• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o segredo do Playdate, o estranho console portátil que tem uma manivela

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Playdate console portatil

Imagem: Playdate/Reprodução

O Playdate é um novo console portátil produzido pela Panic. Ele foi anunciado ainda em 2019, mas passou por alguns atrasos no lançamento em razão da pandemia de Covid-19. Nesta semana, ele finalmente está chegando a quem comprou o console na pré-venda, ainda no ano passado.

À primeira vista, o Playdate se assemelha muito ao icônico Game Boy, da Nintendo. Mas, além dos controles direcionais e botões “A” e “B”, usados pela empresa japonesa, um detalhe na lateral do dispositivo chama a atenção: uma manivela. Sim, este é o diferencial do dispositivo que busca seu espaço no mercado dos consoles portáteis.

O Playdate tem uma tela de 2,7 polegadas e exibe imagens em preto e branco, pesa aproximadamente 90 gramas e tem autonomia para durar até duas semanas, de acordo com as especificações especiais do jogo.

A manivela​


A manivela é um controle que o jogador precisará para utilizar em determinadas ações ou tarefas dos games exclusivos do Playdate. O usuário pode utilizar a manivela para pilotar um barco, mexer uma poção, voltar no tempo, reproduzir arquivos de áudio entre outras atividades presentes nos 24 jogos desenvolvidos para o console.

Esse controle inusitado realiza o que um analógico faria. Mas, por ser algo totalmente novo na indústria dos games, proporciona uma imersão única para os jogadores, e se encaixa perfeitamente nos títulos disponibilizados para o console.

Jogos​


Até o momento, 24 jogos foram desenvolvidos, e não há previsão de quantos estão em desenvolvimento e também de quando acontecem os próximos lançamentos. Usuários que tiveram acesso antecipado ao console puderam jogar os 24 games disponíveis, que foram liberados gradativamente.

sdk2.jpeg

A empresa ainda disponibilizou uma ferramenta para os jogadores ou qualquer entusiastas de game que quiser desenvolver jogos para a plataforma. Os recursos ficam no site Pulp e são muito fáceis de utilizar para quem tem noções básicas de programação.

O console portátil será vendido por US$ 179 nos EUA e em outros países de língua inglesa, como Reino Unido e Austrália. O usuário que comprar o dispositivo também leva um pacote com os 24 jogos exclusivos. Até o momento, não há informações sobre a venda do produto no Brasil.

 
Não vejo muito futuro. Os gráficos me parecem bem antigos, além de um sistema um pouco duvidoso de manivela. Em que isto iria substituir jogar no celular, por exemplo? Ele teria que ter alguma vantagem em relação aos celulares, já que cada vez mais temos jogos para celulares e que vira um super portátil para se jogar.

Me parece algo bem esquecível.
 
Achei bem sem noção esse lançamento. Talvez até pudesse virar comercialmente se fosse lançado nos anos 80 ou 90, mas agora não.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo