1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual obra de Tolkien dessas 3 te agrada mais?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por The Dementor, 6 Jun 2002.

?

Pra você, qual das opções abaixo é a melhor obra de Tolkien?

  1. O Hobbit

    81,5%
  2. O Senhor dos Anéis

    8,7%
  3. O Silmarillion

    9,8%
  1. The Dementor

    The Dementor Usuário

    O Hobbit
    O Senhor Dos Aneis
    O Silmarilion


    eu li as 3 e sinceramente a brilhantesa de tolkien se revela mais ,pra mim,
    no silmarilion!
    Eh Lindo o livro!

    pra quem nao leu e soh ficou na superficialidade de SDA e o Hobbit

    nao perca a oportunidade e leia!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Frøðø Baggins

    Frøðø Baggins Tricampeão mundial

    eu só li O Hobbit e tô no final do 2 torres, mas prefiro SDA, pelo menos, por enqto...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Na minha humirrrrrrde opinião, O Silmarillion é a grande obra prima de Tolkien (sem medo de errar). Ainda mais pelo pano de fundo da história, pela sutileza que mascara a verdade do início do mundo.

    Fantástico.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    A genialidade de Tolkien está mesmo no Silmarillion, onde ele mostra seus objetivos de verdade, suas pretensões. A gênese do universo, o fundo religioso que está em todo o livro...
    Mas o livro que eu me sinto realemnte confortável lendo é o Senhor dos Anéis. O detalhismo que transmite a sensação de "realidade", que faz com que quase se consiga sentir os cheiros dos lugares descritos, a "intimidade" que se consegue com os personagens, a forma suave e ao mesmo tempo direta da narrativa... por isso que eu gosto do SdA.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. The Dementor

    The Dementor Usuário

    SDA eh MTO MTO MTO MTO bom sem duvida....as emocoes sao mais altas!
    mas o que nos leva a filosofar mesmo eh o silmarilion
     
  6. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Putz, eu gostei MUITO do Silmarillion...
    É fantástico perceber que o Senhor dos Anéis é apenas um detalhe ( e que detalhe!! :lol: ) em todo o universo mitológico criado pelo Tolkien!! Por isso eu fico com o Silmarillion!!
     
  7. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Li Silmarillion e gostei. Mas prefiro SdA.
     
  8. Gildor

    Gildor Usuário

    Peço licença aos participantes da discussão pra criar a votação, só pra ter uma idéia estatística melhor da questão. Eu já me perguntei muito isso, e sempre quis saber a opinião das pessoas sobre o assunto.

    Pra mim, é o Silma. Sem sombra de dúvida, acho muito mais rico que o SdA. Apesar de breve nas descrições, é um livro arrepiante e difícil de largar na maioria de suas passagens.

    Emocionante e envolvente ao extremo 8)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Nût-búrz

    Nût-búrz Usuário

    o engraçado eh q td mundo tah postando a favor do silma, mas o sda tah ganhando nos votos...

    eu nao li silma ainda, nao posso votar pra ele, mas eu axo q o sda eh aventura suficiente p/ merecer meu voto=)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  10. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Eu até votaria no silma, mas eu acho que, por ele não estar acabado, não ficou tão bom quanto poderia ser. se ele fosse tão detalhado quanto o SdA, com certeza ele seria o melhor, mas ele conta as histórias superficialmente, sem se aprofundar muito, com exceção de beren e luthien e turin tarumbar.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. bechara

    bechara Usuário

    Assim como o Maglor disse, toda a genialidade de Tolkien está presente no Silmarillion. Ele é suave, intenso, melancolico, alegre, triste, tudo ao mesmo tempo... Desde aquela lagrima na morte de Fingolfin, até a felicidade dos Valar ao verem os Quendi...
    É TUDO HARMONIOSO..

    Mas toda a técnica literaria de Tolkien está em SdA..Sublime nos detalhes, consegue te passar todo os acontecimentos como se estivessem ocorrendo na sua frente....


    Eu fico com a Genialidade.. no entanto..:D
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  12. Dagorlad

    Dagorlad Usuário

    nao acabei todo o silmarillion ainda, porem o que ja li me faz concluir que o silma eh melhor. talvez a historia me envolve mais, e como ja disseram, eu tb me interesso mais no que deu origem, as estorias do passado.

    sem duvida SdA eh uma grande livro, mas ainda tenho que ler o CI para saber a ordem de preferencia minha quanto à obra.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  13. Sauron_Body

    Sauron_Body Usuário

    Nossa, fui um dos unicos a votar em O Hobbit...
    (quem foi o outro infeliz?)

    Eu acho q, tudo bem, a genialidade e tudo mais ta muito mais concentrada no Silma e no SdA.
    Mas ler Silmarillion é como casamento. Vc tem q dar atencao todo dia, fazer carinho, prestar atencao, proteger o livro e tudo mais. O Hobbit é muito mais sem compromisso. Vc se relaxa muito mais lendo O Hobbit. É uma coisa mais "caipira," lento e relaxante, nada de pressa, todos aproveitando o dia. E as cenas de acao vem na hora certa, pra nao dar a sensacao que foi um desperdicio total comecar a ler o livro.
    Sei la, acho q é mais ou menos isso. :)
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  14. Sercelda

    Sercelda Usuário

    Sem dúvida nenhuma o texto literário do SDA é melhor.. mas eu sou muito tendencioso para esta pesquisa. Sou realmente apaixonado pela primeira era, então nào poderia deixar de votar no Silma... aliás prefiro ainda o Silma ao Contos.

    Silma ROX!!!
     
  15. Húrin Thalion

    Húrin Thalion Usuário

    E aí, gente!

    Essa é a minha primeira mensagem aqui no fórum da Valinor, e eu gostaria de cumprimentar a todos e dizer que sempre que der eu vou estar aqui discutindo Tolkien com vcs. Eu sou de Belo Horizonte, tenho 17 anos e já conheço o mundo do professor razoavelmente bem... li o SdA a quase um ano, terminei o Silmarillion a uns quatro meses e ainda não tive o prazer de ler o Hobbit - mas logo eu dou um jeito nisso! E seria óbvio dizer que desde então fiquei totalmente viciado em Tolkien... já devorei quase todos os textos da Valinor e de outras páginas sobre esse assunto!

    Quanto à pergunta do tópico, o Silmarillion é sem dúvida meu preferido. Apesar daquele ar de "resumão", a história é cativante, e a mitologia é extremamente envolvente e interessante, desde a Criação e a origem do Mal do mundo até as sagas individuais de personagens fantásticos como Húrin, Eärendil e o obstinado Fëanor. São épicas passagens, muito bem elaboradas e surpreendentemente verossímeis, que prendem o leitor página a página (principalmente às referentes à 1a Era).

    No entanto, o Silmarillion seria realmente muito melhor se tivesse o nível de detalhamento do SdA... mas fazer o quê?... nada é perfeito! Só podemos, então, sonhar com o Silma deveras "finalizado", contando com a pequena amostra do Conto dos Filhos de Húrin, do Unfinished Tales.
     
  16. Balbo

    Balbo Usuário

    É claro que o melhor é O Hobbit. Você se sente acomodado lendo-o, e sente vontade de morar em Bolsão, e em Valfenda, e na casa de Beorn, e voar com as águias, e pegar a pedra Arken, e depois de tudo voltar tranquilamente pra casa, e morar lá com todo o conforto e sem preocupações. E que leu o Hobbit e não teve vontade de ser o Bilbo? Hehe...
     
  17. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    O problema é que o Silma e o SDA são obras perfeitas no seu estilo próprio...o Silma é maravilhoso pela história, enquanto o grande OH! do SDA são os personagens, que, no final do livro, eles se tornam praticamente amigos do leitor... ao menos é assim que eu me sinto em relação à eles...mas o meu preferido é o Silmarillion...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  18. Fosco Cachopardo

    Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

    Apesar de eu concordar q o Silma é a obra prima do Tolkien, eu gosto mto mais de SDA. É um livro muito mais gostoso de ler, mto mais envolvete, mto mais empolgante, mto mais emotivo. Como no Silma as historias individuais são mto menos elaboradas(não pior, mas menos q SDA(podem, algumas, ser mais complexas(principalmente se vc levar em conta o conjunto) q o SDA, mas não há um detalhismo, um desenvolvimento tão elaborado dos personagens individualmente como acontece no SDA, há exceções, é lógioco, mas ainda sim são exceções), não há um relacionamento tão profundo com o leitor(pelo menos não comigo), justamente por as historias serem curtas.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. Beatris

    Beatris Chá-de-Panela

    Também prefiro SDA. O Silma é fantástico, mas SDA mexeu mais com as minhas emoções. O Hobbit, não desmerecendo, é um livro infantil.
     
  20. The Dementor

    The Dementor Usuário

    eu tbem acho o hobbit um livro para crianças....apesar de ser divertido mas a essencia de tolkien nao se expressa mto no O Hobbit
     

Compartilhar