• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o pior livro q vc já leu?

ô aí ó... eu já acho Senhora um livro cool. :g:

O Alencar pisa na bola em váários livros que são um porre, mas em Senhora ele acertou na mão. Tá, é meio enrolado, mas a história em sí é legal, Aurélia é bem construída como personagem e tudo o mais. O único porém pra considerar o livro uma chatisse completa seria a linguagem, creio eu.

E tem todo o lado crítico em cima da coisa de dote, RJ urbano da época e tal... O melhor livro dessa geração Romântica que tem, tirando o fato que eu não curto muito o aspecto indígena da maioria nem aquelas poesias (excetuando Castro Alves).
 
Não a linguagem exatamente, mas a embromation básica da escola literária. Descrições muuuuuito longas das saboneteiras alvas de dona aurélia... booooooring. Mas não acho o livro ruim, não. No final das contas, até gosto hehe.

Lembrei de um que eu acho pentelho pacas, o Cony. Li 'A Casa do Poeta Trágico'' e odiei. Provavelmente não era meu momento certo para ler esse livro o_O
 
Lembrei agora um livro q eu detestei ler."O Céu está Caindo" de Sidney Sheldon.Putz,os livros do Sheldon são muito mal escritos.As personangens são superficiais ao extremo,a trama é só pseudo-complexa....perdoem-me os fãs.
 
Coiote disse:
Lembrei agora um livro q eu detestei ler."O Céu está Caindo" de Sidney Sheldon.Putz,os livros do Sheldon são muito mal escritos.As personangens são superficiais ao extremo,a trama é só pseudo-complexa....perdoem-me os fãs.

Eu li duas páginas de algum livro dele, há um tempinho... E me assustei :lol: (mesma coisa com anjos e demônios)

Mas de ruim... unh, não cheguei a ler muita coisa. O mais próximo que cheguei de não gostar foi o "O Quinze", da Rachel de Queiroz. Me deu uma sensação de que ela era muito intolerante e preconceituosa com as pessoas, por baixo da construção dos personagens - a Conceição e o Vicente...

Mas a parte em que ela narra a história da família do Chico Bento é foda; o livro vale por ela, eu acho.
 
O melhor é ouvir os comentários do meu prof. de Literatura: ele diz que O Quinze é fraco porque Rachel de Queiroz o publicou com 19 anos apenas, e portanto o livro não tem a profundidade de Vidas Secas, apesar da estrutura semelhante; que Memorial de Maria Moura é ruim porque virou minissérie; e ainda compara J.R.R. Tolkien à Álvares de Azevedo (pela minuciosidade das descrições). Eu, hein.
 
:eek:

Só porque ela é novinha, eh?

Sigh. Nem vou falar nada né.. Já que eu já tive professores de Literatura que costumavam chamar o José de Alencar de Chato de Alencar ou ainda dizer pra passar longe de Macunaíma já que o livro, segundo eles, é um porre e os alunos não teriam capacidade de entender.

Tá, Macunaíma não é lá uma belezura né... mas pô, tem todo um significado e tal. :dente:

Lembrei agora um livro q eu detestei ler."O Céu está Caindo" de Sidney Sheldon.Putz,os livros do Sheldon são muito mal escritos.As personangens são superficiais ao extremo,a trama é só pseudo-complexa....perdoem-me os fãs.

Quando eu tava na sétima, oitava série eu li *todos* do Sheldon, devo ter ainda uns 7, 8 que eu comprei dele mais uma meia dúzia da Agatha. Não que sejam equivalente, Agatha é bem melhor, mas eu achava parecido e tal, hehe. Hoje eu não passo nem perto de Sheldon, Grisham (é assim que se escreve?) e afins. O pior é que *todos* heróis dele são mulheres problemáticas, mas eu achava um máximo mesmo as cenas de sexo picante... Tipo em Um Estranho no Espelho que primeiro a mãe de um protagonista faz de tudo pra ter um filho já que o marido era meio... ahn... preguiçoso e depois a outra que sofre de tudo pra conseguir um trabalho ou algo do tipo... hehe Em geral, tirando Juízo Final (o pior dele e com certeza um dos piores livros que eu já li) todos seguem a mesma linha, só mudando a situação.

E O Quinze é foda, eu não lembro direito, mas a parte que eu mais lembro é eles comendo bucho sujo, ou algo do tipo. hehe
 
Mas de ruim... unh, não cheguei a ler muita coisa. O mais próximo que cheguei de não gostar foi o "O Quinze", da Rachel de Queiroz. Me deu uma sensação de que ela era muito intolerante e preconceituosa com as pessoas, por baixo da construção dos personagens - a Conceição e o Vicente..

Lordpas

Só porque ela é novinha, eh?

Sigh. Nem vou falar nada né.. Já que eu já tive professores de Literatura que costumavam chamar o José de Alencar de Chato de Alencar ou ainda dizer pra passar longe de Macunaíma já que o livro, segundo eles, é um porre e os alunos não teriam capacidade de entender.

Tá, Macunaíma não é lá uma belezura né... mas pô, tem todo um significado e tal. :dente:

Hoenstamente esses professores não estão com nada. O juizo de valor deles tanto das obras como dos alunos deixa muito a desejar.

Se idade fosse juiz de valor os poemas de Rimbald podiam ir para o lixo pq ele era só um menino quando escreveu no entanto ele é um Mestre....
 
Há algum tempo eu li na Veja (sim!) que Mário de Andrade merecia um cartão vermelho por ter escrito Macunaíma, o livro mais chato do Modernismo brasileiro. Como a revista era a Veja, resolvi consultar meu professor citado acima e ele me informou que o livro é simplesmente intragável e, em resposta a outra pergunta minha, disse que essa era a opinião geral.

Cheguei a ler alguns trechos e os achei até interessantes, apesar da linguagem aterradora. E com os comenários do Eö e do Lordpas, só posso chegar a uma conclusão: há algum problema com os "formadores de opinião" brasileiros - também na literatura.
 
Olha Morpheu, eu vou citar apenas uma passagem da Reportagem que tá aqui no Literatura mesmo, no tópico que eu criei como "Torcidas Literárias":

No Brasil, o arranca-rabo não foi tão grandioso. Companheiros da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário (1893-1945) e Oswald de Andrade (1890-1954) se afastariam mais tarde por razões não muito claras (Oswald era dado a rompimentos intempestivos). Há um perfil distinto para as duas torcidas: Mário é reputado nos meios acadêmicos (mais especificamente, na Universidade de São Paulo) como uma espécie de teórico da arte brasileira; Oswald é idolatrado por poetas e artistas de vanguarda como o criador da antropofagia. O entusiasmo das torcidas quase faz esquecer que esse é um joguinho de várzea – nenhum dos Andrades deixou obra de peso.

Creio que o preconceito contra os intelectuais da USP fica claro né? A revista sempre bate neles, não é novidade.

Mas a última parte em negrito, para mim, desqualifica praticamente toda a entrevista.

Claro que a leitura de Macunaíma não é um mar de tranquilidade, mas a preguiça de pensar dói.
 
Morpheu disse:
Há algum tempo eu li na Veja ............

Azar o seu. :lol:

Na boa, Macunaíma exige na linguagem mas existem casos mais problematicos, como Joyce's e no Brasil, livros do Joao Ubaldo Ribeiro.

Macunaíma para presidente :cerva:
 
Acho que foi: A Metamorfose, de Kafka. A narrativa não despertou meu interesse em nenhum ponto, enfim, é um livro entediante.
 
O romance Senhora, mesmo desprovido de um sentido profundo ou passagem marcante, pelo menos tem um enredo mais interessante e uma beleza estética superior ao A Metamorfose. Os dois são chatos. :think:
 
Ah que isso.

Metarmofose e O Processo de Kafka tem toda a questão de interpretação que é *coloca a mão na orelha* :g:

Particularmente eu adoro a "densidade" Kafakaquiana. :dente: Em ambos os livros, o clima da narrativa é aquela coisa viajante entre fatos oníricos e fatos reais, enfim, eu poderia falar um montão sobre eles porque eu acho Kafka super foda.

Na boa, Macunaíma exige na linguagem mas existem casos mais problematicos, como Joyce's e no Brasil, livros do Joao Ubaldo Ribeiro.

Imagina o que um professor de Literatura, tipo o do Morpheu, falaria desses nomes. :dente:
 
Lordpas disse:
Olha Morpheu, eu vou citar apenas uma passagem da Reportagem que tá aqui no Literatura mesmo, no tópico que eu criei como "Torcidas Literárias":



Creio que o preconceito contra os intelectuais da USP fica claro né? A revista sempre bate neles, não é novidade.

Mas a última parte em negrito, para mim, desqualifica praticamente toda a entrevista.

Claro que a leitura de Macunaíma não é um mar de tranquilidade, mas a preguiça de pensar dói.


Eu concordo plenamente, e esse não é o unico caso que a veja pisa na bola...confesso que amei macunaima....
Faz muito tempo que comecei a olhar com desconfiança o que essa revista diz sobre livros e filmes, quase sempre tem opiniões preconceituosa e sensos de medida muito estreitos tanto para a critica positiva quanto negativa(para ser educada né)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo