• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o personagem mais egocêntrico do mundo de Tolkien?

Qual o personagem mais egocêntrico do mundo de Tolkien?

  • Melkor

    Votos: 32 24,8%
  • Sauron

    Votos: 8 6,2%
  • Fëanor

    Votos: 53 41,1%
  • Ar-Phârazon

    Votos: 10 7,8%
  • Denethor II

    Votos: 18 14,0%
  • Thingol

    Votos: 4 3,1%
  • Outros(citar no post)

    Votos: 4 3,1%

  • Total de votantes
    129
Fiquei em dúvida entre Melkor e Fëanor.
Mas acabei votando no Melkor mesmo, afinal desejar ser o Rei do mundo é muito, mais muito egocentrismo mesmo...
 
Alem desses citados na enquete, eu acho o Túrin muito egoísta. Muitos dos males da vida dele foram causados pela perseguição de Melkor, mas muitos outros pelo simples egocentrismo de Túrin. Ele não quis voltar para Doriath por causa de seu ego ferido. Ele, ao contrário de todos os conselhos, impôs sua opinião sobre a construção da ponte sobre o Narog, e isso levou à destruição de Nargothrond.
 
Essa tá dificil, um é O Mal, outro é o "filho" d'O Mal, outro achou que a obra dos outros era sua, os outros (ah tô com preguiça, todo mundo conhece o resto), mas tem que se dar um desconto aos humanos, nós somos falhos, os elfos são "perfeitos".
 
Ar-Phârazon.
Será que ele se achava tanto assim pra acreditar que poderia levar Sauron como conselheiro sem ser ludibriado? Será que achava mesmo que poderia invadir Aman?
 
Denethor! Desde o primeiro momento que me deparei com o personagem, eu o odeio. Se bem que Thingol também é um egocêntrico tanto quanto o Denethor.
 
Pelo que vi, Fëanor tá ganhando disparado. Ninguém gosta dele, mesmo. E esquecem de Melkor, afinal, foi com a dissonância criada por ele que a inveja surgiu no mundo. F6eanor se descontrolou SÓ porque as Silamerills já estavam perdidas e seu pai, morto. Não dá pra chamá-lo de egocêntrico só porque ele criou as Silmarills. Se for assim, então todos os grandes criadores são egocêntricos.
 
Fëanor de longe, por ele achar que as jóias que ele construiu com as luzes das árvores serem apenas de direito dele.

feanor tbm era egocentrico, mas acho q melkor era muito mais
se nao fosse seu egocentrismo nao existiria maldade em arda

Eu não tenho tanta fé nos numanos assim não, todos os seres (racionais) tem essa capacidade inata.
 
Fëanor. Tá certo que ele agiu daquela forma porque as Silmarills foram roubadas e seu pai estava morto, mas não precisava fazer aquele juramento, que foi causador de muitas guerras e mortes na 1ª era.
 
Feänor, por achar que por ser o mais poderoso, forte e mais-mais dos noldor, condenou TODA sua raça praticamente à Maldição de Mandos, tudo por achar que as jóias feitas com a luz de Valinor eram todas, todinhas, dele e ele podia fazer o que bem entendesse com elas.
 
Em termos de egocentrismo Fëanor, com certeza!
Uma outra possibilidade seria Melkor mas, acho que no caso dele outros fatores são mais relevantes que o egocentrismo no sentido de explicar seu comportamento.
 
Melkor, pra mim tinha com certeza a maior vaidade de todos que habitavam ou habitaram Eä, tanto que foi por ela que ele caiu nas sombras.
Desejou o domínio de tudo para si e odiava tudo que não proviesse dele.

O problema do Fëanor foi a loucura que tomou conta dele com a morte do pai, ele poderia ser orgulhoso e ter uma dose de vaidade mas os atos pós morte de seu pai não podem ser considerados racionais na minha opnião.
 
Última edição:
Não foi apenas a morte do pai que fez Fëanor enlouquecer. Foi também o roubo das silmarills. Um líder da importância do Fëanor deveria ter pesado as consequencias de se travar a guerra que travou, e como travou. Mas o egocentrismo dele, ao ver sua preciosa obra prima roubada, o fez desconsiderar tudo: o quanto podia se prejudicar, prejudicar seus filhos e, principalmente, prejudicar seu povo. Não há morte de pai que desculpe tamanho egocentrismo.


BeorZenni disse:
feanor tbm era egocentrico, mas acho q melkor era muito mais
se nao fosse seu egocentrismo nao existiria maldade em arda

Não confundir Melkor com o Diabo cristão. Apesar das semelhanças, eles não são o mesmo personagem - e, principalmente, as consequencias de seus atos para a generalidade da criação são bem diferentes.
 
Última edição:
Entendo Cein...de fato a morte do pai dele não pode servir de desculpa, mas levei em consideração a loucura que tomou conta dele depois da morte.

Quanto negar as Silmarils diante dos Valar realmente toda responsabilidade é dele, agora quanto a culpa de seus atos pós morte de seu pai acredito que podem ser mais ou menos "suavizados" devido ao amor extremo que ele tinha por Finwë.

Não retiro a culpa de Fëanor, mas não lhe atribuiria 100% dela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo