• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o motivo de muita gente não respeitar as obras de Tolkien?

Não concordo muito com vc, o povo só paga o preço, não que eles sejam as vítimas.. mas tb não são os culpados sociologicamente. É uma questão mais histórica mesmo.
O problema é o sistema.

Bem, Vivian, eu não disse que eles sejam os culpados, ou que façam isto por capricho. É claro que isto é coisa de costume, de convívio... coisa que é passada de pai pra filho, de professor pra aluno, e enfim, seria preciso uma verdadeira reforma cultural para mudarmos isto. E também nem acho que seja o caso. imagine que saco 200 milhões de brasileiros lendo Tolkien e discutindo sobre as teorias de Schopenhauer.... apenas disse que é diferença de cultura. Assim como não seria possível fazer todos ouvirem música clássica, felizmente.

Aproveitando o assunto, deixem-me citar um exemplo ocorrido hoje: conversando com uma amiga minha hoje, que tem 12 anos mas algumas teorias bem interessantes, em um chat MSN, puxo o assunto Senhor dos Anéis... e ela me diz, com a cara mais lavada, que não gosta "...porque Tolkien trata a história da Idade Média de uma forma fantasiosa e desrespeitosa". Não me lembro bem os termos, mas...


Cara, ela acha que Tolkien falava sobre a Idade média, e não gosta de SdA por causa disso. Tem noção? Completa falta de informação, não gosta por uma idéia pré-arranjada que sequer condiz com a realidade. É o pré-conceito em seu sentido literal e etimológico.
 
como todos já disseram muitos sequer leram e criticam, ou tomam o filme pelo livro mas eu tenho um exemplo tipico: eu tenho uma concepção religiosa muito aberta e uma tia minha que não é religiosa e nem leu e não tem a biblia na casa dela quer discutir comigo sobre a biblia eu adoro teologia e já li não só a biblia mas outros também e nem por isso discuto com todos o que eu acho, mas é claro que tenho minha opinião.
E com Tolkien é assim tem gente que ouviu dizer isso e aquilo e já quer discutir ou leu uma critica em uma revista e coisa e tal.
E mesmo para quem não gosta desse genero literario a de convir que a obra de Tolkien não é infantil, além de ser muito bem embasada.
Resumindo NOS AMAMOS TOLKIEN E AZAR DO RESTO !!!
 
Não acredito que seja necessário ter lido SdA para poder discutir sobre o assunto, mas é claro que na discussão sempre deve-se dar mais crédito para a pessoa que leu e ambas respeitarem as opiniões diferentes.
Discutir com educação é sempre possível, mesmo que o conhecimento do que se está discutindo seja diferente, vemos isso lendo qualquer tópico desse fórum e constatando como é vantajoso!
 
Ja pensaram que a inveja pode estar tambem dentro desta conversa??
As pessoas e escritores mais "fracos" podem sentir inveja do grande Tolkien e por isso dizem mal das suas obras...
A fama e muito cobiçada...
*yams*
 
Não gostam porque nõ foram acostumados a ter cultura de qualidade.
é isso mesmo!
Não concordo muito com vc, o povo só paga o preço, não que eles sejam as vítimas.. mas tb não são os culpados sociologicamente. É uma questão mais histórica mesmo.
O problema é o sistema.
Não o sistema: os integrantes dele.

Cara, ela acha que Tolkien falava sobre a Idade média, e não gosta de SdA por causa disso. Tem noção? Completa falta de informação, não gosta por uma idéia pré-arranjada que sequer condiz com a realidade. É o pré-conceito em seu sentido literal e etimológico.
Isso mesmo: as pessoas estão acostumadas a conceituar coisas de acordo com um conceito pré-existente. Sem a mente aberta ninguém é capaz de aceitar que as coisas possam ser diferentes!!!
 
Bom, por isso que dizem que o mundo é dividido em duas partes>
Uma parte que conhece e adimira as obras de Tolkien
E a outra parte que não conhece e menospresa elas.
 
humm...

essa discussão já rendeu bastante...

e, agora que eu dei uma revisada nos posts, percebi algo interessante...

é ponto comum que a educação (ou falta dela, enfim) é uma das causadoras dessa "medo" das obras do mestre

e teve até que culpasse o governo, o sistema e todo o resto do universo pela existência desse "medo" (ou desrespeito, ou ignorância, ou qualquer outro nome que se queira dar)...

mas existem formas de fazer as coisas sem depender de governo....

é a terceira via...

porque nós, ao invés de ficarmos reclamando da falta de bibliotecas, de colégios bons, etc, não tomamos as rédeas da situação? vamos fundar bilbliotecas, tem muita gente que doa livros, nos próprios colégios tem salas que podem abrigar estantes e livros e pessoas....

ou mesmo, se não fizermos as biblio, que tal acrescentar livros para melhorar o acervos das que já existem...

tb dá pra fazer oficinas de leitura, de discussão....

cara, tem tanta coisa que pode ser feita...

que tal sair do teórico?
 
hendulbaniel eu concordo plenamente com vc.
Somos parte do "sistema" e convivemos com pessoas que gostam e não gostam do senhor dos anéis.
Não vejo como alguém que nunca foi encaminhado e incentivado a ler pode criar coragem de ler um livro de 1200 páginas como o senhor dos anéis! As obras do Professor são ótimas, mas extensas. Suponho que haja uma boa parte aqui da Valinor, que não só gostade Tolkien, mas de literatura em geral e que gosta de estar em contato com atualidades e a cultura. Isso acontece, pois essas pessoas foram incentivadas a entrar em contacto com isso, ou entraram em contacto com isso quando pequenas.
Acho que mais do que incentivar pessoas a lerem senhor dos anéis, é necessário que ensinemos elas a terem opinião crítica, consciência, hábito de leitura etc. atravéz de porgramas sociais.
Não estou dizendo que seja fácil, mas acho que pode ser feito através de nossa colaboração. Doação de livros para bibliotecas. Basta atuar próxima de sua casa, incentivando os filhos de alguém que não tem tanto incentivo à cultura, ou mesmo alguém que você conheça, que não tem como adquirir livros.^^

Claro que não são só as pessoas que não leem sda que não gostam dele. Eu tenho uma amiga que leu o Senhor dos anéis e achou incrivelmente entediante e disse que era um dos piores livros que já havia lido...Quanto a casos como esse eu não tenho o que fazer não é mesmo? Cada um tem sua opinião^^
Espero não ter me demorado de mais com minhas inocentes palavras!
Serë
 
lessandri

eu acho realmente que tem gente que prefere paulo coelho... como eu prefiro rock e meu vizinho gosta de funk...

e vc pegou bem oq eu quis dizer... a gente pode fazer diferença, não só ficar reclamando...

olha eu tenho uma afilhada que não vai nunca ser incentivada a ler dentro de casa, pq os pais dela não têm grana pra comprar livros e pq eles não têm tempo... mas a diferença que eu faço é a seguinte: eu só dou livrinhos pra menina... quando ela crescer um pouquinho, eu quero pagar um cursinho de inglês pra ela (coisa que meus compadres não podem fazer...) entendeu?

acho que se a gente faz um pouquinho, pra algumas pessoas pode parecer um montão...

é isso... sair do teórico e da inércia... tem um monte de gente que só precisa de um empurrãozinho...

abraços
 
É realmente muito desagradável ter que escutar críticas de pessoas sem base alguma sobre o assunto.
Quando eu começei a andar por ai com minha camiseta que tem o "símbolo" do Tolkien um monte de pessoas me perguntaram:"O que esta símbolo japonês quer dizer?" "O que é isso?" Ai eu respondo: "Tolkien, SDA". 99% das respostas: "O que é Tolkien?" "O que é SDA?" "Nossa que paga pau!" e a pior de todas "SDA?! Como você pode gostar de algo tão ridículo?!" Bem, ao escutar isso nem me dou o trabalho de discutir com a pessoa sobre isso.

E sobre o que podemos fazer: eu ainda não fiz, mas quando meu irmãozinho ficar mais velho vou recomendar umas leituras para ele.
 
É realmente muito desagradável ter que escutar críticas de pessoas sem base alguma sobre o assunto.
Quando eu começei a andar por ai com minha camiseta que tem o "símbolo" do Tolkien um monte de pessoas me perguntaram:"O que esta símbolo japonês quer dizer?" "O que é isso?" Ai eu respondo: "Tolkien, SDA". 99% das respostas: "O que é Tolkien?" "O que é SDA?" "Nossa que paga pau!" e a pior de todas "SDA?! Como você pode gostar de algo tão ridículo?!" Bem, ao escutar isso nem me dou o trabalho de discutir com a pessoa sobre isso.

E sobre o que podemos fazer: eu ainda não fiz, mas quando meu irmãozinho ficar mais velho vou recomendar umas leituras para ele.

É isto que eu queria dizer ao criar este topico...
O povo é PRECONCEITUOSO, meu colegas de escola pensam que sou louco (eu não falo de Tolkien com eles...mas n intervalo eu entro na Valinor e o povo tira sarro).

Mas como aquele inglê que eu não lembro o nome disse: "O preconceito é a doença da sociedade".
 
A literatura de Fantasia comumente é taxada de "infanto-juvenil", embora seja tão ficcional quanto uma novela da TV. Mas ocorre que esta é considerada "mais próxima da realidade"...

Todos os humanos, em todos os níveis, bebem fantasia. Todos. A indústria cultura procura manipular os anseios e desejados da humanidade em nome do lucro. A literatura de narrativa mais simplória, seja Paulo Coelho ou Harry Poter, interessa mais à indústria cultural do que Clarisse Lispector ou O Silmarillion.


Mas há também a questão do preconceito. Mesmo alguns professores de literatura, que em aulas de teoria literária aprendem (ou deveriam ter aprendido...) que a fantasia é uma legítima manifestação da imaginação humana, detestam obras ambientadas em universos fantásticos, e taxam-nas imediatamente de "infanto-juvenis", ignorando toda e qualquer discussão pertinente acerca da natureza humana que porventura ocorra na obra.


E também não devemos nos esquecer daqueles que gratuitamente criticam o que desconhecem, talvez com o objetivo de confirmarem a si mesmos suas próprias convicções...
 
Bom, uma das causas pela qual a obra de Tolkien é considerada Ruim, Mal escrita, etc... deve-se ao fato de que quase ninguem que viu os filmes ou simplesmente ouviu falar dos livros não sabe quando onde e sob quais aspectos os livros foram escritos.
Já vi gente que disse que Tolkien deveria começar a ler mais livros para "melhorar seu modo de escrever. Isso mostrou-me o quanto mal informadas essas pessoas são, pois nem ao menos tem o trabalho de conhecer o que estão criticando...
 
Bom, uma das causas pela qual a obra de Tolkien é considerada Ruim, Mal escrita, etc... deve-se ao fato de que quase ninguem que viu os filmes ou simplesmente ouviu falar dos livros não sabe quando onde e sob quais aspectos os livros foram escritos.
Já vi gente que disse que Tolkien deveria começar a ler mais livros para "melhorar seu modo de escrever. Isso mostrou-me o quanto mal informadas essas pessoas são, pois nem ao menos tem o trabalho de conhecer o que estão criticando...

Eru!!! não acredito em uma coisa destas...o tipo de escrita de Tolkien é maravilhosa, quase (em algumas partes, princialmentes durant as guerras ou partes tristes...ou aé na descrição de Lúthien) parece um poema...apesar de não se-lo.

Tolkien ler mais??? ele conhecia de trás para frente tudo que era poemas épicos nordicos e devia passar metade de seu tempo lendo...pelo menos parece, do modo que seus livros são escritos...
 
Você não entendeu, Kytarkiton.
Tolkien já morreu, não tem mais com oler livros.
O cara que o Heinzen falou naõ tinha conhecimento algum sobre Tolkien, a ponto de dizer que ele precisa se atualizar ou algo assim...
 
Você não entendeu, Kytarkiton.
Tolkien já morreu, não tem mais com oler livros.
O cara que o Heinzen falou naõ tinha conhecimento algum sobre Tolkien, a ponto de dizer que ele precisa se atualizar ou algo assim...

Sabe-se la se Tolkien na outra vida nao pode estar muito descansadinho numa poltrona a ler livros??
:lol:
Agora a serio...
Os livros de Tolkien estao fantasticos e eu continuo a dizer que quem critica(negativamente) e pura e simplesmente inveja pelas suas obras...
*yams*
 
E isso é uma pena, pq a fantasia libera a imaginação, e a imaginação é justamente o que nos faz diferentes dos animais (nossa, profundo, não?).

O preconceito é muito grande. As pessoas acham que fantasia é uma coisa de criança, infantil, etc. Tem um ensaio do Lewis muito legal quanto à isso, que inclusive está no fim do livro das Crônicas de Nárnia. Chama "Três maneiras de escrever para crianças".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo