• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual obra de Tolkien dessas 3 te agrada mais?

Pra você, qual das opções abaixo é a melhor obra de Tolkien?


  • Total de votantes
    1.092
Acho que o SdA tem momentos mais emocionantes, mas o Silma tem uma(s) historias mais fortes, mais bonitas...seilá, gosto mais do Silma hehehe :D
 
Eu só li SdA até hj (e inda tou no RdR, nem li inteiro!), mas pelo que dizem o Silma é mto show hein?!
Qto ao que Vilya disse, sobre a pessoa ler 1° SdA e o Hobbit 1° para depois ler o Silma, isso aconteceu comigo em relação ao prefácio. Eu comecei a ler antes até de ler uma linha de SdA, e portanto não poderia ter nenhum interesse por demilitações do Condado, Erva de Fumo e o escambau que diz no prefácio, mas depois que comecei a ler o livro, senti mais curiosidade pelos hobbits e li o prefácio com mto mais interesse.
Deve ser a mesma coisa com o Silma. Quem nunk ouviu falar de Terra Média deve estranhar mto.
 
Bem...
Ainda não lí o Silmarilion..
será o próximo assim q as condições financeiras permitirem.mas amei o Senhor dos aneis de paixão..
estou lendo pela 2ª vez.
E sem sombra de dúvidas o "Retorno do Rei" é o melhor
 
SdA! Pela magia que ele passa atraves dos tres volumes, que conseguem tratar de assuntos ligados ao mesmo tema e ser toltamente diferente...
 
Votei no Hobbit. Pois estou lendo o SdA. Eu ja vi o filme da SdA varias vezes, mas, ainda naum cheguei nas Duas Torres. Votei no Hobbit, pois eu ja li o Hobbit e gostei muito... mas, com certeza... o melhor mesmo eh o SdA! :P
 
O Silmarillion!!!
É o meu preferido!!!
A maior obra-prima de Tolkien,na minha opinião!
O livro é perfeito!!!
Quer dizer,O Sr. dos Anéis tb é...mas...cada um tem um "jeito" diferente...e eu prefiro o "jeito" do Silmarillion!!!!
 
Difícil essa hein... apesar de votar no SdA, foi com o coração partido... O Hobbit foi único pra mim, pq foi através dele que eu conheci o mundo fantástico de Tolkien, e linguagem leve as cenas cômicas, as partes sérias... tudo muito bom. O Silmarillion no início é um pouco sacal (Na parte da gênese de Arda), mas os contos são excelentes... obrigatório para quem quer se aprofundar no mundo de SdA... Não tem como não se emocionar com a história de Beren e Lúthien... Quem reclama da carência de amor nas histórias de Tolkien, provavelmente não leu esse conto. O Senhor dos Aneis, simplesmente não necessita de comentários... é a obra máxima do autor! Agora estou lendo o Contos Inacabados, estou gostando muito!!! Prá quem se amarrou no Silmarillion (como eu!) é um livro obrigatório!
Ufa... se deixar eu vou embora e não paro de escrever!!! É isso aí galera!!! Wooohoooo!!!! :D
 
Os tres sao fantasticos.

Realmente é dificil fazer uma escolha, pois cada um enfoca uma determinada tendencia. O Hobitt é muito engraçado, apesar de bem legal. O Silmarillion possui uma das historias mais bem amarradas de todos os tempos. O Senhor dos Anéis é um supra sumo literárioi e tudo o mais.
Para mim, o maior é o Senhor, pois foi o ápice das obras de Tolkien. É o mais perfeito em todos os sentidos, mas também gosto muito da historia do Silmarillion. Demais mesmo.
Tenho certeza que se perguntam a Tolkien ele escolheria o Silmarillion, pois os que vieram depois foram apenas para colocar o mundo de Arda em destaque.
 
Votei no Sda, pois acho que essa é a obra em que Tolkien obtem o equilíbrio total entre a sua genialidade e seus dotes literários.

No Hobit, Tolkien cai muito na banalidade, e tudo parece que é artificial e tudo também é muito previsível, enquanto no Silma, Tolkien demonstra toda a sua genialidade, toda a sua imaginação está contida nessa obra, mas tudo é relatado muito rápido, sem a emoção, sem a profundidade que essa histporia merecia.

Mas no Sda, tudo é completamente imprevisível, tudo é relatado com realismo incrível, Tolkien passa emoção, enfim, acho que essa é a obra perfeita de Tolkien.
 
Sem sombra de duvidas: SDA. Apesar do Silmarillion ser mais complexo e fantásticamente grande o SDA é muito mais completo como obra literal e indiscultivelmente melhor. Talves pq o Silmarillion não tenha sido terminado por completo por Tolkien.
SDA não é só uma história fantastica de grandes feitos heroicos de grandes homens e mulheres é uma história mais emocional e envolvente, mas é como o "pequeno" pode tornar-se grande e temível como o antes insignificante e enfadonho torna-se objeto principal daquele q se diz o Grande, q antes não se preocupava o via por o ver.
E os personagens são muito mais cativantes,vc sente como se quisesse ajuda-los e participar dos eventos junto, se sente parte da história. E ele compreende sussetivamente outras coisas em si não somente feitos incriveis, mas sim, amizade, compaixão, solidariedade, medo, terror, felicidade e outros sentimentos, onde não é vergonhoso mostra-los, muito ao contrario, nenhum sentimento é pobre, pobre é quem não o mostra. Sendo assim pode aguçar seus sentidos ao ler. Isso o torna realmente magnifico e humano, e sem sombra de duvida, para mim, o melhor.
Mas poderia ficar até amanhã descrevendo o pq ,mas acho q é razões suficientes.
 
Salve galera!!! Na minha opinião a melhor destas três obras é o Silmarillion!!!! É dificil de explicar o pq, mas o Silma mexe comigo de uma forma mais intensa que o SdA, e penso o seguinte, se o Tolkien tivesse tido a chance de dedicar mais tempo ao Silma, esse seria bem melhor que o SdA, pena que as coisas não aconteceram assim :( !!!

um abraço,
 
Tenho um carinho especial pelo O Hobbit, nao sei bem porque, talvez por ter sido a primeira obra de Tolkien que li e que me impressionou muito com sua linguagem simples e gostosa de se ler.
 
KADU disse:
Tenho um carinho especial pelo O Hobbit, nao sei bem porque, talvez por ter sido a primeira obra de Tolkien que li e que me impressionou muito com sua linguagem simples e gostosa de se ler.

O Hobbit também foi meu primeiro livro... eu acho que é uma ótima introdução ao SdA, a leitura é bem mais leve... Acho que todos (ou pelo menos a maioria) que conheceram Tolkien através do Hobbit, tem esse carinho especial por ele... pelo menos é o meu caso também :)
 
O Hobbit foi mesmo, segundo o próprio Tolkien, escrito pra crianças, o que não diminui a importãncia do livro, como introdução ao Senhor dos Anéis. Na verdade, toda obra foi escrita pensando em crianças, nos próprios filhos dele!

Pra mim, SDA foi a melhor coisa que eu já li na vida! E olha que eu gosto um bocado de ler!

Gosto do Silmarillion, mas eu o uso mais como um livro de consulta. Como uma coisa didática.
 
O Silmarillion pode até ser o trabalho da vida do Tolkien, mas o Senhor dos Anéis foi o livro que ele publicou e lançou da maneira que ele desejava, do jeito que ele queria. Pra mim é uma obra de arte sem igual.
 
Terminei de ler o silma ha pouco tempo, e posso dizer que foi um dos livros mais incriveis que ja li. Fiquei realmente preso ao livro em alguns capitulos. É um livro emocionante e mt interessante, junta ao mesmo tempo historias heroicas e romanticas com outras tragicas...

Quando terminei o SDA, achei que nenhum outro livro iria me fazer ter as reações que tive quando li ele....mas depois do silma, vi que estava enganado. :)

Foi quando eu li esse livro que comprovei o que ja sabia: que tolkien é realmente fora de serie! :)

Porem...nenhum livro me deixou mais envolvido nele do que o SDA. Eu so parava de ler quando não aguentava mais.....e ficava louco pra continuar no outro dia. A historia é envolvente...me envolveu mais que o silma, ja que eu fioquei envolvido durante todo o SDA, e no silma tee alguns capitulos que não me envolveram mt....

So por isso levou o meu voto......SDA.
Mas o silma ficou por mt pouco, pouco mesmo atras. Se tivesse sido completo, creio que ganharia a "disputa"....
 
Gina Black disse:
Gosto do Silmarillion, mas eu o uso mais como um livro de consulta. Como uma coisa didática.

Isso é um fator bem interessante... muita gente realmente acompanha você nessa visão que o Siulma é uma obra mais de consulta e referência do que de amoção em si. Eu respeito e entendo, mas não concordo.

Claro, algumas partes dele são bem assustadoras e desanimadoras quando você lê pela primeira vez... mas independente disso, mesmo sem o grau de detalhes característico do SdA, o Silmarillion ainda é o que me faz viajar mais. 8)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo