondor, mas A Lei de Gondor não lhe pertence, pois vem de uma tradição e ascendência muito superiores até mesmo à soma dos períodos de regência. Vale ressaltar que, apenas em Númenor, a casa de Elros reinou por três mil anos, sem contar o período dos reis nos reinos exilados de Gondor e Anor. Apenas para se ter um exemplo, o cetro de Anúminas, que era o símbolo da realeza mais antigo trazido de númenor, tinha aproximadamente cinco mil anos à época da Guerra do Anel.
    Entretanto, como regente o trabalho de Denethor, em minha opinião, foi executado da melhor maneira que ele poderia, considerando-se a ascensão do Maia Sauron e de seus tenentes, o declínio natural dos dúnedain e suas casas em Gondor (pois em anor já não passavam de um bando de guardiões que viviam à sombra dos últimos noldor) e o peso da esmagadora tradição a que estava atrelado, como regente que, na prática, reinava sem contudo ser creditado por isto.
    Se no fim ele caiu, vale lembrar que Frodo também falhou, gandalf se esquivou, galadriel se escondeu e Elrond Guardou uma distância estratégica do confronto com Sauron. Até mesmo o Grande Aragorn, ao disputar com o maia o controle do Palantir do qual era dono por direito, debilita-se ao extremo e confessa que quase sucumbiu ao teste (e Denethor, efetivamente, repetiu muitas vezes o embate a que Aragorn apenas uma vez se submeteu).
    Para mim, mesmo na obra, o fim de Denethor foi injusto não só com ele, mas para com toda a casa dos regentes. falha moral e de caráter muito maior cometeu Isildur ao reivindicar o Um para si, atrelando a ele o destino de sua casa e permitindo que Sauron existisse e pudesse ainda reunir seu poder no mundo físico, quando tantos o aconselharam a destruir o anel.
     

Compartilhar