• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o motivo de muita gente não respeitar as obras de Tolkien?

O preconceito é muito grande. As pessoas acham que fantasia é uma coisa de criança, infantil, etc. Tem um ensaio do Lewis muito legal quanto à isso, que inclusive está no fim do livro das Crônicas de Nárnia. Chama "Três maneiras de escrever para crianças".
Puxa, ta aí um livro que vou ler ainda, As Crônicas.
 
E isso é uma pena, pq a fantasia libera a imaginação, e a imaginação é justamente o que nos faz diferentes dos animais (nossa, profundo, não?).
Pô, cada coisa bonita que a gente escuta nesses tópicos.

Mas bem, respondendo à pergunta original do Moluscão, acho que a maioria das pessoas não gosta do estilo de Tolkien. Eu particularmente demorei a me acostumar com ele. No começo, achava os livros muito descritivos, abarrotados de detalhes, o que quebrava um pouco o ritmo da leitura, mas logo vi que nem todos eles eram assim (do meio da Sociedade até o final fica muito legal, as Duas Torres é foda e O Retorno do Rei também). Há algumas partes dos livros que eu não gosto mesmo (leia-se "Frodo e Sam em Mordor"), mas não são essas pequenas coisas que vão me fazer não gostar de Tolkien ou de suas obras. Creio que a atenção especial que ele deu aos detalhes no decorrer de sua obra era necessária, afinal de contas, é um outro mundo (apesar da saga se passar em nosso planeta) que Tolkien nos apresenta, e de qual outro modo ele poderia nos fazer entender o seu mundo senão pelos detalhes desse? Bem, ele poderia desenhar tudo, fortalezas, campos, estradas, mas aí ficaria um livro chato de se ler (e caro também, diga-se de passagem), com muitos desenhos para conferir, o que quebraria o ritmo da história de vez. Além disso, não há "obras perfeitas", e Tolkien, apesar de ter escrito uma ótima obra, não é o melhor escritor do mundo.

Quanto às pessoas que dizem "isso" ou "aquilo" das obras do professor, provavelmente elas fazem isso pois não gostam do gênero, ou não gostaram do livro, e estão querendo arranjar uma desculpa fajuta para justificar sua preferência por outros tipos de histórias.
 
O preconceito é muito grande. As pessoas acham que fantasia é uma coisa de criança, infantil, etc. Tem um ensaio do Lewis muito legal quanto à isso, que inclusive está no fim do livro das Crônicas de Nárnia. Chama "Três maneiras de escrever para crianças".

So nao percebo uma coisa...
Se o seu raciocinio estiver correcto, porque e que ha varios adultos que adoram HP??
Tem mais fantasia que SDA...
E é bem mais infantil...
*yams*
 
So nao percebo uma coisa...
Se o seu raciocinio estiver correcto, porque e que ha varios adultos que adoram HP??
Tem mais fantasia que SDA...
E é bem mais infantil...
*yams*

Há mais adultos que gostam de SdA doque os que gostam de HP. Só ver a Valinor por exemplo, pessoas com menos de 18 anos chegam a ser minoria. Em compensação, em um fórumde HP, se você vê alguém com 18 anos, é uma entre mil, e é uma das mais velhas do fórum.
 
Tenho um amigo que não sei se odeio ou se morro de rir dele.

Ele critica SdA (sem nunca ter lido ou visto o filme - sim, ele nunca nem sequer viu os filmes) como se fosse o livro mais idiota do mundo. No entanto, adora mitologia, adora Caverna do Dragão, adora filme épico, etc e tal...
 
Que o Tolkien esta morto eu sei.

É verdade isto mesmo, é puro preconceito. o cara gosta de filmes épicos e Caverna do Drgão e não gosta de SdA...pensei que isto fosse impossível.

É incrivel não é? os maiores livros do mundo são puramente fantasias e ninguém fala nada contra. Divina Comédia (eu considero como algo bem mitico); Odisseia (quer mais fantasioso do que isto?); e muitos outros...eu não entendo a cabeça deste pessoal.

Mas como o Gaara disse em um topico de apresentação...em breve (ainda bem) não sera mais nescessário este topico.
 
E não se iluda quanto ao fato de que todos vão começar a gostar de Tolkien. Tem muita gente nesse mundo e - graças à Eru - muitos gostos e opiniões diferentes. O Fórum Valinor é bem grande (28 099 usuários cadastrados), mas isso é nada perto da quantidade de gente nesse mundão afora.

Tolkien sempre vai ser criticado, bem como tudo no mundo o é. Isso é o que dá a emoção de gostar de algo. :D
 
"Cada cabeça uma sentença"
- Ditado popular que minha avó às vezes repete.
 
Tem muito usuário repetido e um bando de gente que se cadastrou na época dos filmes, mas depois nunca voltou. Anyway, ainda assim é gente que gosta de Tolkien (pelo menos na sua grande maioria).
 
E não se iluda quanto ao fato de que todos vão começar a gostar de Tolkien. Tem muita gente nesse mundo e - graças à Eru - muitos gostos e opiniões diferentes. O Fórum Valinor é bem grande (28 099 usuários cadastrados), mas isso é nada perto da quantidade de gente nesse mundão afora.

Tolkien sempre vai ser criticado, bem como tudo no mundo o é. Isso é o que dá a emoção de gostar de algo. :D

Ser criticado é uma coisa que acrescenta, mas não ser respeitado é outra.
Uma pessoa pode falar que Falta isto e aquilo na obra de Tolkien e não gostar do mesmo jeito...mas falar que Tolkien só escrevia bobagens e que os fãs de Tolkien são idotas! isto que é desrespeitar.

"Cada cabeça uma sentença"
- Ditado popular que minha avó às vezes repete.

Você tem razão:think:
 
Mas se pensar-mos bem...
Se nao houvesse pessoas a criticar tolkien, com quem nos irimos discutir os nossos gostos??
Criticar para ofender e mau, e detesto quem faz isso sem ler o livro...
Mas critica de nao gostar...
Do tipo..
"o livro e muito grande" "so li ate meio" "nao gosto da fantasia"...
Da para ter uma discusao amigavel...
E ate divertida...
*yams*
 
Mas se pensar-mos bem...
Se nao houvesse pessoas a criticar tolkien, com quem nos irimos discutir os nossos gostos??
Criticar para ofender e mau, e detesto quem faz isso sem ler o livro...
Mas critica de nao gostar...
Do tipo..
"o livro e muito grande" "so li ate meio" "nao gosto da fantasia"...
Da para ter uma discusao amigavel...
E ate divertida...
*yams*

Concordo, seria mais ou menos como discutir teologia, sempre com respeito é possível discutir qualquer assunto, tendo qualquer conhecimento, e qualquer gosto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo