• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o verdadeiro significado do sufixo -ON?

Eriadan

Well-Known Member
ouvi dizer que significa "filho", ou tipo isso, como em Anárion, supostamente "Filho do Sol". mas em Silmarillion, costumam traduzir em "História das SIlmarilli. ainda tem o caso de Oromë: os elfos o chamam Aldaron, e Tauron no sindarin, que significaria "Senhor das Florestas". qual o significado real, afinal, de -on? :?
 
É a desinência de genitivo plural, ou seja, "dos, das".

A desinência em Anárion não é -on, e sim -ion, e esta sim significa "filho de".

O -on de Aldaron também é a desinência de genitivo plural. Aldaron significa "das Árvores", e não "Senhor". O "Senhor" ali no título de Oromë está implícito e não precisa ser mencionado.

E mais uma vez: use os tópicos já existentes para essas dúvidas, como o "Dúvidas de Quenya", ao invés de criar um para cada pergunta.
 
droga, kra, foi mal mesmo, eskeci... se vocês puderem, podem excluir este tópico e os outros sobre pronúncia...

e aproveito para sugerir: criem um tópico para "Dúvidas em Sindarin" também, para que dúvidas de tal também possam ser solucionadas...

valew pela resposta: usava meu nick errado há quase 200 mensagens! :)
 
Eriadorion disse:
e aproveito para sugerir: criem um tópico para "Dúvidas em Sindarin" também, para que dúvidas de tal também possam ser solucionadas...

Tipo este aqui, criado há séculos?
 
é, mais ou menos assim... :oops: :evil: mas paciência!, pelo menos por até umas 200 mensagens: sou novo no fórum e valem algumas (muitas, aliás) desatenções, então take it easy... :mrgreen:
 
Gabriel disse:
Eriadorion disse:
e aproveito para sugerir: criem um tópico para "Dúvidas em Sindarin" também, para que dúvidas de tal também possam ser solucionadas...

Tipo este aqui, criado há séculos?

Que grosseria! :tsc: fiquei até apreensiva agora de cometer errinhos e ser repreendida dessa forma. :disgusti: como Administrador, você devia tratar os outros com mais educação, não importa as desatenções que cometam. :|
 
Eu estava sendo sarcástico devido ao fato de que ele teve preguiça de ver se já existia o tópico cuja criação ele recomendou e ao fato de que eu já havia recomendado várias vezes que ele procurasse tópicos existentes para postar as dúvidas ao invés de criar um para cada... coisa que ele ainda não fez.

Vocês levam demais as coisas pro lado pessoal e acabam vendo isso como grosseria. Relaxem. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo