• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual obra do Tolkien você prefere? Por quê?

Qual obra de Tolkien é a sua preferida?

  • O Senhor dos Anéis

    Votos: 15 31,9%
  • O Silmarillion

    Votos: 24 51,1%
  • O Hobbit

    Votos: 7 14,9%
  • Contos Inacabados

    Votos: 1 2,1%
  • Roverandom

    Votos: 0 0,0%
  • Mestre Gil de Ham

    Votos: 0 0,0%
  • Árvore e Folha

    Votos: 0 0,0%
  • As Cartas de J.R.R.Tolkien

    Votos: 0 0,0%
  • Outro (especificar no post)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    47

Belcrivelli

Usuário
Tolkien criou um vasto universo, que tem proporcionado até hoje muitas horas de excelente leitura. Seus personagens, ricos em detalhes, fornecem asas à imaginação de centenas de leitores. E, cada leitor, se identifica mais com um livro. E você? Qual obra você mais gostou de ler? Vamos comparar e descobrir juntos o que cada um gosta mais!

Li O Hobbit, O Senhor dos Anéis e o Silmarillion. Me apaixonei pelo Senhor dos Anéis por causa da tragetória do Um Anel e pelos combates empolgantes que aconteceram ao longo da obra!
 
Então... já tem uma enquete com esse tema. Vou procurar e postar o link aqui.

Aliás, esse tópico deveria estar no De Fã para Fã!
 
Mas vamos manter esse aqui, já que podemos escolher qualquer obra, e não somente as três do outro tópico (apesar de que dificilmente alguém escolherá outra).

E claro, sempre explicando o motivo =]


No meu caso, eu fico com o Silmarillion mesmo. Os feitos ali narrados sempre mexeram mais comigo, talvez um pouco pela dimensão da coisa. Enquanto no SdA o mal é encarnado por Sauron, no Silma o vilão é Melkor, que é muito pior. São descritos feitos maios grandiosos, e também dramas muito mais tocantes. Para mim, O Silmarillion é a obra-prima de Tolkien. =]
 
Última edição:
Bom... se é assim, então seria legal montar uma nova enquete, com todos os livros publicados no Brasil, né?!

Isso tá sendo pedido há muito tempo nesse outro tópico que eu linkei aí pra cima, mas ninguém nunca edita a enquete dele.

Enfim, abram uma nesse aqui!!!

Coloquem O Hobbit, SdA, Silma, Contos, Roverendo, Mestre Gil, Cartas, Árvore e Folha... Alguma mais???
 
Sim, seria uma boa idéia a enquete completa, assim eu poderia escolher o Silmarillion ^^
Gosto muito das histórias do Silmarillion, principalmente do Quenta Silmarillion. (que é praticamente o livro todo)
 
porquê as obras publicadas no Brasil!!! :'(... lool
Acho que devem ser todas, existem fãs que compram livros noutras línguas noutros países, e assim talvez fiquemos a conhecer opiniões sobre obras que nunca lemos!...
 
É muito complicado... eu só li O Hobbit, o Senhor dos Anéis e O Silmarillion, então vou me basear neles para falar.

O Silmarillion é um livro, como todos sabem, mais épico. A história dele é grandiosa e mexe com todo mundo. Não tem jeito de não se envolver, de não se apaixonar pela história desse livro. Se eu tivesse lido todos os livros ao mesmo tempo, provavelmente ele seria meu preferido. Mas acontece que eu não li. E a diferença pode estar aí. O Senhor dos Anéis é um livro que me dá uma nostalgia muito grande, me remete à minha 6ª série e me dá aquela saudade do passado. Talvez seja por isso que eu prefiro este livro do que aquele. Mas talvez não tenha nada haver com nostalgia e eu realmente tenha me envolvido mais com O Senhor dos Anéis.
 
Humm "O Hobbit"

Antes era "Os Filhos de Hurin, mas agora já não.

Porquê? devido á inocencia da historia, torna.a mais onfantil mas sem perder e seriedade do mundo de tolkien.
 
Sim, é verdade, O Hobbit tem uma leveza única que é encontrada apenas poucas vezes nas outras obras. É quase como um dia de sol no meio da tempestade... esse é um aspecto muito legal e Tolkien conseguiu atingir seu objetivo - já que ele escreveu para seu filho o livro - com primazia. Mas, apesar de gostar muito dele, ele é a ponta do iceberg tolkieniano, IMO:joinha:
 
O Silmarillion, por que para entender as histórias de Tolkien a fundo tem que ler primeiro O Silmarillion, é a origem de tudo, dos elfos e dos homens, a grande jornada dos Eldar para o reino abençoado de Valinor, e sempre com características de fatos bíblicos, por exemplo em um dos quatro trabalhos menores de Tolkien esta á Ainulindalë (A Canção dos Ainur) o mito da criação de Arda, a Terra, onde se revela o papel de Deus na mitologia tolkieniana, isso me instiga muito, sempre releio três livros ao mesmo tempo O Silmarillion, o livro Tolkien: uma Biografia, de Michael White e a Bíblia, sempre buscando comparações e detalhes que estariam quase escondidos. Na verdade juntando todas as obras maravilhosas de Tolkien seriam uma única história.
 
editando

Taí a enquete então. =]

Coloquei somente as obras publicadas no Brasil.
 
Última edição:
Prefiro O Silmarillion. Todo aquele ar de grandiosidade, de tempos e lembranças perdidas...essa temática sempre me fascinou.
 
O Senhor dos Anéis. Não tem nada que o faça ser mais interessante que O Silmarillion, mas tenho apego por esses três livros por serem os primeiros de Tolkien que eu li.
 
Eu ja li SDa e estou lendo O Hobbit.Estou achando muito infantil,Acho que por SDA não ter tanta infantilidade ele fez sucesso nas telonas.Ficou como um filme de Aventura/Fantasia.
Não vou votar ainda vou terminar o Hobbit e ler o Silma pra depois votar.
 
Ae, valeu, Fëanor!!!

Bom... votei em O Senhor dos Anéis.

Por mais que o Silmarillion seja grandioso e épico. Por mais que ele tenha histórias maravilhosas e aventuras muito maiores e mais perigos que em SdA, sem contar as questões morais etc, SdA é algo mais fechado, redondo.

O Senhor dos Anéis é um romance completo, feito assim. A narrativa é mais linear e tal. Sem contar que é muito mais emocionante devido, exatamente, a essa narrativa completa.

SdA na veia!!!
 
O Senhor dos Anéis é um romance completo, feito assim. A narrativa é mais linear e tal. Sem contar que é muito mais emocionante devido, exatamente, a essa narrativa completa.

SdA na veia!!!

Exatamente... acho que nunca demorei tanto tempo para ler uma página quanto a última do Senhor dos Anéis. Eu estava emocionado... não queria acabar: queria ver a amizade do Legolas e do Gimli crescendo, o reinado do Aragorn dando certo... mas eu tinha que acabar o livro, infelizmente.
 
Eu gosto bastante de SdA, mas para mim fica como segundo na preferência. Fico com o Silmarillion. Quando eu somente tinha o SdA e li o livro, senti alguma dificuldade de interpretar os Apêndices porque eu não entendia direito aquele mundo. Com algumas pesquisas consegui interpretar aquilo tudo superficialmente: entender mais ou menos quem era Fëanor, o que era Edain e Eldar, esse tipo de coisa.

Depois observei que havia números nesses nomes e lá embaixo escrito "O Silmarillion, pág. tal" Procurei informações sobre o livro, comprei, li, e achei magnifico como o que Tolkien havia feito era grandioso... demais! O início dos tempos, o início do mau, o início dos elfos, o início dos homens, o início de tudo! Eu já tinha ouvido falar em O Hobbit, mas pensava que Tolkien havia se limitado a descrever este livro e SdA.
 
O Silmarillion é peculiar, as histórias e as personagens nele contidas têm um fascínio diferente.
O início de Ëa; o Gênesis da Terra-Média; grandiosas batalhas; reinos mágicos e poderosos.
Esta obra tem grande significado pra mim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo