• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o seu compositor clássico favorito?

Qual o seu compositor clássico favorito?


  • Total de votantes
    8

Eriadan

Well-Known Member
Óbvio que eu não pus John Williams, Howard Shore nem nenhum dos contemporâneos na lista, o que seria fatal num fórum de nerds hahaha E sei que muitos importantes não estão na enquete, mas tem limite... Sintam-se à vontade para citar outros!
 
Quando comecei a ouvir musica clássica, o que encontrei logo e por que me apaixonei foram os compositores românticos - meus favoritos são Rachmaninoff, Beethoven, Tchaikovsky, Chopin, Brahms, Schubert, Saint-Saëns e, mais pro período de transição, Ives. Vez ou outra conheço outros que me chamam a atenção (como Sibelius e Bruckner, que ainda estou ouvindo para ter uma ideia melhor).

Ouço muito pouco dos barrocos, mas gosto bastante de Handel, Vivaldi e Bach.

Clássico só Mozart me desce. Não suporto Haydn e cia...

Daí quando comecei a procurar mais mesmo fiquei sabendo dos compositores modernos e contemporâneos e os artistas do início do século XX para cá tornaram-se aqueles com os quais me idebtifico mais forte e imediatamente - os que mais ouço são Stravinsky, Bartok, Satie, Debussy, Prokofiev, Ravel, Villa-lobos, Penderecki, Pärt, Gorecki e, respondendo ao tópico, meu favorito de todos: György Ligeti :D
 
Já vi que o Gabrielzinho é perito! Eu comecei a me interessar por música erudita há pouco tempo, e por enquanto estou hipnotizado pelas melodias cativantes de Tchaikovsky. Sou daqueles que ficam entediados quando a música não tem uma marcha forte ou uma espécie de "refrão", e as de Tchaikovsky sempre têm. Seguem alguns dos meus trechos favoritos das sinfonias mais famosas dele:





E sim, tudo lembra a Disney. :lol:
 
Faltou Ravel na enquete. :D

Gosto de todos, mas foi difícil escolher entre Vivaldi e Tchaikovski, mas escolhi o segundo.

Aprendi a gostar de Tchaikovski por conta de um engano: quando eu era criança meu pai ouvia muito a rádio Scala 99 FM (Grande ABC), e sempre ao meio dia em ponto tocavam os sinos do Mosteiro de São Bento tendo ao fundo "A Dança das Horas", e eu amava. Por muitos anos pensei que tivesse sido composta por ele. Ainda assim, mesmo descoberto o engano, a curiosidade me levou a procurar outras composições de sua autoria.

 
Última edição:
Do tio Tchaikovsky o que mais gosto é a quarta sinfonia - um turbilhão de emoções... Começa ameaçadora, me deixando sem ar, depois amacia meu ânimo, e termina me arrebatando em explosões de alegria! Uma maravilha.


E esse concerto do Ravel é uma das coisas que mais gosto tbm. Começa todo rápido e moderninho, passa por segundo movimento mais formal (e lindo! uma vez me peguei chorando ouvindo) e conclui em caos maior do que no início.


(Depois quando estiver no pc - e sem nada para fazer - vou compartilhar as minhas composições preferidas dos meus compositores favoritos, just because, hehe. Brinks, pq é legal compartilhar as coisas e receber novas descobertas tbm :) )
 
Última edição:
Para mim, que sou fanático por música erudita, é muito difícil escolher um compositor favorito. Cada época teve grandes nomes que poderiam ser citados. Podemos lembrar, entre tantos, de J. S. Bach, Vivaldi e Händel no Barroco; Mozart e Haydn no Classicismo; Chopin, Schumann e Tchaikovsky no Romantismo; Stravinsky, Bartók e Schoenberg, no Modernismo; sem esquecer de Verdi, Puccini e Richard Strauss, no mundo operístico; enfim, uma plêiade de grandes compositores, que fica difícil sintetizar.

ludwig-van-beethoven.jpg
No entanto, para participar desta enquete, vou votar em Ludwig van Beethoven (1770-1827), que é considerado, sem sombra de dúvida, um dos pilares da música ocidental, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Beethoven foi um compositor de transição, pois começou sua carreira no classicismo, terminando por criar as bases para o período seguinte da música, o romantismo; além disso, para mim, o Mestre de Bonn é inigualável, sendo o compositor mais revolucionário de todos os tempos.
 
Dificilmente fico em cima do muro em relação a tudo que gosto, mas no erudito ainda não tenho um nome que posso considerar como único preferido. De momento, só consigo elencar no mínimo 5 nomes que tenho uma preferência maior que são: Heitor Villa Lobos, Mozart, Bach, Beethoven e o Bach ( o legítimo e único, e não aquela piada que só o @Morfindel Werwulf Rúnarmo endeusa aqui)
 
Última edição:
Repetindo o coro, existem inúmeros nomes representando cada estilo. Mas, um voto, então lá vai: Bach, pela importância histórica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo