• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual parte das obras de Tolkien para vc naum colou???

Bom para começar ( e para tb naum ser achincalhado pelos outros fâs ), eu sou extremamente fâ de Tolkien e pretendo ler todas as suas obras ( jah estou no Contos Inacabados) e naum levem isso como uma critica pois naum eh ....... eu soh estou querendo saber . Oq naum colou para vcs ??/ :o?: :o?:

Bom para mim ateh agora soh naum colou uma coizinha !!!
SPOILER



Eu naum gosto muito daquela idéia de naves do Sol e da Lua ......... comparando com outras coisas que ele colocou em suas obras eu acho que ele podia ter pensado um pouco mais nessa parte .... ateh a parte do fruto e da folha eu adorei ......... soh naum colou a parte das naves mesmo !!!
 
bom...eu li o hobbit e o sda...mas vou ler o silm logo

e pra mim a história do retorno de gandalf não colou... afinal ele ressuscitou? como? pq? pra que?
 
Pra que? Pra cumprir sua missão na Terra-Média. Gandalf não era um homem normal Tauraherion.... Ele era um Maia... Vc entenderá isso quando ler o Silma... ele não era mortal...
 
Sam_Gamgi disse:
Eu naum gosto muito daquela idéia de naves do Sol e da Lua ......... comparando com outras coisas que ele colocou em suas obras eu acho que ele podia ter pensado um pouco mais nessa parte .... ateh a parte do fruto e da folha eu adorei ......... soh naum colou a parte das naves mesmo !!!

Bom, deixe eu defender o meu carrinho e do da minha amada. :mrgreen:

A questão das naves (= carruagens) é completamente plausível dentro da mitologia de Tolkien, e tem uma inspiração óbvia na mitologia grega:

Tolkien: Aulë (ferreiro) criou as carruagens
Grega: Hefesto (ferreiro) criou (pelo menos) a carruagem do sol.

Tolkien: Tilion (maia condutor da carruagem da lua)
Grega: Artemis (deusa da lua; não lembro se ela possuía uma carruagem)

Tolkien: Arien (maia condutora da carruagem do sol)
Grega: Apolo (deus do sol e condutor da carruagem do sol)

O que Tolkien realmente fez de diferente aí foi ter atribuído tais tarefas a Maiar (e não aos Valar, que seriam o correspondente aos "deuses" propriamente ditos) e invertido o sexo dos respectivos condutores (masculino pra lua em vez de feminino e feminino pro sol em vez de masculino).
 
Esse tópico me fez pensar bastante... e chegar à conclusão que não tem nada que não tenha "colado" pra mim. Na minha cabeça tudo se encaixa, resguardadas às corretas proporções do que era possível e viável naquela época.

Claro que de vez em quando eu imagino algumas bobagens, mas são viagens da minha cabeça mesmo. Questões do estilo "o que os elfos fazem hoje em dia lá em Aman? Eles estão em evolução contínua? Se for assim, já não devem conseguir mais se conter em si de tanta sabedoria - além do que seu dia-a-dia deve ser bem tedioso." :P
 
Concordo plenamente com o Gildor. Nada do que Tolkien escreveu não se encaixa. tudo foi feito para se encaixar perfeitamente. Ainda mais porquê a mitologia tolkeniana não obedece a nenhuma outra, é uma mitologia própria. Assim, pode-se dizer que tudo se encaixa perfeitamente 8)
 
Tilion eu concordo em um ponto com vc ........ de que foi obvia a ligação com a cultura Grega ( o q eu achei ótimo )........... mas eu acho q a palavra ´´ NAVE`` soh que naum ficou boa , carruagem seria 1000 vezes melhor .... mas isso pode ser um possivel erro de tradução !!! :obiggraz: :obiggraz:


Concordo plenamente com o Gildor. Nada do que Tolkien escreveu não se encaixa. tudo foi feito para se encaixar perfeitamente. Ainda mais porquê a mitologia tolkeniana não obedece a nenhuma outra, é uma mitologia própria. Assim, pode-se dizer que tudo se encaixa perfeitamente



A e quando a isso eu volto a repitir somente a palavra Nave que ficou estranha ali !!
 
Sam_Gamgi disse:
Tilion eu concordo em um ponto com vc ........ de que foi obvia a ligação com a cultura Grega ( o q eu achei ótimo )........... mas eu acho q a palavra ´´ NAVE`` soh que naum ficou boa , carruagem seria 1000 vezes melhor .... mas isso pode ser um possivel erro de tradução !!!

Acontece que, pelo jeito, vc está associando "nave" com "nave espacial"... o que não se aplica aqui.

Nave é uma palavra antiga e poética para navio. Aliás, "espaçonave" não possui essa forma à toa (ou seja: "navio espacial").
Em inglês, no Silmarillion, a palavra usada é vessel, que é mais antigo que ship. A tradução de ambas é navio, mas vessel é mais antiga e corresponde mais corretamente à nave em português.
Carruagem seria uma tradução menos adequada, já que a palavra em inglês não é carriage.
Tilion é chamado de timoneiro da lua, o que só reforça o caráter de "navio" dela. (No Silma, inclusive, a lua é chamada de ilha, já que ela devia ser "pilotada" da mesma forma usada por Ossë para levar os teleri à Aman)

Assim, a tradução vessel= nave foi acertada.
 
Bom ate agora soh eu praticamente dei minha opinião ..... vamos deem as suas , estou curioso ........ vai melhorando a pergunta ( farei agora mais de uma )

(1)O que vcs achaum que naum ficou muito bem ou naum se encaicha muito bem , nas obras de Tolkien ?

(2)O que para vcs se encaichou perfeitamente, algo que vc naum suspeitava, dai :mrgreen: BANGUE :mrgreen: acontece, algo totalmente inesperado, que torna a obra de Tolkien somente mais pefeita ou apenas aquilo que foi bem bolado e torna os personagens somente mais inteligentes e misteriosos ??/


SPOILER
Respondendo a 2 :

Eu adorei o geito que Gandalf apresentou os anões a Beorn ( o Hobbit )

Ou então quando quando Beren fala a Thingol que a Silmaril esta em sua mão naquele ezato momento, mas tendo sido sua mão comida por Carcharoth, e ela mesma não estar la naquele ezato momento... eu naum parava de rir nesta parte ( o Silmarillion )
 
Sam Gamgi disse:
(1)O que vcs achaum que naum ficou muito bem ou naum se encaicha muito bem , nas obras de Tolkien ?

uma coisa que não gostei é como Glaurung e Smaug morrem. Vc pensa em dragões como seres fortes, destruidores, quase imortais. e daí um morre com uma espadada e o outro com uma flechada! acho que foi tipo "morre de qualquer jeito". faltou um pouco de guerra nessas mortes!
 
oq nao colou pra mim foi a morte de smaug.... como aquele cara ia acertar a flecha EXATAMENTE no buraquinho da armadura no dragão... mto forçada aquela parte
 
Pra que? Pra cumprir sua missão na Terra-Média. Gandalf não era um homem normal Tauraherion.... Ele era um Maia... Vc entenderá isso quando ler o Silma... ele não era mortal...

tá...o "pra que?" ficou meio ridículo..hehehe
mas mesmo assim... se ele era imortal como pode ter morrido? hehehe
e ainda permanece a dúvida de como ele ressuscitou...concordo que nem tudo precisa de explicação..mas essa ficou meio no ar demais...
(ahh eu sabia que ele era um maia pq já tinha lido na valinor...hehehe)

e respondendo a segunda pergunta... pra mim o que mais cola é como ele consegue juntar tudo sem deixar nem uma pontinha sobrando... é tudo perfeito...
 
não sei se vc já leu todo o SdA, ou sobre os Istari (no CI). mas neles explica a 'morte' do Gandalf, o pq de sua volta, como ele voltou e etc.
é parte da mitologia criada por Tolkien
 
li o hobbit e o SDA inteiro... agora vou começar com o Silm e quem sabe mais pra frente o CI

mas acredito que depois de ler todo o material que tolkien escreveu não reste mesmo nenhuma dúvida sobre qualquer assunto...o cara era um gênio
 
Tauraherion disse:
mas acredito que depois de ler todo o material que tolkien escreveu não reste mesmo nenhuma dúvida sobre qualquer assunto...o cara era um gênio

Ah é? Já ouviu falar das asas de Balrog? :mrgreen:
 
Tauraherion wrote:
mas acredito que depois de ler todo o material que tolkien escreveu não reste mesmo nenhuma dúvida sobre qualquer assunto...o cara era um gênio


Ah é? Já ouviu falar das asas de Balrog?

HEHEHEHE bom isso bom isso !!!! :mrgreen: :mrgreen:
 
Fox disse:
Tauraherion disse:
mas acredito que depois de ler todo o material que tolkien escreveu não reste mesmo nenhuma dúvida sobre qualquer assunto...o cara era um gênio

Ah é? Já ouviu falar das asas de Balrog? :mrgreen:

não podemos esquecer do Tom, que segundo estudos do Aurus foi o criador de Eru!
esse mesmo ser (o Aurus) já desvendou o mistério do Balrog: Balrog macho não tem asas, e a fêmea tem!
 
putz...é verdade... as asas do balrog... mas eu acho que ele tem sim... sei lá... no sda fala um poko que a escuridão se abriu como duas asas...ou algo do tipo...

já o tom eu sei o que era: era um bonequinho de pelucia de um dos parentess do tolkien..uhahuahua ele que disse tá!!

o Tom não podia ser um Vala? ou Maia sei lá...
 
Ai, não... Nem Tom e nem balrog aqui, por favor... hahahahaha
Mas Tom é. É um cara legal, do botas amarelas e jaqueta azul, e é isso que ele é, um cara legal que se veste assim, que tem a mina dele, e ela se veste do jeito dela, e também é legal. Tolkien disse que ele é um enigma e discutir isso num leva a muitos lugares.

Agora, o que não colou... hm, eu ainda não entendi como foi o afundamento de Beleriand. Num texto do Imrahil, aqui mesmo na Valinor, li que a Guerra da Ira durou 42 anos. O afundamento foi gradativo? Ou acabou a guerra e depois afundou tudo de uma vez? O pior é que me lembro de ter chegado a uma conclusão sobre isso uma vez, mas não sei mais. O mais provável é que tenha sido gradativo mesmo, pelo menos é o mais lógico, à princípio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo