• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o pior livro q vc já leu?

Não é isso. Eu gosto de história, mas o tema de Os Lusíadas não me atraiu. É até meio estranho, já que eu gosto de mitologia e tal. Mas o gostar ou não de um livro vem de muitos fatores. Talvez se eu reler, eu goste, assim como já reli livros que gosta e passei a odiar. Eu sei que Os Lusíadas é uma grande obra, mas isso não me obriga a gostar desse livro. Me desculpem os que gostam, mas ele não atraiu minha atenção.

Gosto é que nem nariz: cada um tem o seu.

To com vc...eu nunca li "Os Lusíadas"...mas ja li vários trechos dele para trabalhos...li aquela parte do ciclope, e tambem sobre as dificuldades passadas no mar e varias outras coias também...e entendi tudo que li...mas sinceramente não me chamou atenção...mesmo gostando muito de mitologia como Meliell, e de aventuras também...
Literatura Portuguesa nunca me chamou atenção...
mas gosto é gosto...cada um coloca aqui o livro que não gostou e isso é de cada um...
até mais...
=]
 
Gosto é que nem nariz: cada um tem o seu.

:yep:

E ainda bem que é assim. Imagine viver em um mundo em que todos lessem e "gostassem" de Os Lusíadas e tantas outras obras simplesmente por ela serem "clássicas". Antes de mais nada, acho importante que se tenha o hábito da leitura, leia, nem que seja jornal... enriquece o vocabulário.

Quanto as preferências, no decorrer de sua vida literária você vai descobrir que ama aquela obra daquele autor que ninguém conhece e simplesmente por mais força que você tenha feito a obra "clássica" daquele outro autor não lhe apeteceu. É a isso que chamo de paladar literário, é por ele existir, que temos essa variedade de obras literárias, se todos sentissem o mesmo "sabor", o cardápio não precisaria ser tão sortido (de novo pergunto: que graça isso teria?). E o paladar pode ser modificado, o que você não gosta hoje poderá vir a gostar amanhã e vice-versa, isso é o mais legal disso tudo.

Mas, não é porque meu paladar hoje é X que quem tem paladar Y tem direito de criticar e vice-versa. Viva cada qual com seu paladar e curta o prazer de ler livros!

E só para constar não é que eu desgosto de Os Lusíadas, só não tive vontade ainda de lê-lo. Se um dia tiver, lerei. =]
 
O pior livro que eu já li até hoje foi Lucíola, do José de Alencar. Fui obrigado a ler no colégio porque ia cair num vestibular seriado (que eu não fiz, se tivesse feito talvez teria um motivo pra, pelo menos, tentar gostar do livro... =P).
 
Não é isso. Eu gosto de história, mas o tema de Os Lusíadas não me atraiu. É até meio estranho, já que eu gosto de mitologia e tal. Mas o gostar ou não de um livro vem de muitos fatores. Talvez se eu reler, eu goste, assim como já reli livros que gosta e passei a odiar. Eu sei que Os Lusíadas é uma grande obra, mas isso não me obriga a gostar desse livro. Me desculpem os que gostam, mas ele não atraiu minha atenção.

Gosto é que nem nariz: cada um tem o seu.

Tá bem, entendi e concordo com você.
Nossa, Caio, isso foi uma ofensa ao meu humor. :osigh:
Sinceras desulpas, é que tem gente que adora essa bosta...

O pior livro que eu já li até hoje foi Lucíola, do José de Alencar. Fui obrigado a ler no colégio porque ia cair num vestibular seriado (que eu não fiz, se tivesse feito talvez teria um motivo pra, pelo menos, tentar gostar do livro... =P).
Nossa, eu adorei Lucíola, Senhora e Diva do Alencar. Mas tlavez seja por causa da novela 'Essas Mulheres' que passava na record e eu adorava e era baseada nessas obras.

Entendam uma coisa: eu não critico seus amores e dissabores, critico seus critérios de 'paladar literário' como bem colocou a Katrina. Desculpem, mas não sou tão idiotamente relativista a ponto de levantar a bandeira 'cada um tem seu gosto'. sem pesar inúmeros fatores que contribuem.
 
Última edição:
Entendam uma coisa: eu não critico seus amores e dissabores, critico seus critérios de 'paladar literário' como bem colocou a Katrina. Desculpem, mas não sou tão idiotamente relativista a ponto de levantar a bandeira 'cada um tem seu gosto'. sem pesar inúmeros fatores que contribuem.

Sabia que isso soa muito arrogante?
Como se você quisesse julgar os critérios alheios... "Se eu concordo com o seu critério, então você está certo. Se eu não concordo, eu te julgo e te condeno como alienado". [ou algo que o valha]

Acho que você deveria pensar mais antes de sair falando... E perceber que você não sabe mais que todo mundo.

Aos outros usuários do tópico, aviso que não quero criar polêmica e confusão... Mas esse tipo de postura acaba tumultuando e por vezes pode fazer com que outros se sintam ofendidos e/ou inferiorizados. ["não sou tão idiotamente relativista a ponto de levantar a bandeira 'cada um tem seu gosto' "] E isso não é legal!
Um pouquinho de humildade faz bem a todos... ;)
 
Última edição:
Sabia que isso soa muito arrogante?
Como se você quisesse julgar os critérios alheios... "Se eu concordo com o seu critério, então você está certo. Se eu não concordo, eu te julgo e te condeno como alienado". [ou algo que o valha]

Acho que você deveria pensar mais antes de sair falando... E perceber que você não sabe mais que todo mundo.

Aos outros usuários do tópico, aviso que não quero criar polêmica e confusão... Mas esse tipo de postura acaba tumultuando e por vezes pode fazer com que outros se sintam ofendidos e/ou inferiorizados. ["não sou tão idiotamente relativista a ponto de levantar a bandeira 'cada um tem seu gosto' "] E isso não é legal!
Um pouquinho de humildade faz bem a todos... ;)

Eu coloquei mal. A forma como é colocada esse 'cada um tem seu gosto' é que eu critiquei. Sem critério. Eu creio realmente que existe um critério mais objetivo de avaliação, nada tão 'pessoal'.

Eu realmente não sei mais que ninguém aqui, estou sempre aprendendo. Por isso adoro uma discussão, uma polêmica, uma escaramuça. Sem ofensas pessoais, claro, mas a discussão é o que há, e eu adoro.COm relação à humildade, isso é meio subjetivo, não me considero arrogante nem foi minha intenção ofender ninguém. Talvez o problema seja minha linguagem, desculpe-me por isso. Mas sou inocente de 'fomentar brigas', eu só fomento discussões. Discuta quem tem estômago.
 
Entendam uma coisa: eu não critico seus amores e dissabores, critico seus critérios de 'paladar literário' como bem colocou a Katrina. Desculpem, mas não sou tão idiotamente relativista a ponto de levantar a bandeira 'cada um tem seu gosto'. sem pesar inúmeros fatores que contribuem.

Hmm, certo. Fatores quais, por exemplo?
Só pra termos parâmetros pra começar.


Discuta quem tem estômago.

Uuuuhhhh.
Tremi.


PS: Achei o "idiotamente" tão meigo. Parabéns.
 
Entendam uma coisa: eu não critico seus amores e dissabores, critico seus critérios de 'paladar literário' como bem colocou a Katrina. Desculpem, mas não sou tão idiotamente relativista a ponto de levantar a bandeira 'cada um tem seu gosto'. sem pesar inúmeros fatores que contribuem.

Acho que houve uma distorção do sentido do meu post aqui. :roll:

O que eu defendi no meu post anterior foi justamente "o iidiotamente relativista", sim, eu levanto à bandeira 'cada um tem seu gosto', mais do que justo fazer isso. Nem por isso me considero mais idiota.

Quer falar mal de autor X fale (com critérios e parâmetros), quer defender defenda, mas não use o gosto pessoal das pessoas e o porquê delas não gostarem de certo tipo de literatura para defender seu ponto de vista. Você acha X bom por isso e aquilo e ciclano não gosta por causa do aquilo. Quer dizer que por ele não gostar do aquilo ele é menos criterioso?

Usar este tipo de argumentação, passa sim a impressão de arrogância por mais que se diga o contrário.
 
Hmm, certo. Fatores quais, por exemplo?
Só pra termos parâmetros pra começar.

Uuuuhhhh.
Tremi.

PS: Achei o "idiotamente" tão meigo. Parabéns.
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Sorry, pal. Fatores que eu quis citar são: estilística, gêneros literários, métrica, ideologia presente em um texto (conteúdo), classudez de um autor e/ou obras. Coisas assim...

Katrina, não acho arrogância. Não gostei, claro, de certas opiniões, mas não as critiquei por isso, mas por coisas como 'ah, naum entendi nada', etc. Isso me dá dor de estômago. Sendo sincero, na Valinor, felizmente, a maiorias as pessoas tem critério mesmo que naum viva demonstrando isso arrogantemente. Foi mais um apelo. Desesperado.

Se tiver que pedir perdão, peço pelo 'idiotamente'. Nada mais.
 
Voltando ao tópico, li e detestei a leitura de Mein Kampf. Algo a comentar sobre esse livro? É tão ruim ou pior que a República.
 
Nossa, difícil essa pergunta para mim...

Alguns dos livros que não gostei, li novamente tempos depois e gostei, como Memórias Póstumas, do Machadão. O que sugere, que talvez eu não estava maduro suficiente para a obra a primeira vez que eu li.

Acho que isso depende o estado de espírito da pessoa no momento. A bíblia por exemplo, já adorei e já odiei. Depende como o leitor está se sentindo no momento em que lê, pode inconcientemente, colaborar para gostar ou não da obra. Entre outros fatores.

Mas no geral é isso. Agora, por exemplo, não consigo me lembrar de um livro que eu não tenha gostado mesmo (mas com certeza existiu, rs).
 
Bem dito aqui, eu detestava a Bíblia. Lendo à luz da fé, pude entendê-la e apreciá-la melhor. Ao contrário do que muita gente pensa, a fé só obscurece a mente dos obscurantistas, esclarecidos ainda que de forma razoável aumentam sua compreensão pela fé. Preferido: Evangelho Segundo São João, Atos e Primeiro Macabeus.
 
Fatores que eu quis citar são: estilística, gêneros literários, métrica, ideologia presente em um texto (conteúdo), classudez de um autor e/ou obras. Coisas assim...

Ok, mas alguns desses fatores têm uma carga altamente subjetiva e, portanto, relativa. Distribuir literatura em gêneros é relativo, por isso gera discussões e debates. Mais, preferir este gênero a aquele outro é também subjetivo. Preferir um horror lovecraftiano a uma fantasia tolkeniana não é parâmetro para definir o que é melhor.

Métrica não garante qualidade.

Classudez? Que ser isso? Se for o quanto é clássico, isso também não garante nada. Claro que se é clássico, há grandes chances de ser bom, mas é clássico segundo avaliação de um determinada época, que pode não ser refletida por leitores atuais.

Apreciação da ideologia/conteúdo do livro depende de afinidade. Novamente a subjetividade. Experiências pessoais, contexto sócio-cultural, inserção literária, desenvolvimento lúdico, etc.

O melhor da apreciação literária está exatamente aí, na variabilidade de gostos pessoais. Que relativiza a literatura e a torna uma expressão artística, inexata e relativa por excelência.


Outro ponto, não gostar por não gostar é um bom motivo de reprovação de uma obra? Pra mim é, porque a reprovação se dá pela falta de afinidade e não pela qualidade. Gostei de Dostoiévski, muita gente não (e gente inteligente), ao passo que não gostei de Machado de Assis. Relativo.
 
Pois é... também não consigo lembrar de um livro ruim... mas eles existem...

Também penso assim, procuro pesar uma série de coisas ao ler um livro que não me satisfaz de alguma forma. Aí sim digo se é ruim mesmo.
Nem sei se sou honesto em condenar a República e Mein Kampf. na verdade fui movido por certa intolerância, diferença ideológica. Nem sou nazista nem vou com a cara de Platão, exceto em sua exposição do amor filosófico. O Banquete é maravilhoso...
 
Também penso assim, procuro pesar uma série de coisas ao ler um livro que não me satisfaz de alguma forma. Aí sim digo se é ruim mesmo.
Nem sei se sou honesto em condenar a República e Mein Kampf. na verdade fui movido por certa intolerância, diferença ideológica. Nem sou nazista nem vou com a cara de Platão, exceto em sua exposição do amor filosófico. O Banquete é maravilhoso...


Leia seus post anteriores... você é bipolar?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo