• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o seu jogo de tabuleiro preferido?

Qual o seu jogo de tabuleiro preferido?


  • Total de votantes
    76
Volta ao mundo em oitenta dias (Grow): Este, infelizmente, não está sendo produzido; era um antigo produzido pela Grow, não confundir com um mais recente. Deve ter sido o que mais joguei em família nos últimos trinta anos rs. Deve-se avançar pelo mapa combinando as cartas de diferentes meios de transporte até chegar ao fim da viagem, e pelo caminho dar uma retardadinha nos adversários. Jogo de tabuleiro.

Vê se não esquece de ler o livro hein? :lol:
 
Eu costumava gostar bastante de War, tanto que, para inveja geral da nação, tenho ainda hoje uma edição de luxo que nunca vi fazerem igual: com caixa de metal e três tipos diferentes de exércitos. Mas sei lá, com o tempo fui deixando de lado... Talvez eu jogue de novo quando a pandemia passar, pra ver se ele continua bom como eu lembrava.
 
Colonizadores de Catan, é meu jogo favorito.
Muito interativo, e fácil de jogar, só é meio dificil de achar, e meio caro (na real jogo de tabuleiro é meio caro).

Eu comprei Era: idade medieval
Que lembra bastante Catan, mas numa pegada, obvio, medieval, com miniaturas de construções bem lindas e uma mecânica relativamente fácil.

Estou tentando voltar a jogar jogos de tabuleiro, meus irmão gostam bastante de munchkin.
Gera briga, intriga, e no final é bem divertido.
 
Sempre tive curiosidade de jogar Catan, mas nunca joguei...
Quando respondi esse topico, laaaaaa em 2012, não tinha noção da diversidade de jogos de tabuleiro, especialmente os mais parecidos com RPG...

Achoq ue preferiria a maioria deles aos que escolhi aqui(Xadrez e War), mas joguei quase nenhum... São muito caros rs
 
War eu sou uma negação.
Sou muito azarado na parada de dados. Motivo esse que me desanima de jogar RPG convencional.
Prefiro jogos de cartas.

O lunch money, é outro otimo jogo:

A arte dos cartões consiste em imagens fotográficas escuras e um tanto góticas de uma garotinha (fotos de Andrew Yates), geralmente acompanhadas por citações engraçadas relacionadas ao nome do cartão.

No jogo, os jogadores controlam um personagem com quinze pontos de "saúde" e compram uma mão de cinco cartas. Os jogadores se revezam jogando cartas para "atacar" outros jogadores, que tentam bloquear, esquivar e contra-atacar o atacante. Quando o defensor termina de responder, ele sofre qualquer dano aplicável e ambos os jogadores redefinem suas mãos para cinco cartas, passando a vez para o próximo jogador. Quando um jogador perde todos os seus pontos de saúde, ele desmaia. O último "consciente" ganha o jogo.

O nome do jogo deriva de seu tema, o de crianças envolvidas em uma briga no pátio da escola. Há também um pequeno conjunto de expansão chamado Sticks and Stones , e uma sequência/expansão maior chamada Beer Money .

Existem vários tipos de cartas, incluindo Ataques Básicos, Ataques Especiais, Armas e cartas de Defesa. Cada um se distingue por uma cor de fundo diferente para a arte: por exemplo, as imagens nas cartas de Defesa têm uma tonalidade azul.

As cartas de Ataque Básico causam uma determinada quantidade de dano (ou seja, retiram pontos de saúde) se não forem contra-atacadas. O dano varia de um a sete pontos, dependendo da carta jogada. Ataques básicos podem ser contra-atacados por Bloqueio ou Esquiva. Se não for contrariado, o jogador alvo marca o número apropriado de pontos e o turno termina.

Os Ataques Especiais geralmente causam dano, mas também têm outros efeitos. Por exemplo, Poke In The Eye causa apenas um ponto de dano direto, mas também torna o alvo incapaz de se defender contra um ataque subsequente do mesmo jogador que usou Poke In The Eye, e deixa o alvo indefeso contra um ataque de o próximo jogador a jogar, ou, se o próximo jogador for a vítima, faz com que a vítima perca a vez. Os Ataques Especiais podem ser combatidos jogando Bloqueio, Esquiva ou, no caso de Agarrar (que não causa dano inicial, mas prepara a vítima para outros ataques como Chave de Cabeça e Estrangulamento), Liberdade.

Armas, como Ataques Básicos, causam dano simples (sempre três pontos) sem efeitos prejudiciais adicionais ao alvo, mas ao contrário de todas as outras cartas, elas não são descartadas quando jogadas. Um jogador pode, assim, usar o martelo, por exemplo, repetidamente ao longo de muitos turnos. Os ataques com armas podem ser combatidos com Block ou Dodge. Eles também podem ser contra-atacados pelo inútil Disarm, que força o atacante a descartar a arma. As pessoas que jogam Disarm não têm permissão para capturar a arma para uso próprio.

As cartas de defesa negam ataques, permitindo que o alvo evite receber dano ou repare o dano já recebido. Esquiva pode ser usada contra qualquer carta de ataque: Bloqueie contra qualquer ataque que não seja Agarrar. A liberdade é útil apenas contra ataques de Agarrar e também pode ser usada para escapar de Ataques Especiais que causam dano contínuo, como o Headlock. First Aid "cura" dois pontos de dano quando jogado. Qualquer número de cartas de primeiros socorros pode ser jogado ao mesmo tempo, seja no turno de um jogador ou como uma defesa de última hora se um jogador sofrer dano suficiente de um ataque que, de outra forma, estaria fora do jogo.

A humilhação, o trunfo do jogo, costuma ser usada como defesa, pois cancela imediatamente o efeito de qualquer carta. No entanto, como pode ser jogado a qualquer momento e por qualquer motivo (sem que o jogador precise esperar sua vez), também pode ser usado ofensivamente para, por exemplo, cancelar a esquiva bem-sucedida de outro jogador ou o uso de primeiros socorros. A humilhação não pode ser combatida exceto com o uso de outra humilhação.

De acordo com as instruções do jogo, a Humilhação, quando jogada, deve sempre vir acompanhada de uma descrição detalhada do que foi feito para Humilhar completamente a vítima. Este é um exemplo de como o jogo incentiva a ostentação e a conversa fiada como parte da diversão.

É extremamente divertido, pois precisa de certa interpretação da carta para poder valida-la.
Joguei tanto o lauch, quanto o beer.
 
Colonizadores de Catan, é meu jogo favorito.
Muito interativo, e fácil de jogar, só é meio dificil de achar, e meio caro (na real jogo de tabuleiro é meio caro).

Eu comprei Era: idade medieval
Que lembra bastante Catan, mas numa pegada, obvio, medieval, com miniaturas de construções bem lindas e uma mecânica relativamente fácil.

Estou tentando voltar a jogar jogos de tabuleiro, meus irmão gostam bastante de munchkin.
Gera briga, intriga, e no final é bem divertido.

Também entrei nessa dos jogos de tabuleiro.

Eu tinha aqui o 7 Wonders, que eu adoro mas tenho pouca oportunidade de jogar.* É um jogo em que você praticamente se torna o governante de uma civilização. Você constrói a estrutura produtiva, faz comércio, faz guerra com os vizinhos, desenvolve a ciência. É um jogo incrível e, o que para mim é um atrativo, rápido. Não tenho paciência para aqueles jogos intermináveis...

O problema é que tem que achar gente com paciência e disposição pra querer entender as regras. E o jogo não dá pra 2 jogadores. Com 3 ou 4 pessoas já dá pra jogar, mas o jogo fica legal mesmo a partir de 5 jogadores, porque aí as cartas mais interessantes vão para a mesa.


______________
* Nós temos aqui um grupo de amigos que curte jogos de tabuleiro. Mas eles compram muitos jogos, então sempre temos algo novo pra jogar. Por isso, acabamos jogando pouco o 7 Wonders.
_______________

Pensando nisso, adquiri alguns jogos de tabuleiro que são direcionados para apenas 2 jogadores, porque aí dá pra jogar com a esposa. Nessa linha, comprei:
- 7 Wonders Duel, que é uma versão para dois jogadores, boa demais também! Tem uma dinâmica bem mais agressiva que o jogo tradicional.
- Splendor Duel, que é um jogo ambientado na época do Renascimento, no qual você é um comerciante e precisa adquirir pedras preciosas. [Tem uma versão para mais jogadores também].
- Patchwork, que é um jogo que tem uma dinâmica de puzzle, no qual você vai procurar construir uma colcha de retalhos e acumular botões.

Patchwork:

1721836840511.webp

Comprei também alguns jogos pra jogar com grupo:
- o Catan, que eu ainda não joguei.
- o Saboteur, que é um card-game divertidíssimo, no qual há um grupo de anões mineradores tentando encontrar uma pepita de ouro (e há sabotadores entre eles, pra atrapalhar).
- o Root, que é um jogo lindo lindo lindo, bastante complexo, com dinâmicas de jogo diversas e concorrentes conforme a facção com a qual você joga (os gatos, as aves de rapina, a aliança rebelde ou o vagabundo, que é o guaxinim). Só joguei duas vezes e ainda estou aprendendo. Tem trocentas expansões esse jogo, mas por ora me dou por satisfeito com o jogo original.

Root:

1721836623347.webp

O Root dá pra jogar com apenas 2 jogadores também.
 
Catan é bem da hora, mesmo. Você vai curtir.
Eu recomendo o Carcassone, que é bem simples e rápido. E, pra grupos grandes, o Citadel, que também é simples. =)
 
Não conhecia. Vi vídeo no youtube.
O Carcassone parece bem simples de jogar, né? Mas o Citadels me pareceu mais legal. :g:
Então. O Citadels é legal para jogar com pelo menos umas seis pessoas — pela minha experiência. Por isso, deve ser jogado com menos frequência, já que imagino que é difícil reunir tanta gente (pra mim, é). Mas é um jogo dinâmico em que se joga com um personagem novo a cada rodada, e isso modifica sua estratégia também, de rodada em rodada. Só com cartas.

Já o Carcassone é mais simplesinho, você joga de boas com três pessoas. Não tem cartas, nem dados, nem nada assim. É só ir abrindo as cartelas do mapa e montando o cenário a cada jogada, e colocando seu peão na mesa quando for de seu interesse. Ótimo pra passar um tempinho sem pensar muito rs. Não dá margem pra blefe nem muita briga.

Eu gosto muito de ambos.
 
Comecei a cultivar esse hobby desde julho de 2024.

Desde então, foram 236 partidas registradas ( adeus Skoob, olá Ludohall! ), de 80 jogos diferentes, totalizando um tempo de 249 horas.

1746024930222.webp

1746024968501.webp

Está aí a razão do fracasso do meu Censo 2025 lá no Literatura. :g:

Os finais de semana tem sido de reunir com amigos pra jogar e uma vez ao mês tem rolado um evento na casa de um casal de amigos, em que eles armam umas 3 mesas simultâneas para a galera jogar. O pessoal desse evento tem muito jogo, então tenho jogado muita coisa que pra mim é nova.

Comecei adquirindo jogos para duas pessoas, para jogar com a minha esposa. Hoje tenho preferência por jogos que rodem bem em dois, mas que admitam mais jogadores. Atualmente, estou com um acervozinho de 15 jogos-base e 2 expansões.

Acho que rola de postar um top 10 aqui (ou ao menos um top 5, se ficar difícil selecionar 10). Vou tentar escolher, dentre tudo o que joguei por esses tempos, e fazer um post aqui.
 
alguém já jogou Harmonies?
joguei em um encontro e achei muito divertido!

perdi todas as partidas, by the way

Ver anexo 102212

Tenho ele em casa. É uma delicinha de jogo, pra jogar de 1 a 4 jogadores.

Foi lançado pela Galápagos no ano passado e o hype foi tanto que ele esgotou em pouquíssimas semanas. Daí, em janeiro, a Galápagos lançou um reprint. Foi quando eu aproveitei pra comprar. Novamente, esgotou rápido. E agora a Galápagos já lançou um segundo reprint e o jogo, no momento, está disponível nas lojas.

Pra mim, o Harmonies é aquela pegada "feels good", cozy game. Gostosinho demais de jogar.
E o jogo é lindo, dos componentes à arte das cartas.

1746456799089.webp


Respondendo o @abylos , no jogo é como se você tivesse de montar um santuário, construindo "habitats" que possam atrair determinados animais. Em resumo, as peças verdes e marrons são usadas para representar árvores, as cinzas montanhas, as azuis rios, as amarelas campos e as vermelhas construções (tem algumas peculiaridades sobre essas, mas não vou entrar no detalhe). Esses habitats, em si, já te darão pontos, segundo regras pré-definidas (exemplo, um arbusto te dá 1 ponto; uma árvore média te dá 3 pontos; e uma árvore grande te dá 7 pontos).

Só que esse não é o único critério de pontuação.
Quando você compra uma carta, ela te indicará um padrão a obedecer, para que você consiga atrair aquele tipo de animal para o seu tabuleiro. Exemplo:

1746457381531.webp


No exemplo acima, quando você reproduzir esse padrão, posicionando dois arbustos e uma peça de rio, em linha reta, você poderá colocar um cubo em cima da peça de rio, representando que uma lontra veio para o seu santuário. Se ao final da partida, você tiver colocado 1 cubo dessa carta no tabuleiro, você ganha 5 pontos; se tiver colocado 2 cubos, você ganha 10; se tiver colocado 3 - o que significa que você reproduziu esse padrão 3 vezes - você ganha 16 pontos e é o máximo que essa carta vai te dar.

O ponto ótimo desse jogo é tentar casar o critério de pontuação dos habitats com a pontuação em razão dos animais que você posicionou no seu tabuleiro.

O final do jogo é ativado quando:
- acabam as pedrinhas de habitat do saquinho;
- sobram apenas 2 espaços não preenchidos no seu tabuleiro de jogador.

Nesse caso, soma-se os pontos, considerando as árvores, montanhas, rios, campos e construções, além dos animais que você conseguiu posicionar no seu tabuleiro.

Além das cartas de animais, o jogo também traz um baralho de espíritos, que também agrega critérios de pontuação. Você pode jogar com ou sem ele. [O manual recomenda que não se inclua os espíritos nas primeiras partidas de quem está conhecendo o jogo.]

Um outro detalhe é que os tabuleiros de jogador são dupla face. De um lado para o outro, além da disposição dos espaços, muda apenas a regra de pontuação dos rios.

Jogo a maioria das partidas em dois, com a minha esposa, e o jogo roda super bem. As partidas duram coisa de 30 a 40 minutos. Bem rapidinho.
 
Parece muito bacana mesmo, vou ver se crio uma lista de espera pra entrar em lista de espera pra comprar e boto ele :lol: (isso porque no momento não tava nem remotamente pensando em comprar jogos de tabuleiro, ai não tem "estrutura de processo de compra" montada, ja que a verba pra essas coisas é bem limitada rs)
 

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$270,00
Termina em:
Back
Topo