• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual obra de Tolkien dessas 3 te agrada mais?

Pra você, qual das opções abaixo é a melhor obra de Tolkien?


  • Total de votantes
    1.092

The Dementor

Usuário
O Hobbit
O Senhor Dos Aneis
O Silmarilion


eu li as 3 e sinceramente a brilhantesa de tolkien se revela mais ,pra mim,
no silmarilion!
Eh Lindo o livro!

pra quem nao leu e soh ficou na superficialidade de SDA e o Hobbit

nao perca a oportunidade e leia!
 
Na minha humirrrrrrde opinião, O Silmarillion é a grande obra prima de Tolkien (sem medo de errar). Ainda mais pelo pano de fundo da história, pela sutileza que mascara a verdade do início do mundo.

Fantástico.
 
A genialidade de Tolkien está mesmo no Silmarillion, onde ele mostra seus objetivos de verdade, suas pretensões. A gênese do universo, o fundo religioso que está em todo o livro...
Mas o livro que eu me sinto realemnte confortável lendo é o Senhor dos Anéis. O detalhismo que transmite a sensação de "realidade", que faz com que quase se consiga sentir os cheiros dos lugares descritos, a "intimidade" que se consegue com os personagens, a forma suave e ao mesmo tempo direta da narrativa... por isso que eu gosto do SdA.
 
SDA eh MTO MTO MTO MTO bom sem duvida....as emocoes sao mais altas!
mas o que nos leva a filosofar mesmo eh o silmarilion
 
Putz, eu gostei MUITO do Silmarillion...
É fantástico perceber que o Senhor dos Anéis é apenas um detalhe ( e que detalhe!! :lol: ) em todo o universo mitológico criado pelo Tolkien!! Por isso eu fico com o Silmarillion!!
 
Peço licença aos participantes da discussão pra criar a votação, só pra ter uma idéia estatística melhor da questão. Eu já me perguntei muito isso, e sempre quis saber a opinião das pessoas sobre o assunto.

Pra mim, é o Silma. Sem sombra de dúvida, acho muito mais rico que o SdA. Apesar de breve nas descrições, é um livro arrepiante e difícil de largar na maioria de suas passagens.

Emocionante e envolvente ao extremo 8)
 
o engraçado eh q td mundo tah postando a favor do silma, mas o sda tah ganhando nos votos...

eu nao li silma ainda, nao posso votar pra ele, mas eu axo q o sda eh aventura suficiente p/ merecer meu voto=)
 
Eu até votaria no silma, mas eu acho que, por ele não estar acabado, não ficou tão bom quanto poderia ser. se ele fosse tão detalhado quanto o SdA, com certeza ele seria o melhor, mas ele conta as histórias superficialmente, sem se aprofundar muito, com exceção de beren e luthien e turin tarumbar.
 
Assim como o Maglor disse, toda a genialidade de Tolkien está presente no Silmarillion. Ele é suave, intenso, melancolico, alegre, triste, tudo ao mesmo tempo... Desde aquela lagrima na morte de Fingolfin, até a felicidade dos Valar ao verem os Quendi...
É TUDO HARMONIOSO..

Mas toda a técnica literaria de Tolkien está em SdA..Sublime nos detalhes, consegue te passar todo os acontecimentos como se estivessem ocorrendo na sua frente....


Eu fico com a Genialidade.. no entanto..:D
 
nao acabei todo o silmarillion ainda, porem o que ja li me faz concluir que o silma eh melhor. talvez a historia me envolve mais, e como ja disseram, eu tb me interesso mais no que deu origem, as estorias do passado.

sem duvida SdA eh uma grande livro, mas ainda tenho que ler o CI para saber a ordem de preferencia minha quanto à obra.
 
Nossa, fui um dos unicos a votar em O Hobbit...
(quem foi o outro infeliz?)

Eu acho q, tudo bem, a genialidade e tudo mais ta muito mais concentrada no Silma e no SdA.
Mas ler Silmarillion é como casamento. Vc tem q dar atencao todo dia, fazer carinho, prestar atencao, proteger o livro e tudo mais. O Hobbit é muito mais sem compromisso. Vc se relaxa muito mais lendo O Hobbit. É uma coisa mais "caipira," lento e relaxante, nada de pressa, todos aproveitando o dia. E as cenas de acao vem na hora certa, pra nao dar a sensacao que foi um desperdicio total comecar a ler o livro.
Sei la, acho q é mais ou menos isso. :)
 
Sem dúvida nenhuma o texto literário do SDA é melhor.. mas eu sou muito tendencioso para esta pesquisa. Sou realmente apaixonado pela primeira era, então nào poderia deixar de votar no Silma... aliás prefiro ainda o Silma ao Contos.

Silma ROX!!!
 
E aí, gente!

Essa é a minha primeira mensagem aqui no fórum da Valinor, e eu gostaria de cumprimentar a todos e dizer que sempre que der eu vou estar aqui discutindo Tolkien com vcs. Eu sou de Belo Horizonte, tenho 17 anos e já conheço o mundo do professor razoavelmente bem... li o SdA a quase um ano, terminei o Silmarillion a uns quatro meses e ainda não tive o prazer de ler o Hobbit - mas logo eu dou um jeito nisso! E seria óbvio dizer que desde então fiquei totalmente viciado em Tolkien... já devorei quase todos os textos da Valinor e de outras páginas sobre esse assunto!

Quanto à pergunta do tópico, o Silmarillion é sem dúvida meu preferido. Apesar daquele ar de "resumão", a história é cativante, e a mitologia é extremamente envolvente e interessante, desde a Criação e a origem do Mal do mundo até as sagas individuais de personagens fantásticos como Húrin, Eärendil e o obstinado Fëanor. São épicas passagens, muito bem elaboradas e surpreendentemente verossímeis, que prendem o leitor página a página (principalmente às referentes à 1a Era).

No entanto, o Silmarillion seria realmente muito melhor se tivesse o nível de detalhamento do SdA... mas fazer o quê?... nada é perfeito! Só podemos, então, sonhar com o Silma deveras "finalizado", contando com a pequena amostra do Conto dos Filhos de Húrin, do Unfinished Tales.
 
É claro que o melhor é O Hobbit. Você se sente acomodado lendo-o, e sente vontade de morar em Bolsão, e em Valfenda, e na casa de Beorn, e voar com as águias, e pegar a pedra Arken, e depois de tudo voltar tranquilamente pra casa, e morar lá com todo o conforto e sem preocupações. E que leu o Hobbit e não teve vontade de ser o Bilbo? Hehe...
 
O problema é que o Silma e o SDA são obras perfeitas no seu estilo próprio...o Silma é maravilhoso pela história, enquanto o grande OH! do SDA são os personagens, que, no final do livro, eles se tornam praticamente amigos do leitor... ao menos é assim que eu me sinto em relação à eles...mas o meu preferido é o Silmarillion...
 
Apesar de eu concordar q o Silma é a obra prima do Tolkien, eu gosto mto mais de SDA. É um livro muito mais gostoso de ler, mto mais envolvete, mto mais empolgante, mto mais emotivo. Como no Silma as historias individuais são mto menos elaboradas(não pior, mas menos q SDA(podem, algumas, ser mais complexas(principalmente se vc levar em conta o conjunto) q o SDA, mas não há um detalhismo, um desenvolvimento tão elaborado dos personagens individualmente como acontece no SDA, há exceções, é lógioco, mas ainda sim são exceções), não há um relacionamento tão profundo com o leitor(pelo menos não comigo), justamente por as historias serem curtas.
 
Também prefiro SDA. O Silma é fantástico, mas SDA mexeu mais com as minhas emoções. O Hobbit, não desmerecendo, é um livro infantil.
 
eu tbem acho o hobbit um livro para crianças....apesar de ser divertido mas a essencia de tolkien nao se expressa mto no O Hobbit
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo