alguém já jogou Harmonies?
joguei em um encontro e achei muito divertido!
perdi todas as partidas, by the way
Ver anexo 102212
Tenho ele em casa. É uma delicinha de jogo, pra jogar de 1 a 4 jogadores.
Foi lançado pela Galápagos no ano passado e o hype foi tanto que ele esgotou em pouquíssimas semanas. Daí, em janeiro, a Galápagos lançou um reprint. Foi quando eu aproveitei pra comprar. Novamente, esgotou rápido. E agora a Galápagos já lançou um segundo reprint e o jogo, no momento, está disponível nas lojas.
Pra mim, o Harmonies é aquela pegada "feels good", cozy game. Gostosinho demais de jogar.
E o jogo é lindo, dos componentes à arte das cartas.
Respondendo o
@abylos , no jogo é como se você tivesse de montar um santuário, construindo "habitats" que possam atrair determinados animais. Em resumo, as peças verdes e marrons são usadas para representar árvores, as cinzas montanhas, as azuis rios, as amarelas campos e as vermelhas construções (tem algumas peculiaridades sobre essas, mas não vou entrar no detalhe). Esses habitats, em si, já te darão pontos, segundo regras pré-definidas (exemplo, um arbusto te dá 1 ponto; uma árvore média te dá 3 pontos; e uma árvore grande te dá 7 pontos).
Só que esse não é o único critério de pontuação.
Quando você compra uma carta, ela te indicará um padrão a obedecer, para que você consiga atrair aquele tipo de animal para o seu tabuleiro. Exemplo:
No exemplo acima, quando você reproduzir esse padrão, posicionando dois arbustos e uma peça de rio, em linha reta, você poderá colocar um cubo em cima da peça de rio, representando que uma lontra veio para o seu santuário. Se ao final da partida, você tiver colocado 1 cubo dessa carta no tabuleiro, você ganha 5 pontos; se tiver colocado 2 cubos, você ganha 10; se tiver colocado 3 - o que significa que você reproduziu esse padrão 3 vezes - você ganha 16 pontos e é o máximo que essa carta vai te dar.
O ponto ótimo desse jogo é tentar casar o critério de pontuação dos habitats com a pontuação em razão dos animais que você posicionou no seu tabuleiro.
O final do jogo é ativado quando:
- acabam as pedrinhas de habitat do saquinho;
- sobram apenas 2 espaços não preenchidos no seu tabuleiro de jogador.
Nesse caso, soma-se os pontos, considerando as árvores, montanhas, rios, campos e construções, além dos animais que você conseguiu posicionar no seu tabuleiro.
Além das cartas de animais, o jogo também traz um baralho de espíritos, que também agrega critérios de pontuação. Você pode jogar com ou sem ele. [O manual recomenda que não se inclua os espíritos nas primeiras partidas de quem está conhecendo o jogo.]
Um outro detalhe é que os tabuleiros de jogador são dupla face. De um lado para o outro, além da disposição dos espaços, muda apenas a regra de pontuação dos rios.
Jogo a maioria das partidas em dois, com a minha esposa, e o jogo roda super bem. As partidas duram coisa de 30 a 40 minutos. Bem rapidinho.