• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o melhor técnico brasileiro do século XXI?

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Qual seria o seu ranking pessoal baseado nos primeiros anos deste século? Levei em conta tanto clubes como seleções.

O meu top 5 daqueles que atuam no futebol brasileiro ficou assim: (atualizado em 29/03/16)

1° Tite - Ele começou o século ganhando o primeiro título nacional em disputa que foi a Copa do Brasil de 2001 com o Grêmio e depois ficou alguns anos sumido, mas antes de ir pro Corinthians onde chegou ao auge, ele mostrou melhoras quando passou pelo Inter e hoje pra mim é o melhor do país conseguindo títulos de expressão mesmo sem ter comandado nenhum grande esquadrão.

2° Muricy - Eu valorizo muito a dificuldade de se conquistar um campeonato longo, competitivo e exaustivo como o brasileiro que é em pontos corridos e nisso ele foi muito bem ganhando 4 que poderia ter sido 5 com o Inter em 2005. Apesar de ter ido mal no Mundial contra o Barça e pelo bom histórico da década anterior ainda é um dos melhores.

3° Abel Braga
- O Abelão é aquele demorou pra engrenar na carreira, mas suas conquistas e a forma séria de trabalho merecem respeito, além da Libertadores, Mundial, o grande título que lhe faltava que é o brasileiro ele também conquistou.

4° Cuca - Assim como o Abelão pelejou muito pra chegar a uma grande conquista, mas merece crédito por ter conseguido montar bons times que chegaram em várias decisões.

5° Marcelo Oliveira - Um técnico que mostrou força no cenário nacional ganhando dois brasileiros e chegando em 4 finais de Copa do Brasil.
 
Última edição:
Eu não tenho muita paciencia em enumarar tecnico por técnico e fazer essas ressalvas mas concordo com sua lista acima.

Talvez, eu desceria o Parreira para oitavao e o Autori para sexto :think:
 
Só não concordo com o Ney Franco. O Mano Menezes fez muito mais por merecer ta ai do que ele né...

- - - Updated - - -

Até o Antonio Lopes para mim merecia no lugar do Ney Franco...
 
O Mano até que eu concordo, agora o Antonio Lopes vc pegou pesado

O Antonio Lopes era assistente técnico do Felipão em 2002 e foi campeão brasileiro pelo Corinthians em 2005 e pelo Vasco em 2000 (tá, eu sei que 2000 não é século XXI ainda, mas vale a ressalva).
O Ney que ganhou uma Copa do Brasil, mas ficou pingando no Rio de time em time e depois fez um bom trabalho na base, mas vale lembrar que quem indicou ele para a base foi o Mano.

- - - Updated - - -

Aliás, fica aqui duas menções a dois treinadores que merecem: Cuca e Celso Roth.

O Cuca fez times muito bons mas, infelizmente, não consgeuiu somar titulos. POucos lembram, mas ele montou a base do São Paulo campeão de 2005/06. Montou bons times no Flamengo, Cruzeiro, e recentemente no Atlético. Mas, mesmo montando times competitivos, não ganhou quase nada.

O Celso Roth é o oposto! Montou poucos times bons, mas ganhou a Libertadores com o Inter em 2010. Merece uma citação, mesmo sendo um técnico fraco.
 
Discordo do Tite em segundo, antes do corinthians era um técnico muito contestado. Não ponho Tite na frente do Felipão nunca, tudo que ele fez pela seleção de Portugal + a copa do mundo mais fácil da história do país.

Parreira já teve seu tempo, falando em seculo 21 ele fez muito pouco.

Luxemburgo deu muita felicidade para a torcida do Cruzeiro, mas oscila bastante.

Dunga é piada, entrou na seleção ninguém sabe o como e teve uma atuação bem mediana, e depois disso não treinou mais ninguém.

O Ney merece ser citado pelo belo trabalho feito nas categorias de base da seleção brasileira.
 
Descordo do Tite em segundo, antes do corinthians era um técnico muito contestado. Não ponho Tite na frente do Felipão nunca, tudo que ele fez pela seleção de Portugal + a copa do mundo mais fácil da história do país.
ERA contestado. Assim como o Muricy antes de 2006 também era. Tanto é que foi demitido do Inter.
Tite está junto com o Tele Santana em se rum dos unicos treinadores a gnahar Brasileiro-Libertadores-Mundial por um time no Brasil. Aliás, ganhou tudo isso em dois anos.

Felipão de 2001 para cá só tem a Copa mesmo. Tudo bem, Copa do Mundo é do cacete, credencia o cara para sempre, mas é só isso. Além da Copa do Brasil desse ano que se equivale a quase rebaixar o Palmeiras. E por Portugal ele perdeu para a Grécia a final da Eurocopa EM CASA e teve duas campanhas OK em duas Copas. Nada demais. Para mim sem duvida o Tite é uma das revelações dos ultimos anos e merece ta em segundo, enquanto o Felipão NO SÉCULO XXI não merece ficar na frente dele.
Parreira já teve seu tempo, falando em seculo 21 ele fez muito pouco.
Fez não po. Montou um ótimo time no Corinthians em 2002, ganhou a Copa do Brasil, o Rio-São Paulo e perdeu a final do brasileiro para o Santos. Ai foi pra seleção e ganhou a Copa América e as Confederações, além do "quadrado mágico" da seleção. Foi decepcionante a Copa? Foi, mas não anula o ótimo trabalho do Parreira no começo da decada.

Luxemburgo deu muita felicidade para a torcida do Cruzeiro, mas oscila bastante.
Todo treinador oscila né. Luxa foi bi-campeão brasileiro de 2001 para cá, montou ótimos times no Santos, Cruzeiro, bons times no Palmeiras e no Grêmio e vai treinar o Real Madrid, onde ele é demitido por filha da putagem dos espanhóis.

Dunga é piada, entrou na seleção ninguém sabe o como e teve uma atuação bem mediana, e depois disso não treinou mais ninguém.

O Ney merece ser citado pelo belo trabalho feito nas categorias de base da seleção brasileira.

Mas pera ai po. O Dunga fez um trabalho bom pela equipe PRINCIPAL do Brasil e é piada, mas o Ney fez um trabalho bom no JUVENIL e merece citação? Para mim o Dunga sim merece ta aí, mesmo sem treina rum clube depois, o Ney não.
 
Última edição:
Os que não citei

O Mano. So mesmo o Fela que é fã dele.

fazendo um esforço enorme só tem como melhor conquista com clube uma Copa do Brasil e com a seleção foi um retumbante fiasco. Até o Ney Franco mesmo treinando seleção de base tá com um curriculo muito melhor e por isso entrou no meu top 10.

Celso Roth ganhou Libertadores pegando o Inter só nas 4 partidas finais, mas não esqueçam que ele foi o técnico do fiasco épico contra o Mazembe, então pra mim ainda tem muito que melhorar, pois fora isso é técnico que só começa bem o brasileiro e depois cai de produção.

Cuca = eterno perdedor

Antônio Lopes mesmo caso do Roth pegando o Corinthians só nas rodadas finais. Se tivesse feito a campanha de 38 jogos inteira mudaria minha análise.

Dunga é piada, entrou na seleção ninguém sabe o como e teve uma atuação bem mediana, e depois disso não treinou mais ninguém.

Vai treinar o Inter a partir do ano que vem
 
O Mano pegou dois times grandes (Grêmio e Corinthians), subiu com ambos sendo campeão da Série B (obrigação, ok) e no ano seguinte de ter subido foi cmapeão Gaúcho e Paulista, campeão da Copa do Brasil e um vice pelo Corinthians, vice-campeão da Libertadores pelo Grêmio e deixou o Corinthians em primeiro em 2010, quando foi pra seleção.

Além de ter conseguido fazer dois gigantes do Brasil terem campanhas ótimas logo após subirem para a série A, o time que ele montava jogava MUITO melhor que os times do Ney Franco. E pelo amor, campanha pela BASE da seleção? Desde quando isso vale alguma coisa?! O time del tinha Oscar, Lucas, Neymar... Tudo jogador da seleção principal, ai fica facil quando enfrenta essa mulecada que não joga de titular nos seus times.

Na real, Ney tá ai só pq ganhou a sul-americana. O Mano tem muito mais trabalho que ele, assim como o Cuca, assim com o o Ricardo Gomes. Ney Franco começou ontem.
 
E pelo amor, campanha pela BASE da seleção? Desde quando isso vale alguma coisa?! O time del tinha Oscar, Lucas, Neymar...

Os mesmos moleques que nas mãos do Ney ganharam tudo e jogavam muito, já nas mãos do Mano jogavam menos e foram vice nas Olimpiadas.

Eu concordo contigo que em matéria de rodagem Cuca e Mano tem muito mais quilometragem, mas eu relevei mais pro lado das conquistas + qualidade do futebol jogado e a tática, pois eu nunca curti o esquema tático do Mano. Naquela final da Libertadores contra o Boca achei uma vergonha a retranca enorme que ele armou e perdeu os dois jogos.

Mas se ele voltar ao mercado e melhorar, listo ele aqui com o maior prazer.

A idéia do tópico é só um exercício de cada um fazer a sua lista. Nada demais.
 
Os mesmos moleques que nas mãos do Ney ganharam tudo e jogavam muito, já nas mãos do Mano jogavam menos e foram vice nas Olimpiadas.

Mas Olimpíada é diferente né. Além do Brasil ser zicado desde sempre nessa competição, os próprios jogadores estrangeiros jogam de forma diferente a competição né! Acho que mesmo que o Ney tivesse partido teriamos perdido, é zica mesmo, osso.

Eu concordo contigo que em matéria de rodagem Cuca e Mano tem muito mais quilometragem, mas eu relevei mais pro lado das conquistas + qualidade do futebol jogado, pois eu nunca curti o esquema tático do Mano. Naquela final da Libertadores contra o Boca achei uma vergonha a retranca que ele armou e perdeu os dois jogos.
Mas aquele time do Grêmio nao tinha material humano nenhum também né Fúria, Lucio, Sandro Goiano, Tuta... o Mano fez milagre em levar eles até pelo menos a final!
E no Corinthians o esquema era totalmente o oposto. Jogava pra frente, era agressivo, no primeiro tempo da decisão da Copa do Brasil lá no Beira-Rio meteu 2x0 no primeiro tempo contra o Inter, sendo que já tinha vencido de 2x0 aqui no Pacaembu! No Corinthians ele tinha mais material e teve mais tranquilidade de trabahar, para mim se tivesse ficado em 2010 teria vencido o brasileiro.
 
Mas Olimpíada é diferente né. Além do Brasil ser zicado desde sempre nessa competição, os próprios jogadores estrangeiros jogam de forma diferente a competição né! Acho que mesmo que o Ney tivesse partido teriamos perdido, é zica mesmo, osso.

Esse negócio de "Se"

Eu mesmo sempre postei aqui que nunca gostei da postura da CBF insistir que o mesmo técnico da principal seja o mesmo das Olimpiadas.

O time do Ney tava voando (chegou a golear o Uruguai de 6 na final do Sulamericano) e já tava todo acertado e foi uma sacanagem não seguir com o mesmo técnico que conhecia o time do México pois já tinha enfrentado em outras competições. Deu na mão de outro, aí sim só podia dar zica mesmo :lol:


Mas aquele time do Grêmio nao tinha material humano nenhum também né Fúria, Lucio, Sandro Goiano, Tuta... o Mano fez milagre em levar eles até pelo menos a final!

E no Corinthians o esquema era totalmente o oposto. Jogava pra frente, era agressivo, no primeiro tempo da decisão da Copa do Brasil lá no Beira-Rio meteu 2x0 no primeiro tempo contra o Inter, sendo que já tinha vencido de 2x0 aqui no Pacaembu! No Corinthians ele tinha mais material e teve mais tranquilidade de trabahar, para mim se tivesse ficado em 2010 teria vencido o brasileiro.

Naquela época 2009/2010 o Ronaldo ainda estava bem e ajudou em parte a carregar esse time nas costas, mas já na virada do 1° semestre por 2° foi só ele ficar afastado uns meses que o time caiu a beça e aí eu queria ver se o Mano ia conseguir se virar.

E vou usar o mesmo argumento seu. Aquele ano era zicado por ser de centenário. Com ou sem mano vocês não iam ganhar mesmo :lol:
 
Felipão de 2001 para cá só tem a Copa mesmo. Tudo bem, Copa do Mundo é do cacete, credencia o cara para sempre, mas é só isso. Além da Copa do Brasil desse ano que se equivale a quase rebaixar o Palmeiras. E por Portugal ele perdeu para a Grécia a final da Eurocopa EM CASA e teve duas campanhas OK em duas Copas. Nada demais. Para mim sem duvida o Tite é uma das revelações dos ultimos anos e merece ta em segundo, enquanto o Felipão NO SÉCULO XXI não merece ficar na frente dele.

Copa do Mundo + Copa do Brasil > Copa do Brasil + 2 séries B.

Ah, e sobre o Tite ganhar Liberta+Mundial+Brasileiro, o Abel, o Telê, e mais uns 4 fizeram isso. Agora esqueci quais. :lol:

O time do Ney tava voando (chegou a golear o Uruguai de 6 na final do Sulamericano) e já tava todo acertado e foi uma sacanagem não seguir com o mesmo técnico que conhecia o time do México pois já tinha enfrentado em outras competições. Deu na mão de outro, aí sim só podia dar zica mesmo :lol:
:

Tanto você quanto o Fela estão defendendo Mano e Ney por clubismo. Nenhum dos dois merecem o TOP 10, na boa.

Ney Franco treinar o SUB-20 é parâmetro? Pelamor.

___________

Pegando o TOP 10 do Fúria, eu só tiraria o Ney Franco, e colocaria ou o Cuca ou o Roth. Acho que o segundo.
 
Num Top 10 eu citaria o Cuca, fácil fácil. É perdedor e azarado, sim, mas é o melhor montador de times do Brasil. Montou: a base do São Paulo que 1 ano depois foi campeão da Libertadores e Mundial; o Fluminense do milagre de 2009, que foi a base pro time campeão de 2010; o Cruzeiro de 2010 que fez um ótimo ano até a Libertadores de 2011; e o Galo desse ano.
 
Porra Felagund comparar Tite ao Tele? ta zuando ne? O tele fez o milagre de conseguir um titulo com o atletico, e ganhou coisa pra carai com o sao paulo.
Como eu disse o Tite é agora, para se firmar como o melhor tem que fazer mais ainda.

Não te entendo, voce fala que o Ney começou ontem e não fez nada alem de ganhar a sula americana, mas cita o Dunga que fez um trabalho razoável com a seleção brasileira e não fez mais nada, só agora vai pro Inter. Sério mesmo, se for colocar todo o numero de jogos a frente da seleção não deve nem dar o numero de jogos de um time no campeonato brasileiro, fora que boa parte desses jogos foram aqueles amistosos bizonhos que só a seleção brasileira tem a manha de fazer.

O Cuca sim monta bons times, mas é como o Levir Culpi, monta bons times e não ganha nada. Não adianta, técnico sem título não conta.

Celso Roth é uma bosta.
 
Tite está junto com o Tele Santana em se rum dos unicos treinadores a gnahar Brasileiro-Libertadores-Mundial por um time no Brasil.

487305_435294776537732_344600103_n.jpg
 
Copa do Mundo + Copa do Brasil > Copa do Brasil + 2 séries B.

Ah, e sobre o Tite ganhar Liberta+Mundial+Brasileiro, o Abel, o Telê, e mais uns 4 fizeram isso. Agora esqueci quais. :lol:
.

Tite está junto com o Tele Santana em se rum dos unicos treinadores a gnahar Brasileiro-Libertadores-Mundial por um time no Brasil.
Quis dizer pelo MESMO clube no Brasil, mas mesmo se fosse por qualquer outro, me diz ai qual treiandor, além do Tele, Tite e Abel venceu mundial-liberta-brasileiro? O Autuori e o Carpegiani? Não tenho certeza e to com preguiça de pesquisar.

E eu não disse que o Mano é superior ao Felipão, mas disse que é sim superior ao Ney Franco, não entendi a sua relação :ahn?:

Porra Felagund comparar Tite ao Tele? ta zuando ne? O tele fez o milagre de conseguir um titulo com o atletico, e ganhou coisa pra carai com o sao paulo.
Como eu disse o Tite é agora, para se firmar como o melhor tem que fazer mais ainda.
Mas acho que vc e o Jeff não me entenderam. Não comparei o Tite ao Tele Santana, disse que ambos venceram Mundial-Libertadores-Brasileiro pelo MESMO time, e se não me engano apenas os dois fizeram isso!

Não te entendo, voce fala que o Ney começou ontem e não fez nada alem de ganhar a sula americana, mas cita o Dunga que fez um trabalho razoável com a seleção brasileira e não fez mais nada, só agora vai pro Inter. Sério mesmo, se for colocar todo o numero de jogos a frente da seleção não deve nem dar o numero de jogos de um time no campeonato brasileiro, fora que boa parte desses jogos foram aqueles amistosos bizonhos que só a seleção brasileira tem a manha de fazer.
Fez um trabalho bom na seleção e jogou uma Copa. Além disso, terminou em primeiro nas eliminatórias, venceu duas competições e está indo treinar o Inter agora, mas mesmo assim é melhor que o Ney, que foi demitido de todos os times que treinou no Rio.
 
Última edição:
Tanto você quanto o Fela estão defendendo Mano e Ney por clubismo. Nenhum dos dois merecem o TOP 10, na boa.

Se o Ney Franco não tivesse ganho a Sulamericana eu juro que não citaria ele. Ficaria em dúvida entre Roth que caiu de paraquedas naquela Libertadores, Mano, Dorival Jr e Ricardo Gomes.

Quanto ao título de seleção de base é claro que isoladamente não diz grande coisa, mas quando você coloca na somatória junto com outros títulos é muito melhor ter isso no curriculo que 5 paulistinhas. É título mundial catso!

E quanto ao Cuca confesso que fui paciente demais, mas o cara já tá no mercado há mais de 10 anos e não emplaca. Caminha pra ser outro Jair Picerni, só que este pelo menos já foi vice da Libertadores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo