1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual o tempo de vida de um Ent?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por FFR, 1 Mar 2004.

1. FFR

FFR Usuário

Uma dúvida que eu sempre tive é qual o tempo de vida de um ent...

Será que alguém aí sabe?

2. eles devem ser imortais, como as árvores (enquanto tiver sol, água, terra etc hehehe)

3. Vovin

Vovin Steve Vai, The Mars Volta

Imortais não eram, pois com o passar do tempo eles se tornavam "árvorescos", mas tinham vida muito longa, Barbárvore devia ter quase 1000 anos na época da Guerra do Anel

4. fangorn estah vivo desde antes do despertar dos elfos

5. Vovin

Vovin Steve Vai, The Mars Volta

Não, porque foram os elfos que despertaram ele

6. Nandorë

Nandorë Usuário

Não, ele tinha bem mais que isso... Acho que o Gandalf que diz que o Barbárvore era o ser mais velho a caminhar na Terra-Média... Ele vivem eras!!

7. Erunámo Lótuion

Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

Sim, foram os elfos que o despertaram, mas mesmo assim, ele devia ser muito antigo, porque Barbárvore (Fangorn) fala que a floresta já foi muito maior e que combria grandes extensões, logo ele devia se recordar da 1ªEra, quando a civilização estava concentrada em Beleriand, que fica a Oeste da região onde se situa a guerra do anel. Não são imortais, mas devem ter uma vida loooonga!

8. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Os ents viram arborescos por opção própria. Eles resolvem parar de se mover.

Os ents são espíritos enviados por Eru para povoar entre os kelvar de Yavanna. Não é dita, que eu saiba, a idade que eles vivem, mas como os outros espíritos de Arda ele deve ser imortal.

9. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

Realmente... não é citado se os ents são imortais ou não, seu tempo de vida é indeterminado.
    Barbarvore é sim o ser mais velho vivente na terra media (Tirando os Maia, é claro), tanto gandalf como Celeborn o tratam dessa maneira.

10. Erunámo Lótuion

o ser mais velho vivente, não seria Tom Bombadil?

11. Bellcross

Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

Não considero assim o Tom pq ele não pertence a nenhuma raça específica. Ele é um ser completamente a parte.

12. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Barbárvore nunca diz que os elfos despertaram ele, mas sim que despertaram os Ents da estupidez. Ou seja, os ensinaram a falar.

Os Ents ficavam "arvorescos" se quisessem; não era uma regra.

13. Erunámo Lótuion

Bom, mas então podemos cogitar que um ent seria imortal.
    E com este post do Fëaruin, podemos dizer que eles são mais velhos ainda.

14. Azaghâl

Azaghâl Usuário

Concordo com Fingolfin
    Os ents são espíritos q povoaram os corpos de algumas criações de yavanna a pedido dela,mas esse pedido foi feito no começo da primeira era (pelo q me lembro do livro) e assim as arvores puderam viver,acontece q os elfos os ensinaram a falar,mas não os criaram,por isso eles devem ter aproximadamente a mesma idade, quanto ao fato de serem imortais eu não sei responder mto bem,eu sei q como disse Fingolfin, eles viram ARVORESCOS,eles não morrem,mas ficam com "preguiça" e param de se mover e falar.

15. Maegil

Maegil Algures no Mar Ocidental

Acho que o pedido foi feito logo após ela descobrir sobre a existência dos anões, ou seja, antes mesmo do despertar dos primogénitos. Tanto que ela chega a dizer a Aulë que uma vez que os anões foram criados sem o conhecimento dela, os eles não se dariam bem com as criações dela.

16. Pelo que eu entendo, eles são imortais enquanto eles tiverem acesso a terra, água e sol, como o gandalf_the_white disse.

17. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

determinar a idade de um ent é complicado...
    eles vivem muito tempo, eu acho q até quando eles quiserem...
    mas as arvores comuns, mesmo as mais fortes e altas, tem um periodo de vida sim
    nada é eterno, so os diamantes e os elfos

18. Derfel Cadarn

Derfel Cadarn Usuário

organizando os fatos na minha cabeça...
    os ents são espíritos (maiar?) q encarnaram em criações de yavanna, a pedido dela.
    eru ñ permitiu q os anões de aule fossem despertados antes dos primogênitos, apesar de terem ficado "prontos" antes. ñ se pode utilizar o msm princípio para dizer q os ents tb ñ poderiam despertar antes dos elfos, ou mudam-se as regras pelo fato de os espíritos q encarnam nos ents já serem espíritos existentes, q resolveram assumir a forma êntica por livre e espontânea vontade?

me vem à cabeça agora uma passagem q por acaso eu li outro dia... pp. 1040, na parte em q o pessoal está partindo para o norte, e passam por orthanc e encontram barbárvore. vou reprodizir o pedaço:
    "É triste que nos encontremos só agora, no final. Pois o mundo está mudando: sinto isso na água, sinto isso na terra, e farejo no ar. Não acho que nos encontraremos de novo. [Barbárvore]
    E Celeborn disse: - Eu não sei, Maisvelho. - Mas Galadriel falou: - Não na Terra Média, não até que as terras que jazem sob as montanhas se ergam de novo. Então, nos prados de salgueiros de Tasarinam podemos nos encontrar na primavera. Adeus!"

Conjecturando...
    antes de mais nada, onde fica tasarinam? pressupondo q ñ seja na terra média (galadriel diz isso), deve ser em aman, concorda ou sem corda? se assim for, os ents podem ir às terras imortais, logo, devem eles também serem imortais. entretanto, talvez seja só o espírito deles q possa ir pra lá.

19. berenmaneta

berenmaneta Usuário

organizando os fatos na minha cabeça...
    os ents são espíritos (maiar?) q encarnaram em criações de yavanna, a pedido dela.
    eru ñ permitiu q os anões de aule fossem despertados antes dos primogênitos, apesar de terem ficado "prontos" antes. ñ se pode utilizar o msm princípio para dizer q os ents tb ñ poderiam despertar antes dos elfos, ou mudam-se as regras pelo fato de os espíritos q encarnam nos ents já serem espíritos existentes, q resolveram assumir a forma êntica por livre e espontânea vontade?

me vem à cabeça agora uma passagem q por acaso eu li outro dia... pp. 1040, na parte em q o pessoal está partindo para o norte, e passam por orthanc e encontram barbárvore. vou reprodizir o pedaço:
    "É triste que nos encontremos só agora, no final. Pois o mundo está mudando: sinto isso na água, sinto isso na terra, e farejo no ar. Não acho que nos encontraremos de novo. [Barbárvore]
    E Celeborn disse: - Eu não sei, Maisvelho. - Mas Galadriel falou: - Não na Terra Média, não até que as terras que jazem sob as montanhas se ergam de novo. Então, nos prados de salgueiros de Tasarinam podemos nos encontrar na primavera. Adeus!"

Conjecturando...
    antes de mais nada, onde fica tasarinam? pressupondo q ñ seja na terra média (galadriel diz isso), deve ser em aman, concorda ou sem corda? se assim for, os ents podem ir às terras imortais, logo, devem eles também serem imortais. entretanto, talvez seja só o espírito deles q possa ir pra lá.

eles não são espíritos pois pippin e merry subiram em barbárvore...eles são bem reais e sáo árvores comuns...só se movem e falam.

20. Harvard

Harvard Usuário

eu acho q eles não saum imortais mas devem viver muito pra ter uma grande sabedoria....

Compartilhar