E aí, gente!
Essa é a minha primeira mensagem aqui no fórum da Valinor, e eu gostaria de cumprimentar a todos e dizer que sempre que der eu vou estar aqui discutindo Tolkien com vcs. Eu sou de Belo Horizonte, tenho 17 anos e já conheço o mundo do professor razoavelmente bem... li o SdA a quase um ano, terminei o Silmarillion a uns quatro meses e ainda não tive o prazer de ler o Hobbit - mas logo eu dou um jeito nisso! E seria óbvio dizer que desde então fiquei totalmente viciado em Tolkien... já devorei quase todos os textos da Valinor e de outras páginas sobre esse assunto!
Quanto à pergunta do tópico, o Silmarillion é sem dúvida meu preferido. Apesar daquele ar de "resumão", a história é cativante, e a mitologia é extremamente envolvente e interessante, desde a Criação e a origem do Mal do mundo até as sagas individuais de personagens fantásticos como Húrin, Eärendil e o obstinado Fëanor. São épicas passagens, muito bem elaboradas e surpreendentemente verossímeis, que prendem o leitor página a página (principalmente às referentes à 1a Era).
No entanto, o Silmarillion seria realmente muito melhor se tivesse o nível de detalhamento do SdA... mas fazer o quê?... nada é perfeito! Só podemos, então, sonhar com o Silma deveras "finalizado", contando com a pequena amostra do Conto dos Filhos de Húrin, do Unfinished Tales.