A arte dos cartões consiste em imagens fotográficas escuras e um tanto góticas de uma garotinha (fotos de Andrew Yates), geralmente acompanhadas por citações engraçadas relacionadas ao nome do cartão.
No jogo, os jogadores controlam um personagem com quinze pontos de "saúde" e compram uma mão de cinco cartas. Os jogadores se revezam jogando cartas para "atacar" outros jogadores, que tentam bloquear, esquivar e contra-atacar o atacante. Quando o defensor termina de responder, ele sofre qualquer dano aplicável e ambos os jogadores redefinem suas mãos para cinco cartas, passando a vez para o próximo jogador. Quando um jogador perde todos os seus pontos de saúde, ele desmaia. O último "consciente" ganha o jogo.
O nome do jogo deriva de seu tema, o de crianças envolvidas em uma briga no pátio da escola. Há também um pequeno conjunto de expansão chamado Sticks and Stones , e uma sequência/expansão maior chamada Beer Money .
Existem vários tipos de cartas, incluindo Ataques Básicos, Ataques Especiais, Armas e cartas de Defesa. Cada um se distingue por uma cor de fundo diferente para a arte: por exemplo, as imagens nas cartas de Defesa têm uma tonalidade azul.
As cartas de Ataque Básico causam uma determinada quantidade de dano (ou seja, retiram pontos de saúde) se não forem contra-atacadas. O dano varia de um a sete pontos, dependendo da carta jogada. Ataques básicos podem ser contra-atacados por Bloqueio ou Esquiva. Se não for contrariado, o jogador alvo marca o número apropriado de pontos e o turno termina.
Os Ataques Especiais geralmente causam dano, mas também têm outros efeitos. Por exemplo, Poke In The Eye causa apenas um ponto de dano direto, mas também torna o alvo incapaz de se defender contra um ataque subsequente do mesmo jogador que usou Poke In The Eye, e deixa o alvo indefeso contra um ataque de o próximo jogador a jogar, ou, se o próximo jogador for a vítima, faz com que a vítima perca a vez. Os Ataques Especiais podem ser combatidos jogando Bloqueio, Esquiva ou, no caso de Agarrar (que não causa dano inicial, mas prepara a vítima para outros ataques como Chave de Cabeça e Estrangulamento), Liberdade.
Armas, como Ataques Básicos, causam dano simples (sempre três pontos) sem efeitos prejudiciais adicionais ao alvo, mas ao contrário de todas as outras cartas, elas não são descartadas quando jogadas. Um jogador pode, assim, usar o martelo, por exemplo, repetidamente ao longo de muitos turnos. Os ataques com armas podem ser combatidos com Block ou Dodge. Eles também podem ser contra-atacados pelo inútil Disarm, que força o atacante a descartar a arma. As pessoas que jogam Disarm não têm permissão para capturar a arma para uso próprio.
As cartas de defesa negam ataques, permitindo que o alvo evite receber dano ou repare o dano já recebido. Esquiva pode ser usada contra qualquer carta de ataque: Bloqueie contra qualquer ataque que não seja Agarrar. A liberdade é útil apenas contra ataques de Agarrar e também pode ser usada para escapar de Ataques Especiais que causam dano contínuo, como o Headlock. First Aid "cura" dois pontos de dano quando jogado. Qualquer número de cartas de primeiros socorros pode ser jogado ao mesmo tempo, seja no turno de um jogador ou como uma defesa de última hora se um jogador sofrer dano suficiente de um ataque que, de outra forma, estaria fora do jogo.
A humilhação, o trunfo do jogo, costuma ser usada como defesa, pois cancela imediatamente o efeito de qualquer carta. No entanto, como pode ser jogado a qualquer momento e por qualquer motivo (sem que o jogador precise esperar sua vez), também pode ser usado ofensivamente para, por exemplo, cancelar a esquiva bem-sucedida de outro jogador ou o uso de primeiros socorros. A humilhação não pode ser combatida exceto com o uso de outra humilhação.
De acordo com as instruções do jogo, a Humilhação, quando jogada, deve sempre vir acompanhada de uma descrição detalhada do que foi feito para Humilhar completamente a vítima. Este é um exemplo de como o jogo incentiva a ostentação e a conversa fiada como parte da diversão.