• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o melhor Romance de Machado de Assis?

Qual o melhor Romance de Machado de Assis?

  • Ressureição

    Votos: 0 0,0%
  • A Mão e a Luva

    Votos: 0 0,0%
  • Helena

    Votos: 0 0,0%
  • Iaiá Garcia

    Votos: 0 0,0%
  • Quincas Borba

    Votos: 0 0,0%
  • Esaú e Jacó

    Votos: 0 0,0%
  • Memorial de Aires

    Votos: 0 0,0%
  • Outro (especifique)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    8
Dele eu só li integralmente Dom Casmurro e não gostei muito; comecei a ler Helena uma vez e tinha gostado.....
 
O Memórias Póstumas foi o que eu achei o mais engraçado, mas o Dom Casmurro tem personagens melhores.
 
Gosto mais dos contos dele e faz tempo que li os livros (embora não todos). Fiquei na dúvida mas votei em Dom Casmurro.
 
1591363992044.png

E eu pensando que a disputa maior seria entre o divisor de águas da escrita machadiana e o divisor de opiniões "traiu ou não traiu". (Sim, comentário simplista, mesmo, só para rir do bug). :rofl:
 
Dele eu só li integralmente Dom Casmurro e não gostei muito; comecei a ler Helena uma vez e tinha gostado.....
So passando pra dizer que li integralmente Helena e.... também não gostei muito :obiggraz:

Mas talvez eu tenha que reler Dom Casmurro pra pegar melhor a proposta e tals – na vez que li, fiz em um só dia –, ou talvez eu não seja realista...
 
Se alguém ainda duvida da qualidade da prosa do Machado, eis um trechinho de Dom Casmurro:

"Não soltamos as mãos, nem elas se deixaram cair de cansadas ou de esquecidas.
Os olhos fitavam-se e desfitavam-se, e depois de vagarem ao perto, tornavam a
meter-se uns pelos outros... Padre futuro, estava assim diante dela como de um
altar, sendo uma das faces a Epístola e a outra o Evangelho. A boca podia ser o
cálice, os lábios a patena. Faltava dizer a missa nova, por um latim que ninguém
aprende, e é a língua católica dos homens. Não me tenhas por sacrílego, leitora
minha devota; a limpeza da intenção lava o que puder haver menos curial no
estilo. Estávamos ali com o céu em nós. As mãos, unindo os nervos, faziam das
duas criaturas uma só, mas uma só criatura seráfica. Os olhos continuaram a dizer
coisas infinitas, as palavras de boca é que nem tentavam sair, tornavam ao
coração caladas como vinham..."
 
Ver anexo 87185

E eu pensando que a disputa maior seria entre o divisor de águas da escrita machadiana e o divisor de opiniões "traiu ou não traiu". (Sim, comentário simplista, mesmo, só para rir do bug). :rofl:


Assim como lhe dei a sugestão de fundir as contas e fico feliz que conseguiu resgatar os seus quase 6000 posts, de novo vou eu sugerir pra pedir pra moderação resetar a enquete que ficou toda bugada lá na outra mudança de fórum de 2013 e começarmos novamente.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Assim como lhe dei a sugestão de fundir as contas e fico feliz que conseguiu resgatar os seus quase 6000 posts, de novo vou eu sugerir pra pedir pra moderação resetar a enquete que ficou toda bugada lá na outra mudança de fórum de 2013 e começarmos novamente.

Tô pensando, aqui, e acho que os moderadores que têm aparecido, ultimamente, são o Célio e o Turgz. Se eles não aparecerem, a gente chama a Anica.

@Turgon e @Meneldur , algum de vocês pode resetar a enquete para nós? Para manter a essência pretendida por quem criou a enquete, pode manter o mesmo estilo da enquete anterior. É que a gente é tudo Morfindel e precisa de uma enquete não bugada para votar. VOLTA, MORFS!
 
Feito.

Só lembrando para usarem o "denunciar" ou marcar como a Melian fez para vermos os pedidos. Tem vez que passa batido mesmo.
 
Votei em Memórias Póstumas, mas posso sentir os olhos de cigana oblíqua e dissimulada da Capitu me julgando por eu não ter votado em Dom Casmurro. Eu amo os dois, mas por motivos diferentes. A verdade é que, se eu pensar muito, não consigo votar, porque aí Quincas Borba vai começar a me chamar, ali. Não há exterminado. Desaparece o fenômeno; a substância é a mesma. Nunca viste ferver água? Hás de lembrar-te que as bolhas fazem-se e desfazem-se de contínuo, e tudo fica na mesma água. Os indivíduos são essas bolhas transitórias (...) Bolha não tem opinião. (Quincas Borba).
 
Difícil escolher; vivo mudando de opinião quando se fala de favoritos. Votei no Memórias Póstumas.
 
15 anos atrás meu favorito era dom casmurro (bizarro pensar que mais um tempo meus posts aqui no fórum já poderão comprar a própria bebida). hoje em dia é brás cubas sem nem piscar.

tem pouco tempo fiz uma optativa na faculdade com um professor maravilhoso, que veio no primeiro dia com uma proposta doida até para um curso de letras: ler todos os romances do machado em um semestre. começamos com ressurreição (o primeiro romance) e fomos até o memorial de aires. a ideia era trabalhar a disjunção na obra do machado, mas achei que ler um romance após o outro em um intervalo de tempo tão curto acabou me ajudando a perceber algumas coisas que deixei passar nas primeiras leituras.

e nessas meu amor por brás cubas veio bem mais forte. ainda adoro dom casmurro, descobri que curto os livros da fase romântica e mesmo a paumolice do memorial de aires agora me diz alguma coisa (eu não suportava o memorial, agora eu já fico no OPA, I SEE WHAT YOU DID THERE, MACHADÃO). mas brás cubas agora é o favorito. ainda mais nos dias de hoje. certeza que brás cubas fazia arminha com a mão se estivesse vivo nos dias de hoje.
 
Memórias Póstumas de Brás Cubas sempre foi meu favorito em qualquer fase da vida que eu tenha lido ele e continua firme e forte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo